Chile em agosto: clima, roupas ideais e o que fazer

Este ano está atípico e a neve demorou para chegar, mas enfim veio.

Por enquanto em pouca quantidade em Farellones, mas em Valle nevado tem mais neve. 

Comunicado importante: Farellones anunciou que dia 31/7, às 17 horas o parque vai fechar por falta de neve. 😢  Se voltar a neve o parque reabre, mas por enquanto, sem previsão de nevasca para a próxima semana.

Em agosto, o passeio mais procurado é, sem dúvidas, um dia na neve, seja para esquiar ou brincar. O inverno vai até 23 de setembro e, até lá, se a natureza ajudar, muita neve ainda vai cair. Assim espero!

Quem tem viagem marcada para agosto, pode se preparar. As estações de esqui próximas a Santiago (Valle Nevado, La Parva, El Colorado e Farellones) estão todas abertas. E, realmente, vale muito a pena visitar o Chile no inverno. 

Mas nem só de neve vive o turismo chileno no inverno.

Outras opções de passeios valem a pena serem exploradas.

Se você quer aproveitar melhor a sua viagem ao Chile no inverno, não deixe de ler esse post completinho

E a seguir as dicas sobre o que fazer em agosto em Santiago do Chile!

Clima e temperatura em Santiago do Chile e região

No mês de agosto é inverno em Santiago.

As máximas devem ficar em 18ºC e as mínimas podem chegar a 3ºC, sobretudo à noite e começo da manhã. As temperaturas já estão baixas na Região Metropolitana, mas para alguns dias há previsão de que a temperatura suba um pouco, até 23ºC, o que é bem atípico para essa época.

Me acompanhe no Instagram para saber notícias atualizadas das estações de ski no Chile – @blognosnochile

Nas estações de esqui, dependendo da altura, as temperaturas podem chegar a -10 graus. Quem não está acostumado, precisa estar preparado. Muito frio? Sim. Mas quanto menor a temperatura e maior a possibilidade de chuva, melhor para quem quer ver a neve. 

A chuva, inclusive, tem chegado com alta intensidade por aqui. Ao final de junho, o Rio Mapocho, que percorre 30 km de oeste a leste de Santiago, transbordou devido à queda de 150 mm de chuva. Algo que não se via há muito anos por aqui.

Quais roupas usar no inverno?

Na hora de fazer a mala para aproveitar o inverno no Chile, vale a pena planejar bem os passeios e o tempo na montanha e em Santiago. 

Em Santiago, o ideal é usar as três camadas para não sentir frio:

1ª camada: é o que chamamos de segunda pele, como blusas térmicas. Elas são de tecido sintético (como o da meia-calça, só que bem mais grosso), bem coladinhas no corpo. Já a dos homens é um pouco mais soltinha.

2ª camada: o ideal é que ela seja composta por peças de fleece, um tecido que chamamos aqui de polar. Para quem não tem, ou não quer comprar porque provavelmente não usará no Brasil, pode ser uma blusa de moletom grossa ou de lã.

3ª camada: tem que ser de agasalhos bem grossos, como sobretudos e jaquetas. O ideal são peças bem quentinhas e impermeáveis, que podem ser usadas na neve.

Para curtir a neve, a minha dica é saber quantos dias você vai passar na montanha. Se for só um dia, não compensa comprar roupas de neve, mas se pretende conhecer outros centros de esqui e praticar o esporte várias vezes, aí vale o investimento da compra.

Quando se aluga, há muitas opções e você poderá escolher o que mais vai combinar com você. Para se ter uma ideia, o aluguel de um conjunto para neve (casaco, calça, bota e luvas) está CLP $30.000 (R$187) em 2023.

Veja o meu vídeo no YouTube : mala de inverno para o Chile.

E se você vai viajar somente com bagagem de mão, tem que ler este post.

Nos passeios, recomendo levar, mesmo que em dias mais frios:

  • Protetor solar;
  • Protetores labiais;
  • Creme para as mãos;
  • Soro para o nariz;
  • Garrafinha de água.

Passeios recomendados em Santiago e arredores em agosto

Confira o que tem de bom para fazer em agosto na capital chilena:

Ski Day: você pode aproveitar o inverno chileno para fazer umas aulinhas e se aventurar no esqui ou snowboard.

Para saber qual estação de esqui tem mais a ver com você, leia este post.  

Parque Farellones: para quem viaja em família e quer só brincar na neve, o Parque Farellones é o ideal. Você paga um valor único – que esse ano será de $40.000 CLP (cerca de R$250,00) – e tem direito de aproveitar todas as atividades do parque. Agora se quer esquiar, tem um valor à parte.

Como 2023 está atípico, sugiro procurar saber antes se tem neve suficiente em Farellones, pois tem nevado muito pouco. Por isso é importante me acompanhar no Instagram @blognosnochile.

Passeio de gôndola no Valle Nevado: você pode optar por um passeio mais contemplativo, apenas se divertir na neve, andar de gôndola no Valle Nevado, fazer lindas fotos e aproveitar um dos restaurantes do complexo. 

Visitar Valparaíso e Viña del Mar: são cidades litorâneas a 115 km de Santiago. Apesar de não ser agradável entrar no mar, você poderá conhecer as águas geladas do Pacífico. Além disso, poderá apreciar a bela arquitetura das duas cidades.

City tour pelo Centro Histórico de Santiago: assistir a troca de guarda no Palácio La Moneda, visitar o Centro cultural La Moneda, Paseo Bandera, Plaza de Armas e o Cerro Santa Lucía.

Templo Bahá´í: localizado aos pés da Cordilheira, tem uma vista de Santiago muito bonita. Você também pode ir no final do dia, por volta das 17h, para ver o pôr do sol.

Termas Valle de Colina, em Cajón del Maipo: dá para curtir as águas quentinhas do vulcão San José mesmo no frio. São 8 piscinas naturais ao ar livre com a temperatura variando entre 24 e 55  graus. As águas são mineralizadas, provenientes do vulcão San José e prometem relaxamento e alívio de dores no corpo.

Portillo: fica a 150 km de Santiago, na fronteira com a Argentina e passando pela estrada conhecida como Los Caracoles. É possível fazer um bate-volta de um dia só, ainda que a estação também tenha opção de hospedagem. Vale a vista pela Laguna del Inca.

Porém, recomendo ir com uma agência. Veja aqui as que eu recomendo. 

Vinícolas: no inverno, as parreiras estão secas, em pleno processo de renovação, porém essa é uma época super interessante para conhecer o processo de produção e, obviamente, para degustar vinhos chilenos.

Passeio com crianças: se vai viajar com os pequenos, recomendo conhecer o Buin Zoo, o Kidzania, o Safari e mais.

Não deixe de conferir o que fazer no Chile com crianças.

Eventos em agosto

Teremos um feriado em Santiago do Chile em agosto 2023:

15 de agosto (terça) – Assunção da Virgem

Como é um feriado religioso, a maioria do comércio abre, mas as casas de câmbio de rua não abrem nesse dia, somente as dos shoppings. Saiba aqui onde fazer o câmbio em Santiago.

 Se quiser saber todos os feriados de 2023, leia aqui

Documentos para entrar no Chile em agosto de 2023

Para entrar no país você pode usar a sua carteira de identidade (máximo de 10 anos da data de emissão, saiba mais aqui) ou passaporte válido e em bom estado de conservação. 

Apesar de não ser obrigatório, contratar um seguro viagem é muito importante.

O seguro você pode comprar através do link da minha página, eu ganho uma pequena comissão que me ajuda muito. 

E se você quiser mais informações sobre chip de celular, a voltagem, os melhores passeios, esse post vai te ajudar.

Leia também:

O que fazer no bairro Providencia!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade