Chile: Embalse El Yeso fechado por tempo indeterminado

Galerinha, quero começar o texto explicando a diferença entre Cajón del Maipo e Embalse El Yeso. Todos pensam que é o mesmo lugar, mas não é.

Cajón del Maipo está a mais ou menos uma hora de Santiago e é uma região com 22 pequenas localidades, dentre elas, Embalse El Yeso, Baños Morales, Baños Colina e outras. De lá, é possível ver paisagens incríveis e explorar lugares que nos remetem ao passado, além da vista constante da imponente Cordilheira dos Andes.

Já o Embalse é aquele lago de água azul turquesa, mas que às vezes pode ser verde ou cinza, depende do tempo. Embalse é uma represa para captar água do rio El Yeso, com capacidade de 253 milhões de metro cúbicos. É a fonte de abastecimento de água potável dos habitantes de Santiago e administrada pela empresa Aguas Andinas, que fica dentro da região de Cajón del Maipo, como pode ser visto na foto.

Infelizmente, no dia 3 de junho de 2019, um trágico acidente vitimou duas crianças brasileiras atingidas pelo deslizamento de uma pedra em Embalse el Yeso. Por esse motivo, uma resolução do Ministério do Interior e Segurança Pública determinou o fechamento do seu acesso para veículos e pedestres por período indeterminado.

Ainda assim é possível visitar Cajón del Maipo. Este acesso continua aberto. Reitero que o Embalse fechou por motivos de segurança. O local não tem estrutura mínima, como banheiros, lixeiras e redes de segurança para conter as pedras. Na temporada de inverno, com chuva e neve, o risco de deslizamentos aumenta ainda mais.

Lembro ainda que aqui pertinho de Santiago tem muitos outros destinos que podem ser explorados. Para quem viaja agora no inverno.

Muitas agências estão substituindo o passeio do Embalse pela ida a Portillo. O lugar, onde fica a Laguna del Inca, é realmente encantador, porém, quando as pistas de esqui da estação são abertas (previsto para dia 29/6), o acesso à lagoa é exclusivo para esquiadores e hóspedes do hotel. A estrada para Portillo também pode ser fechada devido à quantidade de neve, então acaba sendo um passeio incerto, depende das condições climáticas. Portillo está localizado na Cordilheira dos Andes, estrada Los Libertadores, aquela que passa por Los Caracoles, no caminho para Mendoza.  Pelo Twitter  @CFLosLibertador , é possível acomanhar sobre o fechamento da estrada. Estive Em Portillo no dia 20/06 e mostrei tudo no Instagram do @blognosnochile.

Para quem curte conhecer um pouco mais de história e gosta de visitar museus, Isla Negra é imperdível. Em Santiago tem muitas opções de museus, a maioria tem entrada grátis. Acesse aqui para ler os posts. Se quiser sair do circuito turistão, também tem o Templo Bahá’í, o Bairro Itália e muito mais.

Clica para assistir o nosso vídeo do Templo

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade