Pucón: Vulcão Vilarrica entra em erupção

por Rosi Guimarães

 

Texto: Rosi Guimarães      Fonte: Omeni     Fotos: Rosa Fernandez (leitora do blog)

O vulcão Vilarrica, localizado em Pucón, 800 km de Santiago, entrou em erupção na madrugada desta terça-feira, (3), com emissão de um volume grande de cinzas, atingindo  alturas de 3 quilômetros.

Foto: Jornal Estado de Minas

Foto: Jornal Estado de Minas

O alerta  do SERNAGEOMIN  (Serviço Nacional de Geologia e Minería) é vermelho para um raio de 10 km em torno do vulcão. As cidades  de Villarrica, Pucón e Curarrehue, nas regiões de Araucania e dos Rios estão em alerta.  As aulas foram supensas e cinco escolas da região foram escolhidas para funcionar como albergues, a população já está sendo evacuada.

É interessante como o Chile é um país preparado para enfrentar tantos fenômenos da natureza.  As autoridades e entidades responsáveis já tomaram todas as providências necessárias, a população está sendo evacuada com tranquiliade, nada de pânico nem correria.

A Presidente Michelle Bachellet já embarcou para a região e a situação atual é a seguinte:

Região de Araucanía

Pucón: Aproximadamente 2.100 pessoas já se encontram em zona de segurança.

Villarrica: Evacuaram os setores Voipir (20 pessoas), Challupén, Pino Huacho, Huincacara Norte, Molco, Loncotraro; Em  Lican Ray 265 pessoas foram evacuadas.

Curarrehue: Autoridades da fronteira Mamuil Malal proíbe a entrada no Chile, só está permitida a saída.

Região dos Rios

Panguipulli: No setor de Coñaripe, se mantém 1.000 pessoas evacuadas para a zona de segurança.

As estradas em direção à região que estão com o trânsito impedido são:

–          Ruta Villarrica – Lican Ray

–          Ruta Lican Ray – Coñaripe

–          Ruta Villarrica – Freire

–          Ruta Loncoche – Villarrica

–          Ruta Pucón – Villarrica

Fique com as fotos da Rosa Fernandez, leitora do blog, que esteve conhecendo o vulcão Vilarrica na semana passada e que segundo ela, já estava “soltando umas fumacinhas”.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

1 comentário

Renata Cabral 19 de fevereiro de 2018 - 19:59

estivemos em Pucon em Janeiro. Muito Linda a cidade e o vulcao Villarrica e um show a parte. Obrigada pelas dicas. Santiago é demais e já queremos voltar! cidade é bem segura sim, principalmente para nós que somos cariocas…rs abraço a todos os viajantes de plantão.

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário