Deserto do Atacama: Geysers del Tatio e Lagunas Escondidas

por Rosi Guimarães

Mais um dia de 2 passeios no Deserto. Fomos aos Geysers pela manhã e à tarde, Lagunas Escondidas. Quando os tours são de meio período, dá para fazer dois por dia tranquilamente.

Geysers del Tatio

Lagunas Escondidas

• Altitude: 4.300 msnm
  • Temperatura: variou entre -4 e 18º (Verão –  fev 2017)
  • Duração do passeio: 5 às 12 horas
  • Entrada:$10.000

Dia de sair de madrugada. Esse tour começa às 5 horas da matina. São mais de 40 Geysers, 60 termas e 70 fumarolas que estão a cerca de 100 quilômetros de San Pedro do Atacama. Ainda escuro e temos que sair preparados para temperaturas negativas, mesmo no verão. No inverno os termômetros podem chegar a marcar  -20º.  Confesso que esse foi o passeio que gostei menos e vou explicar os motivos.

Atacama - Geysers e Lagunas263

Yasmim passou mal durante a noite, não dormiu bem e é claro, eu também não. Decidimos que ela não iria nesse passeio e o Flávio ficou no hotel com ela. Fomos eu e o Arthur. Eu estava muito cansada e acordar às 4 da manhã, quase na hora que tinha conseguido dormir um pouco, foi pesado.

A van  chegou no horário marcado. Como estava tudo escuro aproveitamos para dormir durante o percurso da viagem. E como pegamos no sono, acabamos não tomando os goles de água necessários para ajudar na ambientação da altitude. Falei disso no primeiro post que escrevi, veja aqui. Não segui as recomendações e passei perrengues.

Atacama - Geysers e Lagunas258

Apesar de estar bem agasalhada, cheguei no Campo Geotermal sentindo muito frio (-4 graus), e com bastante dor de cabeça.  Esse foi o único passeio que senti a altitude. Quem nos acompanhou nesse tour foi o guia Damian, um chileno que fala “portunhol” (dá para entender bem) e o motorista Victor.

Depois de mais ou menos uma hora e meia de viagem, chegamos. Ainda estava escuro e saímos caminhando pelos Geysers. O local é rodeado por montanhas e vulcões que chegam a medir  5.900 metros de altura do nível do mar. O cheiro de enxofre é bem forte, e como estava com dor de cabeça, para mim, foi terrível. Damian vai nos explicando como acontece o processo da água ferver e soltar fumaça. Fenômeno que só é possível ser apreciado entre 6 e 8 horas da manhã. Por isso, temos que sair tão cedo do hotel.Atacama - Geysers e Lagunas259

Isso se dá ao fato de estarmos em um campo de lavas com águas subterrâneas e a mesma fervendo num ambiente muito frio (temperaturas negativas) faz a produção de tanta fumaça. Os Geysers del Tatio estão a exatos 4.320 metros de altura do nível do mar, são os mais altos do mundo.

Atacama - Geysers e Lagunas262

Outro motivo por eu não ter gostado, é que estava muito nublado nesse dia e ventando muito. Isso fazia com que a fumaça se espalhasse por todo lugar e não somente na posição vertical como havia visto em várias fotos. Mas foi bacana ver o dia ir amanhecendo e a gente ali caminhando naquele mundo de fumaça quente. Arthur gostou mais do que eu. Repare na foto como o dia estava cinza.

Atacama - Geysers e Lagunas261

A piscina termal El Tatio é liberada para banho. Eu não arrisquei, mas Arthur entrou e não achou a água tão quente, mas valeu a experiência. Ele já tinha saído do hotel com roupa de banho. No local há vestiário disponível. Roupão cedido pela agência quando sai da piscina termal sente muito frio, o roupão ajudou muito. Arthur chegou a dizer que foi o momento que ele mais sentiu frio na vida. Eu imagino!

Atacama - Geysers e Lagunas265

Depois da caminhada pelo Geysers e de várias fotos, era hora do nosso café da manhã. Tudo preparado pelo Damian e pelo Victor. Minha dor de cabeça persistia. Tinha esperança que depois do café passaria. E chegou a hora tão esperada: pão caseiro, leite quentinho, café, chá, ovos mexidos preparados no hora, queijo, bolo, doce de leite… Foi ótimo para esquentar um pouco. E depois do café da manhã dei uma boa melhorada. Fiquei até mais animada para continuar o passeio.

Atacama - Geysers e Lagunas264

Nossa dica: não é um passeio ideal para crianças. Além de ter que sair de madrugada, o lugar é perigoso para os niños. Melhor evitar. Ainda bem que a Yasmim não foi, ela com certeza não iria curtir. E olha que ela não é tão criança! Na verdade, não vi nenhum pequeno nesse passeio.

Atacama - Geysers e Lagunas260

Depois de presenciar esse fenômeno tão diferente, do café da manhã delicioso, do mergulho na piscina termal, era hora de ir embora. No caminho de volta paramos em Machuca.

Atacama - Geysers e Lagunas269

Machuca é um povoado de umas 20 casas e uma igreja. Tivemos a sensação que o tempo ali parou. Com paisagem única no meio das montanhas, a 4.000 metros de altitude.

Igreja

A atividade principal desse povoado é a criação de llamas. A  população aproveita o grande número de turistas que visitam o local para vender churrasquinhos dessa iguaria. Artur provou e gostou!

Atacama - Geysers e Lagunas271

Saindo de Machuca, continuamos vendo paisagens incríveis!

Atacama - Geysers e Lagunas267

Atacama - Geysers e Lagunas268

Atacama - Geysers e Lagunas273

O passeio da manhã terminou por volta de 12 horas, já tínhamos outro tour programado para a tarde. Chegamos no hotel e Yasmim já estava melhor. Almoçamos e às 15 horas saímos para o passeio da tarde.

Nossa dica: É o passeio mais frio do Deserto. Mesmo no verão, as temperaturas são negativas. No inverno pode chegar a -20º. É importante vestir adequadamente. Roupas térmicas e utilizar camadas fazem toda a diferença. Aqui nesse post tem dicas de roupas para o inverno.

Lagunas Escondidas de Baltinache

• Altitude: 2.400 msnm
  • Temperatura: variou entre 18 e 26º (Verão – fev 2017)
  • Duração do passeio: 15 às 20 horas
  • Entrada:$5.000

As Lagunas Escondidas é um ponto turístico ainda pouco descoberto pelos turistas.  Fica a cerca de 40 minutos de San Pedro do Atacama, numa estrada com muitas pedras.

Atacama - Geysers e Lagunas274

A proposta do local é: mergulhar nas águas salgadas, num lugar que combina beleza natural e paz! Segundo o guia Damian as lagunas escondidas tem 9 vezes o número de sal que tem o mar morto, pesquisei, mas não achei nada sobre isso, então não sei se é verdade. Mas comprovamos que era puro sal.

Atacama - Geysers e Lagunas278

São 7 lagoas de cor azul turquesa surpreendente, rodeadas por uma capa de sal que faz a cor realçar ainda mais.

Atacama - Geysers e Lagunas285

Esse branquinho parecido com neve é sal.

Atacama - Geysers e Lagunas287

Desse total, apenas 2 são próprias para banho, a primeira e a última. A alta quantidade de sal da água faz você flutuar sem nenhum esforço. Chegamos e fomos direto para a última lagoa, que é a mais funda, experimentar a água salgada.

Atacama - Geysers e Lagunas281

Nossas dica: É uma caminhada sobre pedras de sal.Vá com tênis confortáveis. Leve chinelos para quando sair da lagoa e assim evitar cortar os pés com o sal cristalizado. É indicado usar o protetor solar depois que sair da lagoa, assim não contamina a água. Evite afundar a cabeça.

Atacama - Geysers e Lagunas275

A flutuação foi comprovada pelo Arthur, Yasmim e Flávio que entraram e disseram sentir o corpo leve. Mesmo que se esforce é impossível afundar. Eles entraram e ficaram rindo da sensação de flutuar. Não dá para ficar muito tempo, eles ficaram uns 20 minutos e já tiveram que sair. O sal faz os olhos arderem.

Atacama - Geysers e Lagunas283

A agência FlaviaBia disponibiliza roupões, mas não tem um local para lavar o sal do corpo. Eles saíram da água e o corpo secou e ficou branco de tanto sal.

Atacama - Geysers e Lagunas284

Nossa dica: Se for com criança, é bom levar água para jogar no corpo quando sair da água. Nós acabamos usando nossa água mineral que tínhamos levado para tomar. Saia do hotel com o traje de banho e ganhe tempo.

Mais uma vez, fomos um dos primeiros a chegar. Ponto para a agência. E quando estávamos voltando para a primeira lagoa, onde seria montado o nosso lanche, estava chegando muitas pessoas. A vantagem de chegar cedo é que dá para fazer fotos com o local vazio.

Atacama - Geysers e Lagunas279

Caminhamos de volta para perto da primeira lagoa, nosso coquetel já estava pronto. Espumante para os adultos, suco natural para as crianças e lanchinhos deliciosos. Comi um pastel de choclo perfeito. Um mimo delicioso oferecido pela agência.

Atacama - Geysers e Lagunas276

DCIM102GOPROGOPR3095.

Como já comentei nos outros posts, fizemos nossos tours com a agência FláviaBia Expedicones. Por causa do blog a Flávia me ofereceu 50% de descontos nos nossos passeios. O relato reflete minha opinião sobre o tour sem nenhuma influência. Faria tudo de novo! Para receber um orçamento do tour é só preencher o formulário nesse link  e garantir seu desconto especial. Aproveite!!

DCIM102GOPROGOPR3088.

Aqui os outros posts que já escrevi sobre o Atacama:

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.