Chile em abril: clima, roupas ideais e o que fazer

Já começou o outono!

E, na minha opinião, abril é um mês lindo para aproveitar o Chile.

A temperatura começa a cair e fica mais agradável, as árvores ganham uma cor entre o amarelo e o alaranjado.

Costumo dizer que o outono é um preparativo para o inverno. Já é possível prever como será a estação de neve, a mais esperada pela maioria dos brasileiros.

Para quem gosta de provar bons vinhos, abril também é época boa para ir a festivais da vendimia nas vinícolas do Chile, momento da colheita das uvas, com festas que incluem degustações e boa gastronomia. Até o final de abril é possível ter uma experiência única: de colheita das uvas nas vinícolas. Eu já fiz e gostei muito do passeio. 

Abril também é uma boa época para visitar o país, uma vez que no final de maio e começo de junho se inicia a temporada de neve e as passagens ficam bem mais caras. Outro ponto importante para levar em conta quem visita o país nessa época é que em 1o de abril ficamos com uma hora de fuso a menos com relação ao horário de Brasília (horário de inverno no Chile).

Feriados em abril

Nos dias 7 e 8 de abril tem feriado por aqui (sexta-feira santa e sábado). Como no Brasil, comemora-se a Páscoa. Como é um feriado religioso, o comércio, no geral, funciona, porém as casas de câmbio de rua estarão fechadas na sexta, 7 de abril.

 Veja a seguir as dicas de que roupas usar e o que fazer em abril em Santiago do Chile.

Clima e temperatura em Santiago do Chile em abril

O clima começa a ficar mais gostoso, com muitos dias de sol e noites mais frescas.

As manhãs já são mais frias e não dispensamos mais os casaquinhos. A temperatura costuma variar entre 9 e 26 graus, dificilmente neva. O sol se põe por volta das 19h30.

Podemos ter um pouco de chuva no outono, mas não se preocupe. Nada parecido com o Brasil. Aqui chove bem menos e costuma passar rápido, dificilmente por dias e dias. E nem podemos reclamar, já que a chuva é escassa e precisamos dela para ter neve.

 Quer saber mais sobre o outono no Chile? Leia aqui. 

Documentos para entrar no Chile em abril de 2023

Para entrar no país você pode usar a sua carteira de identidade (máximo de 10 anos da data de emissão, saiba mais aqui) ou passaporte válido e em bom estado de conservação. Leia as informações completas, aqui. 

Nem sempre pedem, mas recomendo que tenha o comprovante em mãos. Serve o ConecteSus. É exigido o esquema de vacinação completo, com isso se entende que são duas doses, mais que isso é reforço. Caso não tenha o comprovante de vacinas, tem que apresentar o teste de PCR com resultado negativo, feito dentro das 48 horas antes do embarque. O comprovante de vacinação não é exigido para menores de 18 anos. Nenhuma outra vacina é exigida, além da Covid.

Desde o último dia 1 de janeiro de 2023, o governo chileno voltou com o teste de PCR aleatório na entrada do país, em Santiago o teste é feito no aeroporto. 5% das pessoas que entram no Chile são selecionadas. 

Apesar de não ser obrigatório, contratar um seguro viagem é muito importante.

O seguro você pode comprar através do link da minha página, eu ganho uma pequena comissão que me ajuda muito. 

E se você quiser mais informações sobre chip de celular, a voltagem, os melhores passeios, esse post vai te ajudar.

Quer saber quais os melhores vinhos para levar para o Brasil, clique aqui.

Roupas ideais para a sua viagem ao Chile em abril 

Com a viagem marcada para o Chile, já vem aquela vontade de usar todos os casacos de inverno mais lindos, não é mesmo?  Mas vamos com calma!

O mais importante a saber se você vai visitar o Chile em abril é que a variação da temperatura no outono é grande e a mala precisa ser variada. 

No começo de abril ainda não precisa lotar a mala de agasalhos pesados. Prefira os que são meia estação. Nesse período, ainda não vai precisar usar roupas tipo segunda pele. Se a sua viagem for mais para o final de outono, aí sim, já pode abusar de agasalhos mais pesados, luvas, touca, cachecol. Para os pés, vale apostar nas botas. E se for pegar alguns dias de chuva, vale aquelas botinhas típicas.

Se você não tem opções de casacos para o frio, saiba que em abril as roupas de inverno começam a aparecer nas vitrines. Os preços costumam ser mais atrativos que no Brasil, sem contar que as peças estão mais preparadas para o inverno daqui. 

Leia esse post sobre roupas de inverno para saber mais.

Outra dica que sempre dou é que seja de dia ou de noite, a temperatura sempre tende a ser mais baixa em passeios fora da Região Metropolitana. É melhor não confiar na previsão de tempo aberto e usar calça e carregar um agasalho médio ou grande. Casacos do tipo corta-vento também são úteis na montanha.

Nos passeios, recomendo levar, mesmo que em dias mais frios:

  • protetor solar;
  • protetores labiais;
  • boné ou chapéu;
  • camisa de proteção solar;
  • creme para as mãos;
  • soro para o nariz;
  • garrafinha de água.

Se você vai viajar somente com uma bagagem de mão, leia o meu post sobre o que pode ou não levar

Passeios recomendados em Santiago e arredores

Os passeios nesta época são muito agradáveis. Na cidade ou montanha, opções não vão faltar! 

Portillo: mesmo sendo um centro de ski, a Laguna del Inca fica linda para conhecer nessa época. É um passeio para admirar um lago de cores que variam entre o verde e o azul. Na época de inverno, só têm acesso ao local quem vai esquiar. 

Valle Nevado: apesar de não ter começado a temporada de inverno, já tem passeio para conhecer o Valle Nevado e ficar pertinho da Cordilheira dos Andes. Veja aqui as agências que recomendo para isso

Piquenique na Cordilheira dos Andes: imperdível para ver o pôr do sol na Cordilheira dos Andes, combinado com piquenique. Eu já fiz e acho muito bacana. Começa por volta das 14h e vai até 22h. Nada mais gostoso do que ver o sol se pôr tomando um bom vinho. 

Pôr do sol no Sky Costanera: a vista da cidade é imperdível e vale a pena conhecer o mirante que fica no prédio mais alto da América Latina. Lá de cima, é possível ter uma vista de Santiago em 360o. Recomendo subir às 20h para admirar a vista e ver o pôr do sol.

Hop on Hop off: é o ônibus de turismo de dois andares que circula em Santiago e tem um valor único, que te permite percorrer os principais pontos turísticos da capital chilena. O interessante é que você pode descer e subir do ônibus de forma ilimitada durante todo o dia. No total são 10 paradas.

Eventos em abril

A seguir, deixo uma listinha de eventos interessantes no mês de abril:

Vendimias nas vinícolas chilenas: os maiores eventos do mundo do vinho no Chile. A colheita das uvas é um momento de comemoração por aqui e vale muito a experiência. Recomendo ficar de olho nos sites das associações de vinhos dos vales vitivinícolas – eles divulgam as festas e degustações. Para saber datas e locais, você pode acompanhar neste link.

  •  Fiesta de la Vendimia de Casablanca | 1 e 2 de abril
  • XV Fiesta del Vino, Pirque | 1 e 2 de abril
  • Vendimia Fest, Barrio Italia, Providencia, Santiago | 15 e 16 de abril
  • Vendimia de Melipilla, Santiago | 15 e 16 de abril
  • Fiesta de la Vendimia de Buin | 22 e 23 de abril
  • Fiesta de la Vendimia de Paine | 28, 29 e 30 de abril
  • Fiesta de la Vendimia Isla de Maipo, Plaza de Armas, Isla de Maipo | 29 e 30 de abril

Show Alejandro Sanz | 27 e 28 de abril. Mais informações, aqui. 

KC and The Sunshine Band | 28 e 29 de abril. Mais informações, aqui.

Gostou das dicas do que fazer em abril no Chile? Então, não deixe de compartilhar esse link. Deixe também seu comentário. Eu respondo a todos 🙂 

Veja o meu vídeo no ônibus que percorre Santiago!

 

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade