Chile com crianças: visitando a vinícola Cousiño Macul

Vai visitar o Chile com crianças?

Então vem comigo!

O Texto que você vai ler a seguir é a experiência da Mel Villas Boas, na vinícola Cousiño Macul com as pequenas Lis (6 anos) e  Ana (3 anos).

A vinícola  fica dentro de Santiago, aos pés da cordilheira e carrega uma das histórias mais bonitas e impactantes entre as vinícolas chilenas.

Chile com crianças: como é visitar a vinícola Cousiño Macul com os pequenos?

 

Antes de mais nada, gosto de dizer que conhecer vinícolas está longe de ser um passeio super divertido para as minhas filhas.

Porém, quando estamos no exterior sem rede de apoio (que é a realidade da maioria dos turistas), o jeito é ir balanceando experiências diferentes para que tanto adultos quanto crianças se sintam contemplados.

Ah, outro adendo: eu amo visitar vinícolas. Portanto, não quero um dia ir embora deste país e me dar conta de que deixei passar a oportunidade de conhecer algo que é tão característico da cultura chilena e que gera tanto orgulho para seus habitantes.

Bora ajeitar as crianças que elas vão aprender como se planta uva e se faz vinho!

Visitamos a Cousiño Macul em duas oportunidades: agosto de 2022 num evento em homenagem ao dia do vinho e depois em outubro de 2022 para um tour guiado.

Vou me ater apenas à segunda experiência, ou seja, o dia do tour.

A Cousiño Macul está a menos de 15km dos bairros turísticos de Santiago e desta vez fomos de Uber até lá.

A reserva eu havia feito antecipadamente, pelo site da vinícola. Nele é possível ver todos os tours oferecidos (são mais de 6 tipos!) seus valores, datas e horários.

Os tours de bicicleta me pareciam os mais bacanas, mas infelizmente nem tudo nesta vida é possível.

Se você estiver acompanhado de crianças menores de 12 anos, não será desta vez que você poderá pedalar pelos vinhedos.

Chile com crianças: tour na vinícola Cousiño Macul

O Tour Tradicional, que foi o que escolhemos, começou com uma pequena caminhada pelo vinhedo e a primeira degustação foi ali mesmo, ao lado das parreiras.

Na sequência fomos conhecer a área interna que abriga barricas antigas e modernas, além de peças do século XIX que nos contam a história da família Cousiño e da inspiradora Isidora Goyenechea, uma mulher à frente de seu tempo.

A segunda e terceira degustação foram acontecendo conforme caminhávamos. Por último visitamos a bodega subterrânea e a sala de guarda.

 

Assim que o tour acabou os visitantes foram orientados a ficar à vontade, sem pressa para sair, sendo possível apreciar a paisagem, sentar no gramado ou ainda caminhar livremente pela área externa da vinícola.

Como as minhas meninas entram na faixa etária de não-pagantes, eu levei caixinhas de suco e petiscos para elas comerem enquanto nós degustávamos. As crianças maiores, pagantes, recebem suco.

De acordo com as informações no site:

  • crianças de 0 a 10 anos não pagam.
  • De 11 a 17 anos pagam um valor fixo de $8.000CLP (independentemente dos pais estarem fazendo o tour tradicional, o Isidora ou o premium).

O que eu mais gostei foi:

ver a paixão e entusiasmo com que os funcionários falavam da história da vinícola e de seus processos.

Além disso, gostei que o tour foi conduzido com tranquilidade e todas as perguntas foram respondidas de forma muito respeitosa e com conhecimento técnico.

Valeu a pena, mesmo se tratando de uma vinícola que não tem nada especialmente projetado para o público infantil.

Lembre-se de levar agasalho, inclusive no verão, pois a bodega subterrânea é bem gelada e os pequenos podem ficar desconfortáveis.

Por fim, se seus filhos ficam irritados quando estão famintos (assim como as minhas), organize-se para levar água e lanchinhos.

Vale lembrar ainda que a  Cousiño Macul não conta com restaurante e nem vende comidinhas na loja.

Bom passeio!

Informações importantes:

  • Tour tradicional: $18.000 CLP (R$112,00) com degustação de 3 taças de vinho
  • Como chegar de transporte público: A forma mais fácil é metrô e táxi. Tomar a linha 1 até a estação Tobalaba e, chegando lá, mudar para a linha 4 em direção à Plaza de Puente Alto, descendo na Estação Quilin. Depois é só pegar um táxi até a vinícola. O valor aproximado é de $ 2.700. Na volta, é só pegar o táxi na porta da vinícola até o metrô novamente. Tempo gasto com o trajeto: cerca de quarenta minutos entre a estação Tobalaba e a vinícola.  
  • Endereço:  rua Quilin, 7100, Peñalolén, Santiago
  • Clique aqui para fazer reserva

 

Texto e fotos de Mel Villas Boas que é graduada em língua e literatura estrangeira pela USP e por muitos anos se dedicou à carreira de professora e gestora escolar. Mas após a maternidade, muita coisa mudou!

A Mel é apaixonada por organização e decoração de eventos, é amante da boa gastronomia e entusiasta de tudo que envolve o universo infantil. Ela já morou em São Paulo, em Minnesota e hoje vive em Santiago.

Leia aqui outros textos para quem vai viajar para o Chile com crianças 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade