Bairro Itália

Bairro Itália no Chile: charme, gastronomia e arte em um só lugar

Construções antigas, ruas arborizadas, vitrines fofas,  designs,  artesanatos, galerias de arte, decorações, desenhos, antiquários. Cafeterias, restaurantes e bares charmosos… Assim é o bairro Itália. A impressão que a gente tem é que saiu de Santiago, a tranquilidade e a paz do bairro te faz sentir fora do agito da capital. Já conhecemos o bairro há muito tempo e resolvi fazer um post e contar um pouquinho desse lugar que ainda não é tão frequentando por turistas, mas que vale muito conhecer.

DCIM101GOPROGOPR1477.

Passeio ideal para um sábado de manhã. Bater perna e entrar nas galerias e ir descobrindo cada cantinho é o legal desse bairro. Os amantes de design e antiquários ficam loucos, são tantos detalhes,  tanta coisa lindinha que a gente quer ser perder nas belezas do lugar. Na Avenida Itália com Caupolican é possível ver os móveis expostos nos passeios e mestres trabalhando nas peças.

Foto: Imagina Santiago

Foto: Imagina Santiago

Um pouco de história

“O Barrio Itália é um setor rodeado pela Avenida Itália e faz parte das comunas de Providencia e Nuñoa.  Tem esse nome em função da construção do famoso e antigamente muito concorrido Teatro Itália.

Sua origem é datada no início do século XX, especificamente entre os anos 1910 e 1940, quando começou a se desenvolver nesse setor uma forte atividade industrial e comercial que veio acompanhada da consolidação do setor como residencial. Nos últimos anos se converteu em um interessante centro de desenho, gastronomia, comércio e cultura” . Fonte: Site do bairro Itália.

DCIM101GOPROGOPR1418.

DCIM101GOPROGOPR1476.

Lojas

DCIM101GOPROGOPR1464.

 

A maioria do comércio se concentra na Avenida Itália, são lojas de desenho, design, móveis, decoração, artesanatos, utensílios para casa e muitos mais. E como eu disse no início do texto, o gostoso é caminhar e ir descobrindo e buscando o que você gosta. Você entra numa portinha e lá no fundo percebe o mundo de coisas que tem nas diversas galerias do bairro.

DCIM101GOPROGOPR1444.

DCIM101GOPROGOPR1445.

Essa galeria é uma das minhas preferidas, várias lojas lindinhas com boa opções de artesanato para levar para o Brasil. Para quem gosta de utensílios de cozinha aqui tem uma loja muito bacana! Essa galeria fica na Avenida Itália, 1439.

DCIM101GOPROGOPR1441.

Loja de utensílios

Loja de utensílios – Casa Cacerola

bairro-italia20150827_1233452

Onde comer

DCIM101GOPROGOPR1440.

São muitas opções, então vou deixar algumas para vocês.

Barrio Mercado

DCIM101GOPROGOPR1395.

Ideal para quem busca comida natural e saudável. Café da manhã, almoço e lanches. Saladas, crepes, omeletes e sobremesas. Tem um mini mercado que você pode comprar produtos típicos chilenos, como merkén, azeite, sal do deserto e outros. Tem ótimas opções de menu del día, que custam à partir de $3.800 (R$19,00). Tem opção para alérgicos a proteína do leite e celíacos.

Menu del día é uma ótima opção para o horário de almoço, é um prato completo que inclui um suco natural e uma sobremesa.

Foto: Facebook Barrio Mercado

Foto: Facebook Barrio Mercado

É um lugar muito bacana e tem espaço para crianças, ideal também para quem viaja com os filhotes. Aos sábados e domingos tem opção de brunch à partir das 12 horas e sempre tem uma programação para as crianças, como oficinas de malabarismos, yoga e muito mais.

Espaço para crianças

Espaço para crianças

Café de la Candelária

DCIM101GOPROGOPR1369.

Um local charmoso e ideal para um delicioso café da manhã. Chile não é especialista em cafés, então aqui os cafés são importados da Nicarágua, República Dominicana e Brasil. Uhuuu!!! Nosso cafezinho brasileiro. Também tem opções de chá e sucos naturais. No menu, o tradicional café da manhã chileno com pães, ovos mexidos e a famosa palta (abacate). Tem opções de menú del día no almoço.

  • Horários: Segunda, das 12 às 20 horas. Terça à sábado, das 11 às 21 horas. Domingo, das 11 às 20 horas.
  • Endereço: Av. Italia 1449 Loja 4.
  • Mais informações aqui.

La Tranquera

DCIM101GOPROGOPR1471.

Lugar para provar as famosas empanadas e doces chilenos. Tem empanda de pino (carne picada com cebola), queijo, camarão, champignon e outros sabores, custam à partir de $1.700 (R$8,50). É uma confeitaria tradicional, de 1960.

Várias opções de doces

Várias opções de doces

  • Horários: Segunda a sexta, das 10 às 19h30. Sábado, de 10 às 20. Domingo e feriado, de 10 às 15 horas.
  • Endereço: Av. Itália, 1294
  • Mais informações aqui.

Restaurante Da Nói.

da-noi

Para quem quer provar uma deliciosa comida italiana com um bom vinho chileno.  Ideal para também para um jantar. Todos aqui em casa gostam!

Essas são apenas algumas opções, o bairro Itália oferece muito mais do que isso. Então deixo o site aqui para que você possa consultar e buscar mais informações.

Como chegar

  • Metrô: Opção 1) Descer na Estação Salvador , linha 1 do metrô, sair em direção à rua Salvador e Caminhar até a Avenida Itália. Essa caminhada é mais longa, mas você não precisa trocar de linha no metrô. Veja o mapa:

  • Metrô: Opção 2) Pegar a linha 1 do metrô e ir até a estação Baquedano. Descer em Baquedano e trocar para a linha 5 verde e descer na estação Santa Isabel. Seguir por Santa Isabel até a Avenida Itália. Nessa opção você irá caminhar menos, mas terá que trocar de linha do metrô.

Dicas: Não vá na segunda-feira, dia que muitas lojas e galerias ficam fechadas. Não vá de manhã, o comércio aqui só abre à partir de 11 horas. Aos sábados você tem a chance de poder participar de um evento, há sempre bons eventos e feiras que o bairro Itália promove aos sábados. Aqui você pode acompanhar os eventos.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 226 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

3 Comments

  • Paula Sampaio outubro 14, 2016 11.26 pm

    Oi Rosi, estou amando as dicas de seu blog. Vou passar o réveillon em Santiago e gostaria de algumas ideias de festa por aí. Eu vi as dicas por você deixada de 2015 para 2016. Teria mais alguma para este ano? Temos que sair do Brasil com alguma festa comprada?

    Reply 
  • Renata Arcenio outubro 12, 2016 12.20 pm

    Uma pena que só descobri seu Blog após retornar do Chile, a viagem em si foi bacana, mas com certeza deixou a desejar. Pretendo voltar,quem sabe a trabalho, que tal um intercâmbio?. Moramos em Florianópolis, não sei se vocês conhecem, mas é uma ilha encantadora, com 42 praias maravilhosas!!! Grande abraço, Renata

    Reply 
    • Rosi Guimarães outubro 13, 2016 12.48 pm

      Oi Renata!
      Volte sim. Chile tem muita coisa linda para ver. O Norte e Sul do país são lindos.
      Abraço!

      Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

Mondial Travel - Nós no Chile
Rentcars - Nós no Chile
10% de desconto - Brazilian Travel Card

TEMPERATURA

Santiago - Chile
12°
Weather from OpenWeatherMap