Cerro San Cristóbal: passeio de funicular e Teleférico em Santiago do Chile

A dica de hoje é para curtir um passeio no Parque Metropolitano de Santiago, onde estão o Cerro San Cristóbal,  o teleférico e o funicular.

É um dos passeios mais divertidos para se fazer em Santiago e para quem gosta de altura!

E para quem está viajando com crianças, ainda vale uma passadinha no Zoológico Municipal.

Outra boa opção é incluir nesse roteiro a La Chascona – que á a casa-museu do poeta Pablo Neruda. Muita gente tem dúvida de como subir e descer e a seguir eu explico melhor!

Subida pelo funicular

Na entrada do Parque (pela Pio Nono, em Bellavista) você vai utilizar o Funicular (uma espécie de bondinho ou trenzinho), para subir até o alto Cerro San Cristóbal. Reaberto em agosto/2022, o funicular foi todo remodelado e o passeio continua delicioso.

A subida é rápida, demora em torno de 8 minutos e tem uma parada no caminho para quem for conhecer o Zoológico. Se não quer ficar no zoológico você precisa adquirir o tíquete para o Cumbre (que é o alto do Cerro). Você também tem a opção de passear no zoológico e depois pegar o funicular de novo para continuar a subida até o alto do Cerro.

No alto do Cerro San Cristóbal você terá uma vista linda de Santiago, e se for inverno, verá a Cordilheira dos Andes branquinha de neve. É aqui também que está o Santuário Imaculada Conceição, com uma imagem linda de 22 metros de altura. A paz que esse lugar transmite é incrível.

E é do alto do Cerro que você vai ter acesso ao Teleférico de Santiago.

Teleférico de Santiago

Uma outra opção é subir diretamente pelo teleférico. A entrada é pelo Parque Metropolitano também, mas pela Rua Pedro de Valdivia, em Providencia.

O mais famoso cartão postal de Santiago possui 46 cabines que percorrem um trajeto 4,8 quilômetros, entre três estações: a primeira que é Oasis (Pedro de Valdivia), a segunda é Tupahue e a terceira é Cumbre, que fica próxima à Virgem, no alto do Cerro.

Para quem me acompanha aqui no blog há mais tempo, sabe que eu tenho medo de altura, mas enfrentei meu medo e fomos dar uma volta e ver como era o passeio no teleférico. Fomos num domingo e estava bem cheio, prefira fazer esse passeio de terça a sexta, já que nas segundas está fechado para manutenção. Nós subimos pela entrada da rua Pedro de Valdivia.

Chegando ao topo do Cerro você pode desembarcar para conhecer o local e pode demorar quanto tempo quiser. Se comprou o tíquete de subida e descida, você pode descer até o horário de fechamento do teleférico. Para a subida e descida é preciso adquirir o tíquete Ida y Vuelta.

Informações importantes sobre o Teleférico

Uma das mais importantes informações para ter na cabeça é que o Teleférico não funciona nas segundas-feiras.

A seguir respondo algumas perguntas que sempre me fazem por aqui e pelo meu instagram:

  • Posso subir de funicular e descer de teleférico ou vice e versa?

Pode sim. Você vai precisar comprar um tíquete de subida no funicular e outro de descida no teleférico ou vice-versa.

  • Se eu subir de funicular e descer de teleférico onde vou sair?

A saída do teleférico é pela rua Pedro de Valdivia, fica um pouco distante do metrô. Você terá que caminhar em torno de 1,2 quilômetros para chegar até a Estação de metrô mais próxima que é Pedro de Valdivia.

Dica importante. Já anota aí!

Roteiro Parque Metropolitano (sem crianças)

Suba de funicular, compre o tíquete de subida e descida. Se não estiver com crianças não vale a parada no zoológico, nada de extraordinário nele.

Fique um tempinho no alto do Cerro San Cristóbal e curta o lugar e a vista da cidade.

Aproveite para provar o famoso Mote con Huesillo – bebida doce, típica chilena, feita com suco de pêssego, vem com a fruta dentro e huesillo (grãos parecidos com milho) no fundo do copo.

Lá em cima do Cerro, compre o tíquete de subida e descida no Teleférico. Aproveite para tirar muitas fotos. Faça o percurso de ida e volta. Você vai aproveitar mais o passeio.

Desça o Cerro no funicular (você irá sair no mesmo lugar que você subiu) e aproveite para curtir o bairro Bellavista. Aí está a La Chascona, a casa-museu do poeta Pablo Neruda, vale uma visita. É perto, dá para ir caminhando.

Dê uma passeada pelo Pátio Bellavista – um shopping de comida, com várias opções de restaurantes bacanas.

Roteiro Parque Metropolitano (com crianças)

Vale a pena chegar pela Pedro de Valdivia e aproveitar o parque um pouco. Há local para tomar sorvete, brinquedos de corda e paisagens lindas para tirar fotos.

Pegue o teleférico até a estação Tupahue (intermediária). Lá tem um “castelinho” para subir e curtir a vista.

Lá tem lanchonete e banheiro. De lá podem ir caminhando até o parquinho sensorial.

Depois, suba até o cumbre. Aproveite a vista para tirar lindas fotos. Vale a pena visitar a capela e ver a vista lá de cima da Virgem.

Desça de funicular até a outra entrada do Parque Metropolitano. De lá, vale a pena voltar para conhecer o Zoológico Municipal. A subida não é tão fácil e tem escadas (cerca de 8 minutos caminhando). Ou se preferir, pode inverter a chegada ao parque por Bellavista e subir de funicular, uma vez que ele para no Zoológico. Neste caso, vale a pena descer de teleférico.

Links importantes para o seu passeio

Teleférico de Santiago: https://telefericosantiago.cl/

Parque Metropolitano: https://www.parquemet.cl/ 

Zoologico Municipal: https://www.parquemet.cl/ 

 

Eu fiz um vídeo bem bacana sobre esse passeio. Confira!

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade

Comentários

  1. Adorei este post, parabéns!
    Pensei subir de teleférico curtir tuas dicas da estação Tupahue e descer de funicular, conhecer a casa museu de Pablo Neruda e terminar o dia no Pátio Bella Vista.
    Será que dá tempo?

    1. Oi Christy,
      vai depende de quanto tempo você tem. Vale lembrar que a casa-museu do poeta Pablo Neruda funciona somente de quarta a domingo.
      Um abraço !

  2. Boa noite!
    Tentei fazer a compra online do ingresso do funicular, mas o site não está funcionando! Você acha que é tranquilo comprar na hora (terça-feira, 19/12)?
    Muito obrigada!