Aqui no blog tem vários posts com dicas para você economizar na sua viagem para o Chile. Deixei um Roteiro em Santiago do Chile com pouco dinheiro, um outro post com 6 dicas para economizar na sua viagem para o Chile. E a dica agora é de tours gratuitos. O espanhol Pedro de Valdivia fundou Santiago em 12 de fevereiro de 1541, a cidade cresceu e virou uma grande metrópole, mas esconde seus segredos.
Os turistas podem descobrir alguns desses segredos conhecendo o Centro Histórico e Cultural de Santiago através de tours gratuitos. Os tours são realizados diariamente por guias oficiais de turismo da Municipalidade de Santiago.
Cada dia um tour diferente! Fiz o tour Ruta de Iglesias – que passa por cinco principais igrejas: Catedral Metropolitana, Santo Domingo, Basílica de La Merced, Igreja de San Agustín e Igreja San Francisco.
Começando pela Catedral Metropolitana – a maior do Chile, o guia entra com o grupo no templo e vai mostrando os detalhes e explicando tudo. A igreja demorou mais de 150 anos para ficar pronta, é composta de 3 corredores e vários altares que ficam nas laterais, em um deles está a Santa Tereza de Los Andes, que foi a primeira Santa do Chile. É uma verdadeira aula de história.
Depois fomos caminhando para o segundo templo – Santo Domingo, que é uma construção bem mais simples, toda feita em pedra, depois que saimos do glamour da Catedral, a sensação é que a Santo Domingo ainda está em construção.
Passamos então para a terceira visita que foi na Igreja La Merced, uma curiosidade que aqui está o maior órgão musical do país, mas infelizmente, por falta de manutenção não está funcionando.
A quarta visita foi na igreja San Agustín, que tem um história bem interessante. Aqui está a escultura de madeira de Cristo de Mayo, que é famoso por ter sua coroa de espinhos no pescoço, por causa do terremoto de 1647. Você precisa fazer o tour para entender a história que mescla ficção, história e lenda. A visita termina na belissíma igreja de San Francisco de Asis – Uma construção rústica, mas cheia de lindos detalhes, O teto é maravilhoso, foi a igreja que mais gostei, é um mescla de simplicidade com requinte. Não vou ficar contando tudo aqui, vocês precisam ir para ver como é.
Além das igrejas, a Municipalidade de Santiago oferece outros tours que são bem interessantes, são eles:
Santiago passo a passo
O circuito começaa na Plaza de Armas, depois Catedral Metropolitana, passando pelo ex Congreso Nacional, Palacio de Tribunales, depois pelo Palacio de La Moneda, terminando na Bolsa de Comércio.
- Dias: segundas, sextas e sábados, sempre às 10 horas. Não é necessário fazer inscrição.
- Ponto de encontro: Centro de turismo da Plaza de Armas.
Caminhando pelo Cerro Santa Lucía
Esse tour tem como objetivo de desvendar a história do Cerro Santa Lucía e descobrir todos os detalhes. O Cerro foi transformado em parque público em 1872 e declarado Monumento Nacional em 1983. Atualmente é um dos parques mais visitados de Santiago.
- Dias: Segundas e domingos, sempre às 10 horas. Não é necessário fazer inscrição.
- Ponto de encontro: Centro de turismo do Cerro Santa Lucía.
Descobrindo o bairro Lastarria
Esse é o próximo que quero fazer. O Bairro Lastarria é lindo e cheio de surpresas. O tour começa no Cerro Santa Lucía, passando pelo Centro Cultural Gabriela Mistral, a Casa Taller Luciano Kulczewski, Parque Florestal e o Museu Bellas Artes.
- Dias: nas quintas-feiras, às 10 horas.
- Ponto de encontro: Oficina de turismo do Cerro Santa Lucía
Santiago Popular
É um tour para viver a identidade de Santiago, através de produtos típicos da região norte de Santiago. Percorre a Igreja de Santo Domingo, o Mercado Central, a Estação Mapocho e La Piojera. Esse tour é uma viagem pela cultura, artesanato e comidas típicas. me pareceu bem interessante também, apesar de já conhecer todos esses locais, fiquei com vontade de fazer esse tour também.
- Dias: Todas as quartas-feiras, 10 horas.
- Ponto de encontro: Oficina de turismo da Plaza de Armas
Nos pontos de encontros é fácil identificar os guias. Eles estão sempre de blusas brancas ou cinza (no inverno) com a logomarca da Municipalidad de Santiago. Viajar é conhecer a história do país que visita, e o tour gratuito é uma excelente oportunidade, os guias são bem preparados. Recomendo!
A única desvantagem é que o tour é somente em espanhol. O espanhol não é tão difícil de entender. Vale tentar! Mesmo porque é de graça né.
Mais informações aqui no site da Municipalidade.
Você pode gostar também de:
- Roteiro de 6 dias em Santiago
- Roteiros de compras: Shopping de Santiago
- Tour Gratuito no Palácio La Moneda
Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.Planeje sua viagem com a gente!
27 comentários
Olá!
Queria que confirmasse se os turs são em espanhol, ouvi dizer que são somente em inglês. E neste tur eles acompanham a troca de guarda? Entram nos pontos ou somente passam pela frente?
Beijos
Oi,
Esse que nós fizemos pela Santiago turismo foi em espanhol, na Plaza tem Armas tem saidas de outros que são em inglês.
Um abraço!
Olá, primeiramente parabéns! A minha viagem ao Chile está praticamente baseada nas informações que nos deu aqui! Muito obrigado! Entrei no site municipal e vi que os dias estão diferentes. Lá consta que o tour Rueta de Iglesias é somente na terça e nesta mateira consta que é segunda, sexta e sábado às 10. Saberia me confirmar o dia ou os dias corretos? Mais uma vez agradeço pelo seu trabalho e dedicação!
Oi Thiago,
Esse meu post é bem antigo, então é melhor confiar no site http://www.santiagocapital.cl/fichas/home/tours-gratuitos-municipalidad-de-santiago/tours/
Um abraço e boa viagem!
Boa tarde, ainda tem o Santiago Passo a Passo (nesse horário segundas, sextas e sábados as 10 hrs da manhã)? Ficarei no Chile de 17 a 22 de novembro e gostaria de ir no dia 20.
[…] O Cerro Santa Lucía tem visita guiada de graça. […]
Olá Rosi,
Estou indo para Santiago com mais duas amigas e seu blog está sendo referência para o nosso planejamento.
Também somos de Belo Horizonte.
Obrigada por tê-lo criado.
Um grande beijo
Queria saber quanto tempo aproximadamente duram esses passeios da Municipalidade.
Oi Angelica,
Geralmente duram em torno de uma hora.
Um abraço!
OI Rosi! Estamos indo em 2 casais em 19 de set e ficaremos ate dia 24…sendo que teremos 4 dias completos +a tarde ?noite do dia da chegada. Já ando olhando opções e passeios / custos..vc poderia fazer sugestoes (soh nao queremos nada com caminhadas longas) e nos enviar custos ..se melhor locar carro, se taxi, ou passeios por profissionais indicados por vc? É nossa primeira vez e queremos planejar bem! Agaurdo seu retorno com indicaçoes e custos.
Olá Rosi. Estou com viagem programada do Chile para o mês de Julho/2017. Achei muito interessante esse post, mas identifiquei que ele foi publicado em nov/2015.
Minha pergunta é, continua da forma aqui descrita esse tour?
Agradeço desde já a atenção e parabenizo você pelo blog.
[…] Tour de graça por Santiago; […]
Quais dias que acontecem o tour pelas igrejas?
Oi Rosi, tudo bem?
Primeiramente, muito obrigada por compartilhar informações tão valiosas conosco. Estou montando meu roteiro por conta própria e tudo que eu preciso está aqui! rs s2
Só tenho uma perguntinha: esse tour de igrejas é feito em qual dia da semana? Você sabe? Sempre às 10h? Muito obrigada e abraços
Estou fazendo um roteiro de ultima hora pro Chile, e suas dicas estao me ajudando muito.
Eu chego no Chile as 13hs e precisarei aguardar até as 19hs, qd minha Host chega do trabalho.
VocÊ acha que é possivel fazer um mini tour pelo centro, mesmo com a mochila (grande!) nas costas???
Oi Aline.
É possível sim, apesar de ser bastante chato caminhar com peso nas costas. Esse tours que cito aí são feitos pela manhã, então você terá que ir por conta própria.
Um abraço e boa viagem!
Rosi, quero muito te agradecer. Acabamos de voltar de nossa viagem a Santiago e suas dicas e informações foram preciosas para o sucesso da nossa estadia nesse país tão bonito. Com certeza vamos voltar! Abraços
Que bom Fernanda!!!
Fico feliz demais em saber disso. Voltem sim, Chile é país para mais de uma viagem. Muita coisa linda aqui para conhecer.
Um beijo!
Olá!!! Estou pesquisando muito sobre Santiago e tenho visto muitos Blogs e site bem interessantes,mas devo dizer que o seu é um dos melhores.Muito organizado,com fotos lindas e dicas imperdíveis!!Estou adorando.Vou imprimir e levar comigo para eu não esquecer de nada!!!
Oi Liana.
Obrigada! Tudo feito com muito carinho e dedicação e como moramos aqui é mais fácil manter tudo bem atualizado. Acompanhe também o blog pelo facebook, muitas dicas também por lá: https://www.facebook.com/nosnochile/. Ah! temos um e.book com tudo bem explicadinho: http://nosnochile.com.br/go/roteiro-7-dias-em-santiago-do-chile/
Beijocas!
Rosi, em qual dia, horário e ponto de partida do tour Ruta Iglesias???
[…] Tour gratuito […]
[…] até chegar ao Mercado. Na plaza de Armas há um ponto de encontro do Tour gratuito, acesse aqui para […]
[…] – Tour de graça por Santiago; […]
[…] Os turistas podem descobrir alguns segredos de Santiago através dos tours gratuitos. Os tours são realizados por guias de turismo da Municipalidade de Santiago. Detalhes de dias e horário, clique aqui. […]
Oi Rosi!!! Eu não sei qual tour desses eu fiz, mas foi na porta da catedral na plaza de armas com guias vestindo camisetas vermelhas escrito “free tour” em letras brancas a partir das 10h, hoje sexta-feira dia 20 de março. O tour é bem rápido com explicações na plaza de armas, palacio moneda, bolsa, teatro, universidade do Chile, rua nueva York, cerro santa Lúcia, bairro lastarria, bela vista até chegar a San Cristobal. É panorâmico sem tempo para paradas dentro de nenhum dos museus/predios. Vale a pena para aprender um pouco sobre a história da capital. De quebra dei uma passada no bairro Patronato mas achei perda de tempo, um bairro para roupas mais populares. Mais uma dica útil e certeira que vc compartilhou conosco. Obrigada.
Oi Satie,
Que ótimo que está curtindo as dicas e aproveitando para economizar, os tours são rápidos, mas você pode conhecer um pouco da história do Chile. E patronato é realmente um bairro de roupas populares, tem que andar bastante para achar alguma coisa boa.
Curta o Chile!!!
Beijos