13 coisas que você tem provar em Santiago do Chile

Se você já está planejando seu roteiro de viagem para o Chile, saiba que a gastronomia chilena, assim como nos demais países da América Latina, é resultado de uma mistura de referências culturais.

A diversidade dos pratos e bebidas está justamente na união de ingredientes simples, que dão a eles um sabor peculiar.

Recomendamos que você experimente o máximo de comidas típicas do Chile, desde as mais triviais ― que fazem parte do cotidiano do povo chileno ― até as mais sofisticadas e especiais. Certamente você não vai se arrepender!

Por isso, para te ajudar na hora de organizar o seu roteiro gastronômico, montei a listinha abaixo com 13 comidas e bebidas que você não pode perder!

De quebra, veja uma lista com as frutas chilenas que você não pode deixar de experimentar.

1. Empanadas

Em primeiro lugar disparado, as empanadas. São muito famosas aqui no Chile e fácil de encontrar em qualquer canto. Preparadas com farinha de trigo, elas são assadas e se parecem um pouco com o nosso pastel assado. Os sabores são variados, os mais típicos são de pino e queijo. Vou explicar o que é pino: um recheio de carne picada, cebola, azeitona preta e ovo cozido. Ah! As de queijo geralmente tem a massa folhada.

Algumas são tão grandes que servem como almoço. Em Pomaire, tem umas gigantes – tem vídeo de Pomaire no nosso canal do YouTube ! Tem opção de empandas fritas também, mas essas são de queijo e se parecem muito com o nosso pastel, porém com uma massa mais grossa. No Empório Zunino, localizado do lado de fora do Mercado Central tem de pino e de queijo. Vale experimentar.

 

2. Vinho chileno

Os vinhos chilenos são famosos por sua qualidade e variedade de vinhedos. Mesmo sendo fácil e barato de provar em qualquer restaurante, o que vale mesmo é conhecer o processo de produção numa deliciosa visita a uma vinícola. Nós já conhecemos muitas e aqui no blog tem várias opções.

10 vinhos com bom custo-benefício para levar para o Brasil.

 

3. Mote com Huesillo

O mote com huesillo é um tipo de bebida bastante doce, um suco de pêssego com grãos de trigo (mote) no fundo do copo, pêssego desidratado (huesillo) e um pouco de canela. Recomenda-se tomar bem gelado. É servido em copo de 400 ou 500 ml com uma colher para comer o mote e o huesillo.

É tradição tomá-lo na visita ao Cerro San Cristóbal. Os vários ciclistas que sobem o Cerro todos os domingos não descem sem tomar a bebida. Assim como é o açaí para os brasileiros, o mote com huesillo também é um excelente repositor de energia.

 

4. Pastel de Choclo

O pastel de choclo é um prato que faz parte da culinária chilena, feito a base de milho, recheado com carne picada, frango, ovos cozidos, azeitonas e passas. É um pouco parecido com a nossa pamonha. Tudo é preparado em um prato de argila e depois levado ao forno para assar e gratinar uma fina camada de açúcar que é colocado por cima.

 

5. Pisco Sour

O pisco sour é uma versão preparada com pisco — aguardente de uva que contém entre 35° e 40° de teor alcoólico, ou seja, é uma bebida doce, gostosa, mas muito forte.

O consumo do pisco sour é tradicional em Santiago do Chile e em todo o país. O mais famoso é preparado com suco de limão, mas há outras versões com outras frutas, como manga, morango e maracujá. Está presente em todos os cardápios, então, não deixe de provar. Há também uma outra combinação que é a popular “piscola”, uma mescla de pisco e Coca-Cola. Essa eu ainda não provei.

Dica: O pisco sour para pizzaria Tiramisu é muito bom, se for lá não deixe de provar. Aqui o post da Pizzaria Tiramisú.

O pisco sour é uma versão preparada com pisco –  aguardente de uva que contém entre 35° e 40° de teor alcoólico, ou seja, é uma bebida docinha, gostosa, mas muito forte.

 

6. Torta Tres Leches

Como o próprio nome já diz é uma sobremesa elaborada com três tipos de leite: leche evaporada, doce de leite e leite condensando, com cobertura de merengue. É a sobremesa (postre) mais tradicional aqui no Chile, fácil de encontrar em qualquer cafeteria. É muito gostosa; para o meu gosto é um pouco doce demais, mas vale provar. Se for no restaurante Mestizo vale provar a de lá! No restaurante Cassis também tem uma muito boa. Tem vídeo no nosso canal do YouTube .

7. Suco natural de chirimoya e framboesa

Chirimoya é originária do Equador, mas é muito cultivada aqui no Chile. A fruta tem o formato de coração, a casca verde clara e a polpa branca, bem parecida com a nossa graviola.  O suco é delicioso, bem encorpado, de cor branca e com um pouco de acidez. Geralmente os sucos aqui são bem doces para o meu gosto. Em todo restaurante há o suco no cardápio.

 

8. Centolla

É o prato mais famoso da culinária chilena, mas, como moro aqui em Santiago do Chile, percebo que a centolla é mais consumida por turistas que por chilenos. O ponto tradicional para comer a famosa centolla é no Mercado Central, mas eu confesso que não gosto do ambiente, sem contar que a abordagem dos garçons incomoda.

A centolla é um caranguejo gigante que nasce no mar gelado do extremo Sul do Chile, é uma iguaria bastante cara e no Mercado Central pode sair por até R$ 400. Então, é bom perguntar o preço antes de pedir. Uma sugestão de restaurante para provar a famosa centolla é o Ocean Pacific’s, ou poder ser o Aqui esta coco e  outro também requintado, o Casa Las Cujas.

 

9. Caldillo de congrio

Este prato é tido como uma das grandes recompensas do Oceano Pacífico para quem vive no Chile. Isso porque o côngrio é um peixe típico do país, que rendeu um dos pratos favoritos dos chilenos. Tanto que foi imortalizado pelo poeta Pablo Neruda em seu Oda al Caldillo de Congrio, e é servido até mesmo em eventos oficiais.

Trata-se de uma sopa ou guisado feito com o peixe (fervido com cabeça e tudo) e alguns vegetais e temperos. Pode ser preparado facilmente em casa ― algumas pessoas dizem que é um prato revigorante até para quem está de ressaca! Embora o côngrio não seja um peixe facilmente encontrado no Brasil, outros peixes de carne branca funcionam bem. Ideal para os dias frios.  Comi uma vez em Pucón e não dá para esquecer.

Tá na listinha dos restaurantes imperdíveis em Pucón

Você vai encontrar diversas maneiras de se preparar esse prato. Em geral, é feito o caldo do peixe e depois são incorporados outros ingredientes, como cenoura, batata, cebola, alho, previamente refogados. No meio do prato costuma ser servida uma posta generosa do côngrio.

10. Lomo a lo pobre

Muitos pratos chilenos carregam o termo “a lo pobre”, que significa literalmente “do pobre”. Não está claro de onde vem o nome. Hoje, o termo “a lo pobre” se refere a um prato feito com ovos fritos. No Brasil, seria algo como “a cavalo”. O lomo a lo pobre é composto por um corte de filé-mignon com batatas fritas, um ovo frito e cebola. É também chamado de “bife a lo pobre”.

Existem várias versões do prato, como lomito a lo pobre (feito com carne de porco), pollo a lo pobre (feito com carne de frango) ou churrasco a lo pobre.

Ah! Não deixe de provar o salmão chileno, é fresco e muito saboroso, fácil de encontrar em qualquer restaurante, sempre acompanhado de batatas, arroz ou salada.

 

11. Chorillanas

Esse é um daqueles pratos “nervosos”! Também, não é para menos. Vem da pujante Valparaíso, onde está o maior porto do país, e muitos dizem que “é para não desperdiçar nada”.

Trata-se de um grande prato de carne fatiada com batatas fritas cobertas com ovos mexidos ou fritos e cebolas fritas. Não tem nada de chique ou exótico, mas reflete as necessidades de um povo que precisa de energia para trabalhar na região portuária.

É tipicamente servido com cervejas. As porções são enormes e é para serem compartilhadas. É delicioso, mas cuidado com a quantidade enorme de gordura e calorias. Haja coração!

 

12. Sopaipillas

Outra comida de rua bem popular são as sopaipillas ― você vai achá-las em todo o país. São uns pãezinhos feitos de uma mistura de abóboras, manteiga e farinha, achatados em círculos. É um lanche versátil, que pode ser comido com doce ou salgado.

Na maioria das vezes, sopaipillas são comidas no final do dia e cobertas com pebre (parecido com nosso vinagrete) ou mostarda e ketchup.

13. Completo

Tem também o completo que é o cachorro-quente chileno com abacate. Você o vê praticamente em todas as esquinas. É um enorme cachorro-quente com todos os tipos de ingredientes: maionese, tomate, cebola, picles, chucrute etc.

Ainda, existem outras versões com menos guarnições, como o completo italiano, que só leva abacate, tomate e maionese. De uma forma ou de outra, é para se lambuzar. Quer saber mais? Aqui nesse post eu falo dele. Você não pode ir embora do Chile sem prová-lo!

Depois de ver tantas comidas típicas do Chile, você deve estar com água na boca, assim como nós estamos! Como você viu, a culinária chilena não tem nada de muito extravagante (exceto pelas porções gigantescas, às vezes!), mas o ar caseiro e regional de boa parte dos pratos faz toda a diferença — o que a torna para lá de especial. Certamente você vai se apaixonar e é até capaz de querer reproduzir essas receitas quando voltar para casa.

Além do completo, aqui no chile você vai encontrar o abacate ou avocado, palta para os chilenos em muitos pratos, inclusive no Sushi e Pizza, vale a pena provar para saber se vai gostar ou não !

Os restaurantes mais requintados do Chile, com preços !

Os melhores lugares para comer sanduíches no Chile

Onde tomar café da manhã ou da tarde no Chile.

Então, antes de ir preparar as malas (ou os pratos), compartilhe este post em suas redes sociais para deixar seus amigos com aquela vontade de embarcar com você nessa viagem!

Veja meu vídeo no restaurante Mestizo, onde comi uma deliciosa Torta Trés Leches:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade

Comentários