Roteiro no Chile: visitando a vinícola Aquitania e o Templo Bahá’í
Se você gosta de aproveitar bem o tempo na sua viagem, além de conhecer dois lugares que estão fora do roteiro comum do Chile, este texto é para você.
Leia como foi a minha experiência de passeio para a vinícola Aquitania e o Templo Bahá'í em um dia!
Escolhi fazer este passeio com uma agência de minha confiança. Nossa primeira parada foi na vinícola Aquitania, apesar da chuva no dia, o passeio foi perfeito!
A van passou aqui em casa por volta das 8h30, pois o nosso tour estava agendado para às 10 horas. Fomos recebidos na vinícola pela simpática guia Ana, uma russa que veio morar no Chile e fala um portunhol que dá para entender facilmente.
A Aquitania é uma vinícola boutique, localizada em Santiago. Isso mesmo, ela fica dentro da Região Metropolitana, pertinho da vinícola Cousiño Macul. Além de ser uma vinícola urbana, também está na categoria boutique, por sua pequena produção: apenas 180 mil garrafas por ano. Só para se ter uma ideia, a Concha y Toro, que é a maior do Chile, produz 380 milhões por ano.
Além de ter uma pequena produção, quase 95% dos seus vinhos são exportados, principalmente para Ásia, Estados Unidos e Brasil.
O tour na Aquitania
O tour começa em um mirante que tem na vinícola. Fomos em um dia de chuva e não conseguimos avistar a Cordilheira dos Andes, mas eu já havia ido antes e sabia que a vinícola tem uma vista incrível. Do mirante é possível ver o Templo Bahá'í.
A guia Ana nos contou um pouco da história da vinícola: além de ser de pequena produção, é uma vinícola jovem. Os vinhedos são do ano de 1988. Neste terreno são plantados Syrah e Cabernet Sauvignon. Para a produção dos outros vinhos, as uvas são compradas de outro vale vitivinícola do Chile.
Com uma vista para os vinhedos, a guia explicou a origem da vinícola, todo o processo de plantio, os tipos de uvas existentes, sobre o processo de maturação e a forma de irrigação da plantação.
Aquitania, o nome da vinícola, é uma região do Sul da França, e foi escolhida porque três sócios-proprietários são franceses e um é chileno.
Depois fomos conhecer a bodega e continuar o passeio pelo processo de produção dos vinhos da Aquitania. Neste momento é possível entender porque como funciona uma pequena produção: os funcionários estavam ali trabalhando na fabricação dos vinhos.
Degustação dos vinhos na Aquitania
Depois de percorrer os vários ambientes e o vinhedo, chegou o melhor momento: a degustação!
A nossa degustação era de vinhos ícones (os melhores da vinícola), então a expectativa era grande. Nossos vinhos:
- Lazuli Cabernet Sauvignon
- SOL de SOL (espumante) Brut Nature
- SOL de SOL Pinot Noir
- SOL de SOL Sauvignon Blanc
Os vinhos foram servidos aos poucos e a guia foi explicando sobre os aromas e os sabores de cada vinho. A degustação é acompanhada de uma tábua de queijos e frutas secas. A guia também contou um pouco sobre a harmonização dos vinhos.
Os vinhos superaram as minhas expectativas. Alguns deles eu já conhecia, mas o espumante Sol de Sol e o Lazuli Cabernet Sauvignon foram os melhores, na minha opinião.
Eu estava com um grupo de seguidores do Nós no Chile e com o pessoal da agência Sousas Tour. Depois da vinícola, saímos para almoçar. Neste dia escolhemos um restaurante peruano que fica bem pertinho da vinícola e a comida estava muito boa.
Visita ao Templo Bahá'í
Depois do almoço, continuamos o nosso passeio e fomos para o Templo Bahá'í. A vantagem de fazer os dois passeios no mesmo dia é que o templo fica muito perto da vinícola, cerca de 10 minutos.
Eu já visitei o templo algumas vezes, inclusive tem vídeo no nosso canal do Youtube. Clica aqui para assistir.
A Fé Bahá’í é uma religião independente e aceita pessoas de todas as crenças. Considerada uma casa de oração Bahá’í, o templo é aberto a todos os visitantes, independente da religião. É um local para reflexão e oração.
Sem contar que tem uma vista linda de toda Santiago. Apesar do dia estar com chuva, teve a vantagem de estar vazio – isso é bom para você se conectar melhor e sentir a boa energia desse lugar incrível.
E para você, turista, é mais uma oportunidade para fugir dos pontos tradicionais e conhecer algo bem diferente, moderno e muito bonito, além de uma vinícola boutique.
Eu adorei a experiência e recomendo muito. É uma passeio de um dia inteiro. Retornei para casa por volta das 17h.
Fiz o passeio com a Sousas Tour, uma das agências parceiras aqui do blog.
Clica aqui para fazer o seu orçamento!
Oi Rosi!
Viajo para o Chile há mais de 10 anos. Estarei, novamente , em meados de Novembro . Tenho vontade em conhecer o Templo Bahá’í, e nada melhor do que conjugado com a visita a uma Vinícola de primeira grandeza.
Sou um dos seus milhares fãs aqui no Brasil!
Abs
Muito obrigada!