Vinícola Concha y Toro, a maior do Chile: Como ir por conta!

Concha y Toro é a maior vinícola do Chile e a mais visitada por turistas brasileiros!

Em agosto de 2014, fiz minha primeira visita à Concha y Toro onde já retornei inúmeras vezes.
Desde então, tenho tido oportunidade de conhecer outras vinícolas com conceitos diferentes e apreciar os mais variados vinhos, o que me faz querer apresentar esta imensa variedade da vinicultura chilena. Mas toda vez que recebo visitas, adivinhem qual vinícola  querem conhecer? Sim, a Concha y Toro é uma unanimidade porque seus vinhos são muito famosos no Brasil.
Quem não conhece o Casillero del Diablo? Por esse motivo, resolvi atualizar este post.

A Concha y Toro é uma das maiores produtoras de vinho do mundo e é a maior do Chile. Com exportação para mais de cem países, produz doze marcas de vinhos em dezenas de vinhedos espalhados por todo o país. Por ser tão grande, seus tours são muito procurados e menos exclusivos, o que percebi desde a primeira vez em que estive por lá. Porém, mesmo em grupos grandes,  a beleza do lugar nos conquista. Para provar, vejam que lindas as fotos que fiz na minha última visita, em maio de 2018, um dia de sol em pleno outono. Estava espetacular.

 

 

De qualquer forma, além do tour convencional, também há opção para quem quer fugir do estilo “turistão”, fazendo o tour mega exclusivo Don Melchor.

A visita tradicional começa passando pelos jardins do casarão amarelo, antiga propriedade da família de Don Melchor, fundador da vinícola em 1883. Já vou avisando: somente com o tour Don Melchor é possível conhecer o casarão por dentro. É lindo!

Neste percurso, conhecemos a história da vinícola e os detalhes sobre o projeto do jardim. Em seguida, vamos para a primeira degustação numa área externa com vista perfeita para o lago. O Sauvignon Blanc fica até melhor nessa paisagem.

Depois, passamos pelo jardim de variedades, uma pequena mostra das cepas que a Concha y Toro planta. Com uma pequena explicação sobre as mesclas e vinhedos espalhados por todo Chile, a guia nos dá alguns minutos para fotos, antes de irmos para a segunda degustação.

Clica para ver o vídeo da Concha y Toro

Essa segunda degustação também acontece na parte externa da vinícola. É a vez de experimentar o Marques de Casa Concha Carmenere.  A guia faz uma explicação rápida sobre o vinho e seguimos para a parte interna.

Partimos para conhecer a bodega e a famosa lenda do Casillero del Diablo.  Nesse momento, é passado um pequeno pequeno vídeo contando a história por trás deste rótulo.

Finaliza-se com a última degustação. Não sei se foi sorte minha, mas, neste dia, serviram um Terrunyo que estava divino.  A visita foi corrida como todas as outras, porém, achei que os vinhos servidos foram de melhor qualidade e isso deve justificar o aumento de preço no tour que antes custava $ 10.000 e agora custa $ 16.000.

Um detalhe é a taça com o nome da vinícola. Trata-se de uma recordação para levar pra casa. Há ainda uma loja onde comprar vinhos e outros acessórios.

Ainda que eu tenha outras preferências, esta é a maior e a mais famosa vinícola do Chile. Então, se o tempo é curto para variar, vá na Concha y Toro.

Mas… se você ama um bom vinho e quer diversificar, sugiro conhecer mais de uma vinícola e se aventurar pelas pequenas, com tours mais personalizados. São mais de quatrocentas opções aqui no Chile e, desse total, umas duzentas estão abertas à visitação.

Eu já conheci sessenta.

 

Concha y Toro

Fotinha da nossa primeira visita, em 2014

Como chegar:

  • Endereço: Rua Virginia Subercaseaux, 210 –  município de Pirque – Região Metropolitana de Santiago.

Metrô e táxi

É muito fácil e rápido. Pegue a linha 1 (Vermelha) até Estação Tobalaba e faça a troca para linha 4 (Azul). Siga até a Estação Las Mercedes. Chegando nela, pegue um táxi até a vinícola por $ 3.000 (R$ 18).  Outra opção é pegar o metrôbus nº  73, 80 e 81.  A passagem do ônibus custa $ 600. Do metrô até à vinícola de táxi são uns dez minutos. De ônibus, uns  vinte minutos. O percurso todo, de metrô e de ônibus, em torno de 1h30m.

  • Mais informações aqui: no site da Concha y Toro
  • Atenção: é muito importante reservar antes no site. As vagas são limitadas. Há visitas em português. Consulte os horários aqui.
  • Existem duas opções de tour: Tradicional (a que eu fiz) e Marques de Casa Concha (degustação exclusiva guiada por um sommelier).

Caso prefira fazer esse passeio com uma agência, faça um orçamento com as agências parceiras do Nós no Chile, clicando aqui:

Preços dos tours:

Tour tradicional

  • Duração: aproximadamente 1h
  • Preço: CLP $ 16.000 / USD $ 27

Tour Marques de Casa Concha

  • Duração: aproximadamente 1h30m
  • Preço: CLP $ 25.000 / USD $ 39

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade