Atenção! 5 golpes comuns em Santiago do Chile

por Rosi Guimarães

Galerinha,

Este post é um alerta que deixo para vocês. Tenho recebido cada vez mais mensagens de pessoas que foram furtadas ou caíram em algum golpe aqui em Santiago. A capital chilena é bastante segura, mas cuidados são necessários. Os furtos, infelizmente, são comuns.

Eu já fui furtada e sei bem como é isso. Se você seguir nossas recomendações e estiver preparado, a chance de ser furtado ou enganado é menor. Vai por mim!

Golpes mais comuns em Santiago do Chile

Táxi no aeroporto

Um golpe comum acontece logo que você desembarca no aeroporto de Santiago. Você tem um transfer agendado e, ao sair com as malas, não localiza de imediato a pessoa que foi te buscar. De repente chega uma outra pessoa, se apresenta como “taxista oficial do aeroporto”, diz que seu transfer vai atrasar e que pode te levar ao hotel. Além disso, simula uma ligação telefônica, falando em espanhol pra você não entender, e confirma que seu transfer pediu para ele te deixar no hotel.

Você confia, entra no carro e, quando chega no hotel, ele estaciona um pouco antes ou depois da entrada e te cobra o dobro do preço combinado com o seu transfer. Se o combinado era $ 20.000, te cobra $ 40.000. E só tira as malas do carro depois que você paga. Eles costumam também oferecer para ir com você na casa de câmbio do aeroporto trocar dinheiro, assim fica sabendo quanto você tem e alguns costumam levar todo o seu dinheiro.

Na hora em que tudo acontece, normalmente você está sem internet, sem ter como confirmar as informações e acaba caindo no golpe. Ao chegar no hotel, percebe que seu transfer estava no aeroporto te esperando. Porém, o “taxista” foi mais esperto e te abordou antes que você visse a pessoa que foi te buscar.

A dica é não confiar na primeira pessoa que aparece na sua frente. O transfer sempre tem uma plaquinha de identificação. Use a internet do aeroporto para confirmar as informações ou, em último caso, compre um chip de celular. É um pouco mais caro, mas é mais seguro.

Nós temos uma empresa de transfer para te indicar. Clique aqui para fazer um orçamento. 

Furtos de carteiras e celulares no metrô

Este é um golpe muito comum na temporada de neve, época em que a cidade está cheia de turistas brasileiros. Evite deixar celular no bolso de trás da calça ou no bolso da jaqueta. Ele pode sumir em um minuto. As bolsas devem estar sempre cruzadas no pescoço e fechadas. As mulheres devem evitar aquelas bolsas grandes que não fecham.

O furto acontece da seguinte maneira: geralmente, entram três homens falantes, cantando, animados e puxam assunto. Perguntam se você é brasileiro, de onde é e tal e, em um determinado momento, eles deixam cair chaves e moedas no chão. Alguns até simulam um desmaio. Você se distrai com o acontecido e é nesse momento que eles enfiam a mão na sua bolsa ou bolso para furtar seu celular ou carteira. Essa simulação sempre é feita quando a próxima estação do metrô se aproxima. Depois de todo o teatro, eles descem e você só dá conta que foi furtado depois.

Também é fácil ser furtado quando o metrô está muito cheio  Eles te esbarram e, nesse momento, levam celular, carteira ou dinheiro, o que conseguirem pegar.

Leia também: metrô de Santiago. Tudo que você precisa saber.

A dica é que as mulheres procurem usar bolsas pequenas, cruzadas no pescoço e fiquem com as mãos por cima dela. Os homens devem evitar guardar dinheiro e celular no bolso da jaqueta ou da calça. Prefira deixá-los no bolso da frente.

Temos um vídeo no nosso canal com todas as dicas:

Casas de câmbio

Trocar dinheiro aqui no Chile pode ser melhor que no Brasil

As casas de câmbio da Rua Agustinas, no centro, são as que têm melhores cotações, então, os “espertinhos” já sabem que ali está cheio de brasileiros com dinheiro. Não é que esta situação ofereça  tantos riscos, é até tranquilo, mas é preciso tomar alguns cuidados. Pode ser que tenha um olheiro dentro da casa de câmbio, vigiando seu movimento, quanto você trocou, onde guardou… Esse olheiro sai de dentro da casa de câmbio com você e, quando tiver oportunidade, vai te distrair e furtar o dinheiro que ele viu você guardando. Pode ser que ele puxe papo com você dentro do metrô ou mesmo na rua. Ou pode te distrair simulando um encontrão com você e derramando alguma coisa na sua roupa. Daí, ele pede desculpas e oferece para te ajudar a limpar. É nessa hora que seu dinheiro some.

Dicas importantes:

  • Só troque dinheiro em casa de câmbio oficial, não aceite oferta de melhores taxas de pessoas que te abordam nas ruas.
  • Confira as notas antes de guardar. Sei que é difícil identificar notas falsas, mas pode acontecer de uma casa de câmbio te entregar alguma.
  • Nesta ocasião, a dica é não ficar de papo com quem você não conhece. Separe o dinheiro, não guarde tudo num só lugar, nem com uma pessoa só, caso não esteja sozinho.
  • Outra dica muito importante é contratar um Seguro viagem

Vale contratar um Seguro Viagem para o Chile? Cupom de 5% exclusivo Nós no Chile!

A Seguros Promo compara preços das melhores seguradoras do mundo, como Assist Card, SulAmérica, GTA, Affinity e outras.

E a gente ainda conseguiu um desconto de 5% para você! É só usar o cupom NOSNOCHILE5. Pagando com boleto ganha mais 5%! Faça um orçamento aqui e veja que não é caro.

Furto de bolsas em shopping, cafeterias, restaurantes e supermercados

Vira e mexe, recebo mensagens de pessoas que tiveram a bolsa furtada e não sabem como. Parece mágica! Nem pense em pendurar bolsa na cadeira em restaurantes ou deixar a bolsa na cadeira ao lado, ela vai sumir. A minha sumiu na primeira semana que cheguei aqui no Chile. Depois disso, aprendi e minha bolsa fica só no meu colo ou pendurada no meu ombro.

Nos supermercados, principalmente no Jumbo do Costanera, muito visado, evite deixar bolsas e sacolas de compras no carrinho. Outra situação comum é um casal de idosos te pedir ajuda para ler rótulos de embalagens. Enquanto um te distrai, o outro aproveita para furtar o que tiver dentro da sua bolsa.

A dica, mais uma vez, é ter sua bolsa sempre contigo e, de preferência, uma bolsa pequena e cruzada no pescoço. Uma outra sugestão é usar porta-dólar (essa bolsinha que fica escondida dentro da roupa). Uma leitora do blog comprou um cadeado pequeno e colocou na mochila.

Carro alugado para ir a Valparaíso e Viña del Mar

Esse golpe acontece com quem aluga carro para ir às cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar. É tão comum que até já houve reportagem em um programa de notícias da televisão chilena.

Os golpistas armam um esquema e conseguem furar o pneu do carro. De repente, aparecem dois homens oferecendo ajuda para trocar o pneu. Enquanto um te ajuda, o outro aproveita para furtar tudo que estiver dentro do carro. Independente deste golpe específico, também é comum o furto de materiais, bolsas, roupas, máquinas fotográficas deixadas dentro do carro.

A dica é não estacionar em qualquer lugar. Procure estacionamentos regularizados e não deixe nada dentro do carro.

Caso queira fazer esse passeio com uma agência, faça um orçamento com as agencias parceiras do blog clicando aqui.

Prefere alugar um carro? Clique aqui.

Em caso de furto ou extravio de algum documento, favor acessar a página do Consulado, clique aqui:  http://cgsantiago.itamaraty.gov.br/pt-br/furto_ou_extravio_de_documentos.xml

A ideia deste post não é assustar, nem fazer você desistir de viajar para o Chile. Mas sim um alerta pois, sabendo que isso pode acontecer, você estará mais preparado e evitará passar perrengue. Lembrando que estes golpes não acontecem só aqui no Chile, mas em todos os lugares do mundo!

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

42 comentários

Mariana 6 de September de 2020 - 21:24

Quando morei no Chile em 2015, de agosto a outubro, caí no golpe do táxi. Minha amiga e eu não tínhamos transfer, então topamos pegar o táxi. O problema é que tivemos que ir para uma residência estudantil que estava fechada. Nesse ponto, o taxista até ajudou me deixando usar o whatsapp e conseguir ir para o outro local, mas ele disse que perdeu a oportunidade de buscar um outro turista, então acabamos pagando uma fortuna (não me lembro o valor, mas quando contamos a nossa amiga argentina, ela confirmou que era irreal).

A questão é que ele nos ajudou, de fato, mas depois, quando fui ao aeroporto buscar uma outra amiga e descobri aquele ônibus de apenas 1000 pesos para Los pajaritos (metrô), eu fiquei revoltada xD Esse da carteira também aconteceu conosco, particularmente com minha amiga. Roubaram a carteira dela na linha vermelha, simplesmente ficando ao lado dela e enfiando a mão na bolsa. Eu me distraí, porque levei um encontrão do outro cara (nada meu foi roubado) e acabei recebendo conselhos de uma senhora, mas minha amiga que estava um pouco mais distante estava ao lado do outro cara, que aproveitou o momento e desceram na estação seguinte. Registramos o fato com os carabineros, mas a carteira nunca foi encontrada (não tinha muito dinheiro, mas era um objeto especial para ela).

Minha última dica é ter atenção com aqueles estudantes folgados que pedem para você dar dinheiro para eles nos shoppings.Do mais, não tive problemas e foi uma viagem maravilhosa.

Reply
Rosi Guimarães 7 de September de 2020 - 14:15

Oi Mariana,
Obrigada pelo seu comentário. É importante estar em alerta, principalmente dentro do metrô.
Um abraço!

Reply
Carlos Baptista 16 de June de 2020 - 11:53

O grande problema nosso é achar que esses tipos de furtos não vai acontecer por estarmos fora do Brasil , o que dificilmente vai acontecer e ser assaltado a mão armada, os outros tipos de furtos eles são bons em fazer , por isso devemos sempre ter o máximo de cuidado com nossos pertences , já estive na América do Sul já estive em Santiago e Em Buenos Aires várias vezes e mais alguns Países da América do Sul e Europa e graças a Deus nunca tive nada furtado , dinheiro e documentos sempre dentro da doleira, malocado , um dinheiro trocado fica num fácil acesso para não mexer má doleira em público, na mochila somente o básico da sobrevivência, como água, um lanche , sobre furto em veículos e aconselhável nunca para com carros com malas e coisas pessoais ao sair do aerporto para ir para a hospedagem e ao sair da hospedagem para ir só Aeroporto , ficamos vulneráveis , isso e qualquer lugar do Mundo .

Reply
Rosi Guimarães 17 de June de 2020 - 18:02

Carlos,
É isso mesmo, tomando os cuidados necessários nada acontece, tem que ficar atento mesmo, isso em qualquer lugar do mundo.
Um abraço!

Reply
José Lima 21 de February de 2020 - 21:51

Atenção turistas não devem ir no Supermercado Jumbo Calama.
Pegamos um carro alugado no Aeroporto e fomos direto para o Jumbo fazer compras para depois seguirmos para San Pedro.
Enquanto fazíamos as compras, marginais quebraram o vidro do veículo e furtaram todas nossas malas. Ficamos só com a roupa do corpo.
O pessoal do Jumbo nos disseram que não podiam fazer nada e não iam ressarcir nada devido o estacionamento não ser cobrado. A única coisa que fizeram foi chamar a polícia.
Os policiais também não deram esperanças de recuperação de nossos pertences. Disseram que tínhamos que contratar um advogado.
Ficamos sabenão que esse é um problema recorrente e não tomam providências.
Quando chegamos na Delegacia para registrarmos o furto, havia mais brasileiros registrando o mesmo tipo de furto.
Uma verdadeira vergonha para a polícia e os comerciantes de Calama que permitem esses tipos de furto.

Reply
Rosi Guimarães 24 de February de 2020 - 11:59

Oi José!
Uma pena o ocorrido. Infelizmente já ouvi casos parecidos em Valparaíso e Viña del Mar. Calama ainda não tinha ouvido. Que pena!
Obrigada pelo seu relato.

Reply
Rubens 12 de January de 2020 - 20:29

Fui roubado em Calama. Levaram minha mochila de mão com máquina fotográfica, tablet, óculos de sol e mais unas cositas sem valor. Em plena rodoviária. Cuidado para quem vai ao Atacama. Nem na Bolívia passei por isto.E pensar que o Chile é o país mais seguro da América do Sul.

Reply
Rosi Guimarães 13 de January de 2020 - 14:18

Oi Rubens,
Que pena o foto ocorrido, realmente tem que ficar de olho o tempo todo.
Um abraço!

Reply
L 27 de May de 2019 - 12:13

Rosi parabéns pelo blog estarei indo a Santiago início de junho onde posso comprar pacotes de viagem e principalmente As vinícolas?

Reply
Rosi Guimarães 27 de May de 2019 - 14:54

Oi Luiz, tudo bem?
Nós temos agências parceiras no blog https://nosnochile.com.br/parceiros/ Pode fazer um orçamento com eles.
Um abraço!

Reply
Tais 15 de May de 2019 - 12:54

Oi Rosi, seu site foi de muita ajuda no planejamento da nossa viagem. Voltamos agora de um passeio de 10 dias e amamos! A cidade é repleta de cultura, organizada e, o que mais nos emocionou, valoriza a memória do povo chileno. Amamos o Museu da Memória e dos Direitos Humanos, quanta falta nos faz reconhecermos e aprendermos com as lições do nosso passado.
Em relação aos golpes, tivemos um problema inicial ao fazer o câmbio na Augustina. O caixa “confundiu” e já ia nos dando um tombo de cem euros. Reclamar pelas imagens das câmeras foi suficiente para reavermos a quantia correta. Outra situação chata q aconteceu algumas vezes foi o troco errado, vinham repletos de moedas e ao conferirmos sempre faltava de 2 a 5 mil pesos. A boa notícia é que ao reclamarmos confirmavam os “equivocos” e corrigiam o erro. Acho q algumas pessoas vão sempre apostar na distração do turista. De forma geral, gostamos muito. A dica é mesmo ficar atento. Esperamos voltar. Muito obrigada pelas dicas.

Reply
Rosi Guimarães 16 de May de 2019 - 08:29

Oi Tais,
Que bom, fico muito feliz! A dica é estar sempre atenta mesmo para evitar os “equivocos”.
Um abraço e volte mais vezes ao Chile.

Reply
Gi 18 de April de 2019 - 09:44

Olá, Rosi, eu e minha mãe vamos no início de setembro para Santiago. Você indica alguma empresa de transfer para o trajeto aeroporto/hotel/aeroporto?

Reply
Rosi Guimarães 22 de April de 2019 - 08:36

Oi Gi,
Estamos fechando parceria com uma empresa de transfer, asim que estiver tudo ok, irei anunciar no blog.
Um abraço!

Reply
Ana Cecilia Accioly 13 de April de 2019 - 18:26

Olá, Rosi, estaremos indo ao Chile em julho/2019 e, dessa vez,levaremos nossos filhos de 12 e 8 anos. Pretendemos alugar um apartamento, mas gostaria de uma sugestão sobre o melhor bairro para ficarmos, onde pudéssemos ver atrações turísticas, passear a pé e fazer aquele lanchinho de parada obrigatória sempre que as crianças se sentirem cansadas ou se o frio apertar… Pensei em Bella Vista, mas nunca me hospedei nesse bairro. Vc teria alguma indicação de bairro para mim??

Reply
Rosi Guimarães 15 de April de 2019 - 14:11

Oi Ana,
Providencia, sem dúvida é a melhor opção. https://nosnochile.com.br/vai-viajar-para-o-chile-duvidas-frequentes/.
Um abraço!

Reply
Liege Beira 26 de March de 2019 - 10:21

Olá Rosi! Adorei suas dicas! Embarco no final de abril/19 para Santiago. Fiquei em dúvida sobre chip de internet. você acha que vale a pena comprar em santiago mesmo?

Reply
Rosi Guimarães 26 de March de 2019 - 11:25

Liege,
Sim, melhor comprar aqui em Santiago que é bem barato https://nosnochile.com.br/chile-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-chip-de-celular/
Abraço!

Reply
Neusa Rosana Dangelo Lima 19 de March de 2019 - 15:50

Adorei suas dicas, já esta tudo anotado e quero lhe acompanhar parasaber sempre as novidades, viajos para o Chile só em Dezembro, muito obrigada pelas dicas.

Reply
Rosi Guimarães 20 de March de 2019 - 09:43

Oi Neusa,
De nada, fica ligadinha aqui que sempre tem novidades. Segue nosso Instagram também @blognosnochile.
Um beijo!

Reply
Italo F 26 de February de 2019 - 13:39

Oi Rosi,
viajei a Santiago com a família no fim de 2019 e, quando chegamos no aeroporto, passamos pela situação que você relatou, do “funcionário oficial”. Achamos estranha a situação, mas como realmente não conseguimos encontrar o transfer agendado, ignoramos o moço e contratamos a Transvip. Deu tudo certo, mas o rapaz golpista ficou nos xingando de longe, em espanhol, risos.

Abraços!

Reply
Rosi Guimarães 27 de February de 2019 - 07:37

Oi Italo,
ainda bem que vocês conseguiram perceber que era furada e não aconteceu nada. Que bom!
Abraço!

Reply
Daniella Angeli 26 de February de 2019 - 09:08

Meu esposo e eu vamos para uma segunda lua de mel agora em abril de 2019… TB somos mineiros… Vamos nos hospedar no centro… Nossas expectativas estão altas.. e meu sonho conhecer o Chile… Vamos visitar a cordilheira, vina del mar e Valparaíso… E conhecer Santiago em si… E TB aproveitar para comprar algumas coisas…. Produtos de beleza, makes essas coisas vc tem alguma dica? Outra coisa, material escolar coisas diferentes que crianças gostam, encontro variedades aí? Temos uma filha de 10 anos queria trazer pra ela

Reply
Rosi Guimarães 27 de February de 2019 - 17:07

Oi Daniella,
No shopping Costanera tem a loja Casa Ideas que tem muitas coisas bonitinhas. Vale ir conhecer.
Boa viagem!

Reply
Eliane 25 de February de 2019 - 07:05

Oi, Rosi. Tudo bem?
Passei dois perrengues…
Um foi no Reveillon. Por não conhecer nada, fomos ver os fogos na famosa torre Entel. Todos os jornais e TV falavam que o metrô funcionaria até às 2h. Que nada! Todas as estações estavam fechadas às 00h30. Detalhe: nada de táxi, Uber, ou seja lá o que fosse! Sufoco!!! Um mar de gente! Levamos horas para conseguir um táxi superfaturado, para retornar ao hotel.
Perrengue dois: serviço de cartório (Notaria)! Sempre encerram o expediente 30 minutos ANTES do horário escrito na porta. Tiram as senhas. Ok, cheguei bem antes, peguei minha senha e aguardei… quando nos chamaram, faltou um documento que estava no carro, e meu esposo perguntou se poderia ir buscar. A atendente disse que ele tinha 10min, pois o expediente estava encerrando. Ele foi e voltou em 5, voando. Ela olhou bem para nós e disse que não faria o documento porque não daria tempo!!!!! Pensa na raiva!!! Não podia ter falado antes?? E não adianta estressar, pedir pelo amor de Deus, nada! Vai ficar sem atendimento, e correndo risco de ser preso se der uma de doido. Rsrs. Chegue muito antes, no mínimo duas horas e certifique-se de estar com TUDO em mãos. Fica a dica! Se na “placa” diz que fecha às 18h, é porque fecha às 17h20.

Reply
Rosi Guimarães 25 de February de 2019 - 23:03

Oi Eliane,
Infelizmente são coisas que acontecem aqui em Santiago mesmo. Essa do metrô nem eu sabia, eu fiquei sabendo que funcionaria até mais tarde.
Abraço!

Reply
jaime 24 de February de 2019 - 19:20

Olá Rosi.
Boa noite.
Achei esse teu site muito instrutivo e bem elaborado.

Eu e minha esposa pretendemos visitar o Chile nesse ano de 2019.
Pretendemos viajar , durante 7 à 10 dias, entorno de Agosto/Setembro/Outubro, ou seja, longe das temperaturas extremas.
Não temos muito interesse em Viniculas, ou em Museus, mas sim em aspectos de Beleza Natural, Festas Tradicionais, Fauna local, Ruinas da época da Colonização Espanhola, Passeios de Ferrovia, e outros.
Não podemos deixar de incluir a visita e eventual pernoite na região do Deserto do Atacama.
Como não conhecemos nada desse país, gostaria que vc nos sugerisse algo para essa nossa viajem.

Muito grato antecipadamente por teus comentarios.
Um abraço.

Jaime e Vera.

Reply
Rosi Guimarães 24 de February de 2019 - 20:01

Oi Jaime,
Muito obrigada. Agosto ainda é inverno por aqui, temperaturas entre -2 e 18 graus,se quier fugir do frio, outubro é melhor. Deserto do Atacama você vai precisar de no mínimo 3 dias, está a 2 horas de voo de Santiago. Veja aqui https://nosnochile.com.br/categorias/destinos/deserto-do-atacama/
Esse post também está bem detalhado https://nosnochile.com.br/passo-a-passo-para-planejar-a-sua-viagem-para-o-chile/ Aqui na página tem muitas informacões, dedicando um tempirnho lendo vai achar tudo que precisa.
Um abraço!

Reply
Cristiane Lopes Cambiaghi 20 de February de 2019 - 11:19

Parabéns, você como sempre MARAVILHOSA NAS DICAS E CUIDADOS!!!

Reply
Rosi Guimarães 20 de February de 2019 - 15:20

Oi Cristiane,
Muito obrigada, eu fico aqui fazendo de tudo para meus leitores e leitoras do Nós no Chile.
Um abraço!

Reply
Rosana Dienstmann 18 de February de 2019 - 07:58

Irei em agosto mas já iniciei as pesquisas para saber o que fazer e o que não fazer no Chile. Primeira dúvida: Viajarei eu e uma amiga e vimos que a opção mais econômica para chegar ao Bairro Providência do aeroporto é utilizando ônibus e metrô visto que chegaremos pela manhã. Qual valor trocar na casa de câmbio do aeroporto apenas para este trajeto?

Reply
Rosi Guimarães 18 de February de 2019 - 09:25

Oi Rosana,
Acredito que uns 100 reais é o suficiente para o trajeto e comprar algo e algum lanche, caso queira.
Boa viagem!

Reply
Jocieli 17 de February de 2019 - 09:35

Estou indo no próximo mês. Há algum transferência que você recomenda no Chile, saindo do Aero?

Reply
Rosi Guimarães 17 de February de 2019 - 15:52

Oi Jocieli,
Estamos fechando uma parceria bem bacana, aguarde que em breve teremos novidades por aqui.
Abraço!

Reply
LIGIA VIANA DE ARRUDA 15 de February de 2019 - 11:32

Paris, Roma e outras cidades do mundo são cheias de espertinhos…. Viajo bastante e nunca passei um perrengue desses, é preciso ter cautela e não confiar em ninguém que te oferece coisas no meio da rua…

Reply
Rosi Guimarães 15 de February de 2019 - 15:39

Oi Ligia,
Isso mesmo, infelizmente nao podemos confiar em qualquer pessoa, é importante viajar sabendo o que pode acontecer para estar preparado,
Abraço!

Reply
Maria Gabi 12 de February de 2019 - 09:31

As pessoas tentando nos enganar a cada esquina e estabelecimento nos deixou muito desconfortáveis (eu e minha mae) quando fomos para a Argentina. Vejo que no Chile não é muito diferente… Gostaria de ir, mas estou desistindo. 🙁

Reply
Rosi Guimarães 12 de February de 2019 - 15:25

Oi Maria Gabi,
Desiste nao! Como eu disse no texto o post nao é para desanimar ninguém e sim viajar preparado.
Venha e vai se encantar!

Reply
cantinhodatarsi 8 de February de 2019 - 15:29

Dicas super úteis!

Reply
Rosi Guimarães 10 de February de 2019 - 11:31

Muito obrigada!
É sempre bom estar atento ao que pode acontecer.
Um abraçco!

Reply
Geiser Jonusan 8 de February de 2019 - 14:54

Post de utilidade pública.
Precisamos ficar sempre alertas em qualquer lugar do mundo.

Reply
Rosi Guimarães 10 de February de 2019 - 11:33

Geiser,
É verdade, viajar sabendo o que pode acontecer e estar preparado para nao passar perrengues.
Abraço!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário