Opções de hospedagem no Deserto do Atacama

por Bárbara Mussili

Escolher um local para ficar no Deserto do Atacama não é tarefa das mais fáceis. Há muitas opções de hotel, pousada, hostal, aluguel e até Airbnb, a preços que variam igual às temperaturas… Obviamente, a variação ocorre porque há uma relação de custo/benefício envolvido.

Em nossa viagem de setembro/2018, conversamos com o guia Genaro da agência FlaviaBia Expediciones e ele nos explicou que, como o turismo é muito intenso na região, ocorre um aumento inevitável dos preços de mercado dos imóveis e isso faz com que os hotéis mais bem localizados tenham diárias mais salgadas. Por outro lado, quanto mais cresce a concorrência, também acontece um certo equilíbrio.

 Além disso, como o turista do Atacama também tem um perfil diverso, que vai do mochileiro ao grupo de excursão que cruza o mundo para chegar ao deserto, há opções que vão do quarto com banheiro compartilhado ao resort 5 estrelas.

Com tudo isso em mente, sugerimos que você pesquise bastante. De qualquer forma, um fator bem relevante, qualquer que seja seu perfil, é a localização. A pequena cidade de San Pedro de Atacama gira em torno da calle Caracoles, uma rua só de pedestres, e os deslocamentos são feitos caminhando. No caso da contratação de passeios, as agências buscam os clientes nos hotéis. Mas, certamente, você vai querer conhecer o centrinho, comer em lugares diferentes, fazer compras e, para tudo isso, é bom que você não precise caminhar muito.

Sendo assim, além da nossa experiência de hospedagem, perguntamos aos brasileiros que conhecemos nesta viagem sobre a experiência deles. Também visitamos os lugares e aproveitamos para obter informação para dar referências úteis para sua escolha. Um pequeno detalhe que já mencionamos no post das dicas (link aqui): é de praxe o pagamento no check-in.

Não esqueça que você pode fazer sua reserva no Booking.com através do Nós no Chile sem pagar nada a mais por isso.

Hotel La Casa de Don Tomás

Esse foi o hotel em que nos hospedamos, a 10 minutos de caminhada da calle Caracoles. Está em ampliação e ficamos em um quarto muito confortável na ala nova. Oferece vários tipos, do single ao familiar. O estilo é rústico por fora, mas moderno por dentro. Tem também área externa de convivência e piscina. O café da manhã está incluído e começa a servir às 7h. Se for preciso sair para um passeio muito cedo, pode-se pedir um lanche para substituir o café. Possui restaurante, mas o serviço também está restrito ao horário de funcionamento.

Reservar Hotel

Hotel Noi

O Noi é uma rede muito conhecida no Chile, como uma grife. Logo, a experiência de hospedagem no Noi Atacama é de exclusividade e serviços personalizados. O ambiente é muito bonito e sintonizado com o astral do deserto. Os quartos são rústicos, claros e confortáveis. Há 3 tipos diferentes de padrão. O hotel possui piscina, spa e saunas. Fica a um pouco menos de 10 minutos do centrinho.

Reservar Hotel

Hotel Pascual Andino

Este é um hotel novo, a apenas 3 minutos da Caracoles, com apenas 10 quartos. O seu diferencial é atender a um pequeno grupo de hóspedes. Não tem restaurante, mas oferece café da manhã. Por ser menor, as reservas costumam ser feitas com antecipação aproximada de 3 meses. Obrigada ao querido casal de Recife, Lídia e Eduardo, que nos fez a indicação.

Reservar Hotel

Hotel Terrantai

Esta é uma recomendação de outro casal muito simpático do Rio de Janeiro, o Valter e a Cirlene, que gentilmente nos levou para conhecê-lo. Eles gostaram muito das instalações que contam com 21 quartos, piscina com uma pequena hidromassagem, espaço de convivência e até uma biblioteca. O café da manhã é oferecido a partir das 5h, mas não tem restaurante. Também disponibiliza água filtrada à vontade e biscoitinhos na recepção. O hotel fica numa transversal à Caracoles e você não leva nem um minuto para chegar nela.

Reservar Hotel

Lickana Hostal

O Lickana é um pequeno hostal de apenas 8 quartos, todos com banheiros privativos. Fomos recebidas pela Rosa que nos mostrou os 3 tipos: matrimonial, doble e triple. Ela nos explicou que, ainda que seja classificado como hostal, eles recebem mais famílias. Também nos lembrou que oferecem café da manhã e possuem rede wi-fi. O local é simples e aparentemente bem cuidado.

Reservar Hostel

Hostal Puritama

Este é hostal um pouco maior, possui 30 quartos de 3 tipos diferentes. Do matrimonial superior a quartos com banheiro coletivo. Notamos uma frequência maior de jovens e estrangeiros. O Puritama não tem café da manhã, mas tem uma cozinha que pode ser compartilhada. Fica na própria Caracoles.

Reservar Hostel

Casa Solcor Boutique Bed & Breakfast

Fiquei no Casa Solcor em 2016 e a hospedagem atendeu às expectativas. É uma proposta de hospedagem um pouco diferente. Os quartos possuem banheiros privativos e todos usufruem de uma bonita sala de estar de convivência com uma cozinha americana com todos os apetrechos para que o próprio hóspede possa preparar uma pequena refeição ou um lanche. O café da manhã é servido em uma mesa grande em que todos se sentam juntos e aproveitam para trocar experiências. Fica um pouco longe do centrinho, mais ou menos 13 minutos caminhando.

Reservar Hotel

Fizemos todos os nossos passeios com a agência FlaviaBia Expediciones. Você pode fazer um orçamento e garantir um desconto exclusivo para os leitores do Nós no Chile. Clique aqui. 

Outros posts do Deserto do Atacama que você vai gostar de ler:

 

Posts Relacionados

Gostou? Deixe aqui seu comentário