Chile em fevereiro: clima, roupas ideais e o que fazer

Fevereiro costuma ser um mês bem tranquilo em Santiago do Chile. As férias escolares se estendem até março e muitos chilenos costumam viajar para aproveitar o litoral nesta época. Por isso é uma época bem gostosa para conhecer a capital mais vazia. 

Para quem gosta de umas comprinhas, nesta época muitas lojas estão em promoção, então vale a pena visitar alguns shopping e conferir o que está valendo a pena comprar para levar para o Brasil

Outro ponto positivo de visitar o Chile em fevereiro é que começam os festivais da vendimia nos vitivinícolas – e que vão até março e abril. A colheita da uva é um momento muito celebrado por aqui, com festas que incluem degustações, visitas aos vinhedos, gastronomia chilena e muito mais. 

Fevereiro é carnaval no Brasil, mas no Chile não ! Muita gente me pergunta se tem alguma programação para a festa aqui no Chile, mas não tem não. Aqui funciona tudo normal – eles não têm a cultura do Carnaval que nem a gente. Aproveita para ver quais são os feriados oficiais de 2023, aqui.  

Saiba mais sobre o clima, que roupas usar e o que fazer em fevereiro em Santiago do Chile:

 

Clima e temperatura em Santiago do Chile no verão 

Fevereiro é um mês de calor intenso, em que as temperaturas são muito altas durante o dia, podendo chegar a mais de 33 graus. No entanto, os dias começam ainda mais frios que em dezembro e janeiro (média de 12 graus) e pode ser necessário usar um casaco leve pela manhã ou final do dia. O sol se põe mais tarde (entre 20h30 e 21h) e os dias ficam mais longos. As noites são agradáveis para dormir, uma vez que a temperatura volta a cair com o pôr do sol.

E qual é a diferença do verão brasileiro? A diferença é a baixa umidade do ar. O clima é quente e muito seco. Por isso, a recomendação é beber bastante água, lavar o nariz com soro fisiológico, usar protetor solar e labial, usar chapéu ou boné, óculos escuros. 

Documentos para entrar no Chile em fevereiro de 2023

Para entrar no país você pode usar a sua carteira de identidade (máximo de 10 anos da data de emissão, saiba mais aqui) ou passaporte válido e em bom estado de conservação. Leia as informações completas, para 2023, aqui

Nem sempre pedem, mas recomendo que tenha o comprovante em mãos. Serve o conectSus. É exigido o esquema de vacinação completo, com isso se entende que são duas doses, mais que isso é reforço. Caso não tenha o comprovante de vacinas, tem que apresentar o teste de PCR com resultado negativo, feito dentro das 48 horas antes do embarque. O comprovante de vacinação não é exigido para menores de 18 anos. Nenhuma outra vacina é exigida, além da Covid.

Apesar de não ser obrigatório, contratar um seguro viagem é muito importante. O seguro você pode comprar através do link da minha página, eu ganho uma pequena comissão que me ajuda muito. 

E se você quiser mais informações sobre chip de celular, a voltagem, os melhores passeios, esse post vai te ajudar.

 

Roupas ideais para a sua viagem ao Chile em fevereiro

Roupas leves para os passeios durante o dia. Os homens podem abusar das bermudas e camisetas. As mulheres, dos shorts, vestidos, saias. Tênis e sandálias confortáveis são bem-vindos. Se não quer ficar com marca de sol, prefira as camisas finas de manga longa, são melhores que as camisetas ou camisa de proteção solar. Bonés, chapéus também ajudam a proteger do sol.

Seja durante o dia ou à noite, a temperatura sempre tende a ser mais baixa em passeios fora da Região Metropolitana. É melhor não confiar na previsão de tempo aberto e usar calça e carregar um agasalho médio, principalmente se você for friorento. Casacos do tipo corta-vento também são úteis na montanha.

Nos passeios, recomendo levar:

  • Protetor solar;
  • Protetores labiais;
  • Boné ou chapéu;
  • Camisa de proteção solar;
  • Creme para as mãos;
  • Soro para o nariz;
  • Garrafinha de água.

Se você vai viajar somente com uma bagagem de mão, recomendo que leia o meu post sobre o que pode ou não levar. 

Passeios recomendados em Santiago e arredores

Visitar vinícolas: um dos passeios mais interessantes nesta época por causa das vendimias. Valle Colchagua (03, 04 e 05/02), Valle del Aconcagua (25/03) e Valle de Casablanca (01 e 02/04), que estão entre os vales mais visitados por brasileiros.

Recomendo ficar de olho também nos sites das associações de vinhos dos vales vitivinícolas – eles divulgam as festas e degustações. Para saber datas e locais, você pode acompanhar neste link. 

Troca de guarda: desde 23 de janeiro o evento da Troca de Guarda está de volta. É o evento gratuito mais tradicional do Chile, pois é realizado desde o ano de 1.851. A cerimônia  é um desfile dos carabineros do Chile, acompanhado de Orquestra e que às vezes surpreende os turistas brasileiros tocando a Aquarela del Brasil. 

De segunda a sexta, 10 horas. Sábados, domingos e feriados, 11 horas. Recomendo chegar 15 minutos antes. O link para mais detalhes da Troca de Guarda está aqui. 

Piquenique na Cordilheira dos Andes: imperdível para ver o pôr do sol na Cordilheira dos Andes, combinado com piquenique. Eu já fiz e acho muito bacana. Começa por volta das 14h e vai até 22h. Nada mais gostoso do que ver o sol se pôr tomando um bom vinho. Para saber mais, entrar em contato com a agência Sousas Tour, que oferece o passeio. 

Pôr do sol no Sky Costanera: a vista da cidade é imperdível e vale a pena conhecer o mirante que fica no prédio mais alto da América Latina. Lá de cima, é possível ter uma vista de Santiago em 360o. Recomendo subir às 20h para admirar a vista e ver o pôr do sol.

Caminhada pela cidade: Santiago é plana e cheia de parques e praças espaçosos e muito bem conservados. Por isso, a caminhada pode ser uma boa para conhecer a cidade. Recomendo conhecer: Parque Araucano (Las Condes), Parque Bicentenário (Vitacura), Parque Metropolitano (Providencia), Parque Padre Hurtado (La Reina).

Passeio de bicicleta: vale a pena alugar uma bicicleta e conhecer Santiago. Você pode ir ao Parque Metropolitano, onde tem uma subida até o Cerro San Cristóbal. Chegando lá em cima, aproveite para tomar um “mote con huesillos”. 

Visitar o Bairro Itália: conhecer o bairro Itália, que dá para ir utilizando o metrô (Parque Bustamante ou Irarrázaval). O bacana do bairro são as galerias com muitas lojas de artesanatos, feiras com produtos chilenos, muitos bares, restaurantes e cafeterias. As lojas abrem depois das 10 horas. Uma boa dica é a cafeteria Café de la Candelária ou a pizzaria Tio Tomate. Leia mais sobre o Bairro Itália, aqui.

Museu Interativo Mirador:  “aprender brincando” é levado muito a sério no Museu Interativo Mirador e em suas diversas atrações abertas ao público.E por isso digo que é um passeio que encanta pessoas de todas as idades. O museu é dividido em dois pavilhões: o principal e o astronômico. Do lado de fora, você poderá conhecer o parque do MIM, que conta com diversas instalações e obras de arte interativas –  como a  Praça Solar e o Jardim Musical.  Saiba mais sobre o Museu, aqui.

Cerro San Cristóbal + teleférico + Casa Pablo Neruda: a sugestão é subir o Cerro San Cristóbal de funicular ou teleférico para ver a cidade do alto e aproveitar para conhecer a La Chascona, outra casa-museu de Pablo Neruda, muito perto da entrada do cerro. Se gosta de cerveja, a dica boa é a cervejaria Kunstman.

 

Assessoria personalizada para a sua viagem ao Chile

Na sua viagem para o Chile eu vou te ajudar com um roteiro incrível por meio da minha assessoria personalizada.

Eu ofereço um atendimento on-line individual e personalizado. Você terá uma hora comigo para eu te ajudar a planejar bem a sua viagem. Marcamos um dia e hora e batemos um papo. Você me conta sobre quais os tipos de passeios prefere, quantos dias pretende ficar no Chile, se você sozinho ou acompanhado e outras coisas.

Saiba mais sobre a assessoria de viagem, aqui.

Leia também:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade

Comentários

  1. Suas dicas são valiosíssimas!!!! Fiz minha viagem em 2019 seguindo tudinho que você fala e escreve. E eu amei. Não passei perrengue. Pena que não encontrei você por aí!

    1. Oi Ana,
      obrigada pelo carinho. Fico muito feliz!
      E olha que nessa época de 2019 eu sempre fazia encontrinhos com meus leitores!
      Fica pra próxima, afina, o chile merece mais de uma viagem!