Chile: conhecendo 3 vinícolas do Valle del Maipo no mesmo dia

Sabia que o Valle de Maipo é umas das regiões que abriga muitas vinícolas e está bem perto de Santiago? De mais fácil acesso e  conta com mais de 30 vinícolas abertas à visitação. A oferta é variada: desde pequenos produtores, como a Laurent, até a maior do Chile, a Concha y Toro. Por causa dessa proximidade, fica fácil conhecer mais de uma vinícola no mesmo dia e até um restaurante, como eu fiz e vou contar pra você neste post.

Vinícola Cousiño Macul

Como essa vinícola fica dentro do raio urbano, junto com a Aquitania e Santa Carolina, seu acesso é muito fácil.

A Cousiño Macul tem uma história bem interessante. Fundada em 1856, ela é a única vinícola entre as do século XIX que continua nas mãos da família fundadora e está na sexta geração. Fizemos um tour guiado com degustação de quatro vinhos. Conhecemos a bodega, uma das mais antigas do Chile, e as barricas que hoje servem de decoração, mas também são consideradas as maiores do país.

Eu já tinha visitado essa vinícola e o post completo sobre a vinícola, você pode pode ler aqui. Cada visita é uma surpresa! Dessa vez fui num dia frio no final do outono e tinha caído a primeira nevasca. Foi possível ver a cordilheira com o topo branquinho. Depois de degustar os vinhos e de ouvir a história da Cousiño Macul, fomos para a vinícola Haras de Pirque.

 

Vinícola Haras de Pirque

Com uma proposta diferente, a vinícola é a união de duas paixões dos donos: a criação de cavalos e a produção de vinhos. Sua bodega foi construída em 2000 e tem o formato de ferradura. Nesse local, funciona o haras mais antigo do Chile, exclusivo na criação de cavalos de raça.

O tour é bem personalizado, sempre com poucas pessoas. Percorre a bodega por uma passarela na parte superior, onde tem uma vista completa do vinhedo.

Além do design diferenciado, que já convida a uma visita, a vinícola é uma das poucas na região de Maipo que tem restaurante: uma oportunidade de experimentar boa comida admirando o vinhedo. Para saber mais, veja o site da Haras de Pirque.

Restaurante Lo Pirque

Já tinha ouvido falar desse restaurante, mas ainda não conhecia. Possui valor único: você paga $ 32.000 (adulto) e tem direito a uma tábua de petiscos de entrada, almoço (salada + prato principal) e sobremesa. Bebidas são à parte.

O mais interessante desse lugar é o show com cavalos chilenos, que são apresentados como de uma raça única, a mais antiga da América Latina. Como não entendo muito de cavalos, não sei se é verdade.

O lugar é bastante agradável. Tem espaço kids e nos finais de semana, atividades específicas para os pequenos.

É ideal para conhecer um pouco mais da cultura e da gastronomia chilena. Valorizam produtos locais e contratam funcionários da região. Gostei e quero voltar com a família. Para saber mais, acesse o site do Restaurante Lo Pirque.

Vinícola Pérez Cruz

Fechamos o dia nessa vinícola que eu também já conhecia. Sou apaixonada pelos vinhos deles.

Fundada em 2001, a vinícola é familiar e considerada relativamente pequena aqui no Chile. Produz cerca de 720 mil litros por ano. Porém, impressiona por sua grande estrutura projetada em forma de barril pelo arquiteto chileno José Cruz Ovalle.

Recebemos as boas-vindas e as explicações de como os vinhos são produzidos, os cuidados e os diferenciais da vinícola. Fizemos a degustação na bodega subterrânea, com direito a uma deliciosa tábua de queijos.

A Pérez Cruz também é uma vinícola bem exclusiva, que prioriza os tours em grupos pequenos, para dar mais atenção e proporcionar uma experiência mais personalizada ao visitante. Veja aqui o post que fiz sobre a vinícola.

Dica da Rosi

Para conhecer três ou quatro vinícolas no mesmo dia, o ideal é contratar um transfer, assim o deslocamento é mais rápido e você aproveita mais o dia. Se quer fazer por conta, a Cousiño Macul é a de mais fácil acesso entre as citadas. Se prefere um transfer, temos agências parceiras no blog.

Fiz o tour a convite da Associação da Vinícolas do Valle de Maipo, com o objetivo de divulgar o vale, que é tão pertinho de Santiago e que tem vinícolas surpreendentes.

Aproveite para conhecer essa região também!

A seguir deixo um vídeo que fiz sobre 10 vinhos chilenos que eu recomendo!

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade