7 motivos para contratar seguro de viagem para o Chile

Você ainda está na dúvida se deve ou não contratar o seguro de viagem para o Chile? Não fique! Apesar de não ser mais obrigatório para entrar no país desde 15 de junho de 2022, o seguro é fundamental para garantir uma viagem mais tranquila e segura para você e sua família.

Aqui eu explico melhor sobre os requisitos para viajar ao Chile em 2022.

Eu recomendo muito que os turistas que venham visitar o Chile contem com seguro médico de viagem, uma vez que os números de casos de contagiados ainda é alto em todo o mundo. De preferência, um seguro que cubra gastos que podem surgir por:

  • Assistência médica de urgência ou por atendimento hospitalar durante sua estadia no país;
  • Repatriação por motivos médicos ou por morte;
  • Cobertura de qualquer gasto originado por Covid-19;

O Chile é um país que conta com muitos lugares interessantes para conhecer. Em uma só viagem você consegue ver neve, conhecer o Deserto de Atacama, vulcões e até a Ilha de Páscoa. E, apesar de ser relativamente seguro, não dá para a gente controlar imprevistos que possam ocorrer.

Por isso, listei para vocês 7 motivos para contratar seguro viagem para o Chile.

Continue a leitura e descubra quais são!

 

O que é um seguro de viagem internacional?

 Antes de saber quais as situações nas quais você pode precisar de um seguro de viagem, é preciso entender por que, sempre que vamos viajar, encontramos diversas recomendações para contratar o serviço. Isso não é à toa.

Toda viagem, seja nacional ou internacional, de negócios ou lazer, envolve planejamento e riscos. Especialmente, se você incluir algumas atividades mais radicais. Os riscos podem até ser pequenos, mas dão uma bela dor de cabeça.

Por isso, um seguro de viagem pode fornecer a cobertura que você precisa para perdas financeiras causadas por uma variedade de eventos que venham a ocorrer antes, durante ou, até mesmo, depois de sua viagem.

Assim, o seguro internacional nada mais é que um contrato firmado com uma seguradora que se compromete a oferecer assistência contra certos problemas durante uma viagem. Mas atenção: a assistência é oferecida de acordo com o plano contratado, no valor e situações especificadas previamente no contrato.

Por isso é preciso escolher bem o seguro de viagem que atenda às suas necessidades. E isso você saberá quando planejar os destinos e atividades que quer fazer.

Se você quiser ajudar com esse planejamento, posso te ajudar. Conheça mais sobre a assessoria personalizada de viagem do Nós no Chile.

 

Seguro-viagem ou assistência de viagem?

Existe diferença entre o seguro viagem e assistência de viagem e muita gente não sabe muito bem quais são. Ao optar por um seguro-viagem, saiba que o segurado deverá pagar todas as despesas médicas do próprio bolso para depois solicitar o reembolso dos valores, de acordo com os limites da apólice contratada. As principais vantagens são que o preço pode sair mais em conta e você poderá escolher onde vai ser atendido.

Já na assistência de viagem, todo o atendimento é imediatamente custeado pela seguradora assim que o segurado entrar em contato. Então, a seguradora vai indicar hospitais e clínicas conveniadas para o atendimento. O segurado não tem o direito de ser atendido em um estabelecimento fora da rede indicada pela seguradora, salvo em caso de emergências.

7 situações que você vai precisar do seguro de viagem

 A seguir, listei as diversas situações que você pode precisar de um seguro de viagem. Entenda melhor.

 

# 1 – Acidentes

Um item indispensável é assistência médica em caso de acidentes – seja por algo bem simples, como quebrar uma perna, ou algo mais complexo que necessite uma cirurgia, por exemplo.

Além dos primeiros socorros, é fundamental que o seguro viagem também ofereça o traslado ao hospital, cubra as despesas médicas, incluindo o próprio tratamento e os medicamentos.

Em casos mais graves, em que o paciente precisa retornar ao país de origem, é importante assegurar que o plano escolhido ofereça esse serviço, sem custos adicionais.

Importante ressaltar que não há um acordo entre o Brasil e o Chile que permita o acesso a atendimento gratuito na saúde, fora em casos de risco de vida.  E a saúde aqui no Chile é muita cara.

Uma consulta de emergência em uma clínica particular, com exames ou procedimentos pode fazer com que você tenha que desembolsar uma verdadeira fortuna. Já no serviço público, casos de urgência são atendidos, no entanto, a espera por exames no Fundo Nacional de Saúde (Fonasa), o serviço público de saúde do Chile, pode ser muito longa.

# 2 – Doenças

Muitas pessoas podem ter dificuldades para se adaptar ao clima chileno, principalmente quem sofre com crises alérgicas ou asma.

Também não é raro ouvir relatos de pessoas com problemas respiratórios terem maiores dificuldades devido aos altos níveis de poluição atmosférica que ocorrem em Santiago, de abril a outubro. Inclusive, o governo chileno emite alertas sobre a contaminação do ar regularmente.

 

# 3 – Extravio ou perda de bagagem

Uma das coberturas mais utilizadas é a de extravio ou perda de bagagens. E é bastante comum encontrá-la nos planos mais comprados. Se o pior acontecer, há a garantia da indenização.

Mas, atenção! Geralmente, a indenização é paga apenas por unidade ou por quilo da bagagem perdida, sem considerar seu conteúdo. Por isso, leve itens de valor na bagagem de mão, se possível.

 

# 4 – Prática de esportes radicais

Os esportes radicais, como esqui ou snowboard, além de trekking em parques nacionais, escalada aos vulcões e tantas outras opções de passeios ao ar livre que existem no Chile devem ter coberturas especiais contratadas.

Ainda que você esteja acompanhado de profissionais qualificados, não há como garantir que você estará livre de algum acidente. Então, não dá para arriscar.

Leia aqui mais detalhes sobre por que investir em um seguro de viagem para esportes.

 

# 5 – Cancelamento de viagem

Para algumas pessoas, pode ser interessante contar com a cobertura que garante uma indenização por perdas irrecuperáveis com despesas pagas por aquisição de pacotes turísticos ou serviços de viagens como transporte e hospedagem, sempre que o cancelamento ou alteração da viagem for inevitável.

A cobertura não está inclusa em todas as apólices, por isso, se você quiser contratá-la, garanta que está no contrato.

 

# 6 – Morte ou invalidez

Essa cobertura é muito importante para garantir maior tranquilidade, mesmo que a gente nem goste de pensar no que pode acontecer, né? Em um caso tão sério, é claro que nenhum valor será suficiente, mas a cobertura garante pagamento das despesas relacionadas a invalidez total ou parcial, a retornos ao local de origem ou a óbito por causas naturais ou acidente durante a viagem.

 

# 7 – Assistência judicial

Por último, uma das situações mais raras, mas que pode ser necessária a cobertura é a assistência jurídica. Imagine que no Brasil já temos dificuldade para lidar com isso, imagine num país estrangeiro. Ter familiaridade com as leis é ainda mais difícil.

O seguro pode cobrir os gastos com advogados, pagamento de honorários, por exemplo.

 

Como contratar um seguro de viagem internacional?

 Cada tipo de viajante tem um perfil específico, tanto individual quanto coletivo. Por isso, antes de simplesmente escolher seu seguro viagem, leve em conta o melhor preço, mas também avalie se a cobertura atende completamente suas necessidades.

A Resolução 315/14 da Susep (Superintendência Nacional de Seguros Privados) define quais são os itens obrigatórios a constarem em toda apólice de seguro básica. Por outro lado, vários itens especiais podem ser acrescentados de acordo com sua necessidade.

Na hora de contratar seu seguro viagem, confira se a cobertura é por evento. Nesse tipo de cobertura, o segurado tem o valor total do plano para utilizar em cada eventualidade que possa acontecer durante a viagem.

Eu recomendo a busca por seguros no site da Seguros Promo. Veja aqui como é o passo a passo para adquirir um seguro ideal para você. 

A Seguros Promo é uma empresa brasileira do grupo Belvitur, mas não é uma seguradora. O site funciona como um comparador online de seguros viagem oferecidos por algumas das seguradoras mais confiáveis do Brasil como Assist Card, Affinity, GTA e April.

Eu acho que isso facilita muito a nossa vida, porque basta você colocar o que busca na ferramenta, selecionar e pagar. Simples e fácil de usar. Além disso, por trabalhar com um volume grande de vendas direto com as seguradoras, os preços são muito bons se comparados ao mercado.

 

Seguro viagem do cartão de crédito

Muita gente me pergunta: Rosi, e o seguro do cartão de crédito? Você pode sim utilizar, mas é preciso ter muito cuidado, pois as coberturas costumam ser bastante limitadas.

Isso porque o seguro viagem é um serviço secundário do cartão e nem sempre o atendimento é rápido e objetivo como você vai precisar no momento de acionar o seguro viagem.

Por isso, meu conselho é que você tenha cuidado ao ler a apólice e garantir que:

  • As coberturas oferecidas pelo plano e o limite para utilizar atendem a você;
  • O cartão tenha convênio com as redes de hospitais e centros de saúde ou se você irá precisar desembolsar uma grande quantia caso ocorra algum acidente ou doença;
  • As coberturas do cartão são comparáveis às oferecidas pelas seguradoras especializadas em viagens;
  • A reputação do seguro viagem do cartão é boa;

Isso tudo irá ajudar a evitar surpresas e gastos não previstos no orçamento da viagem!

Clica aqui e contrate agora um Seguro viagem com desconto!

Como acionar o seguro viagem?

Após a contratação, serão oferecidos números de contato da sua seguradora, sempre com a opção de atendimento em português.

Em caso de qualquer imprevisto na sua viagem, você deverá entrar em contato com a seguradora contratada. Esteja sempre com o telefone da empresa, o número da apólice e demais informações em mãos, dessa forma ficará mais fácil receber todo o suporte necessário.

Todas as seguradoras oferecem assistência 24 horas, todos os dias da semana, inclusive, aceitam chamadas a cobrar, mesmo no exterior.

Algumas seguradoras também oferecem suporte via aplicativo, WhatsApp, chat ou skype. Você pode acionar o seguro a qualquer momento, desde que a apólice esteja em vigência.

Espero que você tenha conseguido tirar todas as dúvidas sobre o seguro viagem. Comprando o seu seguro com o link aqui do blog você ajuda na manutenção da página.

Clica aqui e contrate agora um Seguro viagem com desconto!

Aproveita e dá uma olhada no vídeo que fiz sobre a saúde no Chile:

 

 

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade