Santigo do Chile com crianças: como se preparar e evitar surpresas desagradáveis

Vai viajar para Santiago do Chile com crianças? Então veja como se preparar e evitar dores de cabeça!

 

Antes de tudo, a capital chilena é um dos destinos mais procurados por brasileiros que pretendem viajar ao exterior com crianças!

Diversos fatores encorajam papais e mamães a escolherem o Chile como a primeira viagem internacional com seus filhos, com destaque para estes itens:

  • Há voos diretos saindo de diversos estados brasileiros;
  • Proximidade geográfica entre Brasil e Chile;
  • Atrações turísticas todos os meses do ano (não só no inverno);
  • Gastronomia internacional e diversificada; 
  • Cidades seguras e bem cuidadas;
  • Excelente infraestrutura turística (hoteis, agências de passeios, eventos culturais, etc);
  • Muitos parques, museus e atividades para todas as idades.

Sim, Santiago é um excelente destino para passear com os pequenos!

Mas esteja preparado e evite surpresas desagradáveis, especialmente se esta é a sua primeira viagem internacional com crianças.

 

Documentação para viajar com crianças a Santiago do Chile

Para embarcar com seu filho para Santiago do Chile, é necessário que ele tenha passaporte válido ou documento de identidade (RG) com menos de 10 anos da data de emissão. Caso a criança não esteja acompanhada de ambos os genitores ou responsáveis legais, também será necessário apresentar uma autorização de viagem. 

Esta “Autorização de Viagem para Menores” é um documento exigido pela Polícia Federal na saída de menores de 18 anos do Brasil.

Caso essa autorização não tenha sido incluída previamente no passaporte do menor de idade, será necessário providenciar uma autorização avulsa. 

Segundo o Ministério de Relações Exteriores, em documento divulgado em maio de 2024, a autorização deve “ser feita via Apostila de Haia e, após o apostilamento, os originais das autorizações de viagem deverão ser portados ou remetidos pelo correio para o genitor ou responsável legal que acompanha o menor para serem entregues à Polícia Federal, que irá reter uma via original da autorização de viagem de cada criança, quando da saída do Brasil.”

Atenção: a certidão de nascimento não é um documento válido para viagens internacionais. 

 

Hospedagem com crianças em Santiago do Chile

Ao pesquisar por hospedagem, dê preferência para hotéis localizados em Las Condes (veja opções de hotéis aqui) ou Providência (veja opções de hotéis aqui).

Isso porque estas são regiões mais arborizadas, seguras, de fácil acesso ao metrô e aos centros comerciais, além de serem repletas de praças e parquinhos.

Além disso, há diversas opções de hotel nestas áreas e alguns deles possuem quartos familiares que acomodam 2 adultos + 2 crianças.

Quem viaja com mais de uma criança sabe a dificuldade que é encontrar bons hotéis que acomodem 4 pessoas no mesmo quarto sem cobrar a tarifa equivalente a 2 quartos de casal. 

No belíssimo bairro El Golf, o hotel Hyatt Centric Las Condes é uma dessas ótimas opções familiares.

Outro é o Pullman Santiago El Bosque, colado no Mercado Urbano Tobalaba.

Além de muito bem localizados, ambos possuem quartos familiares com duas camas Queen-Size.

Por outro lado, evite se hospedar no Centro da cidade, que é uma região mais decadente e costuma ficar deserta à noite.

Leia também:

Os melhores hotéis pra se hospedar em Providencia

Os melhores hotéis do bairro Las Condes

Onde comer no bairro Las Condes

Avenida Isidora Goyenechea – um dos lugares mais interessantes de Las Condes

Planejando seu roteiro em Santiago do Chile com crianças

Após decidir a quantidade de dias que sua família ficará em Santiago, pense em um roteiro que consiga intercalar momentos mais intensos com momentos de descanso. Paradas estratégicas em parquinhos e sorveterias, por exemplo, podem ser ótimos aliados para que as crianças renovem as energias e se mantenham bem-humoradas até o fim do dia.

Também considere a opção de intercalar dias de passeios mais longe (como os passeios de montanha e algumas vinícolas) com dias mais tranquilos dentro da cidade, em que não haja necessidade de acordar tão cedo ou de ficar horas no transporte.

Santiago está repleta de parques, museus com atrativos infantis, restaurantes temáticos, lojas infantis… Com certeza não faltarão opções para eles se divertirem. 

Leia também:

O que fazer em Santiago do Chile com crianças 

Cerro San Cristóbal, funicular e teleférico com crianças 

Lista completa do que fazer no Chile com crianças 

 

Alimentação em Santiago do Chile com crianças:

Santiago oferece de tudo um pouco: gastronomia internacional de excelente qualidade,  restaurantes premiados, vegetarianos, que servem menu de café da manhã o dia todo, especializados em petiscos, enfim, variedade é o que não falta. 

O que você não vai encontrar (pelo menos não com facilidade) é o tradicional arroz com feijão brasileiro.

Portanto, esteja aberto a novos sabores!

Porém, se seu filho tem seletividade alimentar severa ou não está acostumado a experimentar comidas diferentes, uma sugestão é aproveitar o primeiro dia para dar uma passadinha no supermercado e já garantir alguns lanchinhos para os dias seguintes.

As maiores redes de supermercados são o Jumbo, o Líder e o Unimarc, onde você encontra de tudo. Mas também é possível se abastecer de uma boa variedade de snacks (como pães, bolachas, caixinhas de achocolatado e sucos) em redes como OXXO, Castaño e Upa!.

Por fim, fica a dica também das praças de alimentação dos shoppings, onde você encontrará as marcas fast food já bem conhecidas no Brasil. 

 

Proteja seu filho do sol

Seja qual for a estação do ano em que você viaja, não esqueça de trazer protetor solar infantil.

Os dias de verão são longos e costumam ter sol intenso, assim como os dias de inverno, que também podem ser bastante ensolarados, logo, é preciso tomar cuidado redobrado durante os passeios de montanha.

A luz do sol refletida na neve queima a pele e os lábios rapidamente. Então não deixe de proteger seu filho.

 

Passeios na neve com crianças

Se a sua visita ao Chile está programada para o inverno e seu roteiro inclui ir um dia para a montanha (seja para praticar atividades na neve ou apenas para conhecer) saiba que as agências que realizam estes passeios passam nos hotéis para buscar os passageiros bem cedinho, na maioria dos casos antes do horário do café da manhã.

Priorize oferecer ao seu filho uma boa noite de sono na véspera e tenha lanchinhos para levar na bolsa.

A mudança de altitude e os trechos sinuosos das estradas também são fatores que devem ser considerados.

Algumas crianças podem apresentar cansaço e enjoos durante o trajeto. Lembre-se de trazer o medicamento que ele está acostumado a usar nestes casos.

Hidratação e alimentos leves ajudam a melhorar a sensação de cansaço causada pela altitude.

 

Passeios em vinícolas com crianças:

Visitar uma vinícola costuma ser, além de muito agradável, uma aula de cultura e agricultura local.

Na hora de escolher qual vinícola vai entrar no seu roteiro, leve em consideração quais estão mais preparadas para receber crianças e

quais atrativos elas oferecem. Aqui no blog você encontra fotos e descrições de diversas vinícolas.

 

Seguro Viagem e medicamentos:

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de fazer um seguro viagem e colocar na mala todos medicamentos que seu filho costuma usar. Assim, você evita pequenos desconfortos ou gastos desnecessários caso apareça alguma emergência. 

Você pode contratar o seu Seguro Viagem aqui pelo blog e ainda ganhar um bom desconto. Clica aqui para saber mais sobre as opções de Seguro Viagem.

 

Visitar Santiago do Chile com crianças é uma experiência enriquecedora e memorável, desde que se tomem algumas precauções e se planeje com cuidado.

Ao considerar aspectos como acomodação em localização adequada, alimentação e opções de lazer apropriadas para a idade do seu filho,

você garante uma viagem internacional tranquila e divertida. 

Leia também:

Buin Zoo – diversão garantida para os pequenos

Museu Interativo Mirador – imperdível

Valle de Colchagua com crianças – quais vinícolas visitar?

 

Agências parceiras

Nós no Chile não é agência, mas indicamos agências da nossa confiança, contudo, vale lembrar que esta é apenas uma indicação e que o

Nós no Chile não vende pacotes, ou seja, a contratação deve ser efetuada diretamente com cada agência.

Veja as agências parceiras, aqui.

Seguro viagem para o Chile

O Seguro não é obrigatório para entrar no Chile, mas eu recomendo, pois com ele você tem cobertura de saúde fora do Brasil, ou seja, precisou de um atendimento médico você não vai ter que desembolsar uma fortuna, seu seguro viagem cobre as suas despesas médicas.

E o que é melhor: contratando aqui pelo blog você ganha um bom desconto e eu recebo uma pequena comissão que me ajuda na manutenção aqui da página.

Então podemos combinar assim? Então clica aqui para contratar o seu seguro por menos de R$70,00. 

E se você quiser mais informações sobre chip de celular, a voltagem, os melhores passeios, esse post vai te ajudar.

Veja aqui o vídeo do hotel Pullman:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade

Comentários