6 vinícolas para visitar no Valle Colchagua, no Chile

O Valle Colchagua é um dos vales mais belos vitivinícolas chilenos e está  localizado a cerca de 2h30 de Santiago, na cidade de Santa Cruz. Conhecer a região é um dos passeios que recomendo para quem gosta de desfrutar de bons vinhos e restaurantes.

Lá estão muitas vinícolas premiadas e vinhedos que compõem uma paisagem lindíssima. Se você quer conhecer, pode se hospedar na cidade ou fazer um bate volta.  Já visitei a região e, desta vez, fiz a viagem com um grupo de influenciadores e jornalistas brasileiros a convite da B4TCom (assessoria de imprensa do Valle Nevado).

Começamos a viagem com a hospedagem de uma noite na vinícola Santa Rita, depois seguimos para esta região incrível e finalizamos no Valle Nevado Ski Resort. Veja como foi a minha experiência e aproveite para anotar as dicas de 6 vinícolas para visitar no Valle Colchagua!

1 – Vinícola Montes

A degustação na Montes, que está na 7a posição das melhores do mundo, segundo o World Best Vineyards 2024, é parada obrigatória.

Um passeio ideal é fazer o tour e reservar uma mesa no Fuegos de Apalta, restaurante do chef argentino Francis Mallmann e que está entre os melhores do Chile.

A bodega mais famosa do Valle Colchagua está nesta vinícola: lá os vinhos “descansam” com música clássica, ao som de canto gregoriano. A vinícola também é influenciada pela harmonia do Feng Shui e protegida por anjos, o ícone das garrafas e que simboliza a marca.

Por que vale conhecer: para mim, o restaurante Fuegos de Apalta é o melhor restaurante de vinícola do Chile e o Tour Icono ($37.000 CLP) é imperdível.

Leia sobre a Montes, aqui.

2 – Vinícola Clos Apalta

Já visitei algumas vezes e me hospedei no luxuoso hotel da vinícola, Clos Apalta Residence.

A vinícola está na lista das 50 melhores vinícolas do mundo (39a posição), segundo o World’s Best Vineyards 2024, e é parte do Grupo LaPostolle, onde são produzidos os vinhos mais requintados e icônicos.

A bodega tem o formato de um ninho de passarinho e é possível avistá-la de longe. Logo na entrada, é necessário subir uma escada em espiral deslumbrante que simboliza o vinho sendo servido na taça.

A safra 2015 foi considerada espetacular para o vinho Clos Apalta e recebeu 100 pontos de James Suckling.

Por que vale conhecer: a bodega é lindíssima no formato de um ninho de passarinho e com uma escada em formato caracol. Além de uma das vinícolas que tem um vinho premiado com 100 pontos.

Leia sobre a Clos Apalta, aqui.

3 – Vinícola Santa Cruz

Uma das maiores da região e com diversas atrações para todas as idades, a vinícola Santa Cruz é a mais recomendada para levar crianças.

As opções de passeios incluem tour e degustação, passeio no teleférico, visita ao Cerro de Las Esculturas, exposições, observatório, passeio de charrete, tour de bicicleta, Museu do Vinho e o Museu do Automóvel.

Por que vale conhecer: é a única vinícola no Chile com  um teleférico e vários museus. As crianças são bem-vindas.

Assista ao vídeo que eu fiz na Santa Cruz.

4 – Vinícola Maquis

A Maquis é uma vinícola sustentável e com colheita 100% manual. Não produz vinhos brancos, apenas tintos, e um rosé, sendo 90% da produção para exportação. A vinícola faz parte do mesmo grupo da Calcu, outra vinícola menor e bem interessante.

Foi a minha segunda visita à vinícola e quem nos recebeu foi o sommelier Fernando Gac. Enquanto passeávamos pelo vinhedo, ele contou a história da vinícola, como é o processo de produção, irrigação do vinhedo e tipos de uvas cultivadas.

Conheci uma parte nova da vinícola, uma casa patrimonial que eles reformaram e agora é onde os turistas são recebidos, com loja e sala de degustação.

O nosso guia, e também sommelier, explicou sobre o solo e a influência dos rios Tinguiririca e Chimbarongo, onde está localizada a vinícola. Segundo ele, é uma região estratégica, pois os rios fazem corredores de brisas da costa chilena e ajudam  a proteger os vinhedos de geladas e também das altas temperaturas do verão, pois as brisas ajudam a baixar as temperaturas.

Nossa degustação incluiu um Maquis Rosé (6 meses de barrica), que pra mim foi o melhor vinho da degustação. Depois, provamos dois Maquis, o Viola (24 meses de barrica) e o Franco (24 meses de barrica), primeiro vinho ícone do Chile de uva 100% Cabernet Franc. Por último o Futa, da Calcu (24 meses de barrica e o ícone da Calcu).

Saiba mais sobre os tours da Maquis, que são a partir de $25.000 CLP.

Por que vale conhecer: ainda é pouco visitada por turistas. Ideal para fugir um pouco do roteiro turistão e você ainda vai degustar tanto etiquetas da Maquis, como também da vinícola Calcu que faz parte do mesmo grupo.

5 – Vinícola Casa Silva

A tradicional Casa Silva é uma vinícola 100% familiar, localizada na cidade de San Fernando, também no Valle de Colchagua. Fizemos o tour para conhecer o processo de produção da Casa Silva e, como estamos no inverno (julho de 2024), o vinhedo está seco, todo podado, esperando a chegada da primavera para voltar a brotar.

A bodega é bem antiga e abriga uma outra paixão do dono que são os carros antigos. Estão expostos na adega 20 carros antigos do proprietário da vinícola. Conhecemos também os quartos do Hotel Boutique, que são reformados, mas nos remete ao passado pela decoração em estilo antigo, com diárias a partir de USD 250.

Depois fomos degustar os vinhos Casa Silva: Cool Coast Sauvignon Blanc e Cool Coast Chardonnay, além dos tintos Carménère 2022 e Cabernet Sauvignon 2022. Também almoçamos no restaurante Club House, que é lindíssimo e tem uma vista linda para a Cordilheira dos Andes, e fica ao lado de uma quadra de polo. O restaurante oferece opções como carnes, peixes e mariscos frescos, tudo acompanhado de um bom vinho branco ou tinto.

Começamos com umas empanadas que estavam incríveis. Para o prato principal, escolhi um salmão que também estava perfeito! Já anota essa dica: salmão no Chile não tem erro, sempre vai ser muito bom.

Por que vale conhecer: a vinícola é lindíssima, tem restaurante e tem um hotel boutique de apenas 6 quartos. Uma experiência realmente incrível para quem quer conhecer um lugar lindo com bons vinhos e boa comida.

Saiba mais sobre os tours da Casa e Silva, que são a partir de $18.000 CLP.

6 – Vinícola Sutil e La Playa

A vinícola Sutil e o hotel La Playa estão localizados a cerca de 30 minutos do centrinho de Santa Cruz, na cidade de Peralillo. Nós chegamos nessa vinícola no finalzinho da tarde e desfrutamos de um pôr do sol lindíssimo. Fomos recebidos pelo gerente geral do hotel, Victor Cordero, que nos mostrou as áreas principais do hotel.

Depois fizemos uma degustação dos vinhos Sutil e também vinhos da etiqueta La Playa. A degustação também foi comandada por Victor, que é sommelier. Começamos pelo novo espumante Extra Brut Chardonnay, etiqueta La Playa. Depois, um Chardonnay 2023, um carmenère La Playa e o blend Acrux 2020.

Para fechar a noite, foi oferecido um jantar harmonizado com os vinhos  La Playa e Sutil. Provamos um pouco da culinária chilena, experimentando um caldillo de congrio, que era o prato preferido do poeta Pablo Neruda. Depois, um pastel de choclo, que é um prato muito tradicional no Chile. Também havia porotos con riendas, uma comida muito caseira daqui, e carne mechada com creme de papas. De sobremesa foi servido um mix de papayas com mousse e o mote con huesillos.

O interessante é que eles buscam valorizar os produtores locais e as tradições chilenas que acompanham muito bem os vinhos produzidos pela Sutil e La Playa.

Eu já me hospedei no Hotel La Playa e a minha experiência completa por ser conferida aqui.

Por que vale conhecer: na mesma propriedade da vinícola Sutil está o hotel La Playa, tem também uma pista de pouso de helicóptero. Ideal para quem deseja se hospedar dentro de uma vinícola.

Agradeço o convite da B4TCom. Este texto reflete a minha opinião.

Leia também:

Melhores vinícolas e hospedagens no Valle Colchagua 2024.

Bate e volta para o Valle Colchagua: vale a pena?

Chile com crianças: quais vinícolas visitar no Valle Colchagua?

Um final de semana no Valle Colchagua.

Viagem romântica pelo Valle Colchagua.

Veja o vídeo do restaurante Fuegos de Apalta no nosso canal do YouTube:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *