5 passeios na Cordilheira dos Andes fora do inverno

Se engana quem pensa que para aproveitar a Cordilheira dos Andes é preciso visitar o Chile no inverno.

É claro que os passeios com neve são maravilhosos e valem a pena, mas, a Cordilheira também tem os seus encantos nas outras estações do ano.

É por isso que resolvi escrever este post com 5 passeios que você poderá fazer durante o verão, outono e primavera e conhecer locais lindíssimos em todas as épocas.

Primeiro, uma curiosidade: a Cordilheira dos Andes tem mais de 7 mil quilômetros e cruza o território de sete países (Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Argentina e Venezuela). Seu ponto mais alto, o pico Aconcágua, mede quase 7 mil metros de altura e fica na Argentina e no passeio para Portillo a gente consegue avistá-lo.

Leia a seguir e escolha o passeio que tem mais a ver com você!

 

1. Embalse El Yeso + Cajón del Maipo

Este é um passeio imperdível para quem vem ao Chile no verão e na primavera. Pode ser um passeio privativo ou em grupo. É um tour de dia completo, passa primeiro pela região de Cajón del Maipo, com algumas paradas, até chegar ao Embalse, onde tem um piquenique. 

O Cajón del Maipo está a mais ou menos uma hora de Santiago e é uma região com 22 pequenas localidades, dentre elas, o Embalse El Yeso. De lá, é possível ver paisagens incríveis e explorar lugares que nos remetem ao passado, além da vista constante da imponente Cordilheira dos Andes.

Já o Embalse é aquele lago de água azul turquesa, mas que às vezes pode ser verde ou cinza, dependendo do tempo. Trata-se de uma represa para captar água do rio El Yeso, com capacidade de 253 milhões de metros cúbicos. É a fonte de abastecimento de água potável dos habitantes de Santiago e administrada pela empresa Águas Andinas, que fica dentro da região de Cajón del Maipo. 

 

2. Portillo

Fica a 150 km de Santiago, na fronteira com a Argentina, passando pela estrada conhecida como Los Caracoles – que são 30 curvas bem fechadas. Ao mesmo tempo, um bonito e perigoso trecho da viagem (por isso, recomendo ir com agência).  O trajeto pode demorar até 3 horas.

É um centro de esqui, mas fica aberto o ano inteiro, com restaurante e o acesso a Laguna Del Inca que tem uma água azul turquesa impressionante e bonita. Esta lagoa tem uma lenda que diz que, durante a noite, se escutam alguns ruídos nessa lagoa e que são os lamentos do inca Illi Yunqui por sua amada Princesa Kora-llé. Ela teria sido enterrada na lagoa depois de despencar de um penhasco. Desde então, a água se tingiu com a cor esmeralda dos olhos da princesa.

Está em dúvidas em visitar Embalse ou Portillo? Então não deixe de ler esse post sobre os dois passeios.

3. Cavalgada na Cordilheira dos Andes

A cavalgada na Cordilheira pode ser feita em mais de uma região. Eu visitei o sítio arqueológico Pangal em julho de 2022 e conto um pouco como foi para você.

Este é um passeio de bate e volta saindo de Santiago. Saímos cedinho, às 6h30 da manhã, com a agência Indo pro Chile – a única agência que oferece esse passeio. Vimos o dia amanhecendo na estrada e tomamos café da manhã num lugar exuberante e deserto.

Em seguida, continuamos nosso caminho numa subida pela cordilheira até chegar ao sítio arqueológico Pangal, que tem uma vista perfeita para a Cordilheira dos Andes. 

Cavalgar no meio da cordilheira é uma experiência incrível. Após trinta minutos de cavalgada por uma estradinha, paramos para descansar e visitamos uma cachoeira. Curtimos a natureza por um tempo e depois fizemos o caminho de volta por mais uns trinta a quarenta minutos.

Ao chegarmos de volta, fomos recebidos com um churrasco com vinho. O passeio é de dia completo, das 6 às 19 horas. E eu recomendo muito!

 

4. Pôr do sol com piquenique na Cordilheira

Uma boa opção para conhecer a Cordilheira dos Andes é fazer um piquenique com comidinhas típicas. Então, nada melhor do que desfrutar de uma experiência incrível que é ver o pôr do sol e a vista da Cordilheira, tomando um bom vinho ou pisco sour. 

Para realizar este passeio recomendo que você conheça as nossas agências parceiras. Confio no trabalho deles e você poderá ter um passeio seguro e tranquilo!

5. Visita às termas de Colina e El Plomo

São piscinas naturais ao ar livre com a temperatura variando entre 24 e 55  graus. As águas são mineralizadas, provenientes do vulcão San José e prometem relaxamento e alívio de dores no corpo. 

 As termas de Colinas tem 8 piscinas naturais ao ar livre e é a mais visitada. Sinceramente na minha opinião visitar Termas de Colina no verão é furada, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, pois faz muito calor e sol e entrar em água quente pode não ser muito agradável, alem do local ser bastante sem estrutura e muito cheio no verão.

Já a Termas del Plomo possui somente uma piscina, mas recebe menos turistas e, por isso, é mais agradável, apesar de também ser totalmente sem estrutura, caso escolha esses passeios é bom saber disso antes de ir e não esperar conforto nem luxo, pois até os banheiros são  bem precários.

As duas termas ficam na região de Cajón del Maipo. Não é tão simples para chegar. Somente com carros 4×4. Por isso indico as agências parceiras, que confio para esse tour. 

Importante: este passeio não inclui lanche, então é importante levar algo para comer. Água também é imprescindível. Outro detalhe é que a estrutura do lugar deixa a desejar, o banheiro é bem precário. Então, se estiver buscando conforto, esse passeio não é pra você.  Mas se quiser contemplar a natureza e sentir as boas energias das montanhas, aí sim você vai curtir.

Veja o meu vídeo nas Termas de Colina, aqui.

Veja o vídeo sobre a Termas del Plomo, aqui. 

O que levar nos passeios para a Cordilheira dos Andes?

Com calor e clima seco, alguns itens tornam-se obrigatórios para os passeios. Dá uma olhada e já anota para não esquecer:

  • Protetor solar;
  • Óculos de sol;
  • Chapéus, viseiras e bonés;
  • Protetores labiais;
  • Creme para as mãos;
  • Casaco leve se for voltar a noite;
  • Soro para o nariz;
  • Garrafinha de água;
  • Roupa de banho para as termas.

Em relação às roupas, recomendo roupas leves para os passeios durante o dia. Os homens podem abusar das bermudas e camisetas. As mulheres, dos shorts, vestidos, saias. Tênis e sandálias confortáveis são bem-vindos. Se não quer ficar com marca de sol, prefira as camisas finas de manga longa, são melhores que as camisetas. Dependendo do passeio, pode ser interessante ter uma daquelas camisas com proteção solar.

 

Temperatura em Santiago

Enquanto no inverno o frio em Santiago é bem intenso, no verão o calor toma conta da cidade e da Região Metropolitana. De 21 de dezembro a 20 de março é verão no Chile. Não tem neve nessa época e dificilmente chove. Então, até o final do período, o sol racha por aqui e as temperaturas variam entre 15 e 33 graus.

Leia aqui sobre o verão em Santiago.

Na primavera dificilmente chove, mas, 2022 foi considerado o ano mais chuvoso dos últimos 10 anos. Os dias são mais claros, com céu muito azul e escurece mais tarde. O sol se põe entre 19h30 e 20h.

Com tempo ensolarado, as temperaturas podem chegar a 28 graus. Ainda assim, os dias começam e terminam frios, com médias entre 8 e 12 graus. Ou seja, a amplitude térmica é significativa.

Leia sobre a primavera em Santiago, aqui.

Já o outono é praticamente um período de preparação para o inverno. Acho que é para o nosso corpo ir se acostumando para a mudança de temperatura não ser tão brusca pois as máximas atingem 35 graus no verão e as mínimas podem chegar a -3 graus no inverno. No mês de abril, a temperatura costuma variar entre 9 e 26 graus, dificilmente neva. 

Leia sobre o outono em Santiago, aqui.

Se vai viajar em dezembro, esse texto é para você !

Fevereiro no Chile. O que fazer e quais roupas colocar na mala.

 

Agências parceiras e assessoria de viagem

Para todos os passeios na Cordilheira, tenho sugestões de agências parceiras em Santiago. São profissionais que eu tive a oportunidade de conhecer o trabalho. Vale lembrar que esta é apenas uma indicação e que o Nós no Chile não vende pacotes para tours. A contratação deve ser efetuada diretamente com cada agência.

Veja as agências parceiras, aqui.

Agora, se mesmo lendo este texto você ficou em dúvida de quais passeios escolher no Chile, eu posso te ajudar com um atendimento personalizado. Eu ofereço um atendimento on-line individual e personalizado para a sua viagem. Você terá uma hora comigo para eu te ajudar a planejar bem a sua viagem.

Saiba mais sobre o meu atendimento, aqui.

Aproveita para ver o vídeo que fiz durante a cavalgada na Cordilheira dos Andes:

 

 

Leia também:

https://nosnochile.com.br/santiago-do-chile-em-cada-mes-e-feriados-em-2023/ 

https://nosnochile.com.br/esportes-em-santiago-do-chile-quais-sao-as-opcoes/ 

https://nosnochile.com.br/viajar-para-o-chile-como-o-nos-no-chile-pode-facilitar-sua-viagem/

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade