11 curiosidades que eu não sabia sobre o Chile até vir morar aqui

Querem saber algumas curiosidades sobre o Chile? Só soubemos de muitas delas depois que viemos morar aqui. Completamos oito anos de Chile e nosso saldo é bastante positivo, apesar dos perrengues que enfrentamos no início. Então vou contar para vocês algumas coisas bem interessantes.

País de contrastes

O Chile possui uma forma única: é o país mais comprido do mundo, com 4.329 quilômetros. Isso equivale a décima parte da circunferência da terra. É também um dos territórios mais estreitos, com uma largura média de 180 quilômetros. O Oceano Pacífico banha sua costa numa extensão de mais de 6.435 quilômetros .

É uma nação de contrastes não somente geográficos, mas também climáticos. Em toda sua extensão, ocorrem quase todas as variedades de clima, exceto o tropical.

Ao extremo norte, está o Deserto do Atacama, o mais árido do mundo e o que tem a maior altitude. A 3.790 quilômetros do continente, está a Isla de Pascua, conhecida como “umbigo do mundo” e, ao sul, está a Antártica. 

 

Fiestas Patrias

É a maior festa chilena, mais celebrada até mesmo que o Natal e Ano Novo. O país para nos dias 18 e 19 de setembro. No dia 18, é comemorado a Independência do Chile e no dia 19, a Glória do Exército. Mas o mês de setembro inteiro tem festas e os chilenos ficam bastante animados com os preparativos. Se você viajar para o Chile em setembro, vai perceber o que estou contando. S

Olha que curioso:

A Independência do Chile é no dia 12 de fevereiro. Então, por que eles comemoram no dia 18 de setembro? Porque, de 1810 em diante, os patriotas passaram a comemorar a formação da primeira Junta Nacional do Governo ocorrida no dia 18 de setembro deste ano, primeiro passo para a independência. Assim, o país sempre teve o costume de celebrar a independência no dia 18 de setembro. Como dizem aqui são las fiestas dieciocheras.

 

Prêmio Nobel de Literatura

Gabriela Mistral e Pablo Neruda são os poetas chilenos reconhecidos com esse prêmio.  Nascida na cidade de Vicuña, Gabriela Mistral recebeu o prêmio em 1945. Os chilenos dizem que, como ela nunca casou e não teve filhos, deixou toda sua herança para as crianças da sua cidade natal. Pablo Neruda foi premiado no ano de 1971. Deixou três lindas casas-museus abertas à visitação. Quem vem ao Chile, não pode deixar de conhecer: La Chascona, em Santiago, La Sebastiana, em Valparaíso e a de Isla Negra.

 

Uma das maiores piscinas do mundo

Sim. Uma das maiores piscinas do mundo está aqui no Chile. Fica pertinho de Santiago: está localizada no Resort San Alfonso Del Mar, na cidade de Algarrobo, há 120 km de Santiago. A piscina tem 1.013 metros de comprimento, três metros de profundidade. São 250 milhões de litros de água salgada. Isso mesmo: a piscina é abastecida com água do mar que é extraída por uma bomba de sucção.

O Chile perdeu a posição de maior piscina do mundo para a Crystal Lagoon, localizada no Egito. 

 

Água da torneira

Aqui no Chile, tomar água da torneira é uma prática comum porque a água é tratada e filtrada. Para nós, é um pouco estranho, ainda não nos acostumamos com o gosto diferente.  A água contém muitos sais minerais e é muito salgada para o nosso gosto, então preferimos comprar água mineral. Não há filtros nas casas como há no Brasil e quase não se encontra nas lojas para comprar. Atenção turistas: vejam minhas dicas para a marca de água que mais se parece com a nossa água brasileira. 

 

Terremotos

O maior terremoto do mundo aconteceu no Chile. Foi no ano de 1960 na cidade de Valdivia – Sul do Chile. Sua magnitude foi 9.5 e destruiu toda a cidade. No ano de 2010, um terremoto de magnitude 8.8, de quase três minutos, devastou seis regiões do centro e no norte do país.

Em setembro de 2015, passamos por um forte terremoto aqui no Chile e nossa experiência foi bem assustadora. Vale lembrar que o país é preparado para este tipo de evento.

 

A maior torre da América Latina 

Sky Costanera é o mirante que fica no último andar da torre mais alta da América Latina. De lá, você pode ver Santiago em 360º. O edifício tem trezentos metros de altura e o mirante fica no 62º andar. Saiba tudo lendo o post da nossa visita no Sky Costanera.

Olha que interessante:

Sete metros por segundo é a velocidade dos elevadores. É possível atingir o piso 63 em apenas 43 segundos.

A fachada da torre é composta por 7.300 placas de vidro, todas diferentes entre si. Elas têm tecnologia de isolamento térmico e filtros UV.

 

Estações de esqui

Sabia que os principais centros de esqui do Chile estão a apenas uma hora de Santiago? São eles: El Colorado, Farellones, La Parva e Valle Nevado – a estação que todos os brasileiros querem conhecer por ser a mais alta e a maior do Chile.

Em Santiago não neva há mais de dez anos e os centros de esqui ficam no alto da montanha. Geralmente, a neve mostra as caras entre meados de junho e meados de setembro. Aqui um post do nosso dia de esqui em El Colorado.

Um pouco mais distante da capital chilena, está Portillo. É a estação de esqui mais antiga da América do Sul e está a cerca de 160 quilômetros de Santiago, na estrada para Mendonza – Argentina. Tivemos a oportunidade de passar um dia esquiando nesse lugar maravilhoso, veja o post aqui. Também vale a visita no verão. A Laguna del Inca dá charme e beleza ainda maior ao lugar.

 

Vinhos

O Chile está entre os sete países maiores produtores de vinhos do mundo. (Dados 2014 – OIV). O país tem uma média de quatrocentas vinícolas e, desse total, cerca de duzentas são abertas a visitação. (Não achei esse dado oficialmente. As informações foram pesquisadas com instituições da área vitivinícola). É também o maior produtor de Carménère. Foi nos vinhedos da Santa Rita que essa uva foi redescoberta, pois, no ano de 1860, a peste da filoxera atacou os vinhedos da França gerando sua extinção. Em 1994, o  francês Jean Michel Boursiquot estava caminhando pelas plantações de uva da Viña Carmen (do mesmo grupo da Santa Rita) e descobriu que as uvas que os chilenos pensavam ser Merlot, na verdade eram Carménère.  

São mais de treze vales vitivinícolas, cores, sabores e cheiros. É cada vinícola mais linda que a outra. Já conheço mais de sessenta delas e tenho um projeto de ser a blogueira que mais conhece vinícolas chilenas. 

 

Proibições no Chile

É proibido caminhar sem camisas pelas ruas e parques e tomar bebidas alcoólicas nas ruas, parques e praias. Então, homens, nada de sair para correr ou caminhar sem camisa pelas ruas. Tomar cerveja ou outra bebida com álcool então, nem pensar! Se a polícia pega o negócio fica complicado. Outra coisa que os turistas brasileiros acham estranho: aqui você não pode se sentar numa mesa de bar e só tomar uma cerveja. Tem que pedir algo para comer.

 

Abacate com sal

Para nós brasileiros é abacate, mas para os chilenos é palta. Há quem diga que é diferente, a palta é menor e tem um gosto menos adocicado que o abacate. Os chilenos comem palta com tudo. No pão do café da manhã (substituem a manteiga) e na salada do sanduíche. E tudo com sal, nunca com açúcar, como nós brasileiros estamos acostumados.

 

Se quer saber o porquê da nossa mudança:

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade