Porque o Chile caiu no gosto dos turistas brasileiros

por Rosi Guimarães

Eu sempre digo que o Chile é um país para mais de uma viagem. Morando em Santiago há mais de dois anos e com minha experiência aqui no blog, posso falar com segurança que 70% dos turistas brasileiros que viajam para o Chile querem voltar. Geralmente vêm primeiro para conhecer Santiago e arredores e querem voltar para visitar a região norte do país, onde está o Deserto do Atacama, ou o Sul, onde estão os lagos e a Patagônia. Ou ainda, vêm no verão e querem voltar no inverno para ver a neve. Em 2015, o Chile teve um crescimento de 20,4% no número de vistantes e o Brasil ocupa o segundo lugar desse ranking, perdendo apenas para Argentina em número de turistas que visitam o país. (Dados SERNATUR)

E porque os brasileiros estão descobrindo e gostando cada vez mais do Chile?

Pela proximidade

Foto: zofti.com

Foto: zofti.com

Chile está a apenas 4 horas de vôo partindo do aeroporto de São Paulo e 5 horas do aeroporto do Rio de Janeiro , ou seja, uma viagem internacional muito rápida. Além de ser um vôo rápido e direto, as companhias aéreas vivem fazendo boas promoções e se der sorte, é possível comprar uma passagem mais barata para Santiago do que para dentro do Brasil. Pela nossa página no Facebook sempre divulgamos as promoções das passagens aéreas.

Pela hospitalidade

No geral, os chilenos gostam dos brasileiros e fazem questão de tratá-los bem. Eles gostam da alegria dos brasileiros, da forma como falamos e adoram ouvir o português. Muitos amigos chilenos nos perguntam: “porque vocês vieram morar aqui? Sair do Brasil, um país lindo e com calor para vir sentir frio aqui no Chile” . Vários amigos chilenos sempre comentam com a gente: “como os brasileiros são felizes e animados”.

Por ter neve tão perto de Santiago

Foto: Valle Nevado

Foto: Valle Nevado

Quem não tem o sonho de conhecer a neve? Aqui no Chile é muito fácil desse sonho se tornar real. Por que? Tem neve a menos de uma hora de Santiago. O Valle Nevado, que á a maior estação de esqui do Chile e uma das maiores da América Latina, fica cheia de brasileiros no inverno. Para você ter uma ideia,  na “temporada de inverno, cerca de 60% do público do Valle Nevado é de brasileiros. É a maior porcentagem entre os países, depois vem os EUA e a Argentina. Tanto que 80% dos instrutores falam português e os 20% restantes não têm dificuldade de entender e se comunicar com o “portunhol”. (Dados da assessoria de imprensa do Valle Nevado). Os brasileiros ficam encantados com a Cordilheira branquinha de neve. Além do Valle Nevado, tem também as estações: Farellones, El Colorado e La Parva, todas próximas ao Valle Nevado. Dá para conhecer mais de uma estação por dia, veja esse post.

Neve El colorado

Outro ponto turístico que tem neve no inverno e está cada dia mais atraindo os brasileiros é Cajón del Maipo. Cajón está a menos de uma hora de Santiago e é um lugar maravilhoso. Aqui nesse post conto tudo sobre esse passeio imperdível.

Cajon del Maipo Chile

Por ser um país tão diverso

Chile é um país que gera curiosidades, é um país comprido, com 4.329 quilômetros e muito estreito, em média tem 180 quilômetros de largura. É um país de contrastes climáticos e geográficos. No extremo norte tem o deserto mais árido do mundo e no extremo sul está a Patagônia com seus glaciares. E ainda tem a Isla de Pascua que está a 3.790 quilômetros do continente, chamada de umbigo do mundo.  Sem contar que ainda tem a Antártica, curiosamente conhecida como o fim do mundo. Para nós brasileiros, vulcão é coisa de livro de geografia não é? Pois aqui no Chile, eles estão por todo lado. São mais de 3.000 vulcões, destes, 90 estão ativos no Chile.  Mais informações: http://www.emol.com/especiales/volcanes/chile.htm  http://www.sernageomin.cl/volcanes.php .

Foto: Juan Santibañez

Foto: Juan Santibañez

Além dos vulcões tem a majestosa Cordilheira dos Andes, que cerca todo o Chile. De dentro do avião  já é possível avistá-la. Tem terremoto, já passamos por um bem forte, confira aqui nesse post.  A costa marítima está presente em quase todo o país, a única região do Chile que não é banhada pelo mar é a região metropolitana, onde está Santiago. Por isso, frutos do mar é o carro chefe na culinária chilena.

Para fugir da alta do dólar

Com a alta do dólar, Chile acabou se tornando mais atrativo para o turismo. A moeda aqui é o Peso chileno, nesse post uma explicação bem clara sobre o dinheiro. Além disso, o Chile oferece muitas atrações gratuitas, o que torna a viagem mais econômica. Aqui nesse post eu listo 17 atrações gratuitas . Você pode por exemplo, fazer visitas a vários museus sem gastar nada. Outra boa opção é que as viagens de ônibus dentro do país são baratas e seguras, bom para quem conhecer além de Santiago. Aqui você pode saber como foi nossa viagem para Pucón, no Sul do Chile.

Pela qualidade dos vinhos:

O Chile é famoso pelos seus vinhos, já que o Brasil é um grande importador dos vinhos chilenos. E aqui no Chile existem mais de 339 vinícolas e desse total, 73 estão abertas à visitação, mais informações aqui. O turista pode viver o processo de produção e um pouco da história do vinho. Eu costumo dizer que não tem como conhecer o Chile, sem fazer o tour por pelo menos uma vinícola, quem acompanha o blog a mais tempo sabe que esse é o meu passeio favorito. Adoro!  

Tarapacá

E você, está esperando o quê para vir conhecer o Chile? Motivo é o que não falta.

Foto da capa do post: Valle Nevado.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

15 comentários

Viajou para o Chile? 7 coisas que você já está com saudades 14 de julho de 2018 - 18:08

[…] Aqui um post com minha opinião: Porque o Chile caiu no gosto dos brasileiros. […]

Reply
Senhorinha Marlene de Moraes 17 de dezembro de 2017 - 15:26

Olá Rosi, estou tentando comprar passagens de ônibus Santiago-Puerto Varas e não consegui apesar das muitas tentativas. consultei várias empresas de ônibus e nenhum resultado positivo. É possível comprar no dia da viagem? vi que cada empresa tem seu próprio terminal, tens alguma dica para adquirir as mesmas. Obrigada

Reply
7 razões para você conhecer o Chile 28 de maio de 2017 - 10:18

[…] você sabe porque o Chile caiu no gosto dos turistas brasileiros? Nós sabemos, confira […]

Reply
7 coisas que você precisa saber sobre o inverno no Chile 28 de março de 2017 - 09:31

[…] Em 2016, o Brasil foi o 2º país do mundo em número de turistas estrangeiros que visitaram o Chile, perdendo apenas para a Argentina (Fonte: SERNARTUR – Serviço Nacional de Turismo de Chile)  Será por quê o país da Cordilheira dos Andes tem deixado os brasileiros cada vez mais encantados?  Saiba aqui nesse post. […]

Reply
7 curiosidades que você não sabia sobre o Chile. E nem eu! 13 de fevereiro de 2017 - 10:37

[…] Muitas dessas curiosidades que vou contar hoje pra você, eu só fiquei sabendo depois que nós viemos morar aqui. Estamos completando 3 anos de Chile e nosso saldo é bastante positivo, aqui nesse post eu dou mais detalhes da nossa vida aqui. Chile é um país cheio de curiosidades e tem recebido cada vez mais turistas brasileiros. Será porque o Chile caiu no gosto dos brasileiros?. […]

Reply
Lygia Teixeira 2 de dezembro de 2016 - 12:01

Olá, boa tarde! Quais seriam as dicas para quem pretende morar no Chile? Sou contadora e gostaria de saber informações de como fazer para exercer minha profissão no Chile.

Reply
6 motivos para ficar atento em Santiago do Chile 18 de outubro de 2016 - 09:42

[…] atualizado em outubro de 2016] Chile tem recebido cada vez mais turistas brasileiros. O Chile caiu no gosto do turista brasileiro.  Santiago é uma cidade muito segura, porém alguns cuidados são importantes para evitar […]

Reply
Chile: Qual é a melhor época para viajar? 23 de setembro de 2016 - 17:29

[…] estão cada dia mais visitando esse país tão perto do Brasil e tão diferente. Saiba aqui Porque o Chile caiu no gosto dos turistas brasileiros. Vai viajar para o Chile pela segunda vez? Que tal incluir o Deserto do Atacama no seu roteiro? E […]

Reply
Felipe Pereira 21 de setembro de 2016 - 20:30

Olá, hoje é meu último dia em Santiago. Adorei as dicas que vc deu, é a cidade é maravilhosa. Com toda certeza voltarei em breve.
Curtindo a última noite em Santiago com um ótimo vinho.

Grato, Felipe!

Reply
alexandra 22 de julho de 2016 - 08:16

Fantástico!!!!! Menina obrigada pelo carinho de suas dicas, sou mineira também eu sou de Extrema mas minha sogra de Santos Dumont, estou pretendendo ir ao Chile em junho de 2017 em junho já tem neve?bjos

Reply
Rosi Guimarães 25 de julho de 2016 - 10:55

Oi Alexandra,
costuma ter neve em junho sim, mas tudo depende da mãe natureza, ela quem manda.
Abraço!

Reply
Cláudia Regina 21 de julho de 2016 - 16:57

Acabo de voltar do Chile e o país é realmente encantador. O que eu mais gostei foi ver a cordilheira coberta de neve, em vários pontos da cidade. Ir à Valle Nevado e conhecer a neve de perto é fantástico.
Rosi, muitas informações do seu blog me ajudaram bastante na minha viagem, dicas sobre a água, hotéis, sistema de transporte. Valeu Rose.

Reply
Rosi Guimarães 25 de julho de 2016 - 10:57

Que bom Cláudia,
Fico muito feliz!
Abraço!!

Reply
Luckmorais (@luckmorais) 21 de julho de 2016 - 15:40

Boa Tarde, Rosi estarei indo pro Chile no dia 26/08 e ficarei por 5 dias, você poderia me dizer como está o clima neste período? Muito Frio? A Cotação do Real está boa?
Acompanho suas postagens e gostaria de lhe parabenizar pelo grande trabalho.

Abração.

Reply
Rosi Guimarães 25 de julho de 2016 - 11:02

Olá
Acompanhe nossa página no facebook, sempre publico sobre o clima por lá. E sobre a cotação, você pode ver nesse site: http://www.cambiosantiago.cl
Um abraço!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário