Morar no Chile é poder desfrutar de vinhos de qualidade a preços justos, experimentar várias uvas, cores, aromas e sabores. Cada dia provamos um vinho diferente e todos são bons, é claro que há uns melhores que os outros, minha preferência são pelos carméneres, especialidade chilena. E agora dicas de vinhos chilenos para levar para o Brasil.
O Chile já ocupa a quarta posição mundial na produção de vinhos, (dados da OIV de 2013). É um país com território estreito, (cerca de 180 km de largura), e muito comprido, (média 4.300 km de comprimento). Está situado entre a Cordilheira do Andes e o Oceano Pacífico, a topografia e o clima mediterrâneo, formam um excelente ambiente para o cultivo das uvas.
Para conhecer de perto a fabricação dos vinhos, existem tours às vinícolas. O guia faz a explicação sobre todo o processo de produção, mostra as plantações com os tipos de uvas, a adega onde ficam guardados os vinhos, e no final uma deliciosa degustação.
Visitar vinícolas é um dos meus passeios preferidos, aqui no Chile são mais de 100 vinícolas abertas à visitação, então ainda falta muitas para conhecermos. Tem as pequenas, as grandes, as que são perto de Santiago, as que você pode fazer o tour de bicicleta pelos vinhedos, tem as que você pode participar de um delicioso churrasco e na época da vendimia, você pode até colher e pisar as uvas. Você pode viver muitas experiências diferentes nas vinícolas chilenas, só não vale ir embora sem conhecer pelo menos uma delas! Vai por mim!

Vinícola Errazuriz. Out 2016.
No Chile existem lojas especializadas para comprar vinhos: El mundo del Vino (Isidora Goyenechea, 3000). CAV – Clube de Amantes del Vino e La vinoteca, (Shopping Costanera). Eu sempre encontro muitas opções e bom preço no Supermercado Jumbo do Shopping Costanera ou nas próprias vinícolas. Ao final de cada visita você passa na loja para comprar o vinho que degustou ou outros.
Na minha opinião, vale muito a pena levar vinho para o Brasil e na opinião da Angela Mochi, brasileira que é produtora de vinhos em Casablanca: “Eu não levaria os que são encontrados no Brasil (Concha y Toro, Cousino Macul, as Santas – Helena, Rita…etc). Acho que se você quer valorizar a sua viagem, leve vinhos que não vai ver facilmente no Brasil. Os Concha y Toro você acha em qualquer lugar, não é preciso vir para o Chile (e para economizar R$10,00 não vale o peso que tem que carregar). Busque vinhos diferentes, nao vá pelos mais baratos.” Para conhecer o site da Angela, clique aqui.
- Fizemos o tour na vinícola da brasileira Angela e você pode ler o post aqui. Quem diria, uma brasileira produzindo vinhos em território chileno!!!
Você pode levar para o Brasil até 16 garrafas de 750ml (ou 12 litros), quantidade liberada sem impostos. Nos supermercados Jumbo eles embrulham em plástico bolha, além do plástico bolha eu costumo colocar em sacolinhas plásticas, enrolar nas roupas e colocar no meio da mala, nunca quebrou nada. Cuidado para não ultrapassar o peso estabelecido pelas companhias áreas que é de 23 quilos.
Os gran reserva, premium ou ícones são os mais indicados para levar para o Brasil, pois aqui no Chile tem ótimos preços, e já que vai levar, leve os melhores. Eu costumo dizer que no Chile não tem vinho ruim, até os chamados “da casa” são bons. Não sou especialista em vinhos, mas como adoro, acabei aprendendo um pouco depois que estamos morando em Santiago.
Seguem algumas dicas: Para os vinhos brancos, a minha preferência são os vinhos da Casas del Bosque, deliciosos.

Pequeñas producciones – casas Del Bosque – excelente qualidade – $8.000 (R$40,00). Posso dizer que o melhor branco chileno.
Para os carmeneres: Montes, Casa Silva, Viu Monent, Undurraga e o famoso da Concha Y Toro.
E que tal levar o vinhos dos brasileiros?
Se gosta de vinho docinhos as opções são os LATE HARVERST “colheita tardia”.
- Aqui um post com opção de 12 bons vinhos de até 12.000 pesos.
- O Pisco Sour também é uma boa opção para levar, se não conhece, acesse aqui e saiba tudo no meu post sobre a bebida.
- Para saber o que mais vale levar para o Brasil, acesse esse post aqui: 6 coisas que você tem que levar de sua viagem para Santiago.
Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.Planeje sua viagem com a gente!
43 comentários
Para quem aprecia vinho, recomendo muito ir aos restaurantes que se pode tomar vinhos por taça e que tem uma carta bem variada, como por exemplo:
– restaurante Bocanariz
– restaurante Baco
No chile gostamos muito dos vinhos das uvas Carignan, Carmenere, Cabernet Sauvignon e Syrah.
Alguns que recomendamos:
Cabernet sauvignon Orzada Odfjell
Carmenere Undurraga TH
carignan Villalobos viñedo Silvestre;
carignan Morande;
cabernet sauvignon Morandé gran reserva
carmenere Founders collection Undurraga;
syrah limited edition vina Maipo.
carmenere Laura Hartwig
Casillero del diablo Reserva Privada (p carmenere e o cabernet sauvignon)
Oi Kaue,
Muito obrigada pelas dicas dos vinhos!
Valeu!!
Oi Rosi, tudo bom? Vale a pena comprar o vinho direto no passeio à Undurraga ou comprar depois em supermercado? O que indica? Beijos, ótimo site!
Oi Andreza,
Te que ver, se na vinícola tiver com promoção boa vale sim. Mas no supermercado Jumbo sempre tem bons preços. No próprio shopping Costanera tem duas outras lojas de vinhos que vale pesquisar também: La Cav e El Mundo del Vino.
Abraço!
Adorei as dicas !!!
Cada pessoa pode trazer 12 garrafas de vinho? Como bobagem de mão ou na bagagem despachada?
Oi Jean,
Na verdade você pode levar até 12 litros de vinho, isso dá umas 16 garrafas. As cias aéreas permitem levar até 4 na bagagem de mão. Só cuidado para não ultrapassar os 23 quilos permitidos.
Abraço!
Nossa viagem ao Chile foi feita em cima das indicações do blog, adoramos. Os vinhos nós trouxemos da Vinícula Undurraga carmenere e outros que não temos no Brasil como o Pinot da Undurraga que nao é feito da uva Pinot …Pinot é um nome dessa linha da Undurraga e os Grandes reserva da Tarapacá e Leon de Tarapacá nota a Tarapacá tenha no Brasil os Grandes Tarapacá não consigo encontrar na minha cidade. O Emiliana também é um vinho que gosto, prefiro sempre nos carmenere.
Oi Saraia,
Ótimas dicas, carmenere também é o meu preferido! Adoro! A ideia é essa mesma, levar o que não é fácil encontrar no Brasil.
Um abraço!
[…] Aqui tem um post sobre os vinhos chilenos que valem levar para o Brasil. […]
[…] O Chile ocupa a quarta posição mundial na produção de vinhos, (dados da OIV de 2013). É um país com território estreito, (cerca de 180 km de largura), e muito comprido, (média 4.300 km de comprimento). Está situado entre a Cordilheira do Andes e o Oceano Pacífico, a topografia e o clima mediterrâneo, formam um excelente ambiente para o cultivo das uvas. Os vinhos aqui são de qualidade e com preços bem melhor do que no Brasil. Então todos querem levar vinhos para o Brasil. Aqui nesse post tem dicas de como escolher os vinhos chilenos. […]
[…] Já falei sobre os vinhos chilenos aqui nesse post. […]
[…] e com preços bem melhor do que no Brasil. Então todos querem levar vinhos para o Brasil. Aqui nesse post tem dicas de como escolher os vinhos […]
Boa tarde Rosi! Seu blog está sendo muito útil para nós que iremos agora em novembro visitar Santiago pela primeira vez! Sobre conhecer Valparaíso e Vina, queremos fugir de passeios demorados com agências / excursões; então acha que podemos conseguir um motorista para levar um casal? Se sim, qual a faixa de preço nesse transporte para ir e voltar no mesmo dia? Obrigada!
Olá,
Primeiramente parabéns pelo blog, ele é completo com dicas essenciais.
Eu queria saber qual é um vinho bom para inciantes? Não gosto de nada muito forte e nem amargo.
Desde já muito obrigada e parabéns mais uma vez. Bjo*
Oiii, boa noite!
Estou no Chile, em Santiago… E vou embora domingo!
Queria saber se vc tem alguma indicação de vinho tinto seco?
Algum mais em conta hahahah
Obrigada e parabéns pelo blog!
Oi Caroline,
Quase todos os vinhos chilenos são secos. No supermercado tem vários preços e aqui nesse post tem dicas de como encontrar o que mais combina com você.
Abraço!
Gostei muito!!! E gostaria de saber se você conhece a vinícola Matetic. Estarei indo para o Chile pela primeira vez em julho/2017 p visitchile. E me indicaram essa vinícola para ficar duas noites. Eu e meu marido iremos tambem ficar no Explora na Patagonia. Também não falamos nem o espanhol e nem o inglês. Será que teremos dificuldades de comunicação.
Abçs,
Valéria
Oi Valéria,
Conhecemos a vinícola Matetic e aqui no blog tem post: http://nosnochile.com.br/tour-e-almoco-na-vinicola-matetic/
Com relação ao espanhol ou inglês é bem tranquilo. Aqui tem muitos turistas brasileiros e eles estão acostumados.
Boa viagem!
Olá Rosy! Estou no Chile e andando por aqui achei no Supermercado Santa Isabel alguns vinhos com preço bom, não tem muita opção e na Loja Falabella eles vendem umas caixinhas com 2 unidades na faixa de 12.000 pesos, tem da casa del bosque, casa e Silva. Como não sou conhecedora super de vinho, achei o preço justo para vinhos que eu gosto. Achei da Ventisqueiro 2 garrafas por quase 9.000 pesos.
Luciana,
O Supermercado Santa Isabel é bem básico mesmo, mas as opções da Falabella são realmente boas. Foi no Jumbo? Lá tem muitas opções.
Um abraço!
oiii flor e aghata. qual vc indica vinho tinto suave bom
Aghata,
Aqui não tem vinho suave, tem dos doces que são os que tem escrito no rótulo LATE HAVERST. Para quem não gosta de vinhos secos, essa aí é a melhor opção.
Um abraço!
Ola, vc sabe informar quantos litros posso transportar de Santiago até Mendoza, via onibus, e da mesma forma, voltando, só que de Mendoza para Valparaíso?
Oi Luiz,
Não tenho certeza, mas já ouvi falar que são 3 garrafas, mas nada certo.
Abraço!
Rosi parabens seu blog é realmente incrivel!
Na sua opinião quais as melhores vinicolas para conhecer? Se pudesse conhecer duas quais escolheria?
Oi Joneson.
Depende, se for perto de Santiago, ficaria com Santa Rita e Undurrga. Mas se for mais distante, gosto muito de Casas del Bosque, em Casablanca e Viu Manent, no Valle de Colchagua. Todas tem post no blog.
um abraço!
[…] Vinhos chilenos: qual vale levar para o Brasil? […]
Voce tem alguma dica sobre comprar um chip em Santiago para usar internet?
[…] Quer saber qual vinho levar para o Brasil? Veja esse post. […]
[…] a topografia e o clima mediterrâneo formam um excelente ambiente para o cultivo das uvas. Saiba mais aqui. Com tanta qualidade e variedade, para quem mora aqui, é possível experimentar um vinho diferente […]
[…] O Chile já ocupa a 4ª posição mundial na produção de vinhos (dados da OIV – Organización Internacional de la viña y el vino, de 2013) é um país com território estreito, com cerca de 180 km de largura e em média 4.300 km de comprimento. Está situado entre a Cordilheira do Andes e o Oceano Pacífico, a topografia e o clima mediterrâneo, formam um excelente ambiente para o cultivo das uvas. Para saber mais sobre os vinhos chilenos, clique aqui. […]
Amei seu site Rosi, está nos ajudando,pois visitaremos Santiago em Outubro, dias 24 à 29, estamos já com ansiedade a mil, pois ainda não conhemos,mas temos ótimas referências. Sigo VC no facebook, assim tenho sempre atualizações para o dia de nossa viagem…até mais, obrigada!!!
Oi Rosi! Seu blog é simplesmente fantástico! Daqui a 11 dias eu e minha esposa vamos ao Chile e quando ela achou seu blog eu nem acreditei! Foi o salvador da pátria… huahauaua! Um amigo indicou visitar as vinícolas Concha y Toro e Santa Rita. Você acha que dá para visitar as 2 no mesmo dia ou sugere fazer em dias separados?
Mais uma vez obrigado e parabéns pelo blog!
Victor,
Dá sim para fazer as duas no mesmo dia, mas tem que ser com agência, por conta própria não dá. Dê uma olhadinha com o pessoal do http://www.indoprochile.cl ou com a http://www.www.sousastour.com são agências de brasileiros e bem avaliadas pelo TripAdvisor.
Boa viagem!!!!
[…] -Vinhos chilenos: qual levar para levar para o Brasil […]
[…] Sem contar que nesse shopping tem o Supermercado JUMBO, ótimo para quem comprar algumas coisinhas para levar para o Brasil. Se quiser conferir as minhas sugestões, acesse aqui. Lá você também vai achar os vinhos chilenos com grande variedade e ótimos preços. Qual levar para o Brasil? Saiba aqui. […]
vou para o Chile, agora final de junho, e já guardei tudo que li nesse site, para melhor aproveitamento lá… depois no retorno,torno a dizer como foi…. por enquanto,obgda
Ana, também estarei no Chile no final do mês, a partir do dia 20/06. Será que conseguimos nos encontrar lá?
[…] – Vinhos chilenos: onde e qual comprar; […]
[…] – Vinhos chilenos – onde comprar […]
[…] Dos vinhos, só não vale levar aqueles que tem à venda no Brasil. Leve vinhos diferentes, de preferência os da vinícola que você visitou. Fiz um post sobre o vinhos chilenos, acesse para ver mais dicas. Minha sugestão são os gran reserva (preço muito melhor que no Brasil), uva carménere. O supermercado Jumbo é um bom local para comprar vinhos com preços excelentes. Saiba tudo aqui nesse post. […]
Olá Rosi,
Seu site está se tornando um dos mais completos e agradáveis quando se fala de viagens ao Chile. Parabéns! Estou em falta com você, pois fiquei de enviar algumas fotos e depoimentos sobre minha viagem à Santiago, mas vou recuperar o tempo perdido, ok? Um abraço e parabéns pela reportagem
Oi Marcos Henrique,
muito obrigada, feito com muito carinho. Nós no Chile conta a nossa experiência aqui no Chile com a intenção de ajudar os turistas brasileiros. Pois é, quero seu depoimento para colocar aqui. Foi ao Chile, conte pra gente. Por enquanto só depoimentos femininos, quero colocar depoimentos de homem também. Estou aguardando.
Abraços!!!