Vendimia em Colchagua: O gostinho de colher e pisar as uvas!

por Rosi Guimarães

Vendimia (em espanhol) ou Vindima (em português) – é o período da colheita das uvas, entre março e abril, antes de começar o processo de produção dos vinhos. Os vales produtores sempre fazem uma grande festa para celebrá-lo. Nesse último final de semana (4 e 5 de março 2017) foi a celebração no Valle de Colchagua. Nós também fomos no ano passado e você pode ler o post aqui. Como gostamos muito, voltamos esse ano.

Vinícola MontGras232

Todas as vinícolas da região participam oferecendo programas diferentes para os amantes do bom vinho chileno. E a programação que mais me chamou a atenção foi a da vinícola Montgras: Cosecha y Pisa las uvas! Olhei e não tive dúvida. Era isso que eu queria.

Vinícola MontGras247

Uma volta ao passado, experimentar como era o antigo processo de produção que hoje em dia já é feito com máquinas modernas de prensar. Moramos aqui há 3 anos e sempre tive vontade de colher e pisar as uvas e essa era a oportunidade! Agendamos o programa para domingo de manhã e lá fomos nós viver essa experiência bucólica.

Vinícola MontGras231

Chegando na vinícola recebemos nosso avental e nosso chapéu e já fomos entrando no clima do campo. Também nos foi dada uma bacia para colocar as uvas colhidas e uma tesoura: esses eram nossos equipamentos de trabalho, além das instruções de como devia ser feita a colheita das uvas. Aí pronto! Já éramos verdadeiros “campesinos”.

Vinícola MontGras222

Fomos para o vinhedo. Como as uvas que colheríamos seriam as que pisaríamos, o guia nos avisou que, quanto mais colhêssemos, em mais uvas íamos pisar. Saímos eu e Flavio, como dois trabalhadores do campo, querendo logo encher nossas bacias.

Vinícola MontGras224

Vinícola MontGras223

Vinícola MontGras227

Queríamos viver essa experiência incrível que aguça os sentidos: poder tocar nas uvas, sentir o cheiro, observar as cores, provar, pisar e ainda tomar o suco que seria produzido.  Era uma forma de conhecer mais o processo de produção do vinho e valorizar todas as partes que o compõe, desde a colheita até o momento de colocar a etiqueta.

Vinícola MontGras225

Trabalhamos duro e enchemos as duas bacias. Levamos para a nossa barrica e voltamos para o vinhedo para colher mais uvas.

Vinícola MontGras226

Depois de um tempo, mais outras duas cheias. Eu e Flávio combinamos de ficarmos juntos em uma mesma barrica. Toda nossa colheita estava ali.

Vinícola MontGras228

Vinícola MontGras229

Barrica cheia, era o momento da pisa. Tiramos os sapatos e começamos a pisar nas uvas. Sentir os pés amassando-as e ouvir o barulhinho delas estourando foi realmente divertido, mais alguns sentidos aguçados nessa etapa.

Vinícola MontGras233

Vinícola MontGras236

E, a medida que você vai avançando, no fundo da barrica tem um buraquinho, onde vai saindo o resultado dessa prensa: é o suco, que tem uma cor estranha, meio avermelhada, meio terra, mas delicioso e muito doce.

Vinícola MontGras238

Depois das uvas amassadas e a missão cumprida fiquei com gostinho de quero mais. Porém, era hora de percorrer a vinícola e conhecer o processo de produção do vinho. A guia vai explicando um pouco da história da MontGras. Passamos pelo jardim, sala de barricas e depois fomos para a degustação.

Vinícola MontGras239

Vinícola MontGras240

Achei bem bacana.Os vinhos estavam expostos em estações (mesas) que a guia ia percorrendo e, enquanto degustávamos, ela ia explicando sobre cores, aromas e harmonizações. Flávio teria que voltar para Santiago dirigindo, então acabei degustando sozinha e gostei do que provei.

Vinícola MontGras241

Vinícola MontGras243

Essa é uma atividade muito bacana para quem está com crianças (as nossas, que já não são tão pequenas, não quiseram “pagar mico” como disseram). No entanto, ela somente está disponível no período da Vendimia, que vai de março a abril.

Vinícola MontGras237

No Valle de Colchagua, a MontGras era a única vinícola que oferecia essa experiência completa, que era: colher, pisar, degustar o suco da uva que pisamos, tour pela vinícola para conhecer o processo de produção e, por último, a degustação de 6 vinhos, sendo brancos, roses e tintos.

Vinícola MontGras244

Foi um final de semana delicioso no Valle de Colchagua, aguarde o próximo post sobre o hotel que nos hospedamos e as outras programações do evento.

Vinícola MontGras246

Como já falei antes, a MontGras está com essa atividade de colheita até abril e, além disso, aqui você pode ver as outras opções de tours que a vinícola oferece.

Vinícola MontGras245

Vinícola MontGras248

Mais informações:

E para quem quer saber as datas das próximas festas de Vendimias no Chile, clique aqui.

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

 

Posts Relacionados

10 comentários

Como é o tour e a degustação na vinícola Lapostolle - Clos Apalta, Chile 28 de março de 2018 - 10:59

[…] crianças, elas adoram. Nessa vinícola tem o restaurante Rayuela que é muito bom. Tem também a MontGras que sempre tem uma programação especial para colheita das […]

Reply
Que tal uma viagem romântica pelo Valle de Colchagua, no Chile? 26 de março de 2018 - 12:27

[…] É nela que acontece uma das festas da Vendimia, quando se celebra a colheita anual das uvas, no mês de março, e este é um bom período para programar essa viagem. Dá uma passadinha aqui neste post para ver como é a festa. […]

Reply
Francielle Carvalho 20 de agosto de 2017 - 14:55

Oi Rosi!
Vou ao Chile no próximo mês e gostaria de saber como ir ao Vale do Colchágua utilizando transporte público. Não pretendo alugar carro para ir às vinícolas, pois quero participar das degustações.

Obrigada!!
Abraço!

Reply
5 vinícolas pertinho de Santiago para visitar por conta 26 de junho de 2017 - 16:43

[…] Montgras – fizemos a colheita e pisa das uvas. […]

Reply
Livia Andrade 14 de abril de 2017 - 22:20

Oi! Você sabe dizer empresas que fazem
O transporte ate a MontGrass?

Reply
Como foi nosso tour de bicicleta pelo vinhedo da Veramonte - Valle de Casablanca 20 de março de 2017 - 08:30

[…] Colher e pisar as uvas no Valle de Colchagua; […]

Reply
Elisa Maria Volpato Siqueira 13 de março de 2017 - 23:17

Olá Rosi! Estou adorando o blog, está sendo uma base ótima para planejar a minha viagem ao Chile.
Achei muito legal essa programação da festa de Vendimia, gostaria de participar pois vou estar no país entre os dias 25 e 31. Você saberia me dizer se há alguma outra vinícola que tem uma programação parecida?
Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!

Reply
Rosi Guimarães 14 de março de 2017 - 12:19

Oi Elisa, tudo bem?
Na região do Colchagua, sei que a Viu Manent também está com uma programação de colheita de uvas – http://www.viumanent.cl/wine-tourism/special-programs/
Um abraço!

Reply
Karinna Casttro 13 de março de 2017 - 08:44

Parabéns Rosi lindo post ! bjs .. Vc é de uma clareza incrível !

Reply
Rosi Guimarães 14 de março de 2017 - 12:20

Obrigada pelo carinho!!!
Abraço!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário