Outono no Chile: passeios, temperaturas e o que colocar na mala

por Rosi Guimarães

Entre 20 de março e 21 de junho é outono aqui no Chile. Época em que o tom dourado das árvores tomam conta da capital chilena. Período em que muitos brasileiros escolhem viajar para aproveitar os preços das passagens aéreas, já que no inverno é alta temporada e os voos ficam bem mais caros.

Dica boa! Tire uma fotinha  com as folhas do outono, a cidade fica bem bonita nessa época. Essa foto foi na Majadas de Pirque. 

Majadas de Pirque

Costumo dizer que o outono é o período de preparação para o inverno. Acho que é para o nosso corpo ir se acostumando para a mudança de temperatura não ser tão brusca pois as máximas atingem 35 graus no verão e as mínimas podem chegar a -3 graus no inverno.

Como é a variação da temperatura no outono no Chile.

Sei que muitos brasileiros que viajam no outono estão em busca de frio e rezando para cair uma nevasca. É realmente uma questão de sorte porque depende das condições climáticas para a montanha se pintar de branco. Perguntas recorrentes por aqui:

  • “Rosi, vou em maio. Vai estar frio?”
  • “Rosi, vou em abril. Vai ter neve?”
  • “Rosi, quando vai ter neve no Chile?”

E por aí vai!

A temperatura vai mudando de pouco a pouco. No final de março já é possível perceber uma leve queda nos termômetros. Em abril esfria mais e, em maio, as temperaturas caem ainda mais. É quase inverno.

Explico melhor em números. No mês de abril, a temperatura costuma variar entre 9 e 26 graus, dificilmente neva. Para mim, é agradável. Se você é do Nordeste, provavelmente vai sentir frio.

Em maio, já tem possibilidade de neve. Em 2018, a primeira nevasca caiu no dia 9 de maio. Viaje com os dedinhos cruzados para que isso se repita em 2019. A temperatura varia entre 7 e 24 graus neste mês.

Em junho, as temperaturas variam entre 6 e 20 graus. A chance de neve é grande. A partir do meio do mês, existe a chance de ter alguma pista de esqui aberta.

É comum chover no outono, mas não se preocupe. Nada parecido com a chuvarada do Brasil. Aqui chove bem menos e costuma passar rápido, dificilmente por dias e dias. E nem podemos reclamar, já que a chuva é escassa e precisamos dela para ter neve. Deixa a chuva cair! Outra vantagem é que ela limpa o ar, já que Santiago é bastante poluída. Comento sobre isso nesse post. 

Lembrando que tem horário de inverno aqui no Chile e ficamos com uma hora de fuso com relação ao horário de Brasília. Siga o Instagram do @blognosnochile para saber as novidades e dicas diárias de temperatura.

Quais passeios indicados para o outono no Chile

Como no ano inteiro, é possível fazer todos os passeios aqui no Chile no outono. É claro que se nevar, você tem que aproveitar e incluir a visita a uma estação de esqui para brincar na neve, mesmo que as pistas para a prática do esporte não estejam abertas. Pode ser  o Valle Nevado, El Colorado ou La Parva. Tem também Farellones, um parque de neve com valor único de entrada. Todas as estações dependem da neve acumular para abrir. Para as pistas de esqui funcionarem, é necessário acumular pelo menos um metro de neve, por isso as estações tem previsão de começar as atividades em meados de junho, mesmo que comece a nevar antes dessa data.

Visitar uma vinícola também é um passeio imperdível, mesmo que você não tome vinho. É uma boa oportunidade para aprender a apreciar essa bebida. Todas as vinícolas funcionam normalmente o ano todo, independente da época no ano.

O Cerro San Cristóbal com funicular e teleférico é obrigatório. A tradicional Troca de Guarda é de graça e aqui tem um calendário de quando acontece. Aproveite esse dia para curtir o Centro Histórico de Santiago, ver as pinturas coloridas do Paseo Bandera, visitar um museu e conhecer um pouco da cultura do país.

Participe de algum evento cultural. Todos os meses, publicamos a agenda de eventos. Acompanhe aqui.

Já comentei sobre Viña del Mar e Valparaíso aqui neste post do inverno e vale para o outono também. 

Galerinha, é muito importante contratar um seguro vaigem, vai por mim!

Vale contratar um Seguro Viagem para o Chile? Cupom de 5% exclusivo Nós no Chile!

A Seguros Promo compara preços das melhores seguradoras do mundo, como Assist Card, SulAmérica, GTA, Affinity e outras.

E a gente ainda conseguiu um desconto de 5% para você! É só usar o cupom NOSNOCHILE5. Pagando com boleto ganha mais 5%! Faça um orçamento aqui e veja que não é caro.

Enquanto não tem neve, é tranquilo visitar Cajón del Maipo – Embalse el Yeso. Se começar a nevar, tem perrengue. O inverno vai de meados de junho até meados de setembro, mas pode acontecer de nevar antes dessa data. Como o caminho de acesso ao Embalse é de terra, pode ficar coberto de neve e aí o acesso fica proibido. Então, a única forma de chegar é caminhando na neve (cerca de 2 quilômetros de caminhada). A pista fica escorregadia e, se a neve estiver derretida, você também vai se deparar com muito barro. O clima na cordilheira muda muito rápido e pode começar a chover de repente, tornando o passeio mais arriscado e podendo haver deslizamento de pedras das montanhas. Não posso deixar de lembrar que o Embalse fica numa altitude de 2.500 metros sobre o nível do mar, o que torna a caminhada ainda mais difícil e a respiração ofegante, com sensação de falta de ar. Leia aqui todos os posts de Cajón del Maipo. 

 

Cajón del Maipo

O que colocar na mala para o outono no Chile

Frio ou calor, cada um tem uma forma de sentir. Eu sei que vocês querem encher as malas de casacos lindos para usar e abusar aqui no Chile. Como eu já disse, a variação da temperatura no outono é grande e a mala precisa ser variada.

É importante observar a variação da temperatura no mês que você viajar. Se for começo de outono (final de março e abril), ainda não precisa lotar a mala de agasalhos pesados. Prefira os que são meia estação. Nesse período, ainda não precisa de usar roupas tipo segunda pele .

Se a sua viagem for mais para o final de outono, aí sim, já pode abusar de agasalhos mais pesados, luvas, toucas, cachecóis. Para os pés, vale apostar nas botas. E se for pegar alguns dias de chuva, vale aquelas botinhas típicas.

Quero ressaltar que depende do quanto você sente de frio. Verifique a temperatura antes da sua viagem e, se achar que vai morrer de frio com 18 graus, coloque mais agasalhos na mala. Morando aqui há 5 anos, meu corpo já se acostumou e, para mim, esta é uma temperatura agradável.

Também no mês de abril, as roupas de inverno começam a aparecer nas vitrines. Os preços costumam ser mais atrativos que no Brasil, sem contar que as peças estão mais preparadas para o inverno daqui. Leia esse post para saber mais. 

Vou fechar o post afirmando que a temperatura muda muito nessa época e que publico as temperaturas todos os dias nos stories do instagram do @blognosnochile. Cola o olho lá que vou mostrando tudo pra você, inclusive o tipo de roupa que eu uso, mas longe de mim querer ser blogueirinha de moda, hahaha!

E que venha um outono frio e um inverno cheio de neve para todo mundo ficar feliz!

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

14 comentários

Carol 12 de abril de 2019 - 17:22

Olá amei seu blog…
Planejamos nossa viagem para final de julho ficaremos 9 dias, vamos em família e gostaria de saber quão frio é, para fazer as malas, e o que podemos fazer para divertir 2 crianças de 10 anos … ficaremos em Santiago, o que é melhor alugar um carro ou contratar os passeios ? E qual casa de câmbio vc indica ? Sabe se é aberto aos sábados tbm ?
Obg abcs

Reply
Rosi Guimarães 15 de abril de 2019 - 14:07

Oi Carol,
Para o inverno temos dicas de roupas neste post https://nosnochile.com.br/inverno-no-chile-o-que-levar-na-mala/. aqui nesse link temos dicas para viajar com crianças https://nosnochile.com.br/categorias/pontos-turisticos/criancas/. As casas de câmbio do Centro e providencia funcionam nos sábados até 13 horas, depois desse horário somente as dos shoppings. Temos agência parceiras no blog https://nosnochile.com.br/parceiros/
Um abraço e boa viagem!

Reply
Dalva Silva 31 de março de 2019 - 18:09

Ola Rose..
Leio e sigo todos os artigos que vc publica, e tem me ajudado a tirar várias duvidas. Vou para o Chile dia 18/05, ficarei no bairro de Providencia, agora é só falta torcer para que tenha um pouco de neve para poder conhecer Farellones e Vale Nevado.
Vi uma live que vc fez a semana passada, vc e seu filho arrasaram nas dicas..
Parabéns mais uma vez.

Reply
Rosi Guimarães 1 de abril de 2019 - 07:57

Oi Dalva,
Que bom! Fico muito feliz, tenho certeza que sua viagem vai ser maravilhosa com ou sem neve!
Um abraço!

Reply
Sandra 29 de março de 2019 - 21:50

Olá Rosi boa noite!
Nossa parabéns pela sua página ! E estou muito agradecida pela sua ajuda,está tirando bastante a minhas dúvidas sobre esse país tão lindo que tanto me encanta.
Vamos viajar para o Chile em Novembro,estamos bem felizes,em fazer nossa primeira viagem internacional em família
Gostaria de saber nesse mês vamos encontrar que tipo de temperatura??
Muito obrigada pela suas dicas e ajuda
Deus te abençoe ! Bj

Reply
Rosi Guimarães 30 de março de 2019 - 11:22

Oi Sandra,
obrigada, o blog é feito com muito carinho. Veja esses meus posts https://nosnochile.com.br/vai-neve-vem-primavera-o-que-fazer-no-chile/ e https://nosnochile.com.br/chile-qual-e-a-melhor-epoca-do-ano-para-viajar/
Um abraço e boa viagem!

Reply
Priscilla 20 de março de 2019 - 12:12

Olá! Estive no Chile em agosto de 2016, e aproveitei muitas dicas dos posts para organizar a viagem! Acabei de comprar as passagens para começo de junho e já vim conferir as dicas atualizadas!
Parabéns pelo blog!

Reply
Rosi Guimarães 21 de março de 2019 - 07:58

Oi Priscilla,
que legal! Tem muitas novidades por aqui.
Um beijo e boa viagem!

Reply
Rejane 13 de março de 2019 - 15:19

Oi Rosi, viajo de 29/04 a 12/05. Adorei o post, me ajudou mtooooooooo e me deixou mto feliz em saber já nevou início de maio. Tinha feito contato com uma agência daí é o rapaz disse q poderia me garantir de seria certo ñ ter chance de neve nessa época. Que isso munca aconteceu. Vi seus vídeos e fotos. Coisa lindaaaaaa.Torcendo mto pra que Papai do Céu nos dê esse presente nessa viagem. Amei as dicas, principalmente sobre o que levar na Mala. Parabéns pelo blog e mto sucesso!

Reply
Rosi Guimarães 18 de março de 2019 - 11:22

Oi Rejane,
sim, já nevou aqi em maio sim, isso foi no ano passado. Vamor torcer! Tudo depende das condições climáticas. Nós temos agencias parceiras no blog, caso queira fazer um orçamento https://nosnochile.com.br/parceiros/
Um abraço e boa viagem!

Reply
Débora 13 de março de 2019 - 14:13

Olá Rosi… comecei a organizar minha ida, que será final de agosto, ao Chile e estou “viciada” em suas dicas. Já vasculhei seu blog inteiro.
Estou torcendo para muita neve! hehehe

Reply
Rosi Guimarães 18 de março de 2019 - 11:20

Oi Débora!
Que legal, ficou muito feliz em saber que estou contribuindo com sua viagem, tenho certeza que será um sucesso!
Um abraço!

Reply
Mluizaslo 13 de março de 2019 - 10:05

Oi Rosi, vou viajar em Abril e estava aguardando esse post rsrs me ajudou muito, obrigada!
Só fiquei com uma dúvida, no postv vocêfala “Como o caminho de acesso ao Embalse é de terra, pode ficar coberto de neve e aí o acesso fica proibido a partir de 1 de abril.” Porém fiz orçamento com agência para esse período e não informaram que seria fechado.

Agradeço novamente as dicas, estão me ajudando muito na organização da viagem! Bjs

Reply
Rosi Guimarães 13 de março de 2019 - 10:16

Olá!
sim, com neve o caminho de acesso ao Embalse fecha e a única forma de chegar é caminhando quase 2 quilômetros, com você viaja em abril dificilmente terá neve nessa data.
Um abraõ!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário