Museo Chileno de Arte Precolombino, o coração da América em Santiago

Para aqueles que curtem ir além na sua experiência de viagem, podemos garantir: o Museo Chileno de Arte Precolombino é fascinante!

Não é a toa que seu novo slogan é ser o coração da América.

E não é só a gente que ama, pois a instituição acaba de ganhar dois prêmios 2018 Travelers’Choice pelo Trip Advisor:

  • 1o lugar na categoria Os 10 museus mais populares do Chile
  • 15o lugar na categoria Os 25 museus mais populares da América do Sul

Quer saber o motivo?

Primeiro é preciso explicar que o museu foi fundado em 1981, a partir de um acervo pessoal, no chamado Palacio de la Real Aduana,  com localização no centro histórico de Santiago.

Este antigo edifício tem relação com o final do período da colonização espanhola, mas o que está dentro dele é muito anterior a isso e ao próprio Colombo –  daí seu nome. Mais especificamente 14.000 anos atrás, quando começou a ocupação do território chileno  por seus primeiros habitantes.

A visita começa pelo subsolo, com a exposição permanente chamada Chile antes de Chile, na sala Minera Escondida.

A entrada do museu já é impactante devido à iluminação. Porém, antes de percorrê-la, dê uma olhadinha na linha do tempo e se surpreenda com a diversidade dos povos originários que viveram e deixaram seus vestígios por aqui.

A sala possui verdadeiros tesouros, organizados pelas regiões habitadas pelos respectivos povos.

É muito curioso ver os objetos e imaginar, por exemplo, como viviam os atacamenhos no deserto, os incas no centro ou os mapuches no sul do território.

Enfim, são muitos detalhes, mas o destaque da sala vai para os chemamülles, estátuas gigantes que se colocava sobre as tumbas dos guerreiros mapuches para representar seus espíritos.

Nível 2: América Pré-Colombiana

Logo depois de explorar o espaço correspondente ao Chile, o nível 2 do edifício amplia os horizontes para a América Pré-Colombiana.  Mais de oito salas  dividem as obras de arte também por regiões e culturas.

Já na sala Obras Maestras, a recepção é por conta de uma escultura de pedra possivelmente do início da era cristã, encontrada na Colômbia.

Além dela, também tem a impressionante estela, uma pedra talhada em baixo relevo com a figura do que seria um guerreiro-rei, encontrada em Aguateca, cidade de origem maia.

Mais adiante, também é possível conhecer uma sala de tapeçaria com peças minuciosamente trabalhadas, a prataria dos mapuches ou a cerâmica diferente dos povos de Nazca, no Peru, entre muitas outras preciosidades.

Além disso, você  vai se surpreender com a parte que nos orgulha também: a nossa cerâmica representando a cultura marajoara da Ilha de Marajó com sua presença marcante em uma vitrine dedicada ao Amazonas.

É impossível não ficar maravilhado com todo o material do Museo Chileno de Arte Precolombino e a história da arte de civilizações tão antigas.

Nele se aprende não somente sobre a identidade chilena, mas também a nossa própria identidade como latino-americanos.

Logo, é um programa imperdível.

Para chegar ao Museo Chileno de Arte Precolombino, no centro de Santiago, é muito fácil.

De metrô, é só saltar na estação Plaza de Armas da linha 5 e, ao sair, seguir pela calle Companhía até o museu na calle Bandera, 361.

Dias e horários de funcionamento do Museo Chileno de Arte Precolombino:

  • Terça à domingo: 10 às 18h
  • Entrada: $ 6.000 para estrangeiros (primeiro domingo de cada mês grátis!)
  • Visitas guiadas em espanhol. Você pode consultar os horários  por e-mail.

Por fim,  o museu ainda oferece exposições temporárias e conta com cafeteria e loja.

Você também pode combinar o passeio com a Plaza de Armas e conhecer a Catedral Metropolitana de Santiago.

 

Quer conhecer outros museus no Chile?

Leia também:

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade

Comentários

  1. Oi Rose, tudo bem?
    Sempre te acompanho, adoro seu trabalho, tudo muito organizado e rico em detalhes e história, fora as dicas maravilhosas!!
    Gostaria que vc me dissesse os museus que são prioridade para se conhecer no Chile, se possível em ordem de importância.
    grata,
    Simone.

    1. Oi Simone, muito obrigada!
      Na minha opinião em primeiro lugar o Museu da Memória e Direitos Humanos, depois o Precolombino, Museu de História Natural e o Bellas Artes.
      Se for no museu da memória já aproveita para conhecer o museu de História Natural.

  2. Quando fui a Santiago, o museu estava quase se do reaberto depois de uma grande reforma. Agora, planejando a viagem, vi que ele está parcialmente fechado porque houve uma grande queda de visitantes e não há mais dinheiro pra manter iluminação, pessoal e limpeza. Estou incrédulo que um museu tão importante para a cidade está nessa condição. Tomara que a campanha de financiamento funcione!

    1. Oi Alexandre,
      Uma pena mesmo. com a baixa de turistas, os museus foram bastante afetados.
      Vamos torcer para a retomada!
      Um abraço!