Chile no inverno: 5 locais para se hospedar na neve

Quer aproveitar melhor do Chile no inverno? Nada como se hospedar na neve para aproveitar as estações de esqui ou estar próximo a elas. Em 21 de junho começa oficialmente a temporada de inverno de 2023 e já tem muita gente preparando a mala de viagem.

Junho, julho e agosto são meses de alta temporada no Chile. Nesse período o volume de turistas aumenta muito e as estações de esqui ficam cheias. 

 Portanto, a minha dica para usufruir melhor do passeio é, se possível, se hospedar na neve. Além de ter acesso mais fácil, as estações de esqui dão prioridade e exclusividades para os seus hóspedes.

Eu já estive em alguns hotéis, como o Farellones (não pertence à estação Farellones, ok?), e também o Puertas del Sol (esse sim do maior centro de esqui do Chile, o Valle Nevado). Foram experiências inesquecíveis!

Mas, Rosi, não quero ou não posso me hospedar na neve. Como faço? 

A princípio, Santiago tem diversas opções para se hospedar, desde hotéis de luxo até hospedagens mais econômicas. Então, se você vai visitar o Chile no inverno,  a vantagem é que você pode encontrar o ideal para o seu orçamento levando em conta as exigências que busca, como por exemplo, conforto, exclusividade, localização, estrutura, estrelas, amenidades e mais.

Se é isso que você está buscando, leia este post sobre 10 hotéis para se hospedar em Providencia. 

E sim, é possível apenas passar o dia nas estações de esqui e fazer um bate-volta saindo de Santiago.

Para isso, você terá que fechar com alguma agência que faça o transfer ou alugar um carro, pois as estações de esqui ficam a cerca de 1h30 de Santiago ou mais. 

E qual é a melhor estação de esqui do Chile no inverno?

Bem, essa dúvida sempre surge justamente porque há várias opções de estações de esqui no Chile .

Se você quiser esquiar, a melhor opção é escolher uma estação e ficar nela – seja Valle Nevado, Farellones, La Parva ou El Colorado. Afinal, todas oferecem pacotes de esqui ou snowboard com aulas.

Então, para saber o que mais combina com você, com sua família ou com seus amigos, leia este post. 

E se quiser saber tudo sobre a temporada de neve em 2023, clique aqui.

Em seguida, conto um pouco sobre os hotéis que recomendo para se hospedar na neve durante o inverno no Chile.

1. Valle Nevado

Valle Nevado lançou promoção para compras antecipadas temporada 2024.

Me hospedei no Valle Nevado Ski Resort, que é o maior da América Latina, na temporada 2022 e, mais uma vez, fiquei simplesmente apaixonada pela estrutura e lazer que o local oferece.

O Valle Nevado Ski Resort está a 90 minutos do aeroporto de Santiago, ou seja,  é a estação mais alta, a 3.000 metros de altura sob o nível do mar.

O complexo possui três hotéis: Valle Nevado, Puertas del Sol e Tres Puntas, mas o Hotel Valle Nevado é a opção mais luxuosa.

Com 50 quartos espaçosos e varanda ao ar livre, possui uma linda vista para a Cordilheira dos Andes.

Já o Hotel Puertas del Sol, que foi onde me hospedei, é uma opção intermediária.

Sem dúvida, esse é um hotel perfeito para famílias e amigos, pois possui 121 quartos e alguns são conjugados para atender quem viaja com filhos.

Além disso, tem vista para a piscina aquecida ou para o resort.

E o terceiro  é o Hotel Tres Puntas, que é o mais simples, indicado para quem quer economizar, pois os quartos têm em média 80m2 e cabem 2, 3 ou até 4 pessoas.

O quarto do Puertas del Sol é bastante espaçoso, com uma cama de casal e uma vista linda para as montanhas. Também é super quentinho, portanto, dispensa o uso de agasalhos, tanto no apartamento quanto na área interna do hotel.

Restaurantes do Complexo Valle Nevado

Ademais, eu tive a oportunidade de conhecer os vários restaurantes que fazem parte do complexo do Valle Nevado. O mais requintado é o Restaurante La Fourchette – cozinha francesa de alto nível, com comida de excelente qualidade.

O café da manhã no restaurante Tres Puntas também é divino. No cardápio, iogurtes, frutas, frios, sucos, café, chocolate quente, pães variados e, para a alegria da mineirinha aqui, até pão de queijo.

O Resort oferece várias e deliciosas atrações além do esqui. Eu, por exemplo, fiz uma caminhada na neve, acompanhada de um guia.

Essa é uma forma de subir a montanha e ver o resort lá de cima. Outra boa opção é o passeio de gôndola, isto é, uma espécie de teleférico com cabine fechada.

Também tem piscina aquecida, sala de cinema, fitness center e spa.

Dica! Para quem viaja com crianças, o hotel também conta com um espaço exclusivo para os pequenos: o Kids Zone, que tem monitores e jogos, como o Nintendo Wii e um cineminha só para eles.

Leia mais sobre a minha experiência de hospedagem no Valle Nevado, aqui. 

A estação de esqui La Parva oferece alojamentos próprios. Você pode reservar por esse link. 

Já para ser hospedar perto de El Colorado, pode buscar apartamentos pelo AirBnb.

 

2. Chalet Valluga

Se escolher se hospedar no povoado de Farellones, o Chalet Valluga é uma excelente opção. Nessa região, estão as estações esqui Farellones, El Colorado e La Parva.

Com terraço, o Chalet Valluga oferece vista panorâmica da Cordilheira dos Andes. É um hotel pequeno e aconchegante, com localização privilegiada. 

Além disso, os quartos do Chalet Valluga são confortáveis e possuem boas amenidades. Os hóspedes também podem desfrutar de uma banheira de hidromassagem quentinha.

Na diária estão inclusos café da manhã e jantar, além de transporte diário para La Parva e El Colorado. E ainda dá para ir caminhando para o Parque Farellones.

  • Diárias a partir de: US$398 dólares
  • Endereço: Los Canteros 15, Farellones
  • Como reservar?  Pelo Booking.com, aqui.

3. Hotel Farellones

Ainda tem mais opções de hotéis para aproveitar o Chile no inverno.

Para quem busca uma hospedagem mais econômica na Cordilheira, o Hotel Farellones é uma boa opção. Reformado em 2017, oferece acomodações que ficam praticamente grudadas ao centro de esqui de Farellones (190 metros de distância). Eu me hospedei lá em 2021 e recomendo.

Os quartos são luminosos e espaçosos. O aquecimento funciona muito bem!  Além disso, há espaço para jogos, com lareira e tudo. 

O Hotel HF também possui um restaurante, onde os hóspedes podem desfrutar de pratos internacionais.  Nas diárias estão inclusos café da manhã e jantar.

Aproveita para ver o vídeo de como foi nossa experiência lá.

4. Hotel Portillo

A estação de esqui mais antiga da América do Sul está a cerca de 160 quilômetros de Santiago, na estrada que vai para Mendonza (Argentina). Há um trecho específico da estrada – Los Caracoles, são 29 curvas – em que é preciso ter muito cuidado e atenção.

A estação tem o grande  Hotel Portillo, com 123 quartos e outras opções de hospedagem no centro.  Não me hospedei no local, mas pude perceber o cuidado e atenção com os hóspedes.

Eles têm prioridade com relação a quem vai passar o dia, o que acho certo.

A estadia inclui pensão completa, acesso às pistas de esqui, piscina, jacuzzi, fitness center, quadra esportiva, cinema, atividades para crianças, adolescentes e adultos.

Além do hotel, Portillo oferece opções de chalés: o Octógono Lodge (opção de hospedagem confortável, ideal para grupos), o Inca Lodge (opção mais econômica na estação de esqui, pois se assemelha a um albergue para mochileiros), e os chalés (com capacidade para 4 e até 8 pessoas, oferecem todo o conforto e privacidade de um refúgio de montanha, com todos os serviços do hotel principal).

Em Portillo não há roupas para alugar, somente equipamentos. O hotel conta ainda com serviços de traslados desde Santiago.

Leia aqui sobre a minha experiência em Portillo.

E assista o vídeo, aqui.

5. Termas de Chillán

Este é um resort de montanha conhecido por sua beleza natural e instalações termais.

Situado na região da Cordilheira dos Andes, a aproximadamente  a 82 km da cidade de Chillán, o hotel oferece uma experiência única de relaxamento, aventura e conforto.

Está a 400 km de Santiago, ou cerca de 5 a 6 horas de carro. É possível chegar ao hotel tanto de carro alugado como por meio de serviços de transporte ou ônibus que partem de Santiago em direção a Chillán.

Também é possível voar de Santiago para Concepción, uma cidade próxima a Chillán, e depois seguir de carro ou ônibus até o hotel.

O hotel possui boas acomodações, desde quartos confortáveis até suítes de luxo. Além disso, muitos quartos oferecem vistas deslumbrantes para as montanhas.

O complexo conta com piscinas, banheiras de hidromassagem e saunas, onde os hóspedes podem desfrutar das propriedades terapêuticas das águas minerais naturais e relaxar após um dia de atividades ao ar livre.

Também oferece uma variedade de opções para os amantes da natureza e dos esportes de inverno.

Durante a temporada de neve, os hóspedes podem desfrutar de esqui e snowboard, bem como de outras atividades como caminhadas na neve e trenós.

Além disso, o Hotel Termas de Chillán possui uma variedade de restaurantes e bares, onde os hóspedes podem saborear pratos da culinária local e internacional, acompanhados por vinhos chilenos.

Resumindo, é um destino ideal para quem busca uma combinação de relaxamento, aventura e beleza natural. 

  • Diárias a partir de*: US$1300 dólares (estadia mínima de três noites)
  • Endereço: Ruta N-55 Kilometro 80, Pinto Ñuble 
  • Como reservar? No site do hotel.

Planejamento para a viagem de inverno no Chile

Com certeza você já soube de alguém que passou por perrengues fora do país por desconhecimento ou por falta de planejamento.

Por isso, vou deixar algumas informações para que você, que deseja ver a neve no Chile em 2023, possa planejar a sua viagem de inverno com sucesso.

Na sua viagem para o Chile no inverno, eu posso ajudar com um roteiro incrível por meio da minha assessoria personalizada.

Eu ofereço um atendimento on-line individual e personalizado, com dicas importantes.

Além disso, você terá uma hora comigo para eu te ajudar a planejar bem a sua viagem. Assim, você poderá aproveitar tudo o que esse país tem de melhor e sem preocupações.

Este planejamento é ideal para quem não tem tempo de buscar as informações e quer ter um roteiro exclusivo para toda a família.

Se quiser saber mais sobre a assessoria personalizada, leia aqui.

Não deixe de ver o vídeo que fiz durante a minha hospedagem no Valle Nevado: 

*​​A referência de valores de diárias para esse post foi retirado do Booking.com, em dólares americanos. Cotação para um quarto de casal para dois adultos. Valores de para julho/23.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade