Roteiro para o sul do Chile: 4 dias completos em Puerto Varas

Muita gente vem pro Chile em busca do frio e da neve, acaba ficando só em Santiago e perde a oportunidade de conhecer locais incríveis como Puerto Varas.

Localizada ao sul, na região dos Lagos Andinos, é uma cidadezinha às margens do lago Llanquihue, com cerca de 40 mil habitantes e que está a cerca de mil quilômetros da capital.

Fundada em 1852, a região começou a ser habitada por imigrantes alemães e austríacos, fato que até hoje se vê refletido em suas construções e na culinária local.

Eu já visitei a região há alguns anos e gostei tanto que resolvi voltar para escrever este post e fazer vídeos para o canal do Youtube

Por isso, neste post você vai ler um roteiro completo e atualizado de 4 dias em Puerto Varas.

Continue comigo!

Qual a melhor época e como chegar em Puerto Varas?

A princípio, eu diria que a viagem para Puerto Varas vale o ano todo.

Nos meses de inverno, o sul do Chile costuma ter mais chuva e faz muito frio.

Além disso, o tempo é bem variável, mais frio que Santiago. Chove muito mais, por isso, é comum pegar alguns dias nublados durante a viagem.

Assim, outubro e novembro, com ou sem neve, são meses bem agradáveis. Além de menos frio, também está mais vazio.

Para chegar a Puerto Varas a forma mais confortável é de avião.

Há voos diários de Santiago a Puerto Montt, cidade com o aeroporto mais próximo e que fica a meia hora de carro de Puerto Varas.

Não há voos diretos do Brasil para lá, logo você precisa comprar um combo com essas conexões.

As companhias aéreas que fazem esse trecho são a Latam, a Sky e a JetSmart.

Pela Sky, em julho de 2024, o valor para um adulto, ida e volta, estava em R$374.

Pela JetSmart, R$491. Já pela Latam, R$763.

Chegando ao aeroporto de Puerto Montt há três maneiras de seguir para Puerto Varas.

A primeira é contratar um transfer com a nossa agência parceira em Puerto Varas.

A segunda é ir de táxi direto.  E, por último, você pode alugar um carro no aeroporto (sugiro reservar com antecedência).

Você também pode ir de ônibus, partindo de Santiago do Chile, em um trajeto de no mínimo, 10 horas.

Os ônibus são consideravelmente mais baratos e existem empresas que oferecem bastante conforto durante a viagem, além de fazerem o trajeto à noite.

Cruz del Sur, Bus Norte e TurBus são as mais populares, com partidas da rodoviária de Santiago.

Roteiro de 4 dias em Puerto Varas

Nesta viagem, optamos por fazer todos os passeios com a minha agência parceira Turismo Puerto Varas.

Eu recomendo muito, pois são profissionais de confiança e falam português.

Confira o roteiro!

Primeiro dia: Frutillar

Saímos de Puerto Varas em direção à cidade de Llanquihue, onde visitamos a orla e depois continuamos bordeando o Lago Llanquihue até Frutillar.

Em seguida, caminhamos e visitamos as principais atrações como, por exemplo, o Museu Colonial alemão de Frutillar, com um jardim cheio de flores em uma construção típica alemã.

Além disso, aprendemos um pouco sobre os alemães que chegaram em Puerto Varas durante a fundação da cidade.

Ainda caminhando pela orla do Llanquihue, pudemos ver a influência alemã nas construções.

Também aprendemos que a maioria delas são revestidas em madeira de alerce, a qual hoje em dia está escassa devido às suas excelentes características: durabilidade, aspecto e resistência à umidade.

Enfim, tudo muito arrumadinho, parece até casa de boneca.

Em Frutillar, também passeamos pelo píer ou muelle de Frutillar, com vista do lago e do vulcão. Chegamos ao Teatro del Lago, ponto turístico tradicional e que recebe diversas apresentações de balé, orquestras e peças teatrais.

De lá  fomos para o Spa Cancagua, onde terminamos o passeio com muito relaxamento numa piscina de água quente (40 graus) com terraços rebaixados, chuveiro e vestiários em meio a natureza.

Dia 2: Vulcão Osorno e Saltos de Petrohué

Saímos cedo, para fazer uma pequena caminhada.

Começamos visitando o Vulcão Osorno, onde chegamos a 1250 metros, trajeto que pode ser feito uma caminhada, passeio de teleférico ou simplesmente contemplar a vista.

Lembre-se de ir com roupa confortável e impermeável, já que pode começar a chover e costuma ventar muito.

Além disso, sugiro escolher um tênis bem confortável, pois há muitas pedrinhas no caminho.

Além disso, nesse passeio é bem importante ir acompanhado de um guia, por segurança.

Chegando no ponto mais alto, pudemos contemplar uma vista linda, com uma mistura de cores do céu, do lago e uma vista para o outro vulcão, o Calbuco.

Passamos também por uma cratera do vulcão Osorno, chamada cratera roja (vermelha, em português), que entrou em erupção pela última vez em 1835.

Em seguida, continuamos nosso passeio a caminho dos Saltos del Petrohué, onde tem uma lago azul turquesa.

Depois, seguimos para um passeio de barco, no qual fizemos uma navegação pelo Lago Todos los Santos, com vista para os vulcões Osorno e Puntiagudo.

A paisagem é incrível.

Por fim, paramos num restaurante do outro lado do lago para almoçar, é uma casa de madeira no meio da mata.

Uma comida caseira, muito boa.

Claro, provamos cervejas do sul do Chile.

Veja como foi esse passeio em detalhes no vídeo que eu fiz.

Dia 3: Termas del Sol e Cochamó

Partimos cedinho em direção a Puelo e Cochamó, povoados localizados no estuário de Reloncaví, a 1h30 de Puerto Varas.

Durante o trajeto fizemos diferentes paradas com em meio a uma natureza única (cachoeira, ponte suspensa, mirantes, beira de rio e floresta).

Nossa primeira foi nas Termas del Sol, localizada em meio a um vale de uma floresta nativa.

Um lindo caminho em pontes de madeira percorrem todo o espaço das termas.

Muito verde, as piscinas são com piso em pedra e a água cristalina.

A infraestrutura é bem completa, com 10 piscinas que variam entre 36 e 45 graus, setor de lama termal, caminhos com acessibilidade e cafeteria.

Aproveitamos as piscinas por 4 horas, almoçamos e continuamos a visitar o povoado de Cochamó, onde caminhamos um pouco ao longo de sua bela orla à beira do estuário de Reloncaví, onde em dias ensolarados podemos ver o imponente Vulcão Yates.

Seguimos então para os famosos balanços, os”Coihue de Los Columpios”.

Encaramos a subida de 30 minutos de caminhada por uma estradinha de terra.

Mas, acreditem: a vista compensa!

Dia 4: City tour pela cidade de Puerto Varas

Por fim, no nosso último dia, decidimos fazer um city tour pela cidade de Puerto Varas.

Então começamos a pé pela Costanera, na orla do Lago Lanquehue.

A cidade é bem limpa, bonita e com várias construções em madeira. Passamos pelo centrinho, pela calle techada (rua coberta, em português).

Visitamos a Plaza de Armas de Puerto Varas.

Uma curiosidade é que quase todas as cidades chilenas têm uma Plaza de Armas, localizada bem no centro das cidades.

Lá fica o Cassino de Puerto Varas e a feira artesanal.

Ótimo local para comprar roupas em lã e lembrancinhas para levar de presente ou recordação.

No centro você poderá encontrar muitos restaurantes e cafeterias para sentar e aproveitar a vista, como o La Tropera, La Vinoteca, o Cassis e também fazer umas comprinhas no Cencinas Lanquehue.

Hospedagem em Puerto Varas

Já me hospedei no Hotel Awa, uma verdadeira joia arquitetônica com vista deslumbrante do lago Llanquihue e do vulcão Osorno, que  fica a 20 minutos do centro de Puerto Varas. Leia a minha resenha sobre o Awa, aqui.

Na região há boas opções de hospedagens que eu recomendo.

Veja a seguir e reserve pelo booking com desconto.

Cumbres Puerto Varas (5 estrelas)

Radisson Hotel (5 estrelas)

Cabaña del Lago (4 estrelas). O hotel preferido dos brasileiros!

Também já me hospedei neste hotel. Em síntese, é um hotel 4 estrelas com quartos elegantes e uma vista deslumbrante do lago Llanquihue.

O hotel tem uma piscina coberta, spa e um restaurante com uma grande variedade de pratos e café da manhã com muitas opções deliciosas.

Me hospedei nele em março de 2023 e gostei muito, afinal a localização é excelente e a vista para o lago é incrível.

Enfim, é muito gostoso acordar e tomar um café da manhã apreciando o lago e o vulcão Osorno.

Portanto, valeu muito a experiência e eu recomendo.

Além disso, tem um excelente custo benefício.

Enjoy Puerto Varas Hotel (4 estrelas)

Park Inn by Radisson Puerto Varas (4 estrelas)

Solace Puerto Varas (4 estrelas)

Confira neste post os melhores hotéis e restaurantes em Puerto Varas.

Melhores restaurantes da região

Desde já,, não faltam bons restaurantes em Puerto Varas, afinal, a cidade é considerada a capital gastronômica do sul do Chile, com diferentes influências, como alemã e suíça.

Também há muitas opções de comida internacional e do sul do Chile, conduzida de forma requintada por alguns dos melhores chefs da região.

Alguns pratos têm como base alimentos e pescados da região, como caçarolas de frutos do mar, ceviche de camarão e ostras.

A seguir, conheça alguns dos restaurantes que eu recomendo em Puerto Varas:

Awa Restaurant:

O Awa Restaurant é uma opção requintada, com muitos pescados e frutos do mar.

São pescados ali mesmo, caçarolas de frutos do mar, ceviche de camarão e ostras são os pontos fortes.

Endereço: Ruta 225, Km. 27

Casa Valdés:

É um restaurante gourmet que oferece pratos sofisticados e criativos. Além de estar localizado em uma casa antiga, o restaurante  tem uma atmosfera acolhedora.

Endereço: Sta Rosa, 040.

Mesa tropera:

Cozinha chilena que oferece pratos deliciosos a preços acessíveis. O ambiente é descontraído e aconchegante.

Endereço: Sta Rosa, 161.

La Marca:

Para quem quer apreciar pratos típicos da região, com toque artesanal e ambientes mais rústicos ou singelos, este restaurante é bem recomendado (sabores variados, de frutos do mar a churrascos).

O restaurante tem uma vista incrível do lago Llanquihue.

Endereço: Ruta 225, Ensenada 5, KM 1.

La Vinoteca:

A princípio, é um bar e restaurante que oferece uma grande variedade de vinhos locais e internacionais.

Ademais, o restaurante também tem uma ótima seleção de petiscos e opções para petiscar.

Endereço: Diego Portales, 204.

Ibis Restaurante:

o ibis oferece pratos internacionais há mais de 20 anos.

Ele oferece muitas opções de peixes. O restaurante está localizado em frente ao lago Llanquihue com vista para o vulcão Osorno.

Ah,  mas não tem nada a ver com a rede de hotéis Ibis, tá?

Endereço: Av. Vicente Perez Rosales 1117.

Por fim, espero que tenha gostado do conteúdo.

E que tal assistir ao vídeo com o roteiro completo?

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *