Quem me acompanha sabe que eu amo conhecer vinícolas e é lógico que não poderia deixar de conhecer a mais bela, a mais luxuosa, a mais exclusiva e a mais surpreendente vinícola do Chile – Vik, que está a apenas duas horas de Santiago.
Vik não é apenas uma vinícola, é um conceito, é uma galeria de arte, design e arquitetura. É a vinícola que produz o segundo melhor vinho chileno – Segunda a degustação Cata a ciegas de La CAV 2015, (o 1º lugar fica com o Chadowik, o único 100 pontos do Chile). E, além disso, tem um hotel de luxo, onde cada quarto foi assinado por um artista renomado. Para mim e para o Flávio foi realmente uma experiência incrível e surpreendente conhecer a Vik.
Curiosidade: Reparem que a frente do hotel foi mantida sem muita intervenção. Perguntei o porquê de não ter um jardim de entrada e a resposta foi que a proposta da vinícola é de que o campo possa chegar até o hotel. o Jardim está na parte interna do hotel.
Um pouco da história
A Vik é uma vinícola jovem. Em 2004, Alexander Vik, um empresário Norueguês, que tem uma rede de hotéis no Uruguai, teve a ideia de criar uma vinícola de alto nível e produzir um vinho único. Assim começou a busca de um terreno para a realização desse sonho.
Alexander Vik reuniu uma equipe de especialistas em busca de um local que tivesse o melhor terroir e boas condições climáticas. Foi em 2006 que teve a certeza que Millahue era esse lugar, no Valle de Cachapoal, que está ao lado do Valle de Colchagua. Logo na estrada chegando próximo à vinícola você vai perceber um brilho no alto da montanha. Esse brilho é o teto do hotel que tem um design todo feito de titânio e representa o movimento do vento entre as montanhas.
Curiosidade: Na língua dos Mapuches (índios chilenos), Millahue significa “Lugar de Ouro”
O Tour
Nosso tour estava agendado para às 12 horas. O passeio pelo vinhedo é feito em veículo e quem vai dirigindo é a guia Francesca, que para o carro num lugar estratégico e nos dá uma verdadeira aula. Ela nos conta sobre a forma de plantio, os tipos de uvas, como é feito a seleção destas para a produção do vinho Vik. Enfim, nesse momento a gente aprende muito sobre o vinhedo. Nesse terreno de 4.300 hectares são plantados 5 tipos de uva: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah e Carmenere.
Curiosidade: Cada parreira de uva produz cerca de 5 quilos, porém, por uma questão de qualidade, a Vik só permite que cada pé produza 1 quilo, o restante é cortado e deixado no solo como fertilizante.
Depois das explicações, voltamos para o carro e continuamos passeando pelo vinhedo e de novo, paramos numa posição perfeita, de onde é possível visualizar as duas importantes construções, do lado direito está o hotel e do lado esquerdo a bodega. Nesse lugar é realizado o tour piquenique.
Aqui continua a explicação e é hora de ouvir um pouco sobre a colheita. Ela é feita 100% manual e durante a noite para que a uva esteja fria e assim evitar o início de processo de fermentação. São dois meses de colheita e a última cepa a ser colhida é o Carmenere.
Curiosidade: A Vik produz dois únicos vinhos. O Vik que é o Icono, (melhor vinho) teve a sua primeira produção em 2009 e o Milla Cala, que é Premium e foi produzido pela primeira vez em 2011.
A Bodega
Moderna, sustentável, inovadora, criativa e sem causar danos visuais ao meio ambiente – esses foram os principais requisitos para a construção da bodega que mais parece um conjunto arquitetônico que mistura inovação tecnológica e estética. Criação do arquiteto chileno Smiljan Radic, escolhido por um concurso de arquitetura no qual saiu como vencedor.
Cercada pelos vales, a bodega foi projetada para que sua maior parte fosse subterrânea, o que faz com que o vinho esfrie de maneira natural evitando o uso de ar condicionado. O teto é feito de uma tela especial transparente, que valoriza a luz do dia e evita o uso de luz artificial. Ele é o elemento arquitetônico mais importante e quando visto do exterior se tem a impressão de uma enorme asa branca.
Na parte externa tem uma praça de águas que no dia da nossa visita, infelizmente, estava vazia pois, segundo a guia, estava em manutenção. Mesmo assim o lugar é admirável. Obra da escultora Marcela Correa (esposa do Smiljan Radic), a proposta é que você tenha a impressão de estar caminhando sobre a água. Por conta do reparo, não pudemos viver essa experiência. Veja a foto com água e repare a diferença.

Foto: site da Vik
Dentro da bodega, a guia Francesca nos explicou sobre o processo completo da elaboração do vinho, passando pelos tanques de aço inoxidável e pelas barricas de madeira. Daí, seguimos para a sala de degustação. Chegou a melhor hora: a de experimentar o segundo melhor vinho chileno.
O que é interessante nessa degustação?
Para começar, a sala é deslumbrante e com um grande altar de pedra onde o vinho Vik está exposto com o destaque que merece.
O vinho é feito de uma mistura de uvas, ou seja, é um ensamblaje. O interessante é que, antes do mais esperado, degustamos primeiro um vinho da cepa Cabernet Sauvignon 2015, seguimos com um Syrah 2015 e um Carmenere também 2015. Para que pudéssemos sentir a diferença entre as uvas. E, finalmente, a hora de experimentar o famoso Vik. Meu Deus! O vinho é simplesmente perfeito!
Perguntei sobre os outros vinhos que experimentamos, já que a Vik só produz dois únicos vinhos e a guia me explicou que esses vinhos eram produzidos exclusivamente para as degustações na vinícola.

Entrada da sala de degustação.
Curiosidade: A Vik é a única vinícola chilena que faz a seleção das uvas por laser. A máquina ultra moderna Delta R2 Vistaly que seleciona as uvas automaticamente através de um laser. Segundo Patrick Vallet – Winemaker do vinho Vik, a máquina é uma selecionadora óptica que escolhe cada uva de acordo com o critério indicado por eles. A grande vantagem é que a máquina seleciona fruta por fruta numa velocidade que o olho humano não pode fazer e elimina os frutos ruins.
O Hotel
Nada convencional, a entrada do hotel já causa um impacto, tanta decoração requintada em um mesmo lugar.
Não ficamos hospedados, eu e Flávio fomos para passar o dia, mas a simpática Sabrina Fière – gerente geral da Vik nos levou para conhecer os quartos que estavam desocupados. E que surpresa! Cada quarto é uma galeria de arte. E a vista? De tirar o fôlego.
São 22 quartos, todos com janelas panorâmicas com deslumbrante vista para o vinhedo ou para a Cordilheira. Em cada um, uma surpresa, cada quarto foi assinado por um renomado artista, a maioria chileno, como Sebastián Valenzuela, Francisco Uzabeaga, Pablo Montealegre, Mario Toral etc.
Quero voltar para viver esse momento mágico. Uma excelente opção de lugar para comemorar uma data importante, como aniversário de casamento, né maridão Flávio Oliveira? Março tá chegando.
Mais alguns lindos detalhes do hotel: A sala de jogos.
A pia do banheiro da área da piscina.
A piscina com borda infinita e uma vista espetacular.
E o restaurante Milla Milla, comandado pelo chef Rodrigo Acuña, com uma comida simplesmente divina.
Curiosidade: a obra mais cara e mais importante do hotel é do Artista Anselm Kiefer, um pintor e escultor Alemão. A obra retrata o Holocausto na Alemanha. No quadro é possível ver vários números, que são as inscrições que colocavam nas pulseiras dos braços dos judeus. Olha ela aí!
Como disse no inicio do post, a Vik não é apenas uma vinícola, é um lugar para você viver uma experiência fascinante. É uma mescla meio louca, de vinho, arte, glamour, campo, modernidade e ao mesmo tempo uma simplicidade que te faz se sentir à vontade. Você pode ficar hospedado no luxuoso hotel ou apenas ir para passar o dia, como nós fizemos. Tem também opção de cavalgadas e passeios de bicicletas pelo vinhedo.
Tours disponíveis
Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.Planeje sua viagem com a gente!
57 comentários
Boa tarde, alguem sabe me dizer a melhor maneira de chegar na vinicola VIK? obrigada
Oi Daniela,
A vinícola VIK só contratando um transfer. Pode ver com as agências parceiras do blog https://nosnochile.com.br/parceiros/
Um abraço!
Ola, gostaria de me hospedar na vik, é possivel?
não consigo encontrar o hotel para cotar
Boa tarde,
Poderia me passar os contatos para poder agendar esse tour.
Grato
Rosi, você sabe me dizer se em junho os vinhedos estão menos verdinhos? Será que vale a pena ir tão longe, sendo que tem vinicolas mais perto?
Oi Rosi! Qual meio de transporte usaram para ida até a vinicola?
Oi Viviane,
fui com o Artur Farias, da agência 321Chile.
Abraço!
[…] falei aqui no blog sobre a mais surpreendente e luxuosa vinícola do Chile. Leia o post aqui. A VIK não é simplesmente uma viña, é um conceito, uma galeria de arte, design e arquitetura. […]
Adorei a dica. Rosi, como é agendado este passeio? Gostaria do contato, por favor. 🙂
Oi Rosi, vc poderia também me mandar por email as informações de transfer até a vinícola Vik? A reserva faz pelo site, certo? Muito obrigada e parabéns pelo blog, muito informativo
Oi Gabriele,
Te enviei o email.
Um abraço e boa viagem!
Também preciso de informações do transfer para VIK
Rosi,
boa tarde.
Vou ao chile com meu marido no período de 8 a 15 de dezembro de 2017. Gostaria de sugestões suas para uma visita de uma semana para um casal que não gosta de muitas aventuras. Pretendo fazer o tour e almoço na Vik e quero saber qual a melhor maneira para chegar la.
Oi Maria Cristina, tudo bem?
Aqui no blog tem um roteiro completinho para 7 dias de viagem que você pode adaptar de acordo com o seu gosto: https://nosnochile.com.br/7-dias-no-chile-roteiro-completo/.
Sobre o indicação para a Vinícola VIK me envia um email que eu te passo um contato: [email protected]
Abraço!
Olá, quero ir para VIK, bate e volta de 1 dia, partido de Santiago. me indica uma agencia, ou algum serviço de transporte, obrigado
Oi Rosi. Adorei esse post!
Já incluí na programação a Vik, mas fiquei com uma dúvida… Para passar o dia lá no hotel tem algum custo extra? Ou você tem esse direito depois de fazer o tour?
Beijos
Olá, Rosi! Achei o relato impressionante. Parabéns! Você pode me passar um contato para transfer até a VIK? Pretendo fazer um bate-volta para Santiago, almoçando na vinícola. Obrigada!
Oi Aleana,
A VIK é realmente incrível. Repare que no final desse post tem um formulário que você pode preencher para receber um orçamento. É só colocar na observação que quer fazer a VIK – http://nosnochile.com.br/tour-a-cavalo-noruegues-pelo-vinhedo-da-odfjell-no-chile/
Um abraço!
Olá Rose!
Excelente o seu post, realmente dispertou o meu interresse. Você possui alguma indicação de transfer?
Obrigada!
Diana
Oi Diana, tudo bem?
Repare que ao final desse post tem dica de uma agência que faz tours para vinícolas – http://nosnochile.com.br/tour-a-cavalo-noruegues-pelo-vinhedo-da-odfjell-no-chile/. É só preencher o formulário para receber um orçamento. Avisa que você quer fazer a VIK.
Abraço!
Olá Rosi, gostaria de informações sobre o transfer que leva até a Viña Vik.
Agradeço se você puder ajudar, vou para Santiago no final de agosto.
Um abraço,
Daniela.
Adorei o Post. Estarei lá na próxima semana. Qual a melhor maneira de chegar de Santiago até a vinícola? Obrigadoo
Boa tarde!! Também gostaria de receber o contato da pessoa que faz o tour para a vinicola VIk. Desde já agradeço!
Oi Cris.
vou te enviar por email.
Um abraço!
Olá Rosi! Adoraria conhecer, você sabe como chega lá sem alugar um carro ?
Boa noite Rosi, ótimo post! Estarei em Santiago na última semana de junho, gostaria de conhecer a vinícola. Pode me passar informações de como chegar até lá e como agendar o tour? Agradecido
Ola! Adorei seu post! Pode me passar as informações de como chegar até lá e informações sobre o day pass no hotel? Obrigada!
Rosi, boa noite!
Gostei muito do seu post, vou com meu namorado na quarta-feira para o Chile e queremos muito conhecer a Vik. Por favor, você pode me informar qual melhor maneira para chegar até lá? Outra coisa, você tem o contato de alguém para podermos fazer a reserva?
Ah, você acha possível conhecermos duas vinícolas em um dia? Se sim, qual você indica?
Obrigada!
Oi Victoria, tudo bem?
Vou enviar informações no seu email.
Um abraço!
Rosi, estou montando uma viagem de uma semana para mim e minha noiva (de 04-11/06/17, ou seja, para já kkkkkkk) e suas dicas têm sido imprescindíveis!!
Estou pretendendo visitar duas vinícolas e, depois do seu post, estou muito propenso a visitar a VIK, mas não encontrei informações na net de como fazer para chegar lá. Você poderia me informar como consigo me deslocar até lá.
Outra coisa, estamos reservando uma dia para conhecer vinícolas, quais você indicaria para conhecermos (acho que da para conhecermos duas, confere?!), levando em conta que teremos um dia inteiro reservado para isto.
Muitíssimo grato pela disponibilidade e por todas as dicas compartilhadas!! Tudo de bom!!
Oi Fabio, tudo bem?
Vou te enviar informações por email.
Um abraço!
Boa noite!!! Adorei essa dica! Qual a melhor maneira de ir até la para passar o dia?
Abraços
Oi Claudia, tudo bem?
Vou te enviar uma indicação por email.
Abraço!
Bom dia Rosi,
Pretendo fazer o tour e almoço na Vik em junho, e já consultei a disponibilidade da data com eles porém estou com dúvidas em relação com transporte até a vinícula.
A própria vinicula me ofereceu um transporte ida+volta de Santiago por USD460 (duas pessoas) mas achei muito caro!!! Pensei em ir de uber mas o valor somente da ida fica algo em torno de 700 reais – também caro. O que você recomenda? Existe alguma outra alternativa? Alugar um carro? Tentar se hospedar em alguma cidade/hotel mais próximo a Vik? Obrigado
Oi Geraldo, tudo bem?
Vou te enviar um email.
Abraço!
Rosi!
Fiquei encantada com o post, e como arquiteta quero conhecer na minha visita.
Vi no site deles para entrar em contato para o transfer.
O que você recomenda?
E em relação a tour, privado ou em grupo? Gostaria muito também de conhecer os quartos.
Obrigada!
Carolina
Oi Carolina, tudo bem?
é linda mesmo e vale conhecer, ainda mais você que é arquiteta. Vou te passar um contato por email.
Abraço!
[…] orgânicas: François Lurton, Emiliana. A mais luxuosa do Chile que é vinícola VIK. A de um casal de brasileiros que é a Attílio & Mochi. As pequenas: Haras de Pirque, El […]
Boa tarde, gostaria de conhecer, estarei com mnha filha em santiago na primeira semana de março, como faço para reservar?Existe transfer de santiago para la? obrigada
Oi Jucineia, tudo bem?
Só hoje estou conseguindo responder seu comentário. Imagino que já tenha viajado, espero que tenha tido uma excelente viagem.
Um abraço!
BOA TARDE!
ESTAREI INDO AO CHILE E GOSTARIA DE CONHECER A VINÍCOLA VIK
E ASSIM COMO VOCÊ, GOSTARIA DE FAZER BATE E VOLTA
GOSTARIA DE SABER COMO AGENDAR ESTE TOUR
Olá Rosi,
Adorei seu post! Poderia me enviar informações de como conseguir esse tour? transfer, guia, etc..
Obrigada!
Rosi, boa tarde!
Estou planejando minha ida em Maio/2017.
Por gentileza, você me passaria o contato da pessoa que realizou o transfer por e-mail.
Além disso, será que teremos a mesma sorte que você em poder conhecer o hotel por dentro?!rs
Beijos
Adorei o post. Também gostaria de saber como faço para agendar os passeios, como chego, etc… Desde já agradeço. 🙂
Oi Gabriella,
Tudo bem? Vou te enviar um email com as informações.
Abraço!
Ola! obrigada pelo post! me interessei muito em conhecer! mas como chego lá? há algum transfer ou ate transporte publico???
Abs
Muito legal esse passeio. Você poderia informar quem faz, estarei em Santiago na primeira semana de março. Abraço
Oi Flávia, tudo bem?
Fiz o tour com o Artur Farias, vou te enviar o contato dele por email, ok?
Um abraço!
Oi Flávia, tudo bem?
Te enviei um email com as informações.
Um abraço!
Gostei muito do post.
Estarei em Santiago a partir do final de dezembro e gostaria de orientações sobre logística e como fazer esse tour.
[…] VIK é a mais luxuosa e surpreendente vinícola do Chile – um lugar de tirar o fôlego! é lógico que eu não poderia fechar o 2016 sem conhecer a […]
boa tarde, fiquei impressionada e gostaria de conhecer, estarei em santiago na segunda semana de fevereiro, como faço para reservar e existe transfer de santiago para la? obrigada
Bom dia , adorei o post e me deu vontade de conhecer . Vou passar 8 dias em Santiago e gostaria de saber como faço pra agendar este tour , obrigado.
Olá!!!
te respondi por email.
Um abraço!
Rosi, perdi o fôlego no seu post, isso sim. Que delicia saber que gostou. Foi um mega prazer acompanhar você e Flavio nessa descoberta.
Parabéns pelo post. Incrível.
E bora comemorar o niver de casamento lá, agiliza Flavio.
Beijo grande Paula.
Um show de lugar.
Pessoas muito amáveis.
Nossos companheiros de viagem super agradáveis.
Só podia gerar um post maravilhoso.
Quanto ao aniversário de casamento…será surpresa…kkkk
Obrigada Paula,
tentei expressar minha emoção no post. Tô aqui colocando fogo no Flávio, vou falar tanto que até março ele fica doido e aí vai animar. kkk
Abraço!!!