Passeio de trem pela rota do vinho chileno

por Rosi Guimarães

Já imaginou conhecer o Valle de Colchagua – região produtora dos melhores vinhos chilenos em um passeio de trem? Sim! É possível. Nós fomos e vou contar tudo pra vocês.

Tour de trem no Chile

Sábado acordamos cedinho (cês sabem que mineiro não perde o trem né), só eu e Flávio, e fomos para a Estação Central, de onde parte o trem em direção a Estação San Fernando, cidade que faz parte da região do Valle de Colchagua. É a viagem do trem Sabores del Valle, que atravessa as principais regiões produtoras de vinhos no Chile.

Tour de trem no Chile

Embarcamos e já recebemos nossos presentinhos: uma taça para degustação de vinhos durante a viagem, um kit com vários lanchinhos para acompanhar a degustação e um guia da Ruta del Vino.

Tour de trem no Chile

Começou o serviço de bordo e a degustação dos vinhos. Para quem não queria tomar vinho logo pela manhã, havia uma cafeteria com: leite, café e chá. Como nós já tínhamos tomado café em casa, já partimos para degustar os vinhos.

Tour de trem no Chile

E em seguida começa a apresentação musical. Apresentadores com vários instrumentos passam tocando músicas e a viagem fica ainda mais divertida. Imagine a cena: vinhos chilenos de qualidade, boa música, linda paisagem, tudo isso num delicioso passeio de trem.

Tour de trem no Chile

Ideal para quem viaja em casal, lua de mel e até entre amigos. É bem romântico. Não é ideal para crianças, por isso nossos filhos não foram. São cerca de 2 horas de Santiago até San Fernando, parece muito, mas a viagem é tão gostosa que passa super rápido. E apreciando a paisagem de outono, o dia estava nublado, mas ainda sim, lindo.

Tour de trem no Chile

Chegamos em San Fernando e pegamos um ônibus para Santa Cruz – cidade central de região de Colchagua.

Tour de trem no Chile

Em santa Cruz desembarcamos na praça e fomos caminhando conhecer o Museu de Colchagua.

O Museu

Inaugurado em  1995, o museu do Colchagua é particular e foi criado com o objetivo de investigar, divulgar e conservar o patrimônio histórico-cultural chileno.

Com 4.000m2 e mais de 25 salas de exibição, o museu é uma viagem ao tempo. Ficamos encantados com a qualidade e a variedade de peças exibidas no museu. Carruagens, joias, fósseis, arte precolombina e até vagões de trens. Entre as várias salas, você vai se emocionar com  “El gran resgaste” – peças e equipamentos dos 33 mineros (trabalhadores da mina) que foram resgatados com vida depois de ficarem preso por mais de 60 dias numa mina, no ano de 2010.

Tour de trem no Chile

É um espaço que te faz sentir um pouco do momento vivido pelos mineros e pelas famílias envolvidas. São fotos, reportagens, roupas, equipamentos e as duas cápsulas que foram construídas para resgatar esses 33 homens a mais de 700 metros de profundidade. Para quem ainda não sabe, esse marco histórico no Chile virou filme: Los 33.

Tour de trem no Chile

Tour de trem no Chile

Saindo do museu, hora de almoçar, havia duas opções de restaurantes. Os dois próximos à praça de Santa Cruz. Comemos uma deliciosa humitas (pamonha) com uma taça de vinho tinto em companhia de amigos de Brasília que conhecemos no passeio. Pagamos $8.900 (cerca de R$45,00) pela refeição completa. Embarcamos de novo no ônibus para o tour na vinícola. E para minha alegria, fomos visitar a Viña Montes, que ainda não conhecíamos.

A vinícola Montes

A vinícola é simplesmente maravilhosa e com a paisagem de outono ficou mais linda ainda. Vou preparar um post específico sobre o tour na vinícola. Aguarde!

Tour de trem no Chile

Mas posso adiantar para vocês que a Montes é conhecida por produzir vinhos premiados no Chile. Seu vinho ícone Taita custa em média 220 mil pesos chilenos ( Cerca de R$1.200,00). Meu paladar ainda não é tão apurado, mas fiquei até com vontade de experimentar. Humm!!!

Foto: Colchaguavalley

Foto: Colchaguavalley

“No Chile, taita significa um pai, um tutor, um mentor: alguém que, com a experiência de uma vida inteira, afeição e dedicação, nos ensina a viver. Ele é o sábio: um guia para todos. O Taita possui uma harmonia refinada que supera de longe qualquer vinho que já produzimos – um vinho fruto da sabedoria, afeição e paixão.” Trecho do site da vinícola Montes.

Tour de trem no Chile

Depois do tour na vinícola, hora de pegar o ônibus e retornar para a Estação San Fernando, aí embarcamos no trem de volta para Santiago. Mais músicas e degustação de vinhos. Saímos de Santiago às 9 horas de manhã e às 20h30 já estávamos de volta na Estação Central. Que dia delicioso! Recomendo. Passeio ideal para quem quer conhecer um dos mais lindos vales produtores de vinhos chilenos.

Mais Informações:

O tour inclui:

  • Transporte em trem: Santiago / San Fernando / Santiago
  • Translado em ônibus: San Fernando / Experiência em Colchagua / San Fernando
  • 1 taça de presente da Ruta del Vino Valle de Colchagua
  • Degustação de vinhos no trem
  • Aperitivos
  • Música ao vivo (ida e volta)
  • Visita a uma vinícola da Associação de Vinícolas de Colchagua
  • Visita ao Museu de Colchagua
  • Mapa de presente

Não inclui:

  •  Almoço* e extras não mencionados neste programa.
  • Valor: VAGÃO SALÃO: $59.900 por pessoa
  • Informações adicionais e outros passeios no site da Ruta del Vino

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

50 comentários

Paloma 19 de setembro de 2019 - 16:14

Boa tarde Rose! Adorei todas as informações. Estou com viagem marcada para o dia 17/10/19 e não consigo comprar o passeio de Trem para Valle de Colchagua. Pode me ajudar? Um site está em manutenção e o site direto do trem gera erro após tentar efetuar a compra. Muito obrigada e parabéns pelo excelente trabalho.

Reply
Rosi Guimarães 22 de setembro de 2019 - 22:14

Oi Paloma,
Pareque que a empresa mudou de nome e de site. Tenta nesse https://vinoyturismo.cl/productos/?cat=trenes
Um abraço!

Reply
RAQUEL EMANUELA DO NASCIMENTO FRANÇA 29 de junho de 2019 - 15:10

Olá Rosi,
Amei as dicas do seu blog! eu e meu noivo vamos de lua de mel no período de 29/07/2019 a 07/08/2019 e me interessei mto em fazer esse passeio de trem!

Tentei acessar os links já publicados nos comentários para compra, mas sem sucesso. Teria outra forma de comprarmos com antecedência?

Reply
Rosi Guimarães 2 de julho de 2019 - 12:51

Oi Raquel,
Parece que eles estão com o site em manutenção, mas você pode compar direto pelo Tren Central, veja https://www.trencentral.cl/sabores-del-valle
Um abraço!

Reply
Lorena Martinelli 11 de janeiro de 2019 - 14:20

Olá. Vamos para Santiago dia 28 de Março. Queria mais informações qto ao câmbio. Amei as dicas de seu blog.

Reply
Rosi Guimarães 14 de fevereiro de 2019 - 11:59

Oi Lorena,
Leu esse nosso post https://nosnochile.com.br/chile-real-dolar-ou-cartao-de-credito/
boa viagem!

Reply
Rosmeire Castellani Nogueira 20 de dezembro de 2018 - 08:41

Oi Rosi, amei seu blog acrescentou muitas informações as que já vivi por lá ou aí. Estamos pensando em ir o ano q vem no trem, aproveitando o endereço vou consultar se o calendário ja está disponível. Obrigada pelas dicas. Um toque atualize as datas dos seus passeios pq pode ficar a dúvida se está valendo as mesmas informações. Abraços, boas festas e sucesso.

Reply
Rosi Guimarães 3 de janeiro de 2019 - 15:10

Oi Rosimeire,
Muito obrigada pelo seu comentário, assim que eu fizer esse passeio de novo vou atualizar com certeza!
um abraco!

Reply
Emmanuelle Freitas 14 de agosto de 2018 - 11:47

Adorei sua descrição do passeio. Só não achei onde já reservo para final de novembro. Pode me ajudar?

Reply
Renata Leocádio 18 de abril de 2018 - 16:34

Oi adorei o blog!!.sou louca para fazer esse passeio mas chego no chile dia 23/07. Não haverá outra data em julho? Obrigada

Reply
Simone Schetini 28 de maio de 2018 - 11:42

Estou na mesma situação. Se você tiver algum retorno positivo publique, por favor.

Reply
Rosi Guimarães 1 de junho de 2018 - 16:49

Oi Simone,
Entra em contato direto com eles para perguntar: https://www.rutadelvino.cl/servicio-al-cliente/contacto/
Abraço!

Reply
Rosi Guimarães 1 de junho de 2018 - 16:44

Renata,
O ideal é você entrar em contato direto com eles para se informar: https://www.rutadelvino.cl/servicio-al-cliente/contacto/
Abraço!

Reply
Márcia Silva 7 de fevereiro de 2018 - 14:34

Rosi, adorei seu blog. Eu também sou mineira de BH e estava procurando informações sobre o Chile pois pretendemos (eu e meu marido) viajar pelo Chile em julho/2018 e quando vi seu blog não acreditei. Dicas de uma mineira morando no Chile, bom demais. Parabéns, encontrei muitas informações que precisava e gostaria de mais dicas, pois gostaríamos de visitar além de Santiago, Viña Del Mar e Valparaiso (que eu já conheço), a região de Pucón e alguma região de vinícolas. Um abraço.

Reply
Rosi Guimarães 8 de fevereiro de 2018 - 19:25

Oi Márcia!
Adoro encontrar gente de BH aqui. Eita saudades da terrinha!
No blog tem dicas de Pucón – https://nosnochile.com.br/categorias/pucon-2/
Vário post de vinícolas, cada uma mais linda que a outra: https://nosnochile.com.br/categorias/passeios/vinicolas/
Te muitas dicas, dedicando um tempinho para ler vai achar tudo que procura.
Abraço!

Reply
leandro 29 de janeiro de 2018 - 18:08

parabens pelo seu blog simplismente apaixonado e recomendando para uma galera aqui, gostaria de saber se é uma boa opçao esse passseio no inverno ou seja agosto de 2018?, tudo de bom um grande abraço

Reply
luiz 16 de janeiro de 2018 - 09:27

gOSTEI MUITO!! Estou planejando fazer esta viagem em Janeiro de 2019.
Vcs podem me mandar informações no email, hotéis com preço, passeios,
etc

Reply
SAULO DE OLIVEIRA PINTO COELHO 28 de outubro de 2017 - 12:42

Olá Rosi,
Parabéns pelo excelente trabalho no “Nós no Chile”!
Estarei em Santiago com minha esposa entre 13 e 20 de dezembro.
Parece que não há opções para o de trem nessas datas.
Vc indica alguma alternativa?
Se quiséssemos pernoitar em uma região de vinícolas, para poder conhecer mais de uma no mesmo dia, vc indicaria qual região/cidade, perto de Santiago?

Att.,
Saulo.

Reply
Rosi Guimarães 7 de novembro de 2017 - 09:35

Saulo,
tudo bem? Parece que o site deles está desatualizado. Você pode entrar em contato direto com eles por whatsapp para confirmar a informação: Whatsapp: +56 9 5225 7454. Outra opção seria contratar uma agência e fazer o passeio de carro.
Um abraço

Reply
Ana Priscila 12 de agosto de 2017 - 21:23

Boa noite! Vou a Santiago dia 17/8/3017 e quero fazer esse passeio de trem. Eu posso comprar na hora ou tem q ser com antecedência? Basta comprar os ingressos no site do trem ou tem q ser por agência? É possível reservar os assentos ou só na hora é q se escolhe? Desde já, agradeço!

Reply
Rosi Guimarães 17 de agosto de 2017 - 15:50

Ana Priscila,
Tudo bem. você pode comprar o ingresso no site deles, é mais garantido do que na hora. Na hora de entrar no trem você escolhe onde quer sentar. É bem tranquilo.
Um abraço e boa viagem!

Reply
thalyta 14 de julho de 2017 - 16:42

esse valor 59,900 está em reais?

Reply
Mariele 22 de junho de 2017 - 10:27

Bom dia,
Vamos ao Chile agora em Julho e gostaria de fazer esse passeio de trem.
Tenho apenas uma dúvida, posso escolher a vinicola que quero conhecer ou todo o grupo vai para uma ja pre estabelecida?

Obrigada

Reply
Rosi Guimarães 27 de junho de 2017 - 23:16

Oi Mariele,
Geralmente eles dividem o grupo e escolhem duas vinícolas, cada grupo vai para uma. Eu fui na Montes e adorei! Aliás, em Colchagua todas são lindas.
Abraço e boa viagem!

Reply
Marcia Macedo 29 de maio de 2017 - 20:40

roupas , alugo ou compro? para andar pela cidade roupas de frio mas para o vale nevado é preciso usar roupas adequadas . Qual a dica ?

Reply
Camila 25 de maio de 2017 - 08:14

Olá!!! Estou indo para Santiago nessa segunda e gostaria de fazer esse passeio!!! Será que está tendo???

Reply
Louyse 4 de maio de 2017 - 18:26

Olá, amei a dica. Vou estar em santiago no final de junho.Acha que vale a pena fazer esse passeio mesmo no inverno????

Reply
Rosi Guimarães 7 de maio de 2017 - 10:40

Oi Louyse,
Acho que vale sim, aliás, esse é um passeio para qualquer época do ano.
Abraço e boa viagem!

Reply
Vai viajar para o Chile? Dúvidas frequentes! 8 de março de 2017 - 10:34

[…] E aqui para quem quer fazer um passeio de trem pela rota do vinho chileno […]

Reply
Alex Antão 22 de novembro de 2016 - 08:41

Nossa, adorei esse post. É o meu tipo de passeio e me fez lembrar do maravilhoso passeio de trem que fizemos em Bento Gonçalves.
Mas talvez eu deixe para ir numa outra oportunidade, visto que estarei com os filhos, que não aproveitam muito.

Reply
5 vinícolas pertinho de Santiago para visitar por conta 17 de novembro de 2016 - 17:51

[…] Para quem acompanha o blog sabe que um dos meus passeios preferidos aqui no Chile é conhecer vinícolas. Por enquanto, conheço 13, mas ainda falta muito, Chile tem 339 vinícolas, desse total, 73 estão abertas à visitação (dados de 2013).  E adivinha de onde vem o maior números de turistas? Do Brasil. Meus filhos Arthur e Yasmim já não gostam mais de visitar, dizem que são todas iguais, acho que cansaram, por isso, às vezes vou sozinha. E meu marido, sempre que pode me acompanha. Fizemos um tour lindo de trem pela Rota do vinho chileno. Veja o post aqui. […]

Reply
5 experiências diferentes em vinícolas chilenas - Nós no Chile 29 de setembro de 2016 - 14:39

[…] Clique aqui para ler o post do passeio de trem na íntegra. […]

Reply
Chile: Qual é a melhor época do ano para viajar? 26 de setembro de 2016 - 12:30

[…] Época que fizemos o passeio de trem pelo Rota do vinho chileno e a paisagem estava linda. Veja o post aqui […]

Reply
7 razões para você conhecer o Chile - Nós no Chile 17 de agosto de 2016 - 11:06

[…] Não tem como conhecer o Chile sem visitar uma vinícola, certo? O Chile já ocupa a quarta posição mundial na produção de vinhos, a topografia e o clima mediterrâneo, formam um excelente ambiente para o cultivo das uvas. A Concha Y Toro é a maior do Chile e a terceira maior do mundo. Na Valle del Maipo tem a Santa Rita com sua incrível história, a Undurraga com sua linda paisagem, a Cousiño Macul que tem as maiores barricas do Chile e uma das maiores do mundo. No Valle de Casablanca tem a Casas del Bosque e a orgânica Emiliana,  especializada na produção de vinhos brancos. E no Valle do Colchagua a Casa Silva e a Viu Manent, com vinhos de altíssima qualidade. Todas  tem visitas guiadas e se você quiser saber mais é só clicar em cima de cada uma para saber como foi a visita do Nós no Chile. É claro que no Chile tem muitas outras vinícolas e queremos conhecer quase todas!!! E que tal fazer um delicioso passeio de trem para o Valle de Colchagua para viver um experiência super diferente? . Veja o nosso passeio aqui. […]

Reply
Foi ao Chile. Conte pra gente: Uma viagem dos sonhos 7 de agosto de 2016 - 12:21

[…] do meu esposo e eu já tinha comprado o passeio de trem, também peguei a dica aqui no blog. Veja aqui o post sobre o Passeio de trem. O Passeio do trem Sabores del Valle foi maravilhoso todo o roteiro foi seguido, ganhamos as […]

Reply
Roberta 6 de junho de 2016 - 14:06

Boa tarde, em que site consigo comprar esse passeio? Obrigada

Reply
Cláudia 6 de junho de 2016 - 15:50 Reply
Pamella Guimaraes 3 de junho de 2016 - 20:09

Rosi, adorei este post. Só tenho uma duvida chego dia 9/06 e o proximo passeio é dia 11(sabado) é necessario marcar ou comprar antes alguma passagem para o passeio? Ou apenas preciso aparecer dia 11/06 na estação, e outra coisa, que horas sai o tour?

Reply
Rosi Guimarães 10 de junho de 2016 - 11:05

Oi Pamella,
Só hoje estou conseguindo responder ao seu comentário. Acredito que já tenha resolvido né? Tem que comprar o passeio com antecedência e sai da estação central às 8:30 horas.
Abraço!

Reply
Ivanildes 2 de março de 2018 - 14:45

Não está atualizado com as novas datas de saída, infelizmente….

Reply
Rosi Guimarães 7 de março de 2018 - 08:33

Ivanildes,
No final do post tem o link de onde você pode ver as datas das próximas saídas do trem. Veja aqui: http://www.rutadelvino.cl/product-category/tren/
Um abraço!

Reply
Izabela 4 de maio de 2016 - 18:52

Olá Rosi!Eu gostaria de saber se vc tem alguma agência pra indicar que faça o tour para o Valle colchagua(vinícola + passeio por Santa cruz) infelizmente não dará par fazer o passeio de trem.

Reply
Cláudia 4 de maio de 2016 - 20:00

Olá. Olha eu fechei passeios com a souzas tur. Vou agora em Maio. Foi aqui no site que peguei a dica da Rosi. Muito bem conceituada no tripvisor dá uma olhada!

Reply
Cláudia 4 de maio de 2016 - 20:04

Souzas tour desculpe. 🙂

Reply
Cláudia 4 de maio de 2016 - 20:09 Reply
Rosi Guimarães 4 de maio de 2016 - 21:22

Izabela,
A agência Indo pro Chile faz, veja com eles: http://www.indoprochile.cl
A mesma agência que faz o tour de trem faz também em ônibus. Olha aqui: http://www.rutadelvino.cl/pt-br/saidas-em-onibus/
Abraço!

Reply
Josene Andrade Marques 3 de maio de 2016 - 10:47

Oi estamos pensando em novembro como é o clima

Reply
Cláudia 25 de abril de 2016 - 21:29

Vamos ao Chile final de maio! Acabei de comprar esse passeio de trem pro dia 28 de maio! Vou com meu esposo e um casal se amigos! Obrigada pela dica! Parabéns pelo site!

Reply
Rosi Guimarães 26 de abril de 2016 - 12:38

Que ótimo Cláudia.
Acho que vão amar. Depois volte para me contar como foi.
Abraço!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário