Passamos o final de semana em um Palácio pertinho de Santiago do Chile

por Rosi Guimarães

Essa não foi a primeira vez que fomos nesse palácio, Flávio, meu marido, e eu já visitamos a Majadas de Pirque antes, mas dessa vez a família estava completa. Muitas coisas mudaram, desde a nossa última visita em 2017, percebi que o local está mais voltado para o turismo e oferecendo várias atividades para os visitantes. Ficou curioso? Então, fica comigo! Vou explicar tudo sobre esse Palácio que está a menos de uma hora de Santiago.

Tem vídeo no nosso Canal do Youtube

Como pode ter um castelo em estilo francês em Pirque? Para quem não sabe, Pirque é uma
cidadezinha na região metropolitana de Santiago, onde está a famosa vinícola Concha y Toro, a El
Principal
, Alyan e outras. Majadas de Pirque é palácio, é hotel, é centro de convenções, é restaurante, é parque com árvores centenárias. Ideal para ir com a família, com amigos, levar as crianças e até uma escapada romântica para relaxar e fugir do barulho da cidade grande. Nós fomos passar um final de semana. Como Chile já está bem avançado com o processo de vacinação, com mais de 80% da população acima de 18 anos imunizada, as coisas estão voltando a funcionar e todos estão loucos por uns dias fora de casa, mesmo que seja tão perto de Santiago.

O Hotel

Diferente do que muitos pensam, o hotel não é dentro do palácio, é uma outra construção de
estilo bem moderno, projetada na horizontal, com 50 quartos, todos com vista para o parque. O
quarto é grande e bastante confortável, desenhado para proporcionar descanso e tranquilidade
para seus hóspedes. O banheiro também é grande, com roupão e chinelo disponíveis. A ducha é
uma delícia à parte!

 O Palácio

Do ano de 1907, o palácio impressiona por sua beleza, chama a atenção de longe, o que faz todos
quererem visitar o local. Ele foi comprado em 2010 pelos sócios Wenceslao Casares, Pablo Bosch e
Diego Valenzuela. Nessa época, a construção estava bastante destruída por causa do terremoto,
os sócios a recuperaram e remodelaram mantendo a fachada externa quase original e iniciaram o
projeto de transformar o palácio em centro de convenções. Porém, com a pandemia, o local ficou
fechado por muito tempo e agora reabriu com foco no turismo. No subsolo do hotel é possível ver
fotos com todo o processo da reconstrução. E oh! tudo isso você vai acompanhar no tour Majadas.

As atividades

Logo que a gente chega é informado sobre as atividades disponíveis, você tem a opção de comprar o pacote com as programações incluídas. Nós fizemos a manos a la masa, para aprender a fazer pães com um padeiro profissional e o mais legal é que no final são preparados sanduíches que comemos a iguaria acompanhada com vinhos. Todos aqui em casa curtiram, até os filhos adolescentes. Existem outras atividades, de las brasas a las manos – que é preparação de churrasco, tem também para aprender a fazer drinques, além de oficinas para as crianças.
O local também oferece o tour Majadas que é muito interessante, é a hora que o guia explica
porque existe um castelo naquele lugar.
Ele conta que na época o francês, dono do terreno viajava muito, então os filhos, numa dessas viagens que duravam quase dois anos, contruíram o Palácio para o pai, quando ele chegou de viagem tinha um palácio e não mais uma casa. O guia também conta a história da reconstrução da edificação que foi quase toda destruída pelo terremoto de 2010.

O Parque

São 8 hectares de parque desenhados originalmente pelo paisagista francês Guillermo Renner, em 1909. Com a reforma do palácio, o parque também foi todo remodelado, mantendo suas mais de 1.000 árvores entenárias, como Peumos nativos, Araucárias, Cedros del Líbano, Sequoias, Ciprestes, Palmeiras, Plátanos Orientales e outras espécies. Um piquenique debaixo dessas árvores também é uma boa pedida!

O Restaurante

Tivemos a oportunidade de almoçar, jantar e tomar o café da manhã no restaurante. Agora na pandemia tudo está diferente de antes, estão sendo adotados todos os protocolos anti COVID. No café da manhã, por exemplo, as porções são individuais e protegidas com plástico filme. Cafés, chás e ovos são servidos à mesa. Anota essa dica boa: prove os ovos beneditinos, são maravilhosos! Jantares e almoços são sempre acompanhados de vinhos, o restaurante privilegia vinhos da região de Pique, local onde está localizado.
Caso não queira se hospedar na Majadas de Pirque, você pode ir para almoçar ou fazer um piquenique e aproveitar o dia no parque. Outra dica boa é para quem vai fazer um tour na vinícola Concha y Toro, que pode ir almoçar no restaurante de Las Majadas, pois ele fica bem pertinho. Mas é importante reservar a mesa com antecedência.

Foi um final de semana muito agradável em família em um lugar requintado e agradável. Ele é ideal para todas as idades e é uma ótima forma de se desconectar da cidade grande, mesmo estando tão perto de Santiago.

Agradeço à Majadas de Pirque pelo convite para viver de novo essa experiência, e como já falei anteriormente, o local está bem mais voltado para o turismo, o que o deixou ainda mais encantador. Apesar de eu ter ido a convite, esse texto reflete a minha opinião sobre o lugar.

Posts Relacionados

Gostou? Deixe aqui seu comentário

GOVERNO ANUNCIA NOVAS REGRAS PARA ENTRADA NO CHILE

O governo tem feito anúncios mensais sobre as mudanças de protocolos para entrada no Chile e que aos poucos as exigências estão ficando mais relaxadas.