Pucón: Conhecendo a Reserva Biológica Huilo Huilo

por Rosi Guimarães


Já contei nos posts anteriores que a nossa viagem para Pucón foi maravilhosa, fomos no inverno (julho/15) e queremos voltar no verão.  Aqui nesse post  falei como foi nossa ida saindo de Santiago de carro e aqui o post com nosso roteiro completo. E agora vou contar tudo sobre o passeio que mais gostamos, nosso dia em Huilo Huilo.

Pucón Huilo Huilo

Preferimos fazer esse passeio com uma agência, porque queríamos aproveitar bastante o dia e conhecer vários lugares, então a opção de um tour era melhor e mais tranquilo. A estrada para a reserva Huilo Huilo já é um encanto. Passamos pela região dos rios, cada paisagem de tirar o fôlego.Pucón Huilo Huilo

Nosso roteiro nesse dia:

  • Centro Cultural Panguipulli
  • Almoço em Choshuenco
  • Reserva Biológica Huilo Huilo
  • Visita aos hotéis Nothofagus e Montanha Mágica
  • Visita ao povoado de Puerto Fuy e Lago Pirehuico
  • Museu Los Volcanes
  • Bosque de los Cierdos
  • Degustação na Cervejaria Petermann

Nossa primeira parada foi no Centro cultural de Panguipulli, que faz parte da Red de Museos de la Región de los Ríos e faz parte do Patrimônio Arquitetônico de Panguipuli. A casa onde é o museu era um convento e está localizado na parte de trás da Igreja San Sebastián. O museu conta com uma galeria de exposições e uma sala de vendas de artesanatos locais. E para suportar o frio, uma cafeteria.

Igreja San Sebastián

Igreja San Sebastián

Artesanatos vendidos no Centro Cultural

Artesanatos vendidos no Centro Cultural

Depois fomos parando em lugares estratégicos tirar fotos e apreciar a paisagem, cada lugar mais lindo que o outro, apesar do dia estar nublado, frio e com chuva.

Pucón Huilo Huilo

Hora de uma paradinha para o almoço. Paramos em Choshuenco – Restaurante Rucapillan, típica comida chilena.

Pucón Huilo Huilo

Barriguinha cheia, pé na estrada em direção à Reserva Biológica Huilo Huilo.

“ Huilo Huilo é parte de um ecossistema único e pouco explorado, que corresponde ao territorio selvático da Patagônia, nos Andes Austrais. Nesse território se sobrepõe áreas de interesse científico e de conservação a nível mundial. É uma das 25 eco regiões mas valiosas e ameaçadas do planeta. Considerada a nível mundial “hotspot” (ponto quente) em matéria de biodiversidade, sua importância biológica e nos seus altos níveis de espécies endémicas, a grande variedade de hábitats e formações vegetais excepcionais e únicas.” Trecho retirado do site da reserva.

Entrada da Reserva Huilo Huilo

Entrada da Reserva Huilo Huilo

Na Reseva Huilo Huilo tem muitas atividades como: cavalgadas, caminhadas, excursões guiadas, aventura na neve, rafting e muito mais. Confira mais opções aqui no site.  Mas como tínhamos apenas um dia e queríamos conhecer a região não exploramos a reserva, mesmo porque estava chovendo e muito, muito frio. Devia estar uns 2º graus.

Pucón Huilo Huilo

Caminhamos um pouco na reserva e fomos ver os saltos El Puma e o Salto Huilo Huilo. Uma água tão azul e tão linda.

Pucon Huilo Huilo

Pucón Huilo Huilo

Pucón Huilo Huilo

Dentro da reserva estão os hotéis temáticos Nothofagus e  Montaña Mágica.

Hotel Nothofagus - foto: site da reserva

Hotel Nothofagus – foto: site da reserva

Hotel Montanha Mágica

Hotel Montanha Mágica

De lá partimos para a visita ao povoado de  Puerto Fuy e o Lago Pirehuico – de Puerto Fuy saem barcos que fazem a travessia para a Argentina em San Martín de Los Andes. Cidade gelada e cheia de neve.

Pucón Huilo Huilo

visitamos também o Museu los Volcanes. Esse museu fica dentro da reserva e não está totalmente pronto. O que podemos ver foram coleções de peças e história de 12 Pueblos originários, principalmente Mapuche. É um edifício de 5 andares com uma cúpula que será um observatório e quando estiver totalmente concluído vai ser possível ver mostras que fazem referência à evolução do Universo.

Pucón Huilo Huilo

Parte interna do Museu. Foto: site da reserva

Parte interna do Museu. Foto: site da reserva

E depois fomos ao Bosque dos Veados e Javalis – que tem uma passarela de madeira que você vai caminhando e apreciando o bosque e os animais.  Nesta reserva há também um pequeno aviário, mas por causa da chuva, desistimos de caminhar até lá para ver. Essa é uma parte do passeios que as crianças mais gostam.

Pucón Huilo Huilo

Pucón Huilo Huilo

E para fechar o dia, degustação Cervejaria Petermann – O lugar mais quentinho que entramos, lá dentro tem um restaurante que serve pizzas, sanduíches e um delicioso chocolate quente! Humm! Era tudo que estávamos precisando. Eu e os meninos pedimos chocolate quente e Flávio aproveitou para experimentar a cerveja, que segundo ele, é boa.  É uma cerveja artesanal, segundo eles, feita com águas cristalinas do sul do Chile.

Pucón Huilo Huilo

Hora de Voltar para Pucón! Dia puxado, saímos de Pucón 8h e retornamos 20horas, são mais ou menos uma hora e meia de viagem. Mas valeu muito a pena, o dia rendeu e vimos muitas coisas. Como eu disse não exploramos a reserva caminhando, mas conhecemos bastante. 

Pucón Huilo Huilo

Pucón Huilo Huilo

É um passeio que dá para fazer com crianças, apesar dos meus não serem mais tão pequenos, Arthur e Yasmim curtiram bastante. É bom levar água e um lanchinho. Com o café da manhã reforçado no hotel, o almoço na estrada e o chocolate quente na cervejaria no final do dia deu para segurar bem. No volta para Pucón foram os meninos foram dormindo e descansando.

Vai viajar para o Chile com crianças?  A Priscila Guerreiro acabou de escrever um post bem completinho. Leia aqui. 

Nosso percurso saindo de Pucón:

Mapa passeio Huilo Huilo

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

14 comentários

Pucón no Sul do Chile: nossa viagem saindo de Santiago 28 de fevereiro de 2018 - 16:02

[…] por isso é conhecida como a capital do turismo de aventuras.  Além de estar bem perto da Reserva Biológica de Huilo Huilo, que foi um dos nossos passeios preferidos, mas essa experiência vai ficar para um próximo post. […]

Reply
Pucón no Sul do Chile: roteiro completo para 4 dias de viagem! 28 de fevereiro de 2018 - 15:53

[…] Pucón: Conhecendo a Reserva Biológica Huilo Huilo […]

Reply
Aline Lourenço Cunha Bragança 26 de julho de 2017 - 08:59

Olá, gostaria de saber se é possível ir de Puerto Varas a Huilo-huilo e voltar no mesmo dia e se seria melhor alugar um carro ou ir com alguma agência de viagem. Obrigada.

Reply
Rosi Guimarães 26 de julho de 2017 - 12:07

Oi Aline, não sei te dizer com certeza, já que o percurso que nós fizemos foi de Pucon a Huilo Huilo. Pelo que andei pesquisando aqui no google é bem distante e não daria para fazer bate e volta.
Abraço!

Reply
Rodrigo 1 de julho de 2017 - 00:38

Rosi, boa noite! Pretendo ir agora em agosto, você sentiu que o caminho é tranquilo para ir e voltar de carro alugado? Estou amando seu blog! Me ajudou muito já e continua ajudando!

Reply
Márcia 23 de março de 2017 - 15:52

Olá, gostei muito do seu blog e suas informações tem me ajudado muito na programação da minha viagem em julho de 2017. Vou com 3 crianças de 4 a 11 anos, você acha que o passeio a Huilo Huilo é muito puxado? Tem que caminhar muito? O pacote é o mesmo preço para adultos e crianças?

Reply
Bruno Monteiro 4 de janeiro de 2017 - 17:22

Boa noite! Queria saber se tem como acampar em pucon? se todos os lugares são pagos, tem lugares especificos para acampar lá? Campings? As reservas ficam longe da cidade? Agradeço desde já. Abraço.

Reply
Caio Lima 16 de maio de 2016 - 16:09

Gostaria de saber os preços (por pessoa) que vocês fecharam esses passeios em Pucon? Pois estou pensando em ir de carro à Pucon e quero contabilizar os valores que as empresas turísticas cobram pelos passeios pra saber se vale a pena.

Reply
izabela sousa 26 de abril de 2016 - 14:23

Rosi, este passeio vcs sairam de Pucon as 8h e chegaram as 20h ou sairam da reserva as 20h?

Reply
Rosi Guimarães 27 de abril de 2016 - 21:29

Izabela,
Nós Saímos de Pucón às 8 horas da manhã e às 20 chegamos de volta em Pucón. É um passeio de 12 horas, bem cansativo, mas maravilhoso. Demoramos um pouco mais porque estavámos com nossos filhos.
Abraço

Reply
izabela sousa 11 de março de 2016 - 15:32

OLA, VC PODERIA RECOMENDAR AGENCIA DE TURISMO EM PUCON E PUERTO VARAS?

Reply
Tamires 21 de outubro de 2015 - 12:54

Procurando sobre o Chile na internet, achei seu blog. “Nossasinhora”, vai meu ajudar e muito! Porém, resolvi te escrever com o intuito de lhe pedir valiosas dicas sobre minha primeira experiência no Chile. Pretendo viajar em lua de mel, em meados de 2016 e me encontro perdida. Gostaria muito de sua ajuda para realizar esse sonho, que é a união de conhecer o país do meu querido poeta Neruda e encontrar a neve pela primeira vez. O que você me indica? Teremos 1 semana para passear e conhecer o máximo de coisas que pudermos (dentre essas, nao abrimos mao da casa de Isla Negra e de ver neve) e também não dispomos de muita grana. Enfim…no que você puder me ajudar, será maravilhoso!! (E vou devorar seu blog hein!)
Um beijo!

Reply
miriamrocha 18 de outubro de 2015 - 13:00

Queria muito ter ido a Pucón quando estive ai, mas o dinheiro não deu. Amei o Chile e Santiago, gostaria muito de morar ai, mas penso que deve ser muito difícil estrangeiro conseguir emprego ai…
Bjs !!

Reply
Pucón: Roteiro completo para 4 dias de viagem - Nós no Chile 14 de outubro de 2015 - 10:22

[…] Dia do passeio para a Reserva Biológica de Huilo Huilo. Foi o dia que finalmente conseguimos ver o vulcão! Ufa!!! Já estava triste, pensando que iria voltar para Santiago sem ver o majestoso Villarica. Tem muita coisa boa para contar desse dia. Conhecemos muitos lugares maravilhosos, confira o post sobre Huilo Huilo aqui. […]

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário