Como foi nosso tour de bicicleta pelo vinhedo da Veramonte

Sábado de manhã partimos para a vinícola Veramonte.

Saíamos de Santiago em direção ao Valle de Casablanca – região tradicionalmente conhecida pela produção de excelentes vinhos brancos.

A Veramonte está a cerca de 70 quilômetros de Santiago. É a primeira  vinícola do lado direito da estrada. Logo que você entra no Valle de Casablanca, várias placas indicam o local.

Nosso passeio de bicicleta estava agendado para 10 horas e, vou falar a verdade, era uma das primeiras visitas que Arthur e Yasmim estavam empolgados. Já falei aqui que eles não gostam de conhecer vinícolas: para eles todas são iguais. Mas a mãezona aqui, ama! E imagina esse tour: tomar vinho e queimar calorias. Tudo de bom!

Nossa experiência na Veramonte

Como dessa vez o passeio seria de bicicleta, eles ficaram bem entusiasmados e nem reclamaram de acordar cedo. Partimos então no nosso carro e no horário agendado já estávamos na vinícola. Quem nos recebeu foi o simpático Andrés Tomas, guia e sommelier, que nos acompanhou durante o trajeto pelos vinhedos.

Para começar recebemos uma bolsa/mochila com água, fruta e lanchinhos além do capacete e luvas. Andrés nos passou todas as instruções sobre o caminho que percorreríamos pelo vinhedo.

Tudo pronto. Partirmos, com bastante calma. Yasmim era mais lenta, então, fomos no ritmo dela.

A maioria do percurso é num terreno plano, o que torna a pedalada mais fácil. Depois de uns 15 minutos, nossa primeira parada para um pequeno descanso e hidratação. Andrés nos contou um pouco da história da vinícola, sobre os tipos de uvas, forma de plantio e tipo do solo.

Descansamos uns minutinhos e continuamos o trajeto, que agora era arenoso e um pouco mais pesado. Mais uma vez diminuímos o ritmo para que Yasmim pudesse nos acompanhar. Depois de um tempo, outra parada estratégica num lugar lindo. Quando vimos, estávamos rodeados por montanhas: era a Cordilheira de la Costa.  

Vinhedos em Valle de Casablanca

Os vinhedos da Veramonte estão rodeados por 2.500 hectares de bosques nativos e uma linda lagoa. O Valle de Casablanca recebe as brisas que vem do Oceano Pacífico e, mesmo no verão, as temperaturas são amenas. Pedalamos em um dia de muito sol, ainda assim, não sentimos calor. Sempre tinha um ventinho gostoso nos acompanhando.

A umidade que vem do mar tornam as temperaturas desse vale moderadas e isso é ideal para o cultivo de variedades de uvas brancas (Sauvignon Blanc, Chardonnay) e os tintos de clima fresco (Pinot Noir, Merlot e Syrah).

Mais um pouco de pedalada e nossa terceira parada. Dessa vez, debaixo de uma linda árvore no meio do vinhedo. Era hora de degustar os vinhos da linha Premium (de melhor qualidade)…

Andrés nos explicou sobre os vinhos, harmonização e, como ele é sommelier, nos passou várias dicas bacanas sobre o mercado vitivinícola.

Hora de pegar o caminho de volta. No total são 12 quilômetros de pedalada, seis na ida e seis na volta. O trajeto de volta é diferente e aí que passamos na linda lagoa. Segundo o Andrés, essa água é utilizada na irrigação do vinhedo.

Um último descanso antes de terminar o passeio, o guia nos informou que a vinícola é orgânica, nos contou sobre os compostos naturais que utilizam nos vinhedos e que a Veramonte está em processo de certificação.

Achamos a volta mais tranquila, com mais descidas, que fazem os 12 quilômetros se tornarem mais leves.

Tour na bodega

Quando chegamos de volta na propriedade, Tomás nos mostrou a horta orgânica, mantida para dar suporte ao restaurante. Fizemos um tour pela bodega, aprendemos mais sobre a produção do vinho da Veramonte e assim terminou o tour. Estávamos cansados mas felizes por fazer mais um programa diferente nas vinícolas chilenas.

É fácil sair do tradicional. Leve uma experiência diferente para o Brasil.

Já fizemos outros tours bacanas nos vinhedos chilenos de Casablanca. Leia os posts nos links abaixo:

Nossas dicas: é muito importante o uso de protetor solar. Ir tomando água durante o trajeto é imprescindível.

Aproveite para comprar vinhos com bons preços. A Veramonte tem uma loja com ofertas.

 

Mais informações:

  • Preço do tour: $30.000
  • Para reservar: https://www.veramonte.cl/home
  • Duração do tour: entre 2 e 3 horas.
  • A vinícola não dispõe desse tour em português, apenas em inglês ou espanhol.
  • Se quiser, você tem a opção de incluir um piquenique no tour; ou se preferir, a vinícola dispõe de restaurante.

A Vinícola Cousiño Macul também oferece tour de bicicleta. Clica aqui.

Agradecemos à vinícola Veramonte pelo convite. Adoramos o passeio e recomendamos!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade

Comentários