Vendimia – Tradicional festa da colheita da uva no Chile

por Rosi Guimarães

Texto: Rosi Guimarães   Fotos: Rosi Guimarães e Viñas de Colchagua (facebook)

Já pensou em participar de uma festa do vinho? Vendimia é a tradicional festa da colheita da uva. Para quem viaja para o Chile nos meses de março e abril é um evento imperdível. Esse é o período que as vinícolas colhem as uvas para a produção do vinho, e cada região prepara a sua festa.

Vendimia @016 Chile

Participamos de uma das vendimias mais famosos do Chile, a do Valle de Colchagua. Localizado a 150 quilômetros de Santiago, o Colchagua é a região do Chile que produz vinhos de excelente qualidade e é reconhecido especialmente por sua variedade de tintos.

Vendimia 2016 Chile

A festa acontece na praça central da cidade de Santa Cruz, é aberta ao público (não paga para entrar), mas se quer degustar os vinhos você precisa comprar uma taça, que te dá direito as degustações.

Vendimia 2016 Chile

É uma festa bem diferente. São 13 vinícolas que participam e cada uma monta seu estande de degustação e vendas de vinhos, os preços são excelentes. E tem também estandes de queijos, doces, comidas típicas da região, tudo isso ao som de uma boa música.

Vendimia 2016 Chile

Os chilenos costumam comprar os vinhos e fazer piqueniques nessa  praça, levam suas toalhas, suas taças e por ali passam o dia,  uma festa deliciosa, com vários sabores, cores e tipos diferentes de vinhos. Nós amamos, foi a nossa primeira participação nessa festa. Fomos só eu e Flávio, para os meninos é bem chato. Olha a gente ai!!!

Vendimia 2016 Chile

Sobre as degustações dos vinhos: São dois tipos de tickets – Ticket Premium e Ticket Vendimia. O tícket premium te dá direito a degustação de vinhos melhores, como os ícones, que são os vinhos top, de até 150 mil pesos a garrafa ( R$800,00). Havia um estande exclusivo para degustação dos vinhos premium. E  o ticket vendimia, para degustação de vinhos tradicionais, como os reservas. Essa degustação era direto nos estandes de cada vinícola.

Vendimia 2016 chile

Você pode combinar a ida à festa da vendimia com uma visita às vinícolas da região para participar do processo de colheita da uva, nós como queríamos curtir a festa, preferimos não visitar vinícolas nesse dia. Mas deixo aqui os posts das vinícolas que já visitamos nessa região:

Eu e Flávio compramos uma tábua de queijo para acompanhar a degustação dos vinhos e aproveitamos também para relaxar no gramado da praça, como os chilenos. Depois fomos para a área de comidas típicas: espetinhos de cordeiro, de javalis, empanadas e outras comidinhas deliciosas;   Enfim se gosta de vinhos e quer viver uma experiência bem diferente, essa é uma boa opção.

Vendimia Chile 2016

Vendimia 2016 Chile

Vendimia 2016 Chile

Outras vendimias agendadas no Chile:

  • Vendimia do Valle de Casablanca: Região responsável por um dos melhores Sauvignon Blanc y Pinot Noir de Chile, dias 09 e 10 de abril de 2016, na Praça principal da cidade. Mais informações: http://rutadelvinodecasablanca.cl/es/vendimia/

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

16 comentários

AilaSilva Portugal 10 de março de 2019 - 12:43

Oi pessoal dos dias 14 so dia 20 estarei no Chile onde tem pisa da uva ?

Reply
Rosi Guimarães 10 de março de 2019 - 18:30

Olá,
A vinícola Casas del Bosque sempre tem, Pode ver direto no site deles.
Um abrço!

Reply
Saiba como é a Fiesta de la Vendimia de Curicó, suas tradições e atrativos da região 6 de abril de 2018 - 07:54

[…] Leia aqui o post da Vendimia de Colchagua. […]

Reply
Santiago do Chile – 4º e último dia 1 de março de 2018 - 21:20

[…] Clique aqui para saber mais sobre esta tradicional festa. […]

Reply
Barbara 24 de fevereiro de 2018 - 16:56

Vou no dia 3 a esta festa…super feliz…porem vc sabe mais ou menos o valor da degustação a premium e a tradicional?

Reply
Rosi Guimarães 27 de fevereiro de 2018 - 16:46

Oi Bárbara,
eu também estarei lá. Quem sabe a gente se encontra? Degustação premium são os vinhos mais caros, vinhos mais premiados, vinhos melhores.
Abraço e boa viagem!

Reply
Michele Anjos 22 de novembro de 2017 - 08:59

Rosi bom dia!

Já tem calendário para as vendimias em 2018?

Reply
Joaquim Rezende 26 de abril de 2017 - 15:27

Rosi boa tarde
Há calendário planejado para as vendimias em 2018? Temos um grupo para esta viagem.

Agradecido

Reply
Rosi Guimarães 2 de maio de 2017 - 08:29

Oi Joaquim,
Ainda sem data para as vendimias de 2018. No Valle de colchagua, geralmente acontece no primeiro final de semana de março.
Um abraço!

Reply
Vendimia em Colchagua: O gostinho de colher e pisar as uvas! 12 de março de 2017 - 16:15

[…] de março 2017) foi a celebração no Valle de Colchagua. Nós também fomos no ano passado e você pode ler o post aqui. Como gostamos muito, voltamos esse […]

Reply
Passeio de trem pela rota do vinho chileno 27 de fevereiro de 2017 - 14:47

[…] No Valle de Colchagua já visitamos: Casa Silva e Viu Manent. E já participamos da Festa da Vendimia de Colchagua, veja o post aqui. […]

Reply
Amaline Gusman 15 de janeiro de 2017 - 20:07

Olá! Obrigado pelas dicas! Estamos querendo ir em grupo em Abril. Ainda teremos festival na regiao de Casablanca?

Obrigada!

Reply
É verão no Chile. O que fazer e que roupas colocar na mala? - Nós no Chile 12 de janeiro de 2017 - 17:15

[…] de janeiro, fevereiro e março já é possível ver lindos cachos de uvas. Em março acontecem as festas de Vendimia aqui no […]

Reply
Vera 9 de janeiro de 2017 - 21:45

Olá Rosi, vi seu blog adorei as suas dicas e sugestões, muitas já salvei..
Estou indo com meu marido conhecer o Chile de Santiago em abril a maio, pretendemos ficar de 5 a 7 dias gostaria muito de ter mais dicas e sugestões de roteiro de vinícolas, hotéis e passeios. Os hotéis fornecem translado para as vinícolas?
Qual seria o melhor mês, não quero ir muito no frio e nem quando estiver nevando. E sim na colheita. Quero muito ir nessa vinícola de Casas Del Bosque principalmente para almoçar no famoso Tanino que todos falam. .Vc mencionou em uma de suas viagens, sobre a Tradicional festa da colheita da uva no Chile, as degustação de vinhos onde se compra precisa comprar uma taça, que te dá direito as degustações, pode me disser quanto custa e se vale apena, tem restaurante ou onde podemos fazer uma refeição?

Reply
Chile: Qual é a melhor época do ano para viajar? 23 de setembro de 2016 - 18:16

[…] de folhas pelo chão. Época também das festas da uvas no Chile – Vendimia – Colheita da uva.  Esse é o melhor período para visitar vinícolas porque você pode experimentar as uvas. Passamos […]

Reply
PAULO 17 de setembro de 2016 - 09:38

Rosi, estarei no Chile agora em novembro, mas já estou pensando na próxima viagem que eu gostaria de fazer em fevereiro ou março para pegar a vendimia aí no Chile. Quando você souber as datas de alguma das vendimias aí, por favor nos avise. Desde já agradeço a você por todas as dicas maravilhosas que nos dá.

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário