Chile em março: clima, roupas ideais e o que fazer

Março é o mês que oficialmente começam os festivais da vendimia nas vinícolas do Chile.

Para quem curte conhecer vales vinícolas e provar bons vinhos, opções não irão faltar nesta época.

Os chilenos realmente celebram o momento da colheita das uvas, com festas que incluem degustações e boa gastronomia.

Já quem prefere fugir dos roteiros dos vinhos chilenos, existem outros passeios que podem ser desfrutados em março, principalmente ao ar livre. Um dos meus preferidos é ver o pôr do sol na Cordilheira dos Andes. O clima começa a ficar mais gostoso, com muitos dias de sol e noites mais frescas. O  calor já não é mais tão intenso como nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. 

Em março é época de volta às aulas e a cidade de Santiago volta a estar mais cheia.

Não tem feriados neste mês. Saiba quais são os feriados oficiais de 2023 no Chile se você vai viajar em outros meses, aqui

Também nessa época vale a pena provar as frutas vermelhas no Chile. É a última oportunidade, pois no outono as cerejas e as framboesas somem e só voltam no próximo verão.  Já os morangos são mais fáceis de encontrar o ano inteiro.

Leia sobre as frutas que você precisa experimentar no Chile.

 

Clique no link para te levar ao início de cada assunto:

 

 

 

Saiba mais sobre o clima, que roupas usar e o que fazer em março em Santiago do Chile:

 

1. Clima e temperatura em Santiago do Chile em março

Em 20 de março começa o outono e o calor dá uma trégua, pelo menos em Santiago.

A temperatura começa a cair, mas é muito agradável. Como a cidade é bem arborizada, é bonito ver o visual mudar com as folhas das árvores amarelando e caindo, dando lugar à nova estação.

As temperaturas continuam mais altas durante o dia, podendo chegar a mais de 30 graus. No entanto, os dias começam ainda mais frios em média de 9 graus e pode ser necessário usar um casaco pela manhã ou final do dia – quem sente mais frio vai precisar! O sol se põe um pouco tarde, mas já por volta das 20 horas, com dias ainda mais longos – típicos do verão. As noites são agradáveis para dormir, uma vez que a temperatura volta a cair com o pôr do sol.

Ao contrário do Brasil, a época de calor chileno é marcada pela baixa umidade do ar. O clima é quente e muito seco. Por isso, a recomendação é proteger-se do sol, usar protetor solar e labial, beber bastante água, lavar o nariz com soro fisiológico, usar chapéu ou boné, óculos escuros.

Vai viajar somente com bagagem de mão? Saiba tudo aqui para não cair em furadas, pois é proibido viajar com frascos de produtos que tenham mais de 100 ml, 

2. Documentos para entrar no Chile em 2023

Para entrar no país você pode usar a sua carteira de identidade (máximo de 10 anos da data de emissão, saiba mais aqui) ou passaporte válido e em bom estado de conservação. Leia as informações completas, aqui.

Nem sempre pedem, mas recomendo que tenha o comprovante em mãos. Serve o ConecteSus. É exigido o esquema de vacinação completo, com isso se entende que são duas doses, mais que isso é reforço. Caso não tenha o comprovante de vacinas, tem que apresentar o teste de PCR com resultado negativo, feito dentro das 48 horas antes do embarque. O comprovante de vacinação não é exigido para menores de 18 anos. Nenhuma outra vacina é exigida, além da Covid.

Desde o último dia 1 de janeiro de 2023, o governo chileno voltou com o teste de PCR aleatório na entrada do país, em Santiago o teste é feito no aeroporto. 5% das pessoas que entram no Chile são selecionadas. 

Apesar de não ser obrigatório, contratar um seguro viagem é muito importante. O seguro você pode comprar através do link da minha página, eu ganho uma pequena comissão que me ajuda muito. 

E se você quiser mais informações sobre chip de celular, a voltagem, os melhores passeios, esse post vai te ajudar.

Também não deixe de ler o post que fiz sobre as 20 coisas que você precisa saber antes de viajar para o Chile em 2023.

E se você tem dúvida sobre o uso do cartão Wise no Chile. É só clicar aqui 

3. Roupas ideais para a sua viagem ao Chile em março 

Roupas leves para os passeios durante o dia. Os homens podem abusar das bermudas e camisetas.

As mulheres, dos shorts, vestidos, saias. Tênis e sandálias confortáveis são bem-vindos. Se não quer ficar com marca de sol, prefira as camisas finas de manga longa, são melhores que as camisetas ou camisa de proteção solar. Bonés, chapéus também ajudam a proteger do sol. Para quem viaja no fim de março as temperaturas já começam a cair e pode ser necessário algum agasalho mais leve mesmo para o dia, pois já é outono. 

Seja durante o dia ou à noite, a temperatura sempre tende a ser mais baixa em passeios fora da Região Metropolitana. É melhor não confiar na previsão de tempo aberto e usar calça e carregar um agasalho médio, principalmente se você for friorento. Casacos do tipo corta-vento também são úteis na montanha.

Nos passeios, recomendo levar:

  • Protetor solar;
  • Protetores labiais;
  • Boné ou chapéu;
  • Camisa de proteção solar;
  • Creme para as mãos;
  • Soro para o nariz;
  • Garrafinha de água.

Se você vai viajar somente com uma bagagem de mão, recomendo que leia o meu post sobre o que pode ou não levar

 

4.Las Vendimias chilenas

É em março que começa a celebração da colheita das uvas e ocorrem as festas da vindima ou Las Vendimias, em espanhol. As festas de colheita acontecem nas praças das cidades principais de cada vale, como as do Valle de Colchagua, Casablanca e Maipo. Também há eventos em Santiago.

Aqui deixo algumas das datas e locais que podem ser interessantes nesta época:

4.1 Fiesta de la Vendimia de Colchagua

Local: Plaza e centro de Colchagua 

Data: 03, 04 e 05 de março

Mais informações, aqui.

Para mim é a melhor festa de vendimia do Chile. Eu não perco de jeito nenhum e, claro, que eu já garanti as minhas entradas, pois esse ano estarei presente novamente. 

4.2 Fiesta de la Vendimia Ovalle 2023

Local: Plaza de Armas de Ovalle

Data: 04 e 05 de março.

4.3 Festival Folclórico de la Vendimia de Molina

Local: Plaza de Armas de Molina, Curicó, Maule 

Data: 10 al 12 de marzo

Mais informações, aqui.

4.4 Fiesta de la Vendimia del Valle de San Antonio

Local: Viña Hacienda San Juan, San Antonio 

Data: 11 de março

Mais informações, aqui.

4.5 Fiesta de la Vendimia de Marchigüe

Local: Plaza de Armas, Marchigüe, Rancagua

Data: 11 e 12 de março

Mais informações, aqui.

4.6 XXXIV Fiesta de la Vendimia de Curicó

Local: Plaza de Armas de Curicó, Maule

Data: 23 al 26 de março

Mais informações, aqui.

4.7 Fiesta de la Vendimia del Valle del Aconcagua

Local: participam as vinícolas Narvona Wines, Flaherty Wines, El Escorial, Von Siebenthal, Peumayen, San Esteban e Barón Knyphausen.

Data: 25 de março

Mais informações, aqui.

4.8 Vendimia en Tarapacá

Local: Viña Canchones, Iquique 

Data: 31 de março

Mais informações, aqui.

Recomendo ficar de olho também nos sites das associações de vinhos dos vales vitivinícolas – eles divulgam as festas e degustações. Para saber datas e locais, você pode acompanhar neste link.

5. Passeios recomendados em Santiago e arredores

Cajón del Maipo + Embalse El Yeso: paisagens lindas nessa época do ano. Vale fazer um piquenique com comidinhas típicas. Se está em dúvida entre visitar o Embalse el Yeso ou Portillo, eu te ajudo, aqui escrevi sobre o melhor para visitar nessa época do ano. 

Piquenique na Cordilheira dos Andes: imperdível para ver o pôr do sol na Cordilheira dos Andes, combinado com piquenique. Eu já fiz e acho muito bacana. Começa por volta das 14h e vai até 22h. Nada mais gostoso do que ver o sol se pôr tomando um bom vinho. Para saber mais, entrar em contato com a agência Sousas Tour, que oferece o passeio.

Pôr do sol no Sky Costanera: a vista da cidade é imperdível e vale a pena conhecer o mirante que fica no prédio mais alto da América Latina. Lá de cima, é possível ter uma vista de Santiago em 360o. Recomendo subir às 20h para admirar a vista e ver o pôr do sol.

Cerro San Cristóbal + teleférico + Casa Pablo Neruda: a sugestão é subir o Cerro San Cristóbal de funicular ou teleférico para ver a cidade do alto e aproveitar para conhecer a La Chascona, outra casa-museu de Pablo Neruda, muito perto da entrada do cerro. Se gosta de cerveja, a dica boa é a cervejaria Kunstmann.

Chile com crianças? Temos dicas aqui

6. Assessoria personalizada para a sua viagem ao Chile

Na sua viagem para o Chile eu vou te ajudar com um roteiro incrível por meio da minha assessoria personalizada.

Eu ofereço um atendimento on-line individual e personalizado. Você terá uma hora comigo para eu te ajudar a planejar bem a sua viagem. Marcamos um dia e hora e batemos um papo. Você me conta sobre quais os tipos de passeios prefere, quantos dias pretende ficar no Chile, se você sozinho ou acompanhado e outras coisas.

Saiba mais sobre a assessoria de viagem, aqui.

7. Veja o vídeo das  20 coisas que você precisa saber antes de viajar para o Chile. 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade