10 hotéis mais diferentes que já me hospedei no Chile

Se tem uma coisa que eu amo é conhecer hotéis diferentes.

Já me hospedei em lugares incríveis durante os 9 anos que vivo aqui no Chile e posso dizer: são muitas opções que saem do comum.

Seja numa reserva biológica, estação de esqui ou vinícola, as experiências são inesquecíveis. 

Vem comigo e conheça os 10 hotéis mais diferentes que já me hospedei no Chile.

Nothofagus: em meio selva Patagônica

Este hotel é imperdível. Localizado na Reserva Biológica Huilo Huilo, na região dos lagos ao sul do Chile, o Hotel Nothofagus é um dos poucos que está localizado dentro de uma reserva. 

Para quem não sabe, Huilo Huilo é conhecida por sua beleza natural intocada e pela sua arquitetura ecológica e sustentável.  Abrange uma vasta área de florestas, rios, cachoeiras e vulcões, oferecendo uma experiência única em meio à natureza exuberante. E o Nothofagus é um dos hotéis mais emblemáticos da região. Parece que me hospedei numa árvore de luxo!

Sim, o hotel tem uma construção única: é inspirado na espécie de árvore “Nothofagus”, também conhecida como faia, que é típica da região. O hotel foi construído com o objetivo de harmonizar-se com a paisagem e preservar o ambiente natural.

Inaugurado em 2007,  foi projetado pelo arquiteto chileno Rodrigo Elgueta. Sua estrutura lembra a forma de um cogumelo gigante, com telhados em formato de chapéu de cogumelo que se fundem com a paisagem circundante. O uso de madeira nativa e materiais locais reflete o compromisso com a sustentabilidade e a integração com a natureza. Um lugar onde o turismo sustentável é o que importa. 

O hotel oferece quartos confortáveis e bem equipados, projetados para proporcionar aos hóspedes uma estadia relaxante e acolhedora. Cada quarto é decorado de forma única, com detalhes que destacam a natureza ao redor. Alguns quartos têm vistas panorâmicas para as montanhas ou para a floresta, permitindo apreciar a beleza natural.

O banheiro do quarto que me hospedei era bem grande e tinha diversas amenidades: roupão, creme corporal, sabonete, secador de cabelo, além de uma banheiro ou chuveiro.

 No restaurante, uma fusão de cozinha local e internacional, com ingredientes frescos e sabores deliciosos. Também há a opção de visitar o spa para desfrutar de tratamentos relaxantes.

Para aproveitar melhor a estadia, vale a pena explorar a reserva por meio de trilhas ecológicas, passeios a cavalo, passeios de bicicleta, observação de aves e conhecer a Cascata Huilo Huilo e o vulcão Mocho-Choshuenco. 

Assista ao vídeo que fiz do Hotel Nothofagus. 

Casa Real: uma volta ao passado

Já pensou em se hospedar num hotel de uma vinícola aqui no Chile? E se essa vinícola gente for pertinho de Santiago? Melhor ainda né?

Eu tive essa experiência, em uma hospedagem que realmente nos faz voltar ao passado, com móveis originários de XIX, quando foi construído o Hotel Casa Real –  que foi residência da família fundadora da vinícola Santa Rita. 

O Casa Real é um hotel boutique localizado no Vale do Maipo, uma das regiões vinícolas mais prestigiadas do país, o hotel oferece uma experiência luxuosa combinada com a rica história e tradição da vinícola.

A casona é do ano de 1720 e tem uma história que enche de orgulho a todos os chilenos. Nesta época, Doña Paula escondeu 120 soldados no subsolo da fazenda. Eles lutavam pela independência do Chile e tiveram que fugir após serem derrotados na batalha de Rancagua.

A fachada imponente e os amplos jardins transmitem uma sensação de elegância, enquanto os interiores são decorados com móveis requintados e obras de arte.   

O hotel oferece 16 quartos  decorados com bom gosto e que mantêm a atmosfera histórica do local.  Alguns quartos oferecem vistas panorâmicas dos jardins ou dos vinhedos. Achei interessante que cada quarto recebe o nome de uma uva.  O meu foi o Cabernet Franc.

 E, na chegada, recebemos um vinho com o cartãozinho de boas-vindas! 

Nas áreas comuns, uma sala de estar aconchegante com lareira, onde se pode desfrutar de um bom livro ou apenas desfrutar da paisagem.  O hotel também conta uma piscina para os dias mais quentes. Os jardins são perfeitos para passear. Um silêncio tão grande que só escuta o canto dos pássaros

Além do hotel, os hóspedes têm a oportunidade de explorar a vinícola Santa Rita e participar de degustações de vinhos. A vinícola oferece passeios para conhecer o processo de produção de vinho, desde as vinhas até as adegas. Também há a opção de desfrutar de refeições gourmet no restaurante Doña Paula, combinando a culinária chilena com seus premiados vinhos. 

Leia mais sobre a minha experiência na Vinícola Santa Rita.

Veja o vídeo que eu fiz no Casa Real. 

Vibo Lodge: hospedagem única no Vale de Colchagua

O Vibo Lodge é um hotel novinho. Inaugurado no início de 2023, está localizado na vinícola Viu Manent, no Vale de Colchagua. Já a Viu Manent é uma vinícola familiar com história e tradição. Foi fundada em 1935.

Essa hospedagem foi especial para mim. Eu fui com o meu marido para comemorar 26 anos de casamento. Fomos muito bem recebidos com um cartão e uma taça de vinho tinto.

O hotel é bem exclusivo, rodeado pelas parreiras e, na época em que visitei, estavam cheias de uva. A construção é moderna, com materiais em madeira, ferro e uma cobertura que lembra o sapê. As portas para a varanda são todas em vidro. Uma coisa que nos explicaram é que quem está do lado de fora,  não vê dentro durante o dia. E, para dormir, é só fechar a cortina. 

Os quartos são independentes, como cabines, modernos e confortáveis. Cama grande e confortável. O mais interessante é que, na varanda, tem um banheiro incrível – ideal para tomar um vinho e curtir a noite. Tinha até uma caixinha de som pra gente conectar a nossa playlist – o interessante é que, o tempo todo, eles se preocuparam com o nosso bem-estar.

É um lugar que além de toda a conexão com a natureza, é um luxo. Além da hospedagem incrível, você pode desfrutar da piscina, do ofurô e de toda a estrutura da vinícola, como o restaurante e a cafeteria.  

Tem vídeo no Youtube também. 

Leonera: experiência de hotel-fazenda

Um hotel-fazenda de luxo, o Leonera, está localizado em Codegua. Me hospedei lá em 2022, com o Flávio, e adorei. Em cada recanto do Hotel encontramos um pouco da história do local, que antes era um mosteiro. Obras de arte, esculturas e trens do final do século 19 foram incrivelmente resgatados como quartos.

Além de lindo, o Hotel oferece muitas atividades para todas as idades como caminhadas, passeio a cavalo, degustação de vinhos, mini fazendinha para crianças, quadras de tênis e futebol,  e até um tour pelas instalações do hotel. 

O destaque fica por conta do spa Magnolia, com banheiras de hidromassagem e diversas opções para garantir o relaxamento dos hóspedes.

O Leonera fica no Vale Cachapoal, onde também estão duas vinícolas que já visitei: Vik e Lagar de Codegua.

Além do restaurante, onde são servidas as refeições inclusas na hospedagem, há também um bar, que a gente pode sentar, desfrutar aqui de um pisco ou de um bom vinho. 

Veja o vídeo que eu fiz no Hotel Leonera.

Como reservar? Clica aqui.

Viña TresC: dormindo dentro de um domo

Este é um dos lugares mais diferentes que já me hospedei. A vinícola TresC está localizada no Vale de Itata e recebe hóspedes em seus domos. Para quem não sabe, os domos são estruturas em forma de cúpulas, formados por vários polígonos, na maioria das vezes triângulos, que compõem a semiesfera. Para mim parece uma bolha!

Uma hospedagem diferente e, ao mesmo tempo, interessante. Nosso quarto era aconchegante e coube a toda a família: eu, Flávio, Yasmin e Arthur. O local é cercado de natureza, ideal para descansar na hot tub (uma ofurô grandona), aproveitar para caminhar e fazer uma degustação de vinho das vinícolas da região. 

Inclusive é um dos passeios que recomendo combinar: a hospedagem com a visita a um dos produtores de vinhos do Vale de Itata. Quem me acompanha sabe que sou apaixonada pelo mundo do vinho. Por isso, digo que vale a pena conhecer vinícolas de pequena produção. Os vinhos são feitos em escala humana, sem adição de produtos químicos, os vinhedos são cuidados sem uso de agrotóxicos. 

Não deixe de ver o vídeo.

Puertas del Sol: hospedagem no Valle Nevado

Me hospedei no Valle Nevado Ski Resort, que é o maior da América Latina, na temporada 2022 e, mais uma vez, fiquei simplesmente apaixonada pela estrutura e lazer que o local oferece.

O Valle Nevado Ski Resort está a 90 minutos do aeroporto de Santiago, ou seja,  é a estação mais alta, a 3.000 metros de altura sob o nível do mar. O complexo possui três hotéis: Valle Nevado, Puertas del Sol e Tres Puntas.

O Hotel Valle Nevado é a opção mais luxuosa. Com 50 quartos espaçosos e varanda ao ar livre, possui uma linda vista para a Cordilheira dos Andes. Já o Hotel Puertas del Sol, que foi onde me hospedei, é uma opção intermediária. Esse é um hotel perfeito para famílias e amigos, pois possui 121 quartos e alguns são conjugados para atender quem viaja com filhos. Além disso, tem vista para a piscina aquecida ou para o resort.

E o terceiro  é o Hotel Tres Puntas, que é o mais simples, indicado para quem quer economizar, pois os quartos têm em média 80m2 e cabem 2, 3 ou até 4 pessoas.

O quarto do Puertas del Sol é bastante espaçoso, com uma cama de casal e uma vista linda para as montanhas. Também é super quentinho, portanto, dispensa o uso de agasalhos, tanto no apartamento quanto na área interna do hotel.

Eu tive a oportunidade de conhecer os vários restaurantes que fazem parte do complexo do Valle Nevado. O mais requintado é o Restaurante La Fourchette – cozinha francesa de alto nível, com comida de excelente qualidade.

O café da manhã no restaurante Tres Puntas também é divino. No cardápio, iogurtes, frutas, frios, sucos, café, chocolate quente, pães variados e, para a alegria da mineirinha aqui, até pão de queijo.

O Resort oferece várias e deliciosas atrações além do esqui. Eu fiz uma caminhada na neve, acompanhados de um guia. Essa é uma forma de subir a montanha e ver o resort lá de cima. Outra boa opção é o passeio de gôndola, que é uma espécie de teleférico com cabine fechada. Também tem piscina aquecida, sala de cinema, fitness center e spa.

Dica! Para quem viaja com crianças, o hotel também conta com um espaço exclusivo para os pequenos: o Kids Zone, que tem monitores e jogos, como o Nintendo Wii e um cineminha só para eles.

 Leia mais sobre a minha experiência de hospedagem no Valle Nevado, aqui.

Assista ao vídeo da minha hospedagem no Valle Nevado.

Loberías del Sur: na rota da Carretera Austral

O Hotel Loberías del Sur é um hotel localizado no sul do Chile, na cidade de Puerto Chacabuco, região de Aysén. É um destino popular para aqueles que desejam explorar a bela paisagem natural da Patagônia chilena, região também conhecida como Carretera Austral.

O hotel tem uma arquitetura aconchegante e rústica, projetada para se integrar com a paisagem natural. Quartos confortáveis e bem equipados. Por isso, uma excelente opção para se hospedar e explorar montanhas, fiordes, lagos e geleiras. 

Por isso, com certeza, o diferencial do hotel é ser o ponto de partida para explorar a Reserva Nacional Cerro Castillo, o Parque Nacional Queulat, a Ensenada Pérez ou o Glaciar San Rafael.

Assista ao vídeo, aqui. 

Para reservar? Clique aqui!

Awa Puerto Varas: hospedagem com vista para o vulcão Osorno

O Awa é um luxuoso hotel em Puertas Varas, região sul do Chile. Uma verdadeira  joia arquitetônica, onde a madeira e o vidro se combinam perfeitamente, proporcionando aos hóspedes uma visão deslumbrante do lago Llanquihue e do vulcão Osorno.

Uma arquitetura moderna e rodeada pelo lago com o vulcão Osorno ao fundo, o que torna o lugar inesquecível. É um lugar que convida ao descanso e relaxamento. Passamos duas noites no hotel e aproveitamos toda a comodidade que o local oferece e ainda tivemos a sorte de pegar dias lindos, com um pôr do sol incrível. 

O Awa Puerto Varas está localizado no norte da Patagônia, no começo da Rota de Parques Nacionais, às margens do Lago Llanquihue, a somente 20 minutos do centro de Puerto Varas.

O nome Awa vem de água, que é o elemento que mais se destaca, devido à localização do hotel, em frente ao lago. São 25 quartos, com quartos internos e outros em uma pequena vila, mais afastada da sede. Todas com vistas privilegiadas, através de uma janela que vai do chão ao teto. A ideia é que todos os hóspedes se sintam convidados a sentir a forte presença da natureza em todos os espaços.

Por fora, se vê uma construção de concreto e vidro. Por dentro, o concreto e o vidro se misturam à madeira. Muito estilo em um ambiente aconchegante  A decoração é moderna, inclusive com peças de arte como troncos retorcidos. 

Em frente ao hotel, um deque enorme para o Lago Lanquehue e com uma vista incrível para o vulcão. Lá tem espaço para sentar, relaxar e aproveitar a natureza. E sem passar frio: ao lado dos sofás, existem aquelas lareiras tipo fogo de chão. 

Para começar, uma vista impressionante do nosso quarto: direto para o lago e o vulcão. Minha vontade era ficar o tempo todo apreciando a vista que é realmente algo que nós brasileiros não estamos acostumados a ver.

Quarto muito aconchegante, com aquecimento e detalhes em madeira – e para não perder a vista uma parede inteira de vidro, que mantém essa conexão com a natureza.

O Hotel Awa oferece muitas atividades para os hóspedes: desde momentos de relaxamento a esportes de aventura. É possível desfrutar das várias salas com lareira, onde você pode sentar ao final do dia e pedir a sua taça de vinho e observar o pôr do sol olhando para o lago. 

No spa, uma piscina coberta e aquecida com vista para o vulcão, hidromassagem e uma ducha deliciosa também aquecida. Tem também uma sauna. Recomendo ver o pôr do sol de lá. Tudo isso incluído na diária. 

Para quem gosta de esportes, tem trilhas e caminhadas, caiaque, cavalgada e até rafting. Você também pode pegar uma bicicleta e dar uma volta na orla do Lago Llanquihue. Ou aproveitar a academia bem completa para o treino do dia.

Leia o post que fiz sobre o Awa Puerto Varas.

Assista também ao vídeo, aqui.

Termas de Chillán: um cenário incrível no sul do Chile

Este é um resort de montanha conhecido por sua beleza natural e instalações termais. Situado na região da Cordilheira dos Andes, a aproximadamente 82 km da cidade de Chillán, o hotel oferece, ao mesmo tempo, uma experiência de relaxamento e aventura em meio a neve do sul chileno.

Está a 400 km de Santiago, ou cerca de 5 a 6 horas de carro. Também é possível voar de Santiago para Concepción, uma cidade próxima a Chillán.

O hotel possui boas acomodações, desde quartos confortáveis até suítes de luxo. Além disso, muitos quartos oferecem vistas deslumbrantes para as montanhas. O complexo conta com piscinas, banheiras de hidromassagem e saunas, onde de pode desfrutar das propriedades terapêuticas das águas minerais naturais e relaxar após um dia de atividades ao ar livre.

Também oferece uma variedade de opções para os amantes da natureza e dos esportes de inverno. Durante a temporada de neve, as atividades mais procuradas são o esqui e o snowboard, além de caminhadas na neve e passeios de trenós.

Além disso, o Hotel Termas de Chillán possui uma variedade de restaurantes e bares, onde os hóspedes podem saborear pratos da culinária local e internacional, acompanhados por vinhos chilenos. 

Las Majadas de Pirque: um palácio próximo a Santiago

O Hotel Las Majadas é um hotel boutique localizado em Pirque, na região metropolitana de Santiago, no Chile. É a escolha ideal para os amantes de vinho que desejam desfrutar da beleza natural da região de Pirque, ao mesmo tempo em que desfrutam de uma estadia luxuosa e confortável. 

Fomos com a família toda e adoramos. Fica pertinho da vinícola Concha y Toro

Com belos jardins e vistas deslumbrantes das vinhas próximas, o Majadas de Pirque conta com uma construção incrível: um verdadeiro palácio estilo francês! Com muita história e tradição, passada em diferentes gerações e que se mesclam com a evolução da região, até virar um hotel, em 2010.

O palácio foi construído em homenagem a um dos ex-donos do local, por um de seus filhos.  Por dentro é tudo super moderno e reformado, uma verdadeira mescla do antigo com o novo. 

Já a construção das hospedagens foi feita totalmente na horizontal para que todos os quartos tenham vista aqui pro jardim. Quartos confortáveis, com muitas comodidades. Os espaços comuns incluem piscina, restaurante, uma taverna, uma horta e um spa.  

Entre as atividades, degustação de vinhos, meditação, relaxamento no spa, aula de culinária e muito mais. O hotel também oferece opções de meia ou pensão completa. 

Como reservar? clique aqui

Gostou das dicas? Então aproveita para ver o vídeo que eu fiz no Las Majadas de Pirque.

 

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade