Chile em setembro: clima, roupas ideais e o que fazer

Setembro é um mês muito bom para visitar o Chile.

Primeiro porque, com a proximidade da primavera, que chega em 23 de setembro, a temperatura em Santiago começa a subir. As flores e folhas começam a aparecer e tudo fica muito bonito por aqui. 

Mas é importante falar que 2023 está um ano bem atípico. A neve demorou para chegar, mas veio com força no final de agosto e início de setembro. Portanto, quem vem neste mês, o passeio para a neve está garantido.

No Valle Nevado e Portillo a neve costuma durar mais tempo. No entanto, neste 2023, todas as estações de ski, como La Parva, El Colorado e Farellones estão funcionando. Inclusive, Farellones anunciou que crianças até 1,20 metros não pagam entrada até o fim da temporada;  Também vale a pena ver as promoções do Valle Nevado, que estendeu a temporada até 08 de outubro (deixei mais informações ao final).  Isso significa que as pistas de ski do Valle Nevado irão funcionar até 8 de outubro, mas depois dessa data, ainda é possível visitar a estação , que provavelmente terá neve. Os centros de ski estão comemorando com a possibilidade de neve até a primeira semana se outubro.

Neste mês também acontece a maior festa chilena: as Fiestas Pátrias. O país se enfeita com suas cores e os chilenos se preparam para celebrar todos os símbolos de sua cultura. Impossível chegar por aqui nesta época e não notar o clima de alegria e orgulho no ar, as bandeiras chilenas estão por toda parte.

As Festas Pátrias representam, primeiramente, a celebração da Independência do Chile em relação à Coroa Espanhola. Nesta época, também são organizadas as comemorações do 19 de setembro, uma celebração das Glórias do Exército – quando se homenageia os soldados que lutaram em batalhas pelo país. Sendo assim, as festas acontecem com feriado em dois dias: 18 e 19 de setembro. 

Este é um feriado irrenunciável, quase tudo fecha. Saiba aqui o que abre e fecha nos dias 18 e 19 de setembro de 2023 no maior feriado do Chile.

Já no dia 4 de setembro é comemorado o dia do vinho chileno e terá vários eventos na cidade, vamos deixar alguns no final desse post.

Vale dizer também que no dia 2 de setembro é o fim do horário de inverno no Chile, então, o horário volta a ser o mesmo de Brasília. 

Leia a seguir as dicas sobre o que fazer em setembro em Santiago do Chile.

Clima e temperatura em Santiago do Chile e região

No mês de setembro, temos a transição do inverno para a primavera no Chile. Porém como 2023 está atípico, parece que o inverno chegou só agora. As manhãs estão frias, variando entre 8 e 10 graus. Durante o dia chega a 18 e a noite a temperatura volta a cair

Mais para o final de setembro a temperatura já começa a subir e pode variar  entre 10 e 24 graus em Santiago. A cidade é muito seca, é importante se hidratar o tempo todo, tomando muita água. Hidratante corporal e labial, protetor solar são imprescindíveis.

Quais roupas usar em setembro?

O ano de 2023 está bem atípico. A temperatura ainda está baixa e os agasalhos ainda devem fazer parte da sua mala, recomendo agasalhos mais pesado para o dia do passeio na cordilheira. É possível alugar o conjunto de roupas para o dia do passeio na neve.

É melhor não confiar na previsão de tempo aberto e usar calça e carregar um agasalho para os passeios, principalmente se você for uma pessoa que sente muito frio. 

Passeios recomendados em Santiago e arredores em setembro

Confira o que tem de bom para fazer em setembro na capital chilena:

Participar de uma fonda se viaja entre 16 e 19 de agosto: são os eventos do feriado das Festas Pátrias. É neles que você vai poder saborear comidas e bebidas típicas, como empanadas ou anticuchos, o pisco ou mote con huesillo; assistir a apresentações artísticas, como a dança típica cueca e ouvir músicas folclóricas. As festas funcionam em locais públicos, como parques, porém, o acesso fica restrito à compra de ingresso que pode ser adquirido em bilheterias na entrada ou pela internet.

Veja a programação das festas patrias aqui.

Passeio da Neve: sim, você vai viajar em setembro e vai conseguir curtir um dia de neve, inclusive saiu a vídeo no nosso canal do Youtube mostrando que ainda tem muita neve em setembro. Link no final do texto. Esquiar ou somente brincar na neve? Você escolhe!

Visitar Valparaíso e Viña del Mar: são cidades litorâneas a 115 km de Santiago. Apesar de não ser agradável entrar no mar, você poderá conhecer as águas geladas do Pacífico. Além disso, poderá apreciar a bela arquitetura das duas cidades.


City tour pelo Centro Histórico de Santiago: assistir a troca de guarda no Palácio La Moneda, visitar o Centro cultural La Moneda, Paseo Bandera, Plaza de Armas e o Cerro Santa Lucía.

Templo Bahai: localizado aos pés da Cordilheira, tem uma vista de Santiago muito bonita. Você também pode ir no final do dia, por volta das 18h, para ver o pôr do sol.

Vinícolas: as vinícolas localizadas no Valle del Maipo ficam bem pertinho de Santiago e você pode visitar por conta própria como Concha y Toro, Undurraga, Santa Rita e Cousiño Macul. Sugiro o passeio para a Allyan, com direito a degustação durante o pôr do sol. 

Passeio com crianças: se vai viajar com os pequenos, recomendo conhecer o Buin Zoo, o Kidzania, o Safari e mais. Não deixe de conferir o que fazer no Chile com crianças.

Ônibus Hop on Hop off: é o ônibus de turismo de dois andares que circula em Santiago e tem um valor único, que te permite percorrer os principais pontos turísticos da capital chilena. O interessante é que você pode descer e subir do ônibus de forma ilimitada durante todo o dia. No total são 10 paradas. Saiba mais, aqui. 

Descontos para quem quer curtir o Valle Nevado em setembro

Setembro é um excelente mês para aproveitar as promoções do Valle Nevado. Neste site você poder ver  https://skiday.vallenevado.com são elas:

Promo 2×1

Às segundas e quartas, comprando um ingresso o outro sai grátis. Válido para crianças, adultos e estudantes para compras antecipadas em https://store.vallenevado.com/ .

Promo 50/50

Todas às terças são colocados à venda 50 ingressos com 50% de desconto cada. Faça sua compra on-line com antecedência e garanta essa condição imbatível.

Mastercard

Clientes da bandeira de cartão de crédito têm descontos de 10% na hospedagem, aluguel de equipamentos e ingressos de pistas durante toda a temporada 2023, independentemente do dia escolhido. Para obter o desconto do ingresso na compra on-line, basta inserir os 6 primeiros números do cartão no campo “Validar código”

  • Ingressos promocionais não têm direito a reembolso ou compensações.
  • Descontos não são acumulativos com outras promoções.
  • Para compra de tíquetes, faz-se necessário comprar o cartão Valle Plus, que é vendido separadamente.
  • Ingressos só valem para o dia selecionado. Não é possível realizar trocas ou solicitar reembolsos.
    Promoções não são válidas durante os feriados chilenos.

Dias 17 e 18 o Valle Nevado vai funcionar com o tema das Fiestas Patrias. Como tudo fecha em Santiago é uma boa opção subir para a montanha nesses dias.

Saiba aqui quanto custa passar o dia no Valle Nevado

 

Eventos em setembro

É bom estar prevenido porque o país funciona diferente no período de Festas Pátrias.

A primeira coisa que se deve saber é que os dias 18 e 19/09 (segunda e terça-feira) são feriados irrenunciáveis, ou seja, a maioria do comércio fica fechado.

Isso inclui os principais estabelecimentos que os turistas frequentam como shoppings, restaurantes, pontos turísticos, vinícolas e casas de câmbio. Apenas os serviços considerados essenciais funcionam. Já os dias 16 e 17 serão feriados, mas não considerados irrenunciáveis.

Então, a dica fundamental é contratar serviços antecipadamente, verificando aqueles que irão funcionar. Antecipe também o câmbio e faça compras no mercado para necessidades urgentes, já que nos dias 18 e 19 os supermercados estarão fechados.

Se quiser saber todos os feriados de 2023, leia aqui

Os melhores eventos de setembro:

Día del Vino – gratuito – Centro de Santiago – 1 de setembro

Chile Lindo 2023 (Parque Bientenário, Vitacura) – 2 e 3 de setembro – Esse evento é para quem já quer entrar no clima das fiestas patrias. Eu já fui em outros anos e vale muito a pena. Comidas e bebidas típicas, além de artesanatos de shows.

Día del Vino (Providência)- Devido a previsão de chuva para esse fim de semana, o evento foi reprogramado para os dias 30 de setembro e  1 de outubro

Feira Bocas Moradas (Vitacura) – 2 e 3 de setembro – Esse é uma feira com degustação de vinhos de pequenos produtores.

Viña Santa RitaDevido a previsão de chuva para esse fim de semana, o evento foi reprogramado para o dia 1 de outubro

Día del Vino (Noso, Hotel W) – 4 de setembro

Descorchados em Puerto Varas – 9 de setembro – A melhor feira de vinhos estará em Puerto Varas

 

Documentos para entrar no Chile em setembro de 2023

Para entrar no país você pode usar a sua carteira de identidade (máximo de 10 anos da data de emissão, saiba mais aqui) ou passaporte válido e em bom estado de conservação. 

Apesar de não ser obrigatório, contratar um seguro viagem é muito importante.

O seguro você pode comprar através do link da minha página, eu ganho uma pequena comissão que me ajuda muito. 

E se você quiser mais informações sobre chip de celular, a voltagem, os melhores passeios, esse post vai te ajudar.

Faça um orçamento e contrate uma das nossas agências parceiras, são agencias da nossa confiança. Clica aqui para fazer um orçamento 

Veja o vídeo que gravei em mostrando a neve em setembro

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade

Comentários

  1. Bom dia Rosi!
    Sou inscrito no canal. Obrigado pelo conteúdo. Tem nos ajudado bastante.
    Quero uma opinião sincera. Irei com a família, para Santiago em Julho/24. Assisti todos vídeos dos bairros Providência, Novo hotel e do bairro La Condes e Hotel Pullman deste bairro.
    Qual o melhor hotel em relação ao conforto dos quartos e café da manhã. Sei que a localização é ótima. Inclusive vi os vídeos das dicas destes bairros. São próximos? dar pra ir caminhando?
    Iremos nos hospedar em um dos dois através do programa All Acoor.
    Obrigado pela atenção.
    Waldo