Saiba como é a Fiesta de la Vendimia de Curicó, suas tradições e atrativos da região

Fui conhecer a Fiesta de la Vendimia de Curicó e aproveitei para conferir o que a região oferece além do vinho, que é o seu maior atrativo.

A cidade de Curicó

Ainda pouco explorada pelos brasileiros, Curicó é uma cidade da região de Maule, que fica a cerca de 200 quilômetros de Santiago. A região é famosa por ser o maior território produtor de vinho chileno. Dentre os grandes vinhedos, podemos destacar os famosos Miguel Torres e San Pedro. Mas se engana quem pensa que só de enoturismo vive esse lugar. Venha comigo para conhecer todos as atrações que vão do turismo de aventura até o rural.

A Vendimia

Vendimia (em espanhol) ou vindima (em português) é a tradicional festa da colheita da uva. Geralmente, ela é realizada entre os meses de março e abril em várias regiões do Chile. Com tradição de mais de 30 anos, a Vendimia de Curicó, que é uma das maiores do país, acontece na Plaza de Armas da cidade. Aliás, vou abrir um parêntesis para contar algumas curiosidades dessa praça.

Logo que chegamos em Curicó, fomos recebidos pelos guias da Corporación de Turismo, que nos acompanhou pelo tour na Plaza de Armas. A praça é um charme, me lembrou aquelas pracinhas do interior de Minas (eita, saudades da terrinha). Ela tem 60 palmeiras do tipo phoenix, que segundo a guia, representam os 60 minutos que você demora para percorrer toda a praça.

Tem também várias estátuas, dentre elas a do combatente Lautaro, o líder Mapuche que se rebelou contra o conquistador espanhol Pedro de Valdivia. Já falei dele neste post dos vinhos de verão de Sagrada Família.

Voltando ao tema da vendimia, em Curicó, a festa se realiza sempre na terceira semana de março e recebe cerca de duzentas mil pessoas. São mais de cinquenta estandes de comidas, artesanatos e, lógico, de vinhos para você degustar.

Uma festa bem popular e que segue todas as tradições, desde o seu início, em 1986. Dentre elas, as que eu achei mais interessantes aconteceram na abertura do evento. A primeira foi a benção do mosto, primeiro suco retirado das primeiras uvas colhidas, pelo padre da cidade.

A segunda foi a pesagem da rainha da festa. Achei um pouco estranho, perguntei o porquê da pesagem e não souberam me responder, mas devia ter conversado com algum senhorzinho da região que, com certeza, iria me contar essa história direito. Parece que a ideia é saber quantas garrafas de vinho a rainha pesa. Essa, como era magrinha, levou pra casa 53 vinhos Miguel Torres. Eita que nessa hora eu queria ser bem gordinha! Quanto mais peso, mais garrafas de vinhos a rainha ganha.

E chegou o momento mais esperado do evento. O pisoteo de uvas. É uma disputa entre 5 equipes para saber quem é mais rápido para pisar as uvas e conseguir produzir mais suco. São mais de 150 quilos de uvas pisadas em 5 minutos. A torcida é grande e o público vibra nesse momento. O prêmio foi para a vinícola Correa Albano que conseguiu produzir 46 litros de suco em 5 minutos! Foi o momento mais divertido da festa, já participei de outras vendimias aqui no Chile e ainda não tinha vivenciado essa experiência. Adorei!

A festa é na praça e não se paga para entrar. Os tíquetes de degustação de vinhos são vendidos nos estandes.  Você tem a opção de comprar uma taça + três degustações por $ 5.000 ou uma única degustação por $ 800. E, se preferir vinhos diferenciados, o valor é $10.000 pela taça premium + 4 degustações.

Turismo de Aventura

Como já disse antes, nem só de vinhos vive a região de Maule. O Chile foi eleito pela terceira vez, em 2017, como o melhor destino de turismo de aventuras da América Latina pelo World Travel Award.

Então, fomos saber o que o país nos oferece nessa categoria e tivemos a oportunidade de fazer um rafting pelo rio Teno, no pequeno povoado de Los Queñes, quase na divisa com Argentina.

Quem nos proporcionou essa aventura foi a Chilean Adventures, do gringo norte-americano Todd Ericson. A empresa é reconhecida no ramo e conta com guias bem treinados. Foi um rafting de apenas quarenta minutos, só mesmo para ter a experiência, mas há percursos de até duas horas. Além disso, eles também oferecem atividades de caiaque, hiking e aluguel de equipamentos para esportes de montanha e caminhada na neve. Prometo fazer um post só para contar das opções de turismo de aventura aqui no Chile.

A Chilean Adventures também possui hospedagem aos pés da montanha e ao lado do rio Teno.

  • Valor da aventura: Rafting por meio dia sai por $ 17.000/pessoa (mínimo de 4 pessoas).
  • Mais informações: Aqui no site da empresa.

Turismo enológico

Nosso objetivo era tomar vinho, como diz o ditado chileno: “Se vino a Chile y no toma vino, para que vino?”. Então, vamos conhecer algumas vinícolas da região?

Vinícola Korta Wines

Nesse meu post sobre os vinhos de verão já havia falado da Korta Wines. Leia o post aqui. Dessa vez, fomos visitar a vinícola Puertas, um vinhedo familiar fundado por José Puertas Pons, em 1950.  Como está na época da vendimia, tivemos a oportunidade de acompanhar várias etapas da produção que, geralmente, não são mostrados no tour.

A vinícola Puertas é enorme, tem capacidade para produzir trinta milhões de litros de vinho e possui alta tecnologia para facilitar o processo de produção. Vi algumas máquinas que nunca tinha visto nas quarenta vinícolas que já visitei.

Você acredita que, com toda essa produção, apenas 10% do vinho é engarrafado? Estranho, né? É porque a grande venda é a granel. Eles vendem para grandes redes de supermercado colocarem seus nomes. E dos 10% que é engarrafado, o Brasil é o maior importador, e a China vem em segundo lugar. Aqui no Chile, é difícil encontrar um vinho Puertas. Eu mesma não conhecia!

Nessa visita, conhecemos também o laboratório de controle de qualidade onde se faz uma análise rigorosa do processo, desde o momento em que a uva é colhida até o vinho ficar pronto.

Hora da degustação, o melhor momento da visita. Como estávamos em um grupo de jornalistas, foi bastante distraído e tivemos mais uma conversa do que uma exposição. Degustamos vinho branco, espumante e três variedades de vinhos tintos. Mais uma vinícola visitada pra conta!

  • Os tours variam entre $ 7.500 e $ 24.500, dependendo do tipo de vinho que quiser degustar. Mais informações, clique aqui.
  • Para os esportistas, também tem tour de bicicleta que custa $ 40.000. Acesse aqui para saber. 

Turismo Rural

Este é um novo empreendimento do jovem Reinaldo Cubillos e sua esposa, a brasileira Letícia de Albuquerque. Ele é engenheiro agrônomo e ela, nutricionista. A ideia da Casa Rural de Curicó é apresentar aos turistas a cultura de uma família de campo. Viver um dia na roça junto aos animais, mostrar um pouco da conscientização sobre a alimentação saudável e o consumo de produtos locais, tudo isso combinado com a preocupação com o meio ambiente.

Fizemos um pequeno percurso pelo local, onde o Reinaldo nos explicou como mantém o funcionamento e seus planos de desenvolvimento para o projeto. Eles também são produtores de leite e queijos. Foi aqui que almoçamos uma verdadeira comida chilena de campo. Um churrasco que foi servido com batatas cozidas e salada, numa mesa no meio do quintal da casa e com uma vista linda. Tudo preparado pela própria família.

Uma boa opção para quem viaja com crianças.

Viram que a região é repleta de atividades interessantes? Leiam outros posts e conheçam mais Maule:

Para se programar para a vendimia do próximo ano, o ideal é passar o final de semana na cidade e aproveitar para fazer outras atividades. Então, seguem nossas dicas:

Onde se hospedar em Curicó:

  • Hotel Raíces. foi onde nos hospedamos. Muito bem localizado, excelente atendimento e bastante confortável. Para reservar com desconto pelo Booking, clique aqui. 

  • Hotel Radisson. Acabou de ser inaugurado na cidade, também uma excelente opção de hospedagem. Para reservar pelo Booking com desconto, clique aqui. 

Onde comer:

  • Restaurante do Hotel Radisson.
  • Restaurante Deportivo Curicó, comida caseira, chilena e com bons preços.
  • Restaurante Fuego Bendito. Acesse o site para saber mais. 

Contatos na região:

  • Corporacion de Turismo de Curicó – Calle Manso Velasco, 449.
  • Sernatur Maule

Viagem de imprensa feita a convite da Sernatur Maule junto com outros jornalistas e blogueiras da @achileTB.

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 254 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Valle Nevado
Rentcars - Nós no Chile
10% de desconto - Brazilian Travel Card

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

TEMPERATURA

Santiago - Chile
9°
Weather from OpenWeatherMap