Conhecendo a vinícola Chocalán no Valle del Maipo

Galerinha, esse post é sobre a vinícola Chocalán. Muita gente me pergunta: Rosi, como escolher uma vinícola para visitar? São tantas!

Sim, são muitas, mas é o que sempre falo é que cada uma tem seu diferencial, sua forma única de produzir vinhos, seu encanto, suas paisagens específicas.

E na Chocalán não é diferente. Eu sempre me surpreendo visitando vinhedos, mesmo sendo a visita número 52. Essa vinícola fica um pouco distante, nunca tinha ouvido falar dela até tomar um vinho num restaurante pequenininho em Pirque.

E logo já fui investigar: onde é essa vinícola? Qual é o vale produtor? É aberta à visitação? E como quem tem amigo tem tudo, comentei com a Macarena e ela me disse: “Rosi, já trabalhei lá. Se quiser posso ir com você.” E fomos!

Esta é uma vinícola familiar que exporta 89% da produção para 29 países, e apesar de estar no Valle de Maipo, fica pertinho da Costa. O dia estava lindo e começamos o tour tomando um rosé com vista para o vinhedo.

Como é o tour na vinícola Choacalán

A guia que nos recebeu contou um pouco da história da vinícola Chocalán, tipos de uvas que eles produzem e a forma de produção dos vinhos. Enquanto ela contava, fomos caminhando pelo vinhedo até chegar na área da produção dos vinhos, onde ela explicou sobre o processo de guarda, tipos de barricas e as mesclas que são feitas.

Dali passamos pelo laboratório, onde é medido a quantidade de açúcar, acidez e PH. Antes da colheita, a uva é trazido para o laboratório para medir o açúcar e avaliar se está na hora certa da colheita.

Depois, fomos para a bodega onde ficam armazenados os melhores vinhos. A maioria são barricas novas. A sala é bem bonita e toda escura para manter a qualidade dos vinhos. Passamos também pela parte final da produção do vinho que é a colocação da etiqueta. Como a exportação vai para 29 países, há uma etiqueta diferente para cada lugar.

Antes de ir para a degustação ainda demos uma volta na parte alta do vinhedo da Chocalán, que tem uma vista bem bonita de toda vinícola. Um silêncio! Só escutava o canto dos pássaros.

A degustação na vinícola

A degustação, acompanhada de uma tábua de queijos, é feita na sala mirador que, como o próprio nome já diz, tem uma vista interessante para os vinhedos.

 Degustamos 4 vinhos na Chocalán:

  • Sauvignon Blanc 2018
  • Syrah 2017 – Gran Reserva, linha origem
  • Cabernet Franc 2014 – Gran Reserva, linha origem
  • Blend 2017 (6 variedades de uvas), Premium, linha Vitrum

Como sempre, eu gosto mais do último, mas o branco estava perfeito para um dia de calor, bem geladinho!

 

Na vinícola, tem uma loja que vale muito a pena. Vinhos com excelentes ofertas. Comprei um vinho branco por $ 2.500 pesos chilenos. Fica a dica!

Para mais informações sobre a vinícola Chocalalán, você pode acessar o site: https://chocalanwines.com.

Não deixe de conferir os posts sobre outras vinícolas do Valle del Maipo.

Deixo também um vídeo que fiz sobre 10 vinhos chilenos que eu recomendo. Dá uma olhada!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade