Carretera Austral no Chile: tudo o que você precisa saber antes de viajar

Imagine-se em uma jornada através de uma das estradas mais impressionantes e belas do mundo, cercada por paisagens deslumbrantes e natureza selvagem.

Bem-vindos à Carretera Austral, uma estrada única que atravessa a Patagônia Chilena, em um cenário de tirar o fôlego a cada curva, afinal, são 1.275 km de estrada, de Puerto Montt a Villa O´Higgins, e que une as Regiões de Los Lagos e Aysén, no sul do Chile. 

Resumindo, visitar a região é sinônimo de desconexão com a vida cotidiana e conexão com as coisas simples da vida, como se deslumbrar com seus rios, lagos, bosques, florestas encantadas e montanhas nevadas.

Eu já visitei uma parte da Carretera Austral, entre as cidades de Coyhaique e Puerto Aysén, cada uma delas com suas belezas e particularidades.

Por isso, te convido a ler o roteiro de 4 dias que escrevi sobre a minha experiência

Também conheci as Capelas de Mármore, em Puerto Río Tranquilo, um lugar de tirar o fôlego e o mais bonito que já estive.

Mas com certeza, ainda há muito o que conhecer da Carretera Austral.

Por isso, convidei o Pedro Fagundes, da agência Free Adventure, que nos guiou na viagem, para contar um pouco sobre o que há a ser explorado na região. 

Eu já estou planejando essa viagem, para poder contar em primeira pessoa para vocês.

Mas até lá, deixo vocês com o relato dele. 

Espero que gostem!

Clique no link para te levar ao início de cada assunto:

 

 

Qual a melhor época para visitar a Carretera Austral?

A princípio, a  Carretera Austral passa por regiões onde a neve é comum durante os meses de inverno.

A época em que se encontra neve ao longo da rota varia de acordo com as condições climáticas de cada ano, mas geralmente ocorre entre junho e setembro.

Sem dúvida, viajar durante esse período requer um planejamento cuidadoso e a escolha de um veículo adequado para enfrentar as condições de neve.

Mas, uma das vantagens de viajar no inverno é que fica bem mais vazio.

Porém, há desvantagens também: alguns passeios fecham, entre eles, um dos mais procurados é a navegação para ver o Glaciar San Rafael. Nos meses de junho e julho, contudo, esses passeios não funcionam.

Já no verão, os meses de janeiro e fevereiro são meses de alta temporada, logo, é recomendável reservar com antecipação.

Fato é que, em todas as estações, você poderá descobrir lindas paisagens e aproveitar momentos incríveis.  

Cidades mais importantes e atrativos da Carretera Austral

Ao longo da estrada, você encontrará várias cidades e vilas encantadoras que merecem uma visita. Puerto Montt é onde começa a Carretera Austral.

No entanto, é mais recomendado ter Balmaceda como ponto de partida da jornada. Isso porque é o local onde se iniciam os roteiros.

Mapa: Chile es Tuyo

Saiba mais sobre os atrativos e outros destinos da Carretera Austral:

Chaitén e  Puyuhuapi

Em Chaitén, cidade localizada na entrada norte da Carretera Austral, há diversos atrativos naturais que valem a pena explorar.

O Parque Nacional Pumalin, por exemplo, com uma vasta área protegida, oferece trilhas para caminhadas, cachoeiras, rios e florestas exuberantes. 

O Vulcão Chaitén, que entrou em erupção em 2008, deixou para trás um cenário impressionante.

Embora a área do vulcão esteja atualmente fechada para visitação, é possível apreciar a vista a partir de pontos de observação próximos.

Já o Lago Yelcho é um ótimo local para a prática de pesca esportiva, passeios de caiaque, stand-up paddle e outros esportes aquáticos. 

Na cidade de Puyuhuapi, está o Parque Nacional Queulat, um dos mais visitados da região. Destaca-se pela sua exuberante floresta e pela famosa Cascada del Queulat, uma impressionante cachoeira, além de trilhas que permitem explorar a região.

Já o Fiordo Queulat, que fica nas proximidades de Puyuhuapi, é uma área de águas tranquilas onde é possível fazer passeios de barco, desfrutando da vista panorâmica das montanhas, glaciares e vegetação local. 

Puerto Chacabuco e Villa Cerro Castillo

Entre os destaques de Puerto Chacabuco está o Hotel Loberías del Sur. Além de oferecer hospedagem confortável, o hotel também oferece experiências únicas para os hóspedes.

Aliás, tem programações para três a sete noites com atividades para todos os dias.

No entanto, o carro-chefe do hotel é a navegação até o Glaciar San Rafael, uma imponente geleira local. 

Leia aqui sobre o Hotel Loberías del Sur.

Outras atrações são as Termas Ensenada Perez para quem está buscando relaxar e desfrutar de um momento de tranquilidade, pois estas fontes termais naturais oferecem águas quentes e revigorantes,  perfeitas para relaxar e aproveitar um banho em meio à natureza.

Já o Parque Aiken, localizado nas proximidades de Puerto Chacabuco, é uma reserva privada que visa a preservação da flora e fauna local.

Além de explorar as trilhas do parque, você pode observar a vida selvagem e desfrutar das belas paisagens naturais que ele oferece.

Em Villa Cerro Castillo, a principal atração é o Parque Nacional Cerro Castillo, com montanhas, geleiras, lagos e trilhas.

Enfim, um paraíso para quem ama caminhadas, trekking e escaladas.

Nas proximidades de Villa Cerro Castillo, você pode encontrar sítios com pinturas rupestres fascinantes. Essas pinturas pré-históricas são testemunhos da antiga ocupação humana na região e proporcionam uma visão interessante da história local. 

A Cuesta del Diablo é uma estrada sinuosa que oferece vistas panorâmicas e é um ótimo local para parar e tirar fotos. E, no Rio Ibañez, você pode desfrutar de atividades como pesca esportiva ou simplesmente apreciar a natureza.

Além disso, você também pode apreciar Salto Ibañez, uma cachoeira localizada em meio à natureza exuberante que oferece uma visão espetacular das quedas d'água.

Coyhaique: a maior cidade da Carretera Austral

Coyhaique, a capital regional e a maior cidade da região na Carretera Austral, também oferece uma ampla variedade de atrativos.

É um ótimo ponto de partida para atividades ao ar livre, como rafting, escalada, mountain bike e pesca esportiva.

A cidade também oferece uma variedade de restaurantes, lojas e serviços para os visitantes.

Se você visitar Coyhaique durante o inverno, o Centro de esqui El Fraile é um destino que vale a pena.

Você pode desfrutar de atividades como esqui, snowboard, randonnée, splitboard e passeios de raquetes de neve, aproveitando a neve e as belas paisagens das montanhas ao redor.

A Reserva Nacional Coyhaique é uma área protegida que abrange uma grande extensão de florestas, rios e montanhas, portanto, é um ótimo local para caminhadas, observação de pássaros e contato próximo com a natureza. Você pode explorar suas trilhas e desfrutar da diversidade de flora e fauna que a reserva oferece.

Outra reserva próxima é a Reserva Nacional Rio Simpson é famosa por seus belos rios e paisagens.

Você pode fazer caminhadas ao longo das margens do rio, acampar e desfrutar da tranquilidade do ambiente natural.

Puerto Río Tranquilo e Puerto Guadal

Em Puerto Río Tranquilo, as principais atrações são o Lago General Carrera, as Capelas de Mármore e a Geleira Laguna San Rafael. 

As Capelas de Mármore são formações rochosas impressionantes localizadas no Lago General Carrera, que é o segundo maior da América do Sul e uma das principais atrações da região.

As cavernas de mármore azul-turquesa, esculpidas pela ação da água ao longo dos anos, são um espetáculo único. A melhor maneira de visitá-las é através de passeios de barco ou caiaque.

A Laguna San Rafael é um verdadeiro paraíso glaciar. Navegar por suas águas tranquilas oferece a oportunidade de apreciar as imponentes geleiras e icebergs flutuantes.

Leia mais sobre o Lago General Carrera e as Capelas de Mármore. 

Próxima a Puerto Guadal, a Geleira Los Leones é uma impressionante massa de gelo, onde você pode fazer caminhadas, observar as formações e admirar a paisagem glacial. A região de Puerto Guadal também  é conhecida por seus ricos depósitos de fósseis marinhos, uma amostra do passado pré-histórico da região.

Já a confluência do Rio Baker com o Rio Neff é um espetáculo da natureza. Você pode admirar a junção desses dois rios, cada um com suas próprias características e tons de água, criando um cenário fascinante. O Rio Baker também é conhecido como um dos melhores rios do mundo para a prática de rafting. Se você é adepto de esportes de aventura, pode desfrutar de uma emocionante descida de rafting.

Ainda próximo a Puerto Guadal, o Parque Nacional Patagônia é uma área protegida que abrange paisagens deslumbrantes, com montanhas, lagos e uma rica biodiversidade. 

Caleta Tortel e Villa O´Higgins

A Caleta Tortel é um povoado construído por passarelas feitas de madeira de Ciprés de las Guaitecas. As passarelas proporcionam uma maneira única de explorar a vila.

Além disso, a Caleta Tortel é o ponto de encontro entre o Rio Baker e o Oceano Pacífico. Você pode apreciar a beleza dessa junção, onde as águas doces do rio encontram as águas salgadas do oceano.

Ali perto também está a Geleira Jorge Montt, com icebergs e paredes de gelo que se desprendem e caem no mar. Você pode fazer passeios de barco para observar essa maravilha glacial de perto.

Outro local interessante é a Isla de los Muertos, onde antes existiam cemitérios. Hoje em dia, a ilha é um local tranquilo e pitoresco.

Por fim, a Villa O'Higgins é o povoado onde termina a Carretera Austral. Lá estão os parques Glaciar Mosco – conhecido por sua paisagem glacial deslumbrante – e o Parque Nacional Bernardo O'Higgins – uma das maiores áreas protegidas do Chile. Ele abrange uma paisagem diversificada, com montanhas, rios, lagos e geleiras. 

Outro destaque é o Lago O'Higgins, também conhecido como San Martín,  um dos maiores lagos da América do Sul. Suas águas azul-turquesa, onde é possível fazer passeios de barco, explorar suas margens e desfrutar das vistas panorâmicas das montanhas e geleiras ao redor.


Opções de hospedagens em Coyhaique

Para visitar esses locais você pode comprar um voo de Santiago a Balmaceda.

Você pode começar em Coyhaique, que é a maior cidade da região e porta de entrada da Carretera Austral. 

O bacana é que o Pedro monta o roteiro de acordo com o perfil de cada visitante, tudo muito personalizado e ideal para quem prefere não dirigir.

Uma opção é o Raices Bed & Breakfast. Tem excelente localização, bem no centrinho da cidade de Coyhaique, muito perto da praça central e de bons restaurantes. 

O café da manhã é bem completo e saboroso. Ainda tem a vantagem de ter um restaurante no local, o que facilita para quem chega tarde dos passeios.

Minha experiência lá foi muito boa, por isso eu recomendo. Apesar de ser no Centro, está cercado por área verde o que traz a sensação de tranquilidade. 

Já o Patagonia House fica a 10 minutos do Centro. O hotel possui apenas 12 quartos espalhados por uma grande área verde e com linda vista para as montanhas.

Os quartos são estilo chalés, bastante confortáveis, com cama king size, chuveiro bom e quarto quentinho, pois a calefação funciona perfeitamente.

O hotel também possui um restaurante, onde é servido o café da manhã, que me surpreendeu pela qualidade e variedade.

Roteiro e paradas na Carretera Austral

A sugestão é tirar de 5 a 7 dias para conhecer a região. Mesmo assim, seria impossível passar por todos os locais recomendados.

Outro ponto que merece atenção é que ao longo da Carretera Austral; você encontrará várias balsas que ajudarão a atravessar rios e lagos. 

Os preços das balsas podem variar, dependendo do tamanho do veículo e da distância percorrida.

Portanto, é aconselhável verificar os preços e horários atualizados das balsas antes de iniciar sua viagem.

Deixo o link de duas empresas que fazem travessias dentro da Carretera Austral:

https://www.navieraustral.cl

https://www.barcazas.cl

Quanto ao abastecimento do carro, é importante planejar com antecedência, pois as distâncias entre os postos de gasolina podem ser significativas. Recomenda-se abastecer sempre que possível e ter combustível suficiente para as longas jornadas entre as cidades.

  • Curiosidade: no Chile não tem Etanol, somente três tipos de gasolina ou bencina que diferem quanto à octanagem: 93, 95 e 97. 

Leia mais dicas sobre viagem de carro pelas estradas no Chile.

Agência parceira: Free Adventure

A Free Adventure é uma operadora de turismo receptivo formada em  2015 por Pedro Fagundes,brasileiro que vive no Chile desde 2008. São especializados em grupos privados, garantindo o melhor serviço e atenção para todos. É a nossa agência parceira e seguidores do Nós no Chile tem desconto! 

O foco são programas ao ar livre, de forma a proporcionar sensações  de liberdade e conexão com a natureza, através de um serviço seguro e de confiança, com experiências personalizadas, numa modalidade flexível que se adapta às exigências de cada cliente.

A Free Adventure é a agência embaixadora da Patagônia Aysén, título entregue pela Sernatur Aysén. 

Aproveita para ver o vídeo que eu fiz no Glaciar San Rafael:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade