Os melhores restaurantes do Valle de Colchagua, Santa Cruz – Chile

por Rosi Guimarães

Sempre que eu viajo, provar a culinária da região está no meu planejamento. Reservo pelo menos um ou dois jantares ou almoços em bons restaurantes. Não seria diferente no Valle de Colchagua. Famoso pela produção de vinhos premiados, a gastronomia não fica atrás. Afinal, quem aprecia um bom vinho também gosta de uma boa comida, certo?

Pensando nisso, listei os melhores restaurantes onde já comemos em Colchagua. Mas sempre digo: gosto é muito pessoal. Às vezes, o que é melhor pra mim pode não ser pra você. E ainda tem o fator sorte. Embora não devesse ser assim, pode acontecer de você pegar um garçom que não está num bom dia.

Colchagua está a cerca de duas horas de Santiago. Dá para fazer bate e volta, mas é cansativo. O ideal é se hospedar lá e poder visitar três ou mais vinícolas da região, além do Museo de Colchagua que é imperdível. Leia o post dele aqui.

Aqui você pode conhecer mais sobre o Valle de Colchagua

Os melhores restaurantes do Valle de Colchagua

Restaurante Fuegos de Apalta

Do renomado chef Argentino Francis Malmann, este restaurante fica no meio do vinhedo da Montes. Com estilo bem moderno, todo aberto, é possível apreciar as montanhas verdinhas de parreiras de uvas ao redor e assim estava a paisagem nas minhas duas visitas. Mas esse cenário depende da época. No outono, as folhas ficam amarelas, meio avermelhadas também. No inverno, fica tudo seco e sem folhas. 

Com o conceito de cozinhar utilizando o fogo, os destaques vão para as carnes, peixes e vegetais. Além do restaurante, a cozinha também é aberta e tem uma espécie de churrasqueira no meio de onde você pode acompanhar o processo de produção dos pratos. Tudo acompanhado de bons vinhos.

Restaurante Vino Bello

Que delícia de restaurante! Também com vista maravilhosa, fica no vinhedo da vinícola Laura Hartwig. Fui para o jantar e vi um pôr do sol inesquecível. A decoração do ambiente interno é bem elegante, mas prefira sentar do lado de fora para apreciar o fim da tarde se for verão.

A especialidade é comida italiana: massas caseiras, risotos e pizzas. A massa que eu pedi estava saborosa e a sobremesa, perfeita! Além disso, o atendimento é excelente e a casa oferece uma boa carta de vinhos. Já quero voltar.

Mais informações aqui:

Clos Apalta Residence – restaurante

Indicação do amigo chileno Pablino, ainda não conheci este restaurante. É chiquérrimo e super exclusivo. Só atende com reserva. Oferece menu com tudo incluído: aperitivo, entrada, prato principal e sobremesa, todos acompanhados de vinhos.

Com uma linda vista para o vinhedo, o lugar é sofisticado. Tá na minha listinha para a próxima ida a Colchagua.

Mais informações aqui

Restaurante Rayuella

É o restaurante da vinícola Viu Manent. Estive lá com a família e o forte do lugar são as carnes. Se escolher sentar do lado de fora, você vai comer debaixo de parreiras de uvas com vista para o vinhedo. Comida deliciosa acompanhada de bons vinhos. Valeu a experiência do nosso almoço no Valle de Colchagua. Recomendo o tour Viu Manent em Carruagem. Leia o post aqui.

Mais informações aqui.

Casa Colchagua

Um achado em Santa Cruz. Comida chilena de excelente qualidade numa casa de campo.

Utilizando sempre produtos da região, a chef Giovanna Vanni prepara pratos típicos chilenos, como as empanadas para a esperar o prato principal. A mechada – carne cozida que derrete na boca, servida com batata recheada – é uma opção. E para sobremesa Peras al vino é o carro chefe da casa. Mas o cardápio tem outras opções bem chilenas. Já coloca na sua listinha!

Mais informações aqui.

Restaurante Casona Bistrô

Entre uma vinícola e outra, vale uma paradinha no Casona Bistrô, um restaurante  com um quintal enorme e ambiente interno bem agradável. O atendimento é excelente, inclusive tem um garçom, chamado Juan Eduardo, que morou no Brasil e fala português super bem. O local fica num casarão antigo e o cardápio é bem variado prestigiando sempre produtos locais.

As carnes são o carro-chefe da casa, mas tem frutos do mar também. O  arroz caldoso con marisco é uma excelente pedida. E, para adoçar seu dia, que tal pedir  um volcán de chocolate, o nosso petit gateau? Recomendo e já quero voltar.

Envero Taberna & Parrila

Localizado dentro do Boulevard de Las Viñas, pertinho da Plaza de Armas de Santa Cruz. Fomos para o jantar e apreciamos um pôr do sol maravilhoso. Por ser  primavera, estava tudo cheio de rosas brancas. Com o sol se pondo, foi uma grata surpresa.

Eu já tinha provado alguns pratos desse restaurante numa outra oportunidade no horário do almoço. Agora, voltamos num evento no final de tarde e tudo que serviram estava bem saboroso. A especialidade da casa são as carnes. Mas como o local tem estilo bar/restaurante, também são oferecidas porções além dos pratos principais.

Candil Steakhouse

Fomos para o jantar e posso dizer que foi a melhor picanha que eu já comi aqui no Chile. No local, trabalha o Diego, um paraguaio, filho de brasileiro, que fala português perfeito, além de saber muito sobre vinhos. Se quer comer uma boa carne em Colchagua, já sabe onde tem que ir!

Espero que tenha gostado das nossas sugestões. Eu e meu marido Flávio somos apaixonados pelo Valle de Colchagua e sempre passamos um final de semana por lá! Se aprecia bons vinhos, Colchagua tem que fazer parte do seu roteiro.

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.


Posts Relacionados

Gostou? Deixe aqui seu comentário