Texto: Rosi Guimarães Fonte: Omeni Fotos: Rosa Fernandez (leitora do blog)
O vulcão Vilarrica, localizado em Pucón, 800 km de Santiago, entrou em erupção na madrugada desta terça-feira, (3), com emissão de um volume grande de cinzas, atingindo alturas de 3 quilômetros.
O alerta do SERNAGEOMIN (Serviço Nacional de Geologia e Minería) é vermelho para um raio de 10 km em torno do vulcão. As cidades de Villarrica, Pucón e Curarrehue, nas regiões de Araucania e dos Rios estão em alerta. As aulas foram supensas e cinco escolas da região foram escolhidas para funcionar como albergues, a população já está sendo evacuada.
É interessante como o Chile é um país preparado para enfrentar tantos fenômenos da natureza. As autoridades e entidades responsáveis já tomaram todas as providências necessárias, a população está sendo evacuada com tranquiliade, nada de pânico nem correria.
A Presidente Michelle Bachellet já embarcou para a região e a situação atual é a seguinte:
Região de Araucanía
Pucón: Aproximadamente 2.100 pessoas já se encontram em zona de segurança.
Villarrica: Evacuaram os setores Voipir (20 pessoas), Challupén, Pino Huacho, Huincacara Norte, Molco, Loncotraro; Em Lican Ray 265 pessoas foram evacuadas.
Curarrehue: Autoridades da fronteira Mamuil Malal proíbe a entrada no Chile, só está permitida a saída.
Região dos Rios
Panguipulli: No setor de Coñaripe, se mantém 1.000 pessoas evacuadas para a zona de segurança.
As estradas em direção à região que estão com o trânsito impedido são:
– Ruta Villarrica – Lican Ray
– Ruta Lican Ray – Coñaripe
– Ruta Villarrica – Freire
– Ruta Loncoche – Villarrica
– Ruta Pucón – Villarrica
Fique com as fotos da Rosa Fernandez, leitora do blog, que esteve conhecendo o vulcão Vilarrica na semana passada e que segundo ela, já estava “soltando umas fumacinhas”.
Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.Planeje sua viagem com a gente!
1 comentário
estivemos em Pucon em Janeiro. Muito Linda a cidade e o vulcao Villarrica e um show a parte. Obrigada pelas dicas. Santiago é demais e já queremos voltar! cidade é bem segura sim, principalmente para nós que somos cariocas…rs abraço a todos os viajantes de plantão.