Como é viajar de carro pelas estradas do Chile

por Rosi Guimarães

Moramos no Chile há 5 anos e sempre gostamos de sair de Santiago de carro para desbravar as estradas do Chile e conhecer outras cidades.

Já viajamos de carro para Pucón, no Sul do Chile,  também para Valdivia. No final de janeiro começa a nossa próxima expedição para o Sul do Chile: Pucón, Puerto Montt, Puerto Varas, Frutillar, Chiloé… E quem sabe chegar até Bariloche.

Siga o Instagram do @blognocnochile e fique por dentro de dicas diárias e os melhores Stories sobre o Chile.

Nos finais de semana, sempre escolhemos cidades mais próximas e que dê para fazer um bate e volta. Valparaíso e Viña del Mar estão a cerca de 1h30 de Santiago, numa estrada bem tranquila e sinalizada. Você ainda tem a vantagem de poder parar numa das vinícolas do Valle de Casablanca, que fica no caminho. Lembrando que o motorista não pode degustar os vinhos, apenas visitar as vinícolas. Aqui, como no Brasil, é tolerância zero com relação ingestão de bebida alcoólica e direção.

Muitos turistas preferem alugar um carro e viajar com liberdade, certo? É por isso que temos parceria com a Rentcars.com, líder no mercado de locação de veículos, e o principal site de comparação de preços da América Latina.

Clique no banner para fazer um orçamento, você ainda ajuda na manutenção da nossa página e não paga nada a mais por isso.

No verão, gostamos de fugir de Santiago para conhecer praias chilenas, já que em menos de 2 horas é possível dar um mergulho no Oceano Pacífico. Ainda vou escrever um post sobre as praias chilenas, além da famosa Viña del Mar.

As estradas são bem sinalizadas, sem muitas curvas. A velocidade, na maior parte dos trechos, é de 120 km/h. É importante respeitar o limite. Aqui não tem radares fixos nas estradas, mas você pode encontrar um carabineiro  (policial) com um radar de mão medindo a velocidade.

As carreteras no Chile são privatizadas e cobram pedágio que variam entre $ 1.500 e $ 3.800. Para Valparaíso e Viña del Mar, por exemplo, são 2 pedágios de $ 2.800 cada um.

A internet funciona bem fora de Santiago, até mesmo nas estradas. Então, se a sua ideia é se guiar por Waze ou Google Maps, é bem tranquilo. As estradas também são bem seguras e você pode viajar curtindo a paisagem da Cordilheira dos Andes.

Como eu já falei, alugar carro é uma boa opção para quem quer fazer bate e volta dentro do Chile com flexibilidade. De carro você controla o seu tempo e escolhe aonde quer ir e define suas paradas.

Os melhores lugares de parada são os postos de gasolina Copec. Possuem banheiros limpos e muitas opções de lanches. É o local onde a maioria dos chilenos escolhem parar. É comum o chileno sair de casa sem comer nada e parar num posto copec para tomar café ou almoçar.  Geralmente, tem promoção para um café da manhã com torradas, ovos mexidos e por um valor único.  Na hora do almoço, oferecem comidas, sanduíches e o famoso completo (cachorro quente com abacate), muito consumido pelos chilenos.

O combustível mais utilizado no Chile é a gasolina. Aqui não existe etanol, mas tem muitos carros a diesel. O valor do litro da gasolina varia entre $ 800 e $ 850 .

Existem 3 tipos de gasolina:  93, 95 e 97. A diferença é a qualidade. É como se fosse a gasolina aditivada do Brasil. A 93 é a mais barata e é a que sempre usamos no nosso carro.


Como turista, a carteira de habilitação brasileira é válida aqui no Chile por 3 meses. Para alugar carro, é necessário apenas a identidade (ou passaporte) e habilitação brasileira.

De acordo coma a Lei Chilena Nº 20.046, é permitido o turista dirigir no Chile com habilitação do Brasil. Confira parte da lei: “Los nacionales de otros países, que permanezcan en calidad de turistas en Chile, podrán conducir un vehículo motorizado durante el plazo de la respectiva autorización de turismo, portando la licencia vigente de conductor, otorgada según las leyes de su país, que sea equivalente a la Licencia No Profesional Clase B contemplada en el artículo 12. En uso de sus atribuciones el tribunal competente podrá exigir la presentación de una traducción oficial de la licencia del extranjero.”.

Você pode dirigir usando a sua carteira por 90 dias, período que o turista é autorizado a permanecer no país. Junto com sua carteira você deverá estar portando a identidade ou passaporte.

Cuidados importantes ao viajar com carro alugado aqui no Chile:

  • Só pare o carro em estacionamentos regularizados;
  • Evite deixar coisas de valor dentro do carro, como mochila, câmeras fotográficas ou documentos;
  • Respeite os limites de velocidade das estradas chilenas;
  • Use o aplicativo Waze para se locomover com segurança, sem riscos de errar.

Infelizmente tem acontecido um golpe nas cidades de Valparaíso e Viña del Mar. Furam o pneu do carro e aproximam 2 ou 3 homens oferecendo ajuda. Enquanto um ajuda os outros dois aproveitam para te distrair e furtar as mochilas, bolsas e carteiras deixadas dentro do carro.

Outra coisa que você vai observar nas estradas chilenas são os modelos dos carros, grande quantidade de modelos do tipo SUV, como Nissan, Toyota, Mazda, Porsche e BMW são fáceis de serem visto nas estradas. Como aqui não existe nenhuma fábrica de carro o país facilita e importação e tem melhores preços, comprar carro aqui não é tão caro como no Brasil e voce pode comprar usando cartao de crédito.

Como eu disse no início do texto é muito fácil desbravar as estradas chilenas. Se o seu perfil é de quem gosta de “pegar estrada”, vale a pena!

Faça já uma cotação e veja como é barato alugar um carro no Chile:

Para quem prefere fazer passeios com agencias, temos ótimas parcerias no blog. Clique aqui para fazer um orçamento.

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.



Posts Relacionados

16 comentários

Julio Cesar de Lima 13 de setembro de 2020 - 12:07

A dúvida é , dá p descer o país de carro no inverno? Tem gelo na pista? Qualquer pessoa consegue fazer a viagem de Santiago, até o Sul e quem sabe Bariloche sem problemas na estrada? Ou só residente em carro 4×4 consegue ? Obrigado !

Reply
Rosi Guimarães 28 de setembro de 2020 - 14:46

Oi Julio,
Nós fizemos a travessia até Bariloche, mas foi no verão, no inverno a estrada pode fechar devido à quantidade de neve. Mas saindo de Santiago dá para chegar até Pucón e Puerto Varas no invenro, sem problemas. Leia aqui https://nosnochile.com.br/expedicao-sul-do-chile-como-fazer-a-travessia-de-puerto-varas-para-bariloche-parte-2/
Um abraço!

Reply
Guto Reis 23 de janeiro de 2020 - 19:59

Olá Rosi,
Através da nomenclatura das estradas tem como saber se é de ripia ou asfalto? Estou indo para Puerto Varas e região.
Parabéns pelo site muito esclarecedor!
Muito obrigado

Reply
Rosi Guimarães 30 de janeiro de 2020 - 10:29

Oi Guto,
Fiz uma viagem para o sul do Chile em 2019 e me lembro que todas as estradas que peguei eram de asfalto. https://nosnochile.com.br/expedicao-sul-do-chile-roteiro-completo-de-9-dias-e-custo-da-viagem-parte-1/.
Um abraço!

Reply
KARINA 11 de fevereiro de 2019 - 23:06

Olá mão o Chile e acho melhor país do mundo muito melhor do que a Europa e os Estados Unidos, em Março será minha 3x ( Já conheço Santiago, Atacama, Valparaiso, Vina de Mar, Concon, Renaca, Isla Negra, e também a maior piscina do mundo tiramos uma foto e nem sabia na época o que era, Valle Nevado, e Algaborro e Antofagasta.
E agora curtir mais praia e Santiago
Beijo
Santos SP

Reply
Rosi Guimarães 12 de fevereiro de 2019 - 17:09

Oi Karina,
Que delícia! Seja sempre bem-vinda!
Um beijo!

Reply
Ana Comerlato 3 de fevereiro de 2019 - 16:54

Rosi! Excelente seu blog. O melhor de todos que vi. Estamos em Santiago. Vamos a Cajon del maipo e locamos um carro. Qual é o melhor itinerário saindo de Santiago em direção a Cajon del maipo? Obrigada! Utilizamos o transfer Brasil indicado por você. Tudo certo.

Reply
Rosi Guimarães 12 de fevereiro de 2019 - 17:41

Oi Ana,
Infelizmente estou conseguindo te responder só hoje. Espero que tenha feito um excelente passeio.
Abraço!

Reply
Fabiano 27 de janeiro de 2019 - 10:19

Obrigado pelas informacoes. Onde costumam aplicar este golpe? Quando estacionamos o carro?

Outra pergunta que tava vcs saibam aresposta:
Estava procurando sobre a Homologacao de Celular para utilizacao de Chip Chileno. Tenho visto muitos blogs dizendo que é necessário. Porém, na área de homologacao infoforma que para periodos de permanencia inferiores a 30 dias nao é necessário.

Houve mudnaca nas regras recentemente? Sabes se é necessário homologar?

Reply
Rosi Guimarães 28 de janeiro de 2019 - 16:02

Oi Fabiano,
Temos post aqui no blog sobre a homologacao e ela está suspensa.
Boa viagem!

Reply
Ricardo 21 de janeiro de 2019 - 10:09

Excelentes informações. Mas é bom dizer que no Chile a tolerância com o álcool não é zero, e sim 0,5 g/l em automóveis, e 0,2 g/l para motocicletas. Ou seja, aproximadamente um copo de vinho. Mas o melhor é não se arriscar, obviamente.
Faltou uma informação importante. Nas estradas chilenas é obrigatório andar com os faróis acesos, além do porte de um colete amarelo.
Saludos

Reply
Rosi Guimarães 28 de janeiro de 2019 - 16:13

Oi Ricardo,
Muito obrigada pelas dicas!
Um abraco!

Reply
Maria Claudia Alla 16 de janeiro de 2019 - 18:01

Parabéns pelo blog, Rosi . Excelente conteúdo!!
Vamos para Santiago e Viña del Mar e pretendemos fazer o trajeto de carro, pois somos 6 pessoas. Há dois meses fazendo pesquisas e esse post seu foi o melhor e mais completo que encontrei sobre como fazer o trajeto de carro. Muito obrigada.

Reply
Rosi Guimarães 17 de janeiro de 2019 - 08:51

Oi Maria Claudia,
Que bom, o único cuidado que tem que ter é com esse golpe de furar pneu que é bem comum em Valparaiso e Vina del Mar.
Boa viagem!

Reply
Natalia Campos 14 de janeiro de 2019 - 22:08

Vamos viajar pra Santiago em Julho , num grupo de 4 adultos e uma crianca de 8 anos , seu blog esta me ajudando muito !
Mas ainda estou perdida quanto a alugar ou nao um carro, nao sei se compensa alugar carro ou utilizar uber e transporte publico para os passeios .
Obrigada

Reply
Rosi Guimarães 16 de janeiro de 2019 - 10:33

Natalia,
Para ficar em Santiago nao precisa alugar carro, dá para fazer muita coisa de transporte público. Caso precise temos agencias parceiras no blog https://nosnochile.com.br/parceiros/
Um abraco!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário