Review: Clos Apalta Residence, da rede Relais & Châteaux no Valle Colchagua

Me hospedei no hotel Clos Apalta Residence, da rede Relais & Châteaux no Valle Colchagua, e conto tudo sobre como foi essa experiência de luxo.

Reinaugurado em outubro de 2023, o hotel oferece o que tem de melhor para quem quer visitar a região de Santa Cruz em grande estilo.

Este post é sobre detalhes. Isso porque, não tem como descrever a experiência que é se hospedar no hotel mais luxuoso do Valle de Colchagua e, com certeza, entre os melhores do Chile, sem notar os pequenos detalhes oferecidos por toda a equipe desde a nossa chegada ao hotel. 

Eu e Flavinho nos hospedamos lá em novembro de 2023 e fomos os primeiros a desfrutar de tudo após a reinauguração. O tempo estava ótimo e foi possível aproveitar para fazer um tour e degustação privados na vinícola Clos Apalta.  

Leia a seguir os detalhes deste passeio incrível!

Las casitas ou bangalôs

Uma verdadeira residência ou, como eles chamam lá, “casita” ou “vilas” ou ainda “bangalôs”  porque é muito mais do que um quarto. Cada uma tem 103 m2 e conta com um banheiro enorme, varanda, mini cozinha (com máquina Nespresso e minibar com água e frutas) e ofurô no terraço.

Já o hotel tem apenas 10 quartos. Super exclusivo né?

Os arquitetos responsáveis pelo projeto são Bernd Haller y Martin Hurtado e, desde 2011, o empreendimento faz parte da rede internacional e exclusiva Relais & Châteaux. 

Circundado pelos vinhedos de Apalta e por bosques nativos, o contato com a natureza é outro ponto de destaque. Lá o único som que escutamos é o vento nas árvores e dos animais, uma oportunidade para o descanso e o relaxamento.

Além de café da manhã buffet, o hotel oferece academia, piscina, duas saunas e uma banheira de hidromassagem. Entre as atividades gratuitas, você pode optar por trilhas e caminhadas no bosque e passeios de bicicleta pela montanha ou vinhedo, além do tour para conhecer a vinícola. Com custos adicionais, poderá desfrutar de passeios a cavalo e massagem.

O Clos Apalta Residence também abriga um restaurante gourmet, com opções de almoço e jantar de quatro tempos, acompanhados de vinhos para maridagem.

Nossa experiência no Clos Apalta Residence

Ficamos hospedados na Casita Syrah. Sim, cada um dos quartos tem o nome de uma uva. Entrando no quarto já conseguimos perceber o cuidado com os detalhes: água disponível, café, frutas e alguns docinhos também.

Cada uma das casitas ficam distantes umas das outras. A cama era confortável e bem grande, lençóis e travesseiros de primeira linha. O closet da nossa casita também era muito espaçoso, com áreas separadas para cada um dos hóspedes. 

As cortinas são automáticas, então, na hora que a gente queria desfrutar da vista, era só subir tudo para se conectar com a natureza. E se quer o quarto escurinho, para dormir até mais tarde, também é possível. 

Com uma sala grande, o espaço oferece muitas opções de relaxamento. Uma cômoda poltrona para ler um livro, beber um vinho e desfrutar da vista incrível para a Cordilheira dos Andes e para o Vale de Apalta, que tem um terroir único de vinhos premiados aqui no Chile.

A área de banho também foi muito bem planejada, com duas pias separadas, uma banheira com vista para o vinhedo e uma ducha confortável. E claro, quer coisa mais elegante que tomar um banho com uma paisagem maravilhosa?

Quando a gente entra no quarto já sente o cheirinho bom e observa os detalhes: flores, aromas na roupa de cama e de banho, além das amenidades de marcas famosas. Do lado de fora ainda tinha um espaço com uma ofurô privativa, ideal para relaxar a noite tomando um vinho ou ficar na espreguiçadeira. Que delícia! 

A gente só escutava o barulhinho dos pássaros cantando. Por todos os lados do hotel é possível ver a importância que eles dão para a preservação das espécies de plantas e animais. Fomos avisados, inclusive, que poderíamos receber a visita  de alguma raposinha.

Tour e degustação exclusivos

A vinícola Clos Apalta está na 18a posição na lista das 50 melhores vinícolas do mundo, segundo o World’s Best Vineyards 2022. É parte do Grupo LaPostolle, onde são produzidos os vinhos mais requintados e icônicos. As safras de Clos Apalta 2014, 2015 e 2017 foram aclamadas pelo crítico americano de vinhos e charutos, James Suckling, com uma pontuação perfeita de 100 pontos.

Eu já fiz o tour e degustação em outra visita. Leia aqui como foi.

Dessa vez, fizemos um tour exclusivo para hóspedes, acompanhados do sommelier do hotel. Para fazer o tour no vinhedo e subir até a bodega, eles disponibilizam carrinhos elétricos. Lá é possível admirar o design impressionante da parte interna da vinícola. Logo na entrada, é necessário subir uma escada em espiral deslumbrante que simboliza o vinho sendo servido na taça. São seis andares até a parte de baixo, onde ocorre o processo de produção do vinho.

No centro da estrutura, um pêndulo decorativo representa o movimento da terra e faz referência ao fato de que a vinícola Clos Apalta segue práticas orgânicas e biodinâmicas.

Pudemos conhecer a sala de guarda da vinícola e uma das bodegas mais lindas que eu já visitei. São muitos detalhes que fazem a diferença. A cava  reserva mais de 7 mil garrafas de uso exclusivo da família, referente a todos os anos de produção, desde 1997. 

Jantar inesquecível

E nem imaginávamos que, saindo desse passeio tão incrível, teríamos um momento tão especial para nós e que faz parte da nossa história. Enquanto estávamos desfrutando do nosso jantar, recebemos taças de um vinho muito especial: o Clos Apalta 2013, ano que meu marido Flávio Chegou no Chile, em 2014 foi a vez do restante da família!

Desfrutamos do jantar de quatro tempos, tudo bem gostoso. Quando chegou a hora da sobremesa, para acompanhar nossa mousse de chocolate, provamos uma preciosidade: um licor também da reserva especial da família. 

Menu degustação

No dia seguinte, optamos por provar o menu degustação no almoço. Começamos com uma entradinha: empanada, um molhinho de melão e um tomatinho cherry, acompanhados de um vinho branco – oferecido somente para quem se hospeda no hotel, eles não comercializam, então é muita exclusividade!

O primeiro prato foi um pulpo, que é o polvo, com um creme de palta (o abacate). Já o prato principal foi um peixe do tipo corvina com quinoa. E, de sobremesa, uma tarte tartin, uma torta de maçã com um sorvete de baunilha. Eu adoro, gente! 

Foi tudo perfeito. Vivemos uma experiência realmente incrível, acolhedora e exclusiva no Clos Apalta Residence.

Se quiser viver essa experiência, deixe o contato para reservar: https://es.closapalta.com/stay.

Apalta Road Km 4, Santa Cruz Colchagua, Chile, 00000

Telefone: 56-72-2-953360.

E não deixe de conferir o vídeo que eu fiz no Clos Apalta Residence:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade