Primavera no Chile: o que fazer e que roupas colocar na mala

por Bárbara Mussili

Demos tchau para o inverno no último dia 22 de setembro e as boas-vindas para a primavera 2019. Se por um lado a neve derrete na cordilheira, por outro, a cidade fica mais verde com as folhas que voltam a brotar nas árvores e mais colorida com as flores que nascem nos jardins de Santiago.

Clima e temperaturas em Santiago na Primavera

O clima na cidade está bem seco, o que afetou a duração da temporada de neve. Com a falta de umidade, dificilmente chove. Os dias estão claros, com céu muito azul e começou a escurecer mais tarde. O sol tem se posto entre 19h30 e 20h. Até o verão, já estará se pondo por volta das 21h, o que traz aquela sensação de poder aproveitar ainda mais o dia.

Com tempo ensolarado, as temperaturas podem chegar a 30 graus, o que tem surpreendido o santiaguino. Ainda assim, os dias começam e terminam frios com médias entre 12 e 16 graus. Ou seja, a amplitude térmica é significativa.

Então, como preparar a mala?

Não tem jeito. Tem que trazer de tudo um pouco, mas sem exageros. Vamos tentar esquematizar para ficar mais fácil.

Na cidade

De dia: roupas mais leves. Para as mulheres, já dá para usar blusa de manga curta, saia e vestido. Para os homens, camisa de manga curta e bermuda.

De noite: roupas mais quentinhas, como calça comprida, blusa e camisa com manga longa e casaco. As mulheres também podem se proteger da temperatura mais fria com lenços e echarpes

Observação: se for sair cedo ou chegar tarde, lembre-se de ter um casaco a mão para usar enquanto a temperatura estiver baixa ou se estiver em lugares abertos.

Fora da cidade: montanha e litoral

Seja durante o dia ou à noite, a temperatura sempre tende a ser mais baixa em passeios fora da região metropolitana. É melhor não confiar na previsão de tempo aberto. Use calça comprida e carregue um agasalho médio, principalmente se você for friorento. Casacos do tipo corta-vento também são úteis na montanha.

Procure sempre observar a previsão do tempo e estar bem hidratado para combater o clima seco. Não esqueça o filtro solar e abuse do chapéu ou boné ao ar livre.

Passeios ao ar livre

Que tal conhecer os parques de Santiago? A primavera é uma excelente época para conhecer as áreas verdes da cidade, normalmente bem cuidadas e muito atrativas para caminhar, praticar esportes ou levar as crianças para brincar. Também é possível combinar estes passeios com atrações culturais e conhecer a cidade caminhando.

Parque Forestal

Este parque fica na comuna de Santiago e abriga dois grandes museus: o Museo Nacional de Bellas Artes (MNBA) e o Museo de Arte Contemporáneo (MAC). É uma área bem extensa, mas pode ser percorrida principalmente na parte próxima aos museus. Também é possível aproveitar e ir caminhando para o Barrio Lastarria, onde se pode almoçar, tomar um café ou um sorvete.

Acesso pelo Metrô – Estação Bellas Artes (linha 5)

Acesse os posts do Barrio Lastarria e do MNBA para saber mais.

Aos domingos, entre 9 e 14 horas, a movimentada Avenida Andrés Bello fica fechada entre a altura da estação de metrô Los Leones até Bellas Artes. Um bom motivo para conhecer a cidade caminhando ou alugando uma bicicleta. O trecho tem aproximadamente 4 km.

Cerro Santa Lucía

É um ponto turístico muito conhecido por ser o local onde a cidade foi fundada em 1541. Também fica próximo ao Barrio Lastarria, onde ficam localizados o Centro Cultural Gabriela Mistral (GAM) e o Museo de Artes Visuales (MAVI), espaços culturais sempre com excelentes exposições.

Acesso pelo Metrô – Estação Santa Lucía (linha 1)

Parque Araucano

Em Las Condes, é um parque cercado bem grande, com campo de futebol, quadras poliesportivas e pista de skate. Sempre fica cheio com pessoas passeando, descansando no gramado ou fazendo atividades. Possui jardins muito bem cuidados, entre eles o roseiral. É um espaço perfeito para quem curte fazer ensaios fotográficos. Também tem um pequeno shopping, onde fica o Kidzania, opção de atividade para as crianças. É vizinho ao Shopping Parque Arauco.

Parque Bicentenário

Em Vitacura, é muito frequentado pelos chilenos no fim de semana. Vale conhecê-lo após um almoço no restaurante Mestizo, localizado em um dos extremos do parque. Há áreas com brinquedos para crianças e, do outro lado do parque, está a enorme escultura “La Búsqueda” com a cidade ao fundo. Um lugar lindo para ver o pôr do sol.

Parque Metropolitano de Santiago

Está localizado na Recoleta. A dica é subir o Cerro San Cristóbal de funicular ou teleférico até o Santuário da Imaculada Conceição, para ver a cidade do alto. E ainda dar uma passadinha na La Chascona, casa-museu da Fundação Pablo Neruda.

Veja os posts aqui e aqui.

Arredores

Valparaíso e Viña del Mar

São duas cidades litorâneas muito próximas uma da outra que podem ser conhecidas em um passeio de mesmo dia. Nossas agências parceiras oferecem este programa que, normalmente, consiste em passar primeiro pela cidade de Viña e conhecer o Reloj de Flores, construído em 1962 para celebrar a Copa do Mundo realizada no Chile. Depois, o passeio continua em Valpo, Patrimônio da Humanidade pela Unesco e sede do Congresso Nacional Chileno, com seus murais coloridos que compõem um museu a céu aberto, seus morros com típicas construções e a linda vista para o Pacífico. Para fechar com chave de ouro, visite também a La Sebastiana, outra casa-museu de Pablo neruda.

Acesse o post da cidade aqui e veja a relação de nossas agências parceiras.

Vinícolas

Qualquer época do ano é tempo de se conhecer a produção vitivinicultora e degustar vinhos neste passeio mais do que tradicional. O blog tem uma seleção de vinícolas para você escolher: das maiores e mais famosas até as menores e chamadas boutiques. Das que são mais perto até as que compensam uma pequena viagem e hospedagem, podendo percorrer mais de uma vinícola por dia.

Consulte a opção de vinícolas no menu do site. 

Cajón del Maipo

Mais uma dica de primavera inspiradora é assistir um pôr do sol especial. Cajón del Maipo é um dos lugares mais procurados nos arredores por estar aos pés da Cordilheira dos Andes. A Indo pro Chile oferece um passeio com este objetivo. Acesse este link para saber como foi a experiência da Rosi. Lembrando que o Embalse El Yeso continua fechado por razões de segurança.

Mas, se o seu sonho for conhecer uma paisagem parecida com o Embalse e admirar um lago de cores que variam entre o verde e o azul, você pode optar por conhecer Portillo. 

Aproveite a primavera com muita energia em Santiago e siga o @blognosnochile no Instagram para saber tudo que está rolando por aqui.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

 

Posts Relacionados

Gostou? Deixe aqui seu comentário