Portillo: O Centro de Ski mais antigo da América do Sul

por Rosi Guimarães

Além de ser o mais antigo, mais de 55 anos, há quem diga que é o mais lindo. Esta é a opinião da  Patrícia Cunha, que também mora aqui no Chile e já visitou Portillo duas vezes com sua família: no inverno e no verão, e ela conta o que achou do lugar.

Texto e fotos: Patrícia Cunha

Portillo

Portillo no verão

Portillo é um centro de ski que fica a aproximadamente 160 quilômetros ao norte de Santiago, indo para Mendonza, estrada que liga o Chile a Argentina.

A primeira vez que estivemos lá foi em janeiro deste ano. Fomos de carro e a viagem durou cerca de 2h30min.  Como o nosso objetivo era  apenas conhecer e não nos  hospedar no hotel, paramos para almoçar na cidade de  Los Andes, que fica antes da subida.  Em pleno verão, a cidade já tinha clima de montanha, apesar do sol brilhante, o vento super gelado.

Portillo

Para quem é amante de fotografia e gosta de apreciar a natureza, a cada curva a paisagem vai ficando mais bonita, porém o grande espetáculo de Portillo no verão é a Logoa del Inca que fica entre as Cordilheiras dos Andes. Passamos um tempo apreciando e fotografando a lagoa azul de água  transparente e  geladíssima.

Portillo

O restaurante do Hotel estava praticamente vazio, fomos bem atendidos. Pedimos café e chocolate quente. A paisagem de dentro do restaurante é outro espetáculo.  Ficamos admirando as Cordilheiras e imaginando como seria no inverno quando ela estivesse coberta de neve,  toda branquinha. E a piscina ao ar livre, aquecida? Uma maravilha pra quem fica hospedado aqui.

A única coisa que vimos em Portillo foi um belo hotel amarelo, muito bem conservado e a Lagoa del Inca. Mas foi o suficiente para nos apaixonarmos e voltarmos no inverno.

Portillo

Portillo no inverno

Como moramos em Santiago, foi fácil programar outra viagem para Portillo. Esperamos a neve cair, a estação de esqui abrir e nos programamos para passar o dia. Como o nosso objetivo não era esquiar, um dia foi o suficiente para a diversão na neve, fotografar, almoçar no hotel e voltar com segurança para casa.

Portillo

Desta vez a subida foi mais lenta, havia muitos caminhões parados na estrada. Eles estavam esperando a travessia para a Argentina, já que a neve estava impedindo a passagem. Porém até o hotel a viagem foi tranquila. A pista é larga,  bem sinalizada e são 32 curvas até Portillo. O dia estava nublado e a temperatura abaixo de zero.

Portillo

A única coisa que encontramos igual, foi o hotel amarelo, porque o restante da paisagem estava modificada pela neve. Havia muitos carros e tivemos que estacionar praticamente na pista. Pareceu-me que o estacionamento era somente para quem estava esquiando, ao menos, nesse dia. O hotel estava lotado. Muitos jovens, famílias e pessoas do mundo inteiro circulavam por lá.

Portillo

Fomos sem a intenção de esquiar, nosso objetivo era curtir a neve, então passamos a maior parte do tempo brincando e fotografando a beleza do lugar. Almoçamos no restaurante principal do hotel – estilo self service, pagamos mais ou menos 13.000 pesos por refeição completa, com direito ao prato principal, salada, sobremesa e água à vontade.

Portillo

Tomamos a decisão certa quando decidimos ir a Portillo! Tanto no verão como o inverno, as paisagens são um espetáculo natural. Vale muito a pena conhecer!! Entre o Valle Nevado e Portillo, eu Patricia Cunha e minha família, preferimos Portillo!

É Patrícia, fiquei com mais vontade ainda de conhecer Portillo, que lugar lindo e encantador.

Que saber mais sobre os centros de esqui do Chile? Veja estes posts:

Tour panorâmico Valle Nevado e outras estações.

Nosso dia esquiando em El Colorado

História da Grace Silva que foi pra Chillan

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

24 comentários

natalia 19 de fevereiro de 2019 - 09:24

Oi Rosi, qual agencia indica para nos levar ate portillo?

Reply
Rosi Guimarães 19 de fevereiro de 2019 - 19:23

Oi Natalia,
Temos agências parceiras no blog, https://nosnochile.com.br/parceiros/
Um abraço!

Reply
É verão no Chile. O que fazer e quais roupas colocar na mala? 11 de janeiro de 2018 - 14:39

[…] esquecendo, fizemos um passeio muito bacana no verão do ano passado e acho que vale muito a pena, Portillo e a Laguna del Inca no verão. Lugar lindo de […]

Reply
Estações de esqui no Chile: Perguntas e respostas (Parte2) 26 de fevereiro de 2017 - 12:45

[…] é um pouco mais distante de Santiago, cerca de 2 horas de viagem. Tem post aqui no blog também. A estação é linda, já fomos no verão. Tem post aqui.  A data prevista para […]

Reply
NatimaxVieira 9 de agosto de 2016 - 13:55

Olá Rosi, Boa tarde!
Estou indo em Agosto pro Chile e pretendo esquiar um dia no Valle Nevado ou Farellones e no outro dia ir pra algum outro local com neve.

Ficam duas duvidas.

Nunca esquiei na vida, mas quero tentar o esqui mesmo. Me falaram que Farellones tem pistas mais fáceis para iniciantes, mas ela também me parece bem menor que as do Valle Nevado, o que pode me dizer em relação à estas duas em relação às atividades de esqui mesmo.

Outra coisa, entre a paisagem de Portillo e a de Cajon Del Maipo nas fotos as duas parecem bem parecidas, sendo que pelos vídeos parece que a chegada no Cajon é mais difícil. O que pode me dizer sobre estes dois casos?

Abraço

Reply
Debora 26 de julho de 2016 - 17:17

Olá, você teria alguma indicação de agência que vá até Portillo?

Reply
Rosi Guimarães 28 de julho de 2016 - 09:35

Oi Débora,
te enviei a indicação por email.
Abraço!

Reply
Rafael 19 de junho de 2016 - 04:18

Rosi,

Suas dicas são de grande ajuda!

Queria saber se pode me ajudar com uma dúvida, vou em julho para o chile e no meu roteiro reservei um dia para portillo e outros dois para el colorado e valle nevado. Estarei com carro alugado, pois irei tambem para o litoral e para as viniculas no sul.
Sobre a ida e aluguel das correntes (cadenas) para o valle e el colorado li muito que na estrada existem lugares para aluguel destas. Mas não achei nada sobre no caminho de portillo. Saberia me informar se no caminho também alugam? Ou se devo alugar em algum lugar? Ou se de repente vale a pena alugar em algum lugar em santiago para os 3 dias (e se me indica algum.. Rs).

Desde já obrigado.

Reply
Rosi Guimarães 19 de junho de 2016 - 12:17

Rafael,
Vamos para Portillo na semana que vem e vejo essa questão pra você, não sei se na estrada pra lá tem opções de locais de aluguel de cadenas. Por favor me envia um e.mail para me lembrar. Outra opção seria alugar junto com o carro, viu na locadora se eles tem?
Um abraço!

Reply
Chile: Centro de Ski Portillo no verão 3 de abril de 2016 - 17:25

[…] Veja o post sobre Portillo aqui. […]

Reply
Fernanda 2 de abril de 2016 - 12:57

Que legal,
Obrigada pela atenção!
Tenho mais algumas duvidas rsrs:

*Pretendo ir de carro á Portillo, vc acha tranquilo nessa época do ano?(06 á 13/07/16)
*È fácil alugar roupas de neve para as crianças?Me preocupo com os tamanhos.
*Além de portillo quero incluir mais um dia de neve no meu roteiro, com a mesma intenção de passear e brincar, onde vc indica?

Um abraço
Fernanda

Reply
Rosi Guimarães 2 de abril de 2016 - 20:06

Oi Fernanda!
Acho que já te respondi. rsrs

Reply
Fernanda 30 de março de 2016 - 11:23

Boa tarde,
Irei a Santiago em Julho/2016.
Quero muito conhecer Portillo, mas não tenho intenção de fazer actividades, meus filhos são pequenos 3 e 6 anos e queremos mesmo, passear e curtir o dia.Como seria o valor Bester caso?Quanto eu pagaria apenas para entrar, sem actividades inclusa?

Reply
Rosi Guimarães 31 de março de 2016 - 06:39

Oi Fernanda,
não paga nada para entrar. E no hotel tem restaurante e você pode passar o dia apreciando e os meninos brincando na neve e almoçar. Depois entra no site da estação e confere a programação do inverno em Portillo, eu ainda não vi.
Um abraço!

Reply
Fernanda 31 de março de 2016 - 19:54

Que legal,
Obrigada pela atenção!
Tenho mais algumas duvidas rsrs:

*Pretendo ir de carro á Portillo, vc acha tranquilo nessa época do ano?(06 á 13/07/16)
*È fácil alugar roupas de neve para as crianças?Me preocupo com os tamanhos.
*Além de portillo quero incluir mais um dia de neve no meu roteiro, com a mesma intenção de passear e brincar, onde vc indica?

Um abraço
Fernanda

Reply
Rosi Guimarães 2 de abril de 2016 - 20:05

Oi Fernanda.
A estrada para Portillo não é tão tranquila, é bom ficar de olho na previsão da temperatura porque se estiver nevando é bem perigoso. É fácil sim alugar roupas de neve para crianças, em todas as lojas tem. Se for para Portillo é melhor alugar antes, não sei como é essa questão lá. Sugiro conhecer Farellones, muitas atividades para crianças. Quero fazer um post específico sobre Farellones, vamos ver se sai. rsrsrs.
Um abraço!

Reply
13 dicas para você viajar tranquilo para Santiago do Chile - Nós no Chile 25 de agosto de 2015 - 10:44

[…] E para conhecer as outras estações de esqui, veja aqui: Chillan ou Portillo. […]

Reply
Aline Cabral 24 de agosto de 2015 - 18:47

Oieeee! Boa noite! Estou adorando as dicas! Editou indo prai sexta-feira agora e já não me aguento de tanta ansiedade… Estou na maior dúvida de Qual estação ir… Por favor, você sabe me dizer qual a cotação para trocar reais em pesos? E dólares em pesos? E outra coisa, gostaria muito de ir a Cajon del Maipo, mas estou pensando em ir de carro alugado. Você acha uma boa ideia ou o caminho e muito difícil, complicado, perigoso? Obrigada! E parabéns pelo blog! Beijos Aline

Reply
Rosi Guimarães 25 de agosto de 2015 - 07:59

Oi Aline!
Publiquei ontem um foto com a cotação do dia no facebook no Nós no Chile -https://www.facebook.com/nosnochile
Curta a página, sempre divulgo muita coisa por lá. A estrada para Cajon é bem perigosa sim, não aconselho a ir de carro, estrada com muitas pedras e nessa época com neve, então só para quem tem boa experiência. Muitas agências nem fazem esse passeio no inverno por ser bastante perigoso. Qual estação ir? Depende do que você quer? Esquiar ou só conhecer? Se a ideia é só conhecer o ideal é um tour panorâmico que você pode conhecer 3 estações, veja este post: http://nosnochile.com.br/tour-panoramico-valle-nevado-e-outras-estacoes/ ou se quer esquiar o melhor é ficar só em uma estação para aproveitar bem o dia: veja esse post: http://nosnochile.com.br/esquiando-em-el-colorado-nosso-dia-na-neve/
Um abraço!!! volte para contar como foi sua viagem.

Reply
Santiago do Chile: melhor no inverno ou verão? - Nós no Chile 23 de agosto de 2015 - 12:17

[…] se a ideia é conhecer outros centros de ski mais distantes de Santiago, deixo o post sobre Portillo e este sobre […]

Reply
Sybill Corazani 23 de agosto de 2015 - 11:08

Excelente articulo y el blog es genial. Mucho éxito amigos 🙂

Reply
Rosi Guimarães 25 de agosto de 2015 - 08:28

Gracias Sybill Corazani!!!
Saludos desde Santiago. Una familia brasileña que vive y ama Chile.

Reply
Eveline Gomes 21 de agosto de 2015 - 12:32

Será que vale a pena alugar um carro pra passar o dia lá então? Adoro dirigir e vou em novembro sozinha…. Pelo jeito deve ser um passeio bem gostoso de fazer…..

Reply
Rosi Guimarães 25 de agosto de 2015 - 08:55

Oi Eveline,
Se gosta de dirigir acho que vale e a estrada parece ser bem bonita. É um passeio para o dia inteiro. Se decidir ir, depois volte para contar como foi.
Um abraço!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário