Seguro Viagem ideal para quem quer praticar esqui ou snowboard no Chile

por Rosi Guimarães

Ninguém quer ficar doente nem se machucar esquiando, não é mesmo? Mas, se acontecer, é importante estar assegurado. Por isso nós decidimos escrever este post: para mostrar quais seguros cobrem práticas de esportes e por que vale a pena investir em um seguro viagem no Chile. Se a sua intenção é esquiar ou fazer snowboard, não pense duas vezes antes de contratar um seguro!

É importante lembrar que qualquer uma das coberturas só é válida para a prática de esportes em pistas regulamentadas, ou seja, dentro de estações de esqui.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura!

Por que investir em um seguro viagem no Chile?

Pelo fato de o Chile ser um país praticamente vizinho ao Brasil, há quem ache desnecessário investir em um seguro viagem. Porém, não dá para esquecer que ninguém está livre de imprevistos, os quais vão desde um extravio de bagagem até um mal súbito ou acidente.

Especialmente em casos de gravidez, doenças crônicas e deficiência física, crianças ou pessoas idosas, os cuidados devem ser redobrados. Afinal, se ocorrer qualquer problema durante a viagem, além dos transtornos decorrentes de estar em território estrangeiro, as perdas financeiras podem atingir milhares de reais conforme a intercorrência.

Mesmo que você e seu grupo estejam em plenas condições físicas e de saúde, o seguro viagem também é uma prevenção essencial se você pretende incluir em sua programação atividades de maior risco. Os esportes radicais, como esqui ou snowboard, estão entre eles.

Ainda que você esteja acompanhado de profissionais qualificados, não há como garantir que você estará livre de algum acidente. Então, não dá para arriscar. Sem dúvida, na relação custo-benefício, o investimento em um seguro viagem é muito pequeno em comparação com a dor de cabeça e os problemas que você e seu grupo terão que enfrentar se algo não sair conforme planejado.

Como acertar na escolha do seu seguro viagem no Chile?

Se você não tem o costume de contratar um seguro viagem, especialmente se sua ideia é praticar esqui ou snowboard, aí vão algumas dicas especiais para você fazer a escolha certa! Dê uma olhada.

Avalie o tipo de cobertura que você precisa

Como falamos, cada tipo de viajante tem um perfil específico, tanto individual quanto coletivo. Por isso, antes de simplesmente escolher seu seguro viagem levante em conta o menor preço, avalie se a cobertura atende completamente suas necessidades.

A Resolução 315/14 da Susep (Superintendência Nacional de Seguros Privados) define quais são os itens obrigatórios a constarem em toda apólice de seguro básica. Por outro lado, vários itens especiais podem ser acrescentados de acordo com sua necessidade. Para isso, claro, há outros tipos de cobertura e você precisa conhecer o que melhor te atende.

Conheça a reputação da seguradora

Especialmente para quem quer se aventurar na neve ou em qualquer outro tipo de esportes radicais, é preciso verificar se a seguradora tem experiência nesse tipo de atendimento. No caso do esqui e snowboard, é preciso levar em consideração que as condições ambientais podem ser muito adversas, como baixas temperaturas e difícil acesso às montanhas.

Então, é imprescindível que a empresa seja bem avaliada na prestação desse tipo de serviço.

Aprenda a diferença entre seguro viagem e assistência viagem

É muito comum que as seguradoras ofereçam os dois tipos de serviços. Por isso, é importante saber diferenciar um do outro. 

Ao optar por um seguro viagem, é preciso saber que o segurado deverá pagar todas as despesas médicas do próprio bolso para depois solicitar o reembolso dos valores, de acordo com os limites da apólice contratada. As principais vantagens são que o preço pode sair mais em conta, e o viajante escolhe onde vai ser atendido.

Já na assistência viagem, todo o atendimento é imediatamente custeado pela seguradora assim que o segurado entrar em contato. Então, a seguradora vai indicar hospitais e clínicas conveniadas para o atendimento. O segurado não tem o direito de ser atendido em um estabelecimento fora da rede indicada pela seguradora, salvo em caso de emergências. 

Quais as melhores seguradoras para se aventurar na neve com tranquilidade?

As seguradoras mais indicadas para quem quer praticar esqui ou snowboard são:

  • Assist Card: cobre qualquer esporte a lazer ou amador. Apenas não cobre competições;
  • April: cobre qualquer prática de esporte, inclusive competição, limitando-se ao valor da cobertura. É importante verificar o valor total dessa cobertura e recomenda-se a contratação de um adicional após a compra do seguro viagem. É só entrar em contato com o Seguros Promo, que atua no ramo de seguros e compara de maneira rápida e detalhada os preços de mais de dez seguradoras, analisando qual opção apresenta o melhor custo-benefício para a sua contratação.

As seguradoras abaixo também cobrem a prática de esporte, porém, há limitações:

  • Affinity: cobre esqui e snowboard, mas é preciso contratar o plano esporte;
  • GTA: cobre esqui e snowboard, mas somente emergências. Não cobre tratamento nem cirurgias.

Como acionar o seu seguro viagem?

Em caso de qualquer imprevisto na sua viagem, você deverá entrar em contato com a seguradora contratada. Esteja sempre com o telefone, o número da apólice e demais informações em mãos, dessa forma ficará mais fácil receber todo o suporte necessário. Todas as seguradoras oferecem assistência 24 horas, todos os dias da semana, inclusive, aceitam chamadas a cobrar e fazem atendimento em português, mesmo no exterior.

Algumas seguradoras também oferecem suporte via aplicativo, WhatsApp, chat e Skype. Você pode acionar o seguro a qualquer momento, desde que a apólice esteja em vigência.

Tomara que você não precise utilizar o seu seguro viagem no Chile. Mas, caso seja necessário, espero que as dicas tenham sido úteis. Queremos que você viaje tranquilo!

Já que estamos falando sobre o planejamento de sua viagem, antes de ir embora, não se esqueça de dar uma olhada neste post sobre as dúvidas mais frequentes de quem vai viajar para o Chile!

Viaje tranquilo! Viaje com seguro! Clique aqui e faça uma cotação, veja que não é tão caro como você pensa.  Use o cupom NOSNOCHILE5 e ganhe 5% de desconto!

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

 

Posts Relacionados

4 comentários

hagara tristao 27 de março de 2019 - 15:43

Rosi, você sabe se o atendimento de urgência por esses seguros, são feitos ali mesmo nas estações naqueles postos médicos ou precisaria ir para Santiago? Os seguros que os cartões de credito oferecem, tipo Visa, não são suficientes para uma viagem?

Reply
Rosi Guimarães 28 de março de 2019 - 08:57

Oi Hagara,
Depende do tipo de atendimento, alguns precisam de ser transportados para os hospitais de Santiago, os postos de atendimento dos estações só fazem os primeiros socorros. Não sei como sao as coberturas do cartão de crédito, precisa verificar direitinho para saber o que cobre.
Um abraço!

Reply
Carolina 23 de julho de 2018 - 13:12

oii adorei seu blog. Estou indo final de outubro consigo pegar alguma neve para praticar esportes?? Como vai estar o tempo???

Reply
Rosi Guimarães 23 de julho de 2018 - 18:31

Oi Carolina,
As estações de esqui estão programadas para fechar a temporada no dia 22 de setembro. Leu esse meu post? https://nosnochile.com.br/14-perguntas-e-respostas-sobre-a-neve-no-chile-em-2018/
Um abraço!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário