[Atualizado em julho de 2016] Pomaire fica a 50 quilômetros de Santiago, é uma cidadezinha com apenas 10 mil habitantes, famosa por seu artesanato em greda (argila preta) e suas gigantes e deliciosas empanadas. São várias lojas, uma do lado da outra.
Eu já havia visitado a cidade em 2014, logo que cheguei ao Chile e ontem (10/07/16) voltei com a família. Flavio, meu marido gostou do passeio, mas meus filhos Arthur e Yasmim não gostaram. Tá ficando difícil encontrar um passeio que agrade aos dois, (um adolescente, 16 e uma que se diz pré-adolescente, 11 anos). Realmente não é um passeio ideal para quem viaja com crianças nem com adolescentes. E olha que Yasmim até fez arte lá! São pequenos artesãos que ficam nas ruas fazendo seus trabalhos e colocam as crianças para ajudar. E a gente só paga uma pequena propina (contribuição espontânea).
Aliás, já falei da propina. Veja aqui nesse post.
Em comparação a minha ida em 2014, achei a cidade bem mais cheia e com muitos turistas, coisa que não vi na primeira vez que fui. Acho que a cidade já entrou no roteiro turístico. É um passeio para quem gosta de artesanato com bom preço. O forte da cidade é o artesanato em argila. O tradicional artesanato em cobre e lapislazuli, que são famosos aqui no Chile são mais fáceis de encontrar em Los Dominicos, clique aqui e confira o post no blog.
Fundada em 1771, Pomaire é um vilarejo de origem indígena e isso está bem marcado nas formas dos artesanatos, muitos de origem mapuches e precolombinos. São inúmeras lojinhas com panelas, jarros, porquinhos, pratos com lindas pinturas mapuches e muito mais. Os próprios vendedores produzem as peças e contam com orgulho como são feitas. Então é uma opção de passeio para quem quer viver uma experiência diferente e conhecer um cidadezinha típica chilena. Eu adoro esse tipo de passeio, acho que é viver a cultura do lugar.
Andando pelas ruas, uma placa me chamou a atenção: Chicha Dulce Cocida.
Resolvi perguntar a um senhor o que era. Ele logo me ofereceu para provar e o filho veio todo orgulhoso contar que era tudo produzido por eles. Mostrou o quintal com a plantação de uvas e explicou como era feito a Chicha. É um suco extraído da uva, produzido somente no mês de abril, quando é colhida a fruta, depois de fervido, é guardado até o dia 18 de setembro, quando é servido nas festas pátrias. Provei e gostei. Segundo o senhor, é tradição chilena tomar chicha nas comemorações das festas pátrias – (Dias 18 e 19 de setembro, que se comemora a primeira junta Nacional de Governo. Curiosamente a Independência do Chile é dia 12 de fevereiro e não no dia 18 de setembro, como muitos pensam).
Pomaire é famosa também por suas deliciosas e gigantes empanadas. Em 1995, foi até parar no livro dos recordes como a maior empanada do mundo. Tá aí a foto que não me deixa mentir. Nos modestos restaurantes se encontram as tradicionais comidas chilenas: pastel de choclo, cazuelas, costillar… Vale provar!!!
Como chegar:
- DE ÔNIBUS: Pegar o ônibus no terminal rodoviário San Borja, o terminal fica na Estação Central do metrô. Você vai comprar passagem para Melipilla e pedir o motorista para parar na entrada de Pomaire, de lá é só pegar qualquer ônibus na entrada da cidade.
- DE CARRO: Seguir pela estrada Autopista del Sol até o quilômetro 50, e depois virar à direita no pedágio de entrada para Pomaire. Para alugar um carro, clique aqui.
- AGÊNCIA: Várias agências aqui em Santiago fazem esse tour. Uma boa dica é pesquisar no TripAdvisor.
Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.Planeje sua viagem com a gente!
15 comentários
[…] Confira o post sobre Pomaire aqui. […]
Adorei a postagem!
Consigo ir de ônibus de Isla Negra para Pomaire ou vice-versa?
Bom dia, estava querendo ir a Pomaire no domingo, 2 de julho, você sabe me dizer um horário bom pra eu aproveitar as lojinhas abertas e os restaurantes? Sabe me dizer que empresa de ônibus faz essa viagem?
Bianca,
No domingo, 2 de julho é um feriado irrenunciable aqui no Chile – http://nosnochile.com.br/feriados-no-chile-em-2017-programe-sua-viagem/. Provavelmente as lojas estarão fechadas.
Abraço!
[…] mais linda do poeta Pablo Neruda (pelo menos para mim) e você pode aproveitar para conhecer Pomaire – cidadezinha linda e cheia de […]
Rosi, sou de Belo Horizonte e estarei em Santiago em Dezembro. Vale a pena alugar um carro para ir em Pomaire e Isla Negra? A estrada é Boa? Teria um lugar fácil para estacionar? Queria aproveitar para conhecer a maior piscina do mundo, que pelo mapa, fica na mesma estrada, porém depois do lugar.
Desde já agradeço a ajuda, seu blog é ótimo e tem sido fundamental para organizar o meu roteiro.
Oi, Rosi. Quero fazer uma cotação desse passeio mas o e-mail está como invalido. Como faço. Vou agora dia 21 para Santiago.
Oi rosi qual o melhor dia para visitar????
Oi Bruno,
Eu fui durante a semana, mas funciona todos os dias, aí você escolhe. Algumas agências fazem tour pra lá junto com Isla Negra. Dê uma olhada com o pessoal da sousas tour – http://www.sousastour.com
Um abraço!
[…] tem a massa folhada. Algumas são tão grandes que servem como almoço. Na tradicional cidade de Pomaire, tem umas […]
[…] tem a massa folhada. Algumas são tão grandes que servem como almoço. Na tradicional cidade de Pomaire, tem umas […]
Massa! Mainha vai pirar qd eu mostrar a ela! Rosi, por favor me esclareça: vale a pena ir em julho? Devido ao inverno e tals. E consigo fazer este passeio numa manhã? Ou tem q ser o dia todo? To começando a ficar preocupada, acho q seis dias num vai da pra fazer nada mesmo…. Hahahaha
Oi Carolina,
Dá para ir numa manhã sim, mas vai ser bem corrido, são muitas lojinhas e muitas coisas para ver. Mas se achar que não vai dar tempo tem a feirinha em Los Dominicos, que também é linda, mas os artesanatos são mais caros que Pomaire. Fica no final de metrô – linha 1. Tenho o post no blog.
Grande abraço e ótima viagem!
[…] de queijo geralmente tem a massa folhada. Algumas são tão grandes que servem como almoço. Em Pomaire, tem umas […]
[…] No próximo post vou falar sobre os outlets que tem por aqui. Se quer comprar ou conhecer o artesanato chileno, acesse: Artesanto Chileno ou Pomaire […]