Pucón: Roteiro completo para 4 dias de viagem

por Rosi Guimarães

Como já falei no post anterior, saímos de Santiago em direção ao Sul de Chile – Pucón, de carro e fizemos uma viagem super  tranquila. Veja o post aqui.  Agora vou contar como foi nosso dia a dia. Lembrando que nosso passeio foi em julho, inverno e temperatura variando entre -3 e 10 graus. Queremos voltar no verão!

Pessoal correndo de camiseta com temperatura de 2º.

Pessoal correndo de camiseta com temperatura de 2º graus.

1º dia

Chegamos em Pucón às 14h30. Fizemos o check-in no Hotel Patagônia, deixamos as malas e fomos caminhar para conhecer a cidade. Logo na esquina do nosso hotel  já paramos no restaurante Cassis para fazer um lanche.

Dica de restaurante: Cassis – Ambiente gostoso e quentinho, comida muito boa e variada, tem crepes, sanduíches, saladas, chocolate quente e mais um tantão de coisas gostosas.

Foto: site interpatagonia.com

Foto: site interpatagonia.com (foto do verão)

Com a barriguinha cheia fizemos uma caminhada pela cidade, não vimos o vulcão porque estava muito nublado. A cidade é um charme, a avenida O’Higgins e as ruas Ansorena, Fresia, Palguín, Alderete e Urrutia estão concentrados os principais pontos comerciais, com lojas de roupas esportivas, artesanatos, restaurantes  e também hotéis, hostel e muitas agências de turismo. Adoramos a cidade!!!

2º dia

Depois de um delicioso café da manhã no hotel saímos em busca da agência de turismo que já tínhamos indicação. Fomos negociar preços e decidir quais passeios iríamos fazer, já que eram muitas opções para poucos dias. Depois de muita negociação decidimos nossa programação de viagem:

Fizemos um rápido almoço e saímos para nosso primeiro passeio: tour pelos arredores de Pucón. Dá para fazer esse passeio em meio período, saímos às 13h e retornamos ás 19hs. O que vimos nesse passeio ?

Saimos em direção a região de Quelhue, onde passamos por uma passarela suspensa sobre o Rio Trancura.

PUCON Roteiro

Depois seguimos pelo caminho que une  Pucón com Caburgua, que é chamado de rota Carhuello, e seguimos pela margem do rio Liucura, que tem uma água tão azul, mas tão azul que encanta!

PUCON Roteiro

Passamos pela ponte Carhuello e o rio do mesmo nome e chegamos a Ojos de Caburgua – que na língua Mapuche quer dizer: “Lugar escarbado con cuchara” – lugar moldado com colher.  Depois fomos ver o Lago Caburgua que fica dentro do Parque Nacional Huerquehue.

PUCON Roteiro

PUCON Roteiro

Lago Villarica, que é chamado de praia pelos chilenos no verão fica lotado, mas no inverno e com chuva não tinha ninguém. E o vulcão continuava escondido.

PUCON Roteiro

E no final  do passeio, o momento mais esperado por Arthur e Yasmim, o Parque Nacional Villarica – caminho do vulcão, para brincar na neve, já que a estação de esqui está fechada por causa da erupção do vulcão em março.  Muita neve já no caminho.  Frio e muita diversão!!! Com direito a skibunda e boneco de neve. Foi delicioso!

PUCON Roteiro

PUCON Roteiro

PUCON Roteiro

Dica de restaurante: Nesse dia jantamos um foundue delicioso no restaurante La Marmita. Escolhemos o fondue de queijo que vem acompanhando de pão, cenoura, maçã, salsicha…. Delícia!!!

PUCON Roteiro

E para sobremesa e atendendo o pedido dos filhos: fondue e chocolate, que vem acompanhando do frutas, farofa de castanhas, coco ralado… Hum!!! Perfeito. Aprovado por todos!

3º dia

Dia de conhecer as termas geométricas. Lugar mágico e encantador, aos pés do vulcão, de onde brotam águas quentes com temperaturas que variam entre 35º e 45º graus. Fica até difícil descrever o lugar, é preciso sentir.

PUCON Roteiro

Um estrutura rustica com detalhes em vermelho, obra do arquiteto chileno German del Sol, a ideia dele foi levar a geometria à natureza, com a construção de uma linda passarela vermelha de 450 metros, por onde você vai passando e admirando a beleza do lugar, tudo em hormonia perfeita: o verde das plantas, a fumaça das águas quentes, a água caindo pelas pedras e no final da passarela uma cascata de água fria e a neve. Simplesmente mágico!

PUCON Roteiro

PUCON Roteiro

Além de sairmos de lá encantados com o lugar, saímos relaxados e eu e Yasmim com o cabelo super macio e sedoso.

PUCON Roteiro

No local tem um pequeno restaurante, também bem rústico, com uma fogueira dentro. No menú: sopas, pizzas, cafés, chocolate quente e doces. Vale fazer uma lanchinho para aquecer antes de voltar para Pucón.

PUCON Roteiro

Dica de restaurante: Já tínhamos recebido boas referências do restaurante que fica em frente ao nosso hotel. Maga – restaurante Uruguaio, especializado em carnes. Chegamos e estava tocando música popular brasileira, já gostamos de cara. Carne boa, veio no ponto que pedimos e ficamos bem satisfeitos. Aprovado também!

4º Dia

Dia do passeio para a Reserva Biológica de Huilo Huilo. Foi o dia que finalmente conseguimos ver o vulcão! Ufa!!! Já estava triste, pensando que iria voltar para Santiago sem ver o majestoso Villarica. Tem muita coisa boa para contar desse dia. Conhecemos muitos lugares maravilhosos, confira o post sobre Huilo Huilo aqui.

Dica: Apesar de estarmos de carro, preferimos fazer todos nossos passeios por agência, mais rápido, prático e conseguimos conhecer muita coisa em pouco tempo.

A Priscila, do blog Toca Lola, acabou de voltar de Pucón e tem um post bem completinho. Leia aqui. 

Outros posts sobre Pucón:

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

48 comentários

Mayara Casseta 19 de abril de 2018 - 19:08

Olá, tudo bem?

Tenho uma dúvida em relação a carro no Chile.

Estou montando um roteiro para viajar no ano que vem hehe, porém irei alugar carro para fazer desde Puerto Month até Pucon (e para ir nos passeis em Pucon tb).

Queria saber se é tudo ok as estradas por essas redondezas, e qual melhor carro para alugar? um carro 4×4?

Obrigada 😉

Reply
Pucón no Sul do Chile: nossa viagem saindo de Santiago 28 de fevereiro de 2018 - 16:05

[…] Roteiro completo para 4 dias de viagem […]

Reply
Conhecendo a Reserva Biológica Huilo Huilo em Pucón, Sul do Chile 28 de fevereiro de 2018 - 15:42

[…] queremos voltar no verão.  Aqui nesse post falei como foi nossa ida saindo de Santiago de carro e aqui o post com nosso roteiro completo. E agora vou contar tudo sobre o passeio que mais gostamos, nosso dia em Huilo […]

Reply
Ale Carneiro 24 de janeiro de 2018 - 18:25

Oi Rosi, estou adorando seus relatos! Fiquei curiosa com a época do ano em que tu esteve em Pucón, pois já tinha bastante neve né? Aproveitando, já que tu moras em Santiago, poderias me informar quando começou a funcionar os parques de esqui em 2017? Obrigada

Reply
Rosi Guimarães 25 de janeiro de 2018 - 18:53

Oi Ale,
Fomos para Pucon em julho, época de férias escolares da galerinha. 2017 a neve chegou antes por aqui e as estações abriram no começo de junho, mas isso vaira muito de ano para ano.
Abraço!

Reply
ALESSANDRA PAULA CARNEIRO 14 de abril de 2018 - 10:10

Muito obrigada pela resposta Rosi! Já estou com a passagem comprada pra 13 de maio, estarei trabalhando em Valdívia, e quero passar por Pucón pois tive boas recomendações. Você sabe se algumas dessas cidades tem UBER operando? E Santiago, tem?

Reply
Patrícia Freitas 16 de janeiro de 2018 - 14:21

Olá! Adorei suas dicas. Vou a Pucón em junho desse ano.
Para ir ao Parque Villarica você recomenda ir com agência ou é possivel ir sozinho? Não consegui muitas informações sobre os passeios por la, grau de dificuldade das trilhas etc? Poderia me ajudar?
Obrigada

Reply
Gleison 2 de janeiro de 2018 - 09:56

Rosi, tudo bem?
Para viajar em julho, com uma crianca de 6 anos, voce sugere Pucon ou Bariloche?
Obrigado

Reply
Rosi Guimarães 11 de janeiro de 2018 - 11:05

Oi Gleison,
Eu ainda não conheço Bariloche, então fica complicado te responder, mas se a intenção é curtir a neve, aqui pertinho de Santiago tem o Valle Nevado e Farellones que as crianças curtem bastante. Ou você quer fugir das estações de esqui próximas à Santiago?
Abraço!

Reply
Bibiana Fortes 26 de maio de 2017 - 14:56

Oi Rose,
Agosto será a segunda vez que irei ao Chile. Na primeira só fiquei em Santiago e arredores, e segui todas as suas dicas, dessa vez quero ir a Pucon e gostaria de dá um pulo em Bariloche. Você já foi para Bariloche por Pucon? e como posso ir, vou para Pucon de Ônibus, tem Ônibus pra de Pucon para Bariloche?

Reply
Rosi Guimarães 30 de maio de 2017 - 10:44

Oi Bibiana,
Ainda não conhecemos Bariloche. Não sei te informar de tem ônibus para lá. Faça uma pesquisa na turbus – https://www.turbus.cl/wtbus/indexCompra.jsf Pode ser que esse aplicativo aqui também te ajude: http://www.voyhoy.cl
Abraço!

Reply
Erica 30 de maio de 2017 - 12:22

Oi Bibiana,
Acabamos de voltar do Chile.
Fomos para Pucon mas de lá fomos de carro até Puerto Varas que é bem legal tb. Aí devolvemos o carro e fomos para Bariloche de onibus, a viagem é bem tranquila. Provavelmente, tem onibus de Pucon x Bariloche tb.
Voltamos de Bariloche pelo Cruce Andino pq o tempo estava ruim na ida, por isso preferimos ir de ônibus.

Meu roteiro foi: 3 dias Pucon + 3 dias Puerto Varas + 3dias Bariloche (tivemos que ficar 2 dias pra fazer o Cruce) +1dia Santiago

Reply
Rosi Guimarães 3 de junho de 2017 - 12:40

Oi Erica,
Que delícia de viagem, fiquei com vontade! Quem sabe você quer participar da série: Foi ao Chile. Conte pra gente. E contar como foi essa viagem?
Um abraço!

Reply
Erica 25 de abril de 2017 - 19:12

Oi Rosi, td bem
Parabéns pelo post!!!
Vc já foi em Puerto Varas?
Vi que foram até Pucon de carro, sabe como é a viagem de trem ou onibus?
Já foi até Chilloe e Bariloche? Estou tentando montar o meu roteiro rs
Obrigada ERica

Reply
Rosi Guimarães 2 de maio de 2017 - 08:31

Oi Erica, tudo bem?
Infelizmente ainda não conhecemos essa parte mais ao Sul do Chile, só chegamos até Valdivia. Está nos nossos planos.
Abraço!

Reply
Erica 2 de maio de 2017 - 10:51

ok obrigada.
Vcs foram pela agencia mas é tranquilo ir de carro p/ Huilo Huilo, Valdivia e as termas? Tem informações lá?

Reply
Rosi Guimarães 7 de maio de 2017 - 11:08

Erica,
As estradas são ótimas, acho que é tranquilo sim.
Abraço e boa viagem!

Reply
Fernanda 15 de março de 2017 - 21:01

Olá, Rosi, tudo bem?
Estou indo agora em abril para o Chile, vou para Santiago e sigo para Valdivia de carro, de onde pretendo ir a Pucon no bate-volta mesmo,
gostaria de saber se os passeios em Pucon são complicados para fazer de carro e com mapa? Minhas prioridades são o vulcão e as termas.

Reply
Chile: Qual é a melhor época do ano para viajar? 2 de março de 2017 - 08:49

[…] Chile é lindo em qualquer época do ano e os brasileiros estão cada dia mais visitando esse país tão perto do Brasil e tão diferente. Saiba aqui Porque o Chile caiu no gosto dos turistas brasileiros. Vai viajar para o Chile pela segunda vez? Que tal incluir o Deserto do Atacama no seu roteiro? E Pucón? […]

Reply
Retrospectiva 2016: Top 5 melhores passeios no Chile 20 de dezembro de 2016 - 19:50

[…] lugares que foram citados pelos nossos leitores:  Portillo, Pucón, Museu Interativo Mirador e […]

Reply
Maria MAio 12 de dezembro de 2016 - 15:38

Fotos bonitas, mas as termas são geotérmicas e não geométricas, vale corrigir.

Reply
Telma Caramelo 18 de agosto de 2016 - 10:37

Olá Rose! Amei seu Blog! Também tenho um Blog onde relato minhas viagens.
Estou indo para Pucón dia 15 de setembro. Lá vamos alugar um carro. Gostaria de saber se a entrada no Parque Vilarrica é paga e se for, qual o valor.
Na reserva Huilo Huilo, preciso pagar para entrar também, ou somente os passeios?

Fica o link do meu blog:
http://viagemnajanela.blogspot.com.br

Reply
Luís 5 de agosto de 2016 - 17:37

Como é a condição das estradas nestes passeios? Neva muito sendo preciso usar correntes nos pneus?

Reply
Rosi Guimarães 9 de agosto de 2016 - 09:54

Oi Luis,
Não neva nas estradas, a neve fica mais concentrada nas montanhas. Dá para dirigir tranquilo.
Um abraço!

Reply
tatysouto 4 de agosto de 2016 - 22:00

Boa noite!Adoro seu blog!
Qual agência de viagens vcs fecharam os passeios em Pucon? Eu, meu esposo e filha de 5 anos estamos indo para Pucon dia 26 ficando até 29, quero conhecer as Termas Geométricas e fazer o tour indo até a base do Vulcão. Ah, vamos ficar no mesmo hotel que vcs ficaram! bjs.

Reply
Rosi Guimarães 5 de agosto de 2016 - 09:19

Oi Thaty,
Pucón é maravilhoso, vocês vão amar! Depois me conta tudo! Fiz todos os passeios com o Juan, tem o contato dele em algum dos posts, você leu todos sobre Pucón, mas segue o whatsapp dele: +56 9 6279 32 63. Ele é chileno, mas entende um pouco de português. Empresa: Newentour.
Abraço e boa viagem!

Reply
tatysouto 5 de agosto de 2016 - 21:43

Oi, Rosi, desculpa! Tá no final deste post a indicação de quem lhes prestou o serviço, eu que não reparei,rs.

Reply
Talita Souza 18 de julho de 2016 - 00:13

Olá! Gostei muito do seu blog. Estou indo para o Chile em agosto e gostaria de passar alguns dias em Pucón, então queria perguntar se você sabe como funciona os ônibus de Santiago para Pucón e se eles saem todo dia! Obrigada pela atenção. 🙂

Reply
Como é a nossa vida no Chile. O que gostamos? 22 de março de 2016 - 18:19

[…]  Veja aqui nossos posts sobre Pucón. […]

Reply
Como é a nossa vida no Chile. O que gostamos? 21 de março de 2016 - 19:37

[…]  Veja aqui nossos post sobre Pucón. […]

Reply
[email protected] 25 de janeiro de 2016 - 07:21

OI..ROSE
adorei seus posts …tambem adoro comentar todas minhas experiencias e ajudar os amantes de viagem como eu,,..
Conheco Santiago…e meu marido apaixonado pelo Chile quer voltar em julho..faremos Pucon..
gostaria de saber se vcs foram de carro e voltaram para Santiago direto ou pararam em alguma cidade no caminho..
O que conhecer e onde ficar alem de Pucon???

Reply
Rita Santana 8 de janeiro de 2016 - 18:11

Olá, Rosi. Tenho aproveitado bastante seus posts. Acabei de chegar de Santiago e San Jose de Maipo. Valeu muito as dicas. Agora vou me preparar para ir a Pucón em Setembro, será que ainda é muito frio nesta época? Ou você sugere ir no verão? Queria conhecer também Chiloé, mas não sei se vale fazer os dois locais em uma unica ida ao Chile. Gostaria de sua opinião. Grata.

Reply
Rosi Guimarães 12 de janeiro de 2016 - 16:44

Rita,
Sou louca para conhecer Chiloé também, está na minha lista. Meu filho Arthur foi com a turma do colégio e amou. Chiloé é pequeno e acredito que 3 dias lá são suficientes a acho que dá para fazer junto com Pucón, que acho que 4 dias também são suficientes. Aluga um carro e passa por Puerto Varas e Frutillar que também é um encanto. Vai ser uma delícia!!! Depois me conta tudo.
Beijocas!!

Reply
Jacqueline Thomaz 3 de dezembro de 2015 - 08:59

Adorei seu blog, estou m baseando nele e no Chile só para crianças.

Estou indo para o Chile dia 19/12/2015 e voltar dia 02/01/2016. Vou fazer de Carro Santiago x Puerto Varas. Gostaria de dicas para onde ir com criança minha menina estara com 4 anos.
Na chegada, vou ficar dois dias em Santiago, 1 em Chillan, 3 em Pucon, 2 em Huilo Huilo, 4 em Puerto Varas. Na volta sigo direto até Chilan 1 dia e depois mais 1 dia em Santiago.
Se puder me ajudar, ficarei muito agradecida.

Beijos e Obrigada!!.

Reply
Rosi Guimarães 6 de dezembro de 2015 - 19:15

Oi Jacqueline.
Ainda não conheço Puerto Varas nem Chilan. Aliás Chilan é muito famosa pela neve, sem neve não sei o que tem pra fazer lá. Pucon e Huilo Huilo tem dicas aqui no blog, você já viu?http://nosnochile.com.br/categorias/fora-de-santiago/pucon/. Bem legal seu roteiro, depois quero saber tudo. Em Santiago várias dicas aqui também: http://nosnochile.com.br/categorias/para-criancas/
Um abraço e boa viagem!

Reply
Thiago 7 de dezembro de 2015 - 06:42

Oi Jacqueline. Fiz uma viagem por meio Chile em outubro e passei por Chillan e Puerto Varas.

Chillan é uma cidade pequena, não tem muito o que fazer. As proximidades da Plaza de Armas é bem arborizada e gostosa para dar um passeio. Próximo a essa praça tem uma feira de artesanato bem interessante também. Mas não tem muito além disso. Próximo a cidade tem termas. Não cheguei a ir em Chillan, mas pelo que pesquisei, em Pucon tem opções de termas mais interessantes e mais em conta (em Pucon fui nas termas, recomendo!)

Puerto Varas é um encanto de cidade. Bem acolhedora. Para crianças, a cidade em si não tem tanta coisa. Sugiro dar um passei em Frutillar, que fica a meia hora de Puerto Varas. Em Frutillar, tem uma avenida que contorna o lago com esculturas em metal que imitam instrumentos de orquestra. Acho que seus pequenos vão se divertir por lá. Tem um teatro na beira do lago lindíssimo. Acho que vão gostar de brincar nas proximidades do teatro.

Também recomendo subir o Vulcão Osorno. Você faz mais da metade da subida de carro, por uma boa estrada (estilo serra). Depois faz o restante da subida no teleférico (2 trechos). É um pouco caro, mas é um excelente passeio para família. Espero ter ajudado!

Reply
ana 8 de novembro de 2015 - 10:52

Oi Rosi, é possivel tomar banho nas termas geometricas?

Reply
Rosi Guimarães 19 de novembro de 2015 - 09:22

Oi Ana!
É sim, nós tomamos e a água é deliciosa, super quentinha. Passeios imperdível para quem viaja para Pucón.
Beijo grande!

Reply
Pucón: Conhecendo a Reserva Biológica Huilo Huilo - Nós no Chile 14 de outubro de 2015 - 10:58

[…] queremos voltar no verão.  Aqui nesse post falei como foi nossa ida saindo de Santiago de carro e aqui o post com nosso roteiro completo. E agora vou contar tudo sobre o passeio que mais gostamos, nosso dia em Huilo […]

Reply
Thiago 30 de setembro de 2015 - 16:43

Oi Rosi. Você chegou a fazer o post sobre Huilo Huilo? Vou em outubro agora para o Chile e programei um dia para a reserva. Mas achei bem pouca coisa na internet sobre o lugar. Quais atividades indica por lá? Tem restaurante para almoçar? Quanto tempo de estrada de Pucon até lá? Se puder em ajudar com essas informações agradeço muito!!! Se blog tem dicas muito boas para quem quer viajar para o Chile, parabéns!

Reply
Rosi Guimarães 3 de outubro de 2015 - 17:25

Thiago.
Não fiz ainda, acredita? Que dia vai viajar? Vou ver se consigo postar na próxima semana. São quase 2 horas de Pucón até Huilo Huilo numa estrada maravilhosa, fizemos o passeio com agência, paramos em vários lugares bacanas e almoçamos na estrada. Vou te enviar algumas informações por e.mail.
Um abraço!

Reply
Thiago 4 de outubro de 2015 - 15:36

Oi Rosi. Embarco para Santiago dia 10/10. Mas vou para Huilo Huilo só em 21/10.
Se puder me mandar algumas informações por email vai ajudar muito!!!

Obrigado.

Reply
Julio G. 21 de setembro de 2015 - 18:32

Oi Rosi, primeiramente parabéns pelo blog, que já acompanho faz tempo, mas nunca escrevi.
Queria aproveitar para perguntar sobre o preço destes passeios. Estava programando uma visita ao Chile em janeiro de 2016, mas com a alta do dólar aqui os preços aí foram pras alturas, pelo menos os do site turistik. R$ 150 pro Concha y Toro, R$105 pro Ônibus Hop on – off e por ai vai….fica complicado!!!!!
Mas enfim, continue com este lindo trabalho no blog e que Deus abençoe você e sua família.

Reply
Thiago 30 de setembro de 2015 - 16:47

Julio, tentei responder seu post mas não consegui. Estou planejando uma viagem para o Chile agora em outubro e vou fazer todos os passeios por conta, sem agência. Por tudo que já pesquisei dá para fazer tranquilo, inclusive a visita à vinícola. O hop on também pode ser dispensável se for ficar entre dois ou tres dias em Santiago, pois as atrações na cidade são próximas. Isso pode te trazer uma economia boa no fim das contas.

Reply
Julio G. 16 de outubro de 2015 - 14:42

Então Thiago, já fizestes a viagem? Como foi? Já acertei 13 que pretendo dividir entre Santiago e Mendoza, a princípio.

Reply
Julio G. 16 de outubro de 2015 - 14:46

13 dias…

Reply
Thiago 7 de dezembro de 2015 - 06:31

OI Julio. Fiquei um tempo sem acessar meu e-mail. Por isso não te respondi. Espero que ainda seja útil a minha resposta … rsrsrs.
Fiz a viagem sim. Deu tudo certo, mas achei que meu roteiro ficou corrido em algumas partes. De qualquer forma, se vai dividir 13 dias entre Santiago e Mendonza acho que está mais do que suficiente. Santiago não tem muito para fazer além de 4 dias. Imagino que á alugar carro. Vale a pena uma visita em Vina del Mar e Valparaiso. São cidades bem interessantes.
Se for de carro para Mendonza, é necessário documentação específica (com custos adicionais) para cruzar a fronteira do Chile com a Argentina. Fale com a locadora do carro que fará a travessia da fronteira e eles providenciam tudo. É um procedimento comum por lá.

Boa viagem!

Reply
Pucón no Sul do Chile: nossa viagem saindo de Santiago - Nós no Chile 30 de agosto de 2015 - 20:24

[…] Aguarde os próximos posts sobre essa cidade encantadora. Vou contar tudo sobre nossos passeios: Termas Geometricas, Huilo Huilo, Lago Caburgua, Ojos del Caburgua, Parque Nacional Villarica e muito mais!! Ahhh!!! O Post já ficou pronto e está cheio de dicas, clique aqui para ler. […]

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário