Já imaginou conhecer o Valle de Colchagua – região produtora dos melhores vinhos chilenos em um passeio de trem? Sim! É possível. Nós fomos e vou contar tudo pra vocês.
Sábado acordamos cedinho (cês sabem que mineiro não perde o trem né), só eu e Flávio, e fomos para a Estação Central, de onde parte o trem em direção a Estação San Fernando, cidade que faz parte da região do Valle de Colchagua. É a viagem do trem Sabores del Valle, que atravessa as principais regiões produtoras de vinhos no Chile.
Embarcamos e já recebemos nossos presentinhos: uma taça para degustação de vinhos durante a viagem, um kit com vários lanchinhos para acompanhar a degustação e um guia da Ruta del Vino.
Começou o serviço de bordo e a degustação dos vinhos. Para quem não queria tomar vinho logo pela manhã, havia uma cafeteria com: leite, café e chá. Como nós já tínhamos tomado café em casa, já partimos para degustar os vinhos.
E em seguida começa a apresentação musical. Apresentadores com vários instrumentos passam tocando músicas e a viagem fica ainda mais divertida. Imagine a cena: vinhos chilenos de qualidade, boa música, linda paisagem, tudo isso num delicioso passeio de trem.
Ideal para quem viaja em casal, lua de mel e até entre amigos. É bem romântico. Não é ideal para crianças, por isso nossos filhos não foram. São cerca de 2 horas de Santiago até San Fernando, parece muito, mas a viagem é tão gostosa que passa super rápido. E apreciando a paisagem de outono, o dia estava nublado, mas ainda sim, lindo.
Chegamos em San Fernando e pegamos um ônibus para Santa Cruz – cidade central de região de Colchagua.
Em santa Cruz desembarcamos na praça e fomos caminhando conhecer o Museu de Colchagua.
O Museu
Inaugurado em 1995, o museu do Colchagua é particular e foi criado com o objetivo de investigar, divulgar e conservar o patrimônio histórico-cultural chileno.
Com 4.000m2 e mais de 25 salas de exibição, o museu é uma viagem ao tempo. Ficamos encantados com a qualidade e a variedade de peças exibidas no museu. Carruagens, joias, fósseis, arte precolombina e até vagões de trens. Entre as várias salas, você vai se emocionar com “El gran resgaste” – peças e equipamentos dos 33 mineros (trabalhadores da mina) que foram resgatados com vida depois de ficarem preso por mais de 60 dias numa mina, no ano de 2010.
É um espaço que te faz sentir um pouco do momento vivido pelos mineros e pelas famílias envolvidas. São fotos, reportagens, roupas, equipamentos e as duas cápsulas que foram construídas para resgatar esses 33 homens a mais de 700 metros de profundidade. Para quem ainda não sabe, esse marco histórico no Chile virou filme: Los 33.
Saindo do museu, hora de almoçar, havia duas opções de restaurantes. Os dois próximos à praça de Santa Cruz. Comemos uma deliciosa humitas (pamonha) com uma taça de vinho tinto em companhia de amigos de Brasília que conhecemos no passeio. Pagamos $8.900 (cerca de R$45,00) pela refeição completa. Embarcamos de novo no ônibus para o tour na vinícola. E para minha alegria, fomos visitar a Viña Montes, que ainda não conhecíamos.
- No Valle de Colchagua já visitamos: Casa Silva e Viu Manent. E já participamos da Festa da Vendimia de Colchagua, veja o post aqui.
A vinícola Montes
A vinícola é simplesmente maravilhosa e com a paisagem de outono ficou mais linda ainda. Vou preparar um post específico sobre o tour na vinícola. Aguarde!
Mas posso adiantar para vocês que a Montes é conhecida por produzir vinhos premiados no Chile. Seu vinho ícone Taita custa em média 220 mil pesos chilenos ( Cerca de R$1.200,00). Meu paladar ainda não é tão apurado, mas fiquei até com vontade de experimentar. Humm!!!

Foto: Colchaguavalley
“No Chile, taita significa um pai, um tutor, um mentor: alguém que, com a experiência de uma vida inteira, afeição e dedicação, nos ensina a viver. Ele é o sábio: um guia para todos. O Taita possui uma harmonia refinada que supera de longe qualquer vinho que já produzimos – um vinho fruto da sabedoria, afeição e paixão.” Trecho do site da vinícola Montes.
Depois do tour na vinícola, hora de pegar o ônibus e retornar para a Estação San Fernando, aí embarcamos no trem de volta para Santiago. Mais músicas e degustação de vinhos. Saímos de Santiago às 9 horas de manhã e às 20h30 já estávamos de volta na Estação Central. Que dia delicioso! Recomendo. Passeio ideal para quem quer conhecer um dos mais lindos vales produtores de vinhos chilenos.
Mais Informações:
O tour inclui:
- Transporte em trem: Santiago / San Fernando / Santiago
- Translado em ônibus: San Fernando / Experiência em Colchagua / San Fernando
- 1 taça de presente da Ruta del Vino Valle de Colchagua
- Degustação de vinhos no trem
- Aperitivos
- Música ao vivo (ida e volta)
- Visita a uma vinícola da Associação de Vinícolas de Colchagua
- Visita ao Museu de Colchagua
- Mapa de presente
Não inclui:
- Almoço* e extras não mencionados neste programa.
- Valor: VAGÃO SALÃO: $59.900 por pessoa
- Informações adicionais e outros passeios no site da Ruta del Vino
Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.Planeje sua viagem com a gente!
50 comentários
Boa tarde Rose! Adorei todas as informações. Estou com viagem marcada para o dia 17/10/19 e não consigo comprar o passeio de Trem para Valle de Colchagua. Pode me ajudar? Um site está em manutenção e o site direto do trem gera erro após tentar efetuar a compra. Muito obrigada e parabéns pelo excelente trabalho.
Oi Paloma,
Pareque que a empresa mudou de nome e de site. Tenta nesse https://vinoyturismo.cl/productos/?cat=trenes
Um abraço!
Olá Rosi,
Amei as dicas do seu blog! eu e meu noivo vamos de lua de mel no período de 29/07/2019 a 07/08/2019 e me interessei mto em fazer esse passeio de trem!
Tentei acessar os links já publicados nos comentários para compra, mas sem sucesso. Teria outra forma de comprarmos com antecedência?
Oi Raquel,
Parece que eles estão com o site em manutenção, mas você pode compar direto pelo Tren Central, veja https://www.trencentral.cl/sabores-del-valle
Um abraço!
Olá. Vamos para Santiago dia 28 de Março. Queria mais informações qto ao câmbio. Amei as dicas de seu blog.
Oi Lorena,
Leu esse nosso post https://nosnochile.com.br/chile-real-dolar-ou-cartao-de-credito/
boa viagem!
Oi Rosi, amei seu blog acrescentou muitas informações as que já vivi por lá ou aí. Estamos pensando em ir o ano q vem no trem, aproveitando o endereço vou consultar se o calendário ja está disponível. Obrigada pelas dicas. Um toque atualize as datas dos seus passeios pq pode ficar a dúvida se está valendo as mesmas informações. Abraços, boas festas e sucesso.
Oi Rosimeire,
Muito obrigada pelo seu comentário, assim que eu fizer esse passeio de novo vou atualizar com certeza!
um abraco!
Adorei sua descrição do passeio. Só não achei onde já reservo para final de novembro. Pode me ajudar?
Oi adorei o blog!!.sou louca para fazer esse passeio mas chego no chile dia 23/07. Não haverá outra data em julho? Obrigada
Estou na mesma situação. Se você tiver algum retorno positivo publique, por favor.
Oi Simone,
Entra em contato direto com eles para perguntar: https://www.rutadelvino.cl/servicio-al-cliente/contacto/
Abraço!
Renata,
O ideal é você entrar em contato direto com eles para se informar: https://www.rutadelvino.cl/servicio-al-cliente/contacto/
Abraço!
Rosi, adorei seu blog. Eu também sou mineira de BH e estava procurando informações sobre o Chile pois pretendemos (eu e meu marido) viajar pelo Chile em julho/2018 e quando vi seu blog não acreditei. Dicas de uma mineira morando no Chile, bom demais. Parabéns, encontrei muitas informações que precisava e gostaria de mais dicas, pois gostaríamos de visitar além de Santiago, Viña Del Mar e Valparaiso (que eu já conheço), a região de Pucón e alguma região de vinícolas. Um abraço.
Oi Márcia!
Adoro encontrar gente de BH aqui. Eita saudades da terrinha!
No blog tem dicas de Pucón – https://nosnochile.com.br/categorias/pucon-2/
Vário post de vinícolas, cada uma mais linda que a outra: https://nosnochile.com.br/categorias/passeios/vinicolas/
Te muitas dicas, dedicando um tempinho para ler vai achar tudo que procura.
Abraço!
parabens pelo seu blog simplismente apaixonado e recomendando para uma galera aqui, gostaria de saber se é uma boa opçao esse passseio no inverno ou seja agosto de 2018?, tudo de bom um grande abraço
gOSTEI MUITO!! Estou planejando fazer esta viagem em Janeiro de 2019.
Vcs podem me mandar informações no email, hotéis com preço, passeios,
etc
Olá Rosi,
Parabéns pelo excelente trabalho no “Nós no Chile”!
Estarei em Santiago com minha esposa entre 13 e 20 de dezembro.
Parece que não há opções para o de trem nessas datas.
Vc indica alguma alternativa?
Se quiséssemos pernoitar em uma região de vinícolas, para poder conhecer mais de uma no mesmo dia, vc indicaria qual região/cidade, perto de Santiago?
Att.,
Saulo.
Saulo,
tudo bem? Parece que o site deles está desatualizado. Você pode entrar em contato direto com eles por whatsapp para confirmar a informação: Whatsapp: +56 9 5225 7454. Outra opção seria contratar uma agência e fazer o passeio de carro.
Um abraço
Boa noite! Vou a Santiago dia 17/8/3017 e quero fazer esse passeio de trem. Eu posso comprar na hora ou tem q ser com antecedência? Basta comprar os ingressos no site do trem ou tem q ser por agência? É possível reservar os assentos ou só na hora é q se escolhe? Desde já, agradeço!
Ana Priscila,
Tudo bem. você pode comprar o ingresso no site deles, é mais garantido do que na hora. Na hora de entrar no trem você escolhe onde quer sentar. É bem tranquilo.
Um abraço e boa viagem!
esse valor 59,900 está em reais?
Bom dia,
Vamos ao Chile agora em Julho e gostaria de fazer esse passeio de trem.
Tenho apenas uma dúvida, posso escolher a vinicola que quero conhecer ou todo o grupo vai para uma ja pre estabelecida?
Obrigada
Oi Mariele,
Geralmente eles dividem o grupo e escolhem duas vinícolas, cada grupo vai para uma. Eu fui na Montes e adorei! Aliás, em Colchagua todas são lindas.
Abraço e boa viagem!
roupas , alugo ou compro? para andar pela cidade roupas de frio mas para o vale nevado é preciso usar roupas adequadas . Qual a dica ?
Oi Marcia, tudo bem?
Dê uma lida nesses posts: http://nosnochile.com.br/inverno-no-chile-o-que-levar-na-mala/ e http://nosnochile.com.br/roupas-de-inverno-melhor-comprar-no-brasil-ou-no-chile/
Um abraço!
Olá!!! Estou indo para Santiago nessa segunda e gostaria de fazer esse passeio!!! Será que está tendo???
Olá, amei a dica. Vou estar em santiago no final de junho.Acha que vale a pena fazer esse passeio mesmo no inverno????
Oi Louyse,
Acho que vale sim, aliás, esse é um passeio para qualquer época do ano.
Abraço e boa viagem!
[…] E aqui para quem quer fazer um passeio de trem pela rota do vinho chileno […]
Nossa, adorei esse post. É o meu tipo de passeio e me fez lembrar do maravilhoso passeio de trem que fizemos em Bento Gonçalves.
Mas talvez eu deixe para ir numa outra oportunidade, visto que estarei com os filhos, que não aproveitam muito.
[…] Para quem acompanha o blog sabe que um dos meus passeios preferidos aqui no Chile é conhecer vinícolas. Por enquanto, conheço 13, mas ainda falta muito, Chile tem 339 vinícolas, desse total, 73 estão abertas à visitação (dados de 2013). E adivinha de onde vem o maior números de turistas? Do Brasil. Meus filhos Arthur e Yasmim já não gostam mais de visitar, dizem que são todas iguais, acho que cansaram, por isso, às vezes vou sozinha. E meu marido, sempre que pode me acompanha. Fizemos um tour lindo de trem pela Rota do vinho chileno. Veja o post aqui. […]
[…] Clique aqui para ler o post do passeio de trem na íntegra. […]
[…] Época que fizemos o passeio de trem pelo Rota do vinho chileno e a paisagem estava linda. Veja o post aqui […]
[…] Não tem como conhecer o Chile sem visitar uma vinícola, certo? O Chile já ocupa a quarta posição mundial na produção de vinhos, a topografia e o clima mediterrâneo, formam um excelente ambiente para o cultivo das uvas. A Concha Y Toro é a maior do Chile e a terceira maior do mundo. Na Valle del Maipo tem a Santa Rita com sua incrível história, a Undurraga com sua linda paisagem, a Cousiño Macul que tem as maiores barricas do Chile e uma das maiores do mundo. No Valle de Casablanca tem a Casas del Bosque e a orgânica Emiliana, especializada na produção de vinhos brancos. E no Valle do Colchagua a Casa Silva e a Viu Manent, com vinhos de altíssima qualidade. Todas tem visitas guiadas e se você quiser saber mais é só clicar em cima de cada uma para saber como foi a visita do Nós no Chile. É claro que no Chile tem muitas outras vinícolas e queremos conhecer quase todas!!! E que tal fazer um delicioso passeio de trem para o Valle de Colchagua para viver um experiência super diferente? . Veja o nosso passeio aqui. […]
[…] do meu esposo e eu já tinha comprado o passeio de trem, também peguei a dica aqui no blog. Veja aqui o post sobre o Passeio de trem. O Passeio do trem Sabores del Valle foi maravilhoso todo o roteiro foi seguido, ganhamos as […]
Boa tarde, em que site consigo comprar esse passeio? Obrigada
http://www.rutadelvino.cl/pt-br/
Rosi, adorei este post. Só tenho uma duvida chego dia 9/06 e o proximo passeio é dia 11(sabado) é necessario marcar ou comprar antes alguma passagem para o passeio? Ou apenas preciso aparecer dia 11/06 na estação, e outra coisa, que horas sai o tour?
Oi Pamella,
Só hoje estou conseguindo responder ao seu comentário. Acredito que já tenha resolvido né? Tem que comprar o passeio com antecedência e sai da estação central às 8:30 horas.
Abraço!
Não está atualizado com as novas datas de saída, infelizmente….
Ivanildes,
No final do post tem o link de onde você pode ver as datas das próximas saídas do trem. Veja aqui: http://www.rutadelvino.cl/product-category/tren/
Um abraço!
Olá Rosi!Eu gostaria de saber se vc tem alguma agência pra indicar que faça o tour para o Valle colchagua(vinícola + passeio por Santa cruz) infelizmente não dará par fazer o passeio de trem.
Olá. Olha eu fechei passeios com a souzas tur. Vou agora em Maio. Foi aqui no site que peguei a dica da Rosi. Muito bem conceituada no tripvisor dá uma olhada!
Souzas tour desculpe. 🙂
http://sousastour.com
Izabela,
A agência Indo pro Chile faz, veja com eles: http://www.indoprochile.cl
A mesma agência que faz o tour de trem faz também em ônibus. Olha aqui: http://www.rutadelvino.cl/pt-br/saidas-em-onibus/
Abraço!
Oi estamos pensando em novembro como é o clima
Vamos ao Chile final de maio! Acabei de comprar esse passeio de trem pro dia 28 de maio! Vou com meu esposo e um casal se amigos! Obrigada pela dica! Parabéns pelo site!
Que ótimo Cláudia.
Acho que vão amar. Depois volte para me contar como foi.
Abraço!