Chile: Embalse El Yeso fechado por tempo indeterminado

por Rosi Guimarães

Galerinha, quero começar o texto explicando a diferença entre Cajón del Maipo e Embalse El Yeso. Todos pensam que é o mesmo lugar, mas não é.

Cajón del Maipo está a mais ou menos uma hora de Santiago e é uma região com 22 pequenas localidades, dentre elas, Embalse El Yeso, Baños Morales, Baños Colina e outras. De lá, é possível ver paisagens incríveis e explorar lugares que nos remetem ao passado, além da vista constante da imponente Cordilheira dos Andes.

Já o Embalse é aquele lago de água azul turquesa, mas que às vezes pode ser verde ou cinza, depende do tempo. Embalse é uma represa para captar água do rio El Yeso, com capacidade de 253 milhões de metro cúbicos. É a fonte de abastecimento de água potável dos habitantes de Santiago e administrada pela empresa Aguas Andinas, que fica dentro da região de Cajón del Maipo, como pode ser visto na foto.

Infelizmente, no dia 3 de junho de 2019, um trágico acidente vitimou duas crianças brasileiras atingidas pelo deslizamento de uma pedra em Embalse el Yeso. Por esse motivo, uma resolução do Ministério do Interior e Segurança Pública determinou o fechamento do seu acesso para veículos e pedestres por período indeterminado.

Ainda assim é possível visitar Cajón del Maipo. Este acesso continua aberto. Reitero que o Embalse fechou por motivos de segurança. O local não tem estrutura mínima, como banheiros, lixeiras e redes de segurança para conter as pedras. Na temporada de inverno, com chuva e neve, o risco de deslizamentos aumenta ainda mais.

Lembro ainda que aqui pertinho de Santiago tem muitos outros destinos que podem ser explorados. Para quem viaja agora no inverno, veja este post. 

Muitas agências estão substituindo o passeio do Embalse pela ida a Portillo. O lugar, onde fica a Laguna del Inca, é realmente encantador, porém, quando as pistas de esqui da estação são abertas (previsto para dia 29/6), o acesso à lagoa é exclusivo para esquiadores e hóspedes do hotel. A estrada para Portillo também pode ser fechada devido à quantidade de neve, então acaba sendo um passeio incerto, depende das condições climáticas. Portillo está localizado na Cordilheira dos Andes, estrada Los Libertadores, aquela que passa por Los Caracoles, no caminho para Mendoza.  Pelo Twitter  @CFLosLibertador , é possível acomanhar sobre o fechamento da estrada. Estive Em Portillo no dia 20/06 e mostrei tudo no Instagram do @blognosnochile. 

Para quem curte conhecer um pouco mais de história e gosta de visitar museus, Isla Negra é imperdível. Em Santiago tem muitas opções de museus, a maioria tem entrada grátis. Acesse aqui para ler os posts. Se quiser sair do circuito turistão, também tem o Templo Bahá’í, o Bairro Itália e muito mais.

E se ainda quiser ter acesso a um material exclusivo e de qualidade, para saber mais sobre o roteiro fora do circuito tradicional, a dica é adquirir nosso Guia Santiago e Arredores. Leia aqui para saber mais.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

26 comentários

Lais 21 de novembro de 2019 - 11:48

Ola Rosi! Para final de Dezembro, qual você recomenda: Portillo ou Cajon Del Maipo+Termas Colina? Obrigada!

Reply
Rosi Guimarães 21 de novembro de 2019 - 12:19

Oi Lais,
pergunta dificil, é que são passeios diferentes, em breve vou publicar um post sobre Portillo, e no canal tem um vídeo das termas, assim fica mais fácil escolher.
Um abraço!

Reply
Eliza Maria da Silva 21 de outubro de 2019 - 16:10

Olá, Rosi. Tudo bem? Uma amiga foi para o Chile nesse fim de semana e conseguiu ir até a represa sem problemas (mas foi por conta, sem agência). Você sabe se foi aberto? Ela me disse inclusive que não havia qualquer anúncio/barreira para entrar.

Reply
Rosi Guimarães 3 de novembro de 2019 - 20:13

Oi Eliza,
não está aberto, mas tem acontecido de pessoas alugarem o carro e ir, mas de forma irregular. Está fechado por questões de segurança. Foi confirmado num estudo que foi feito no local, que existem muitas pedras soltas e o risco de rolar e casar acidentes é grande.
Um abraço!

Reply
Firmanio Gerardi 17 de outubro de 2019 - 15:06

Oi Rosi , tudo bem ? Estou indo a Santiago amanhã , dia 18 de outubro e tenho um passeio de Van programado para Portillo no sábado , dia 19 . Sabe se está normal por lá . Obrigado

Reply
Rosi Guimarães 17 de outubro de 2019 - 19:10

Oi Firmanio, tudo bem?
Portillo sim tá funcionando normalmente. O que está fechado é o embalse que fica em Cajón del Maipo.
Um abraço e boa viagem!

Reply
Aline 11 de outubro de 2019 - 11:45

Olá Rosi, primeiramente, parabéns pelo blog! Está me ajudando muito. Eu vou para o Chile em dezembro, e estava super empolgada com o Embalse el Yeso, mas vi que continua fechado. Meu sonho era uma foto na frente daquela linda lagoa! Tem algum outro passeio que consigo uma foto dessas?

Reply
Rosi Guimarães 14 de outubro de 2019 - 09:27

Oi Aline,
o pessoal tem ido para Portillo, onde tem a Laguna del Inca. Mostrei ontem nos sotries, me acompanha lá no Instagram @blognosnochile.
Um abraço!

Reply
Patricia 2 de outubro de 2019 - 08:05

Olá Rosi! Estou com viagem para o Chile no final de outubro. Você sabe se continua fechado para visitação?
Parabéns pelo trabalho!

Reply
Rosi Guimarães 2 de outubro de 2019 - 09:37

Oi Patricia,
continua fechado sim. foi feito um estudo e confirmado que o local oferece risco aos turistas. Risco de rolamento de pedras na região.
Um abraço!

Reply
Robert Oliveira \o/ 14 de setembro de 2019 - 19:55

Olá Rosi,
Obrigado por manter o Blog sempre atualizado, tem sido extremamente útil a minha viagem ao Chile.
O Acesso a represa ainda está interditado? Estarei em Santiago de 28/09 a 04/10. Queria aproveitar pra conhecer.
Pode dizer também como está o Clima ai. A tendência é o inverno e a neve se estender até o fim do mês ou deu uma antecipada?

Reply
Rosi Guimarães 22 de setembro de 2019 - 21:19

Oi Roberto,
Sim, continua com o acesso interditado sem previsão para abrir. ainda tem um pouco de neve no Valle Nevado, mas não sei até quando vai durar. A temperatura tem varido entre 8 e 28 graus, manhãs e noites mais frias e calor durante o dia.
Um abraço e boa viagem!

Reply
Ana Carolina 12 de setembro de 2019 - 16:31

Olá Rosi,
Vou em Dezembro para Santiago e elaborei nosso roteiro reservando um dia para conhecer Embalse el yeso. Por conta desse fechamento, que outro passeio na região do Cajon você nos indica? Li em um post seu que Baños Colinas fica bem lotado nessa época. Tenho dificuldades de entrar em contato com agencias de turismo, porque todas mandam roteiros e mensagens prontas e dificulta a comunicação. Você sabe se tem alguma agencia que faz algum passeio 2 em 1 para Baños Colinas e/ou Termas Del Plomo?

Reply
Rosi Guimarães 13 de setembro de 2019 - 09:54

Oi Ana Carolina,
A agência Indo pro Chile faz, inclusive fiz com eles. Veja nesse link https://nosnochile.com.br/parceiros/
Um abaço!

Reply
João Neto 6 de setembro de 2019 - 16:17

Oi Rosi: Desde já, obrigado pelo blog! tem sido muito útil!
Seguinte: Eu e minha esposa estaremos indo para o Atacama. Mas temos 3 dias em Santiago. Queremos ver e rolar na neve, se possìvel. (rs!); mas não temos nenhuma pretensão em esquiar, nem gostamos de passeios de agência.. somos viajantes mais independentes… Estaremos com um carro alugado. Tendo um dia reservado para neve, se ela estiver lá,(ficaremos em Santiago de 11 a 14 de Set.), a idéia inicial seria subir ao Valle Nevado, ou Farellones. Aí pergunto tua opinião: O que seria mais legal para ver e caminhar na neve, e fotografar bastante: Valle Nevado/Farellones ou Cajón del Maipo???
Obrigado!!!!

Reply
Rosi Guimarães 9 de setembro de 2019 - 13:11

Oi João,
No Valle Nevado nevou bastante ontem e está tudo branquinho. Lá é a melhor opção. Veja se no dia que vai subir não tem previsão de neve. Muito cuidado ao dirigir na estrada com neve.
Um abraço e boa viagem!

Reply
Juliana 3 de setembro de 2019 - 23:27

Então se eu não for hóspede do hotel não vale a pena viajar até lá? Gostaria de ver a lagoa, mas se eu for em julho não vou poder. Achei bem chato isso, monopolizar o acesso à uma paisagem natural…

Reply
Rosi Guimarães 5 de setembro de 2019 - 12:51

Juliana,
Não sei como será no ano quem vem. Esse ano as pessoas tinham vista da lagoa por um mirante, não é possível ter acesso à lagoa pois o local é onde passam as pistas de esqui.
Um abraço!

Reply
Narda 28 de agosto de 2019 - 22:48

Oi Rosi, tudo bem? Vou em outubro, você acha que posso visitar Embalse? Vi que tem várias agências marcando passeios nessa época. Fiquei em dúvida se compro ou não o passeio.

Reply
Rosi Guimarães 1 de setembro de 2019 - 20:28

Narda,
Embalse continua fechado sem data para abertura.
Um abraço!

Reply
valeria j leite 25 de julho de 2019 - 12:09

Oi Rosi gostaria de saber se o caminho ainda esta fechado?

Reply
Rosi Guimarães 28 de julho de 2019 - 21:21

Oi Valeria,
sim, continua fechado. Me siga no Instagram @blognosnochile. Sempre tem dicas atualizadas nos stories.
Abraço!

Reply
Tâmara 13 de julho de 2019 - 23:54

Então, ainda consigo visitar Cajón del Maipo e as termas? Vou em outubro.

Reply
Rosi Guimarães 17 de julho de 2019 - 13:43

Oi Tâmara,
consegue sim, apenas o caminho para o Embalse está fechado.
Um abraço!

Reply
Tiene 1 de julho de 2019 - 00:25

Oi Rosi, voce acha perigoso a estrada para Portillo para irmos por conta?

Reply
Rosi Guimarães 4 de julho de 2019 - 10:04

Oi Tiene,
Se tiver muita neve na estrada acho perigoso sim.
Um abraço!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário