Chile: Como é o tour na vinícola Undurraga com crianças

O Texto que você vai ler a seguir é a experiência da Mel Villas Boas, mãe da Lis (6 anos) e da Ana (3 anos), e mora em Santiago.

Acredite: no período de 1 ano nós fomos 3 vezes à vinícola Undurraga!

Como é visitar a vinícola Undurraga com crianças?

Primeira visita à Undurraga

Nossa primeira visita foi em março de 2022. Na segunda visita estávamos com um casal de amigos, que também tem duas filhas pequenas, em plena alta temporada – julho de 2022.

E por fim, fomos novamente em fevereiro de 2023 acompanhando familiares que vieram conhecer Santiago.

A Undurraga é toda linda! Ela tem jardins exuberantes, adegas subterrâneas enormes e um museu com acervo belíssimo sobre a vida e a arte dos povos Mapuche.

O tour eu considero bem completo e os guias muito atenciosos. Portanto, não é à toa que ela está entre as vinícolas queridinhas dos brasileiros.

Se você vier com crianças na época da colheita (de fevereiro a abril) você terá uma experiência única e inesquecível. Os guias encorajam os visitantes a provarem as uvas direto das parreiras e as crianças se divertem muito correndo pelo vinhedo e comendo tanto quanto quiserem.

Em ambas as vezes que estive lá nestes “meses afortunados” reparei que os adultos pareciam mais tranquilos, prestando atenção às explicações enquanto suas crianças se mantinham distraídas entre os corredores de uva.

Segunda visita à Undurraga

Na nossa segunda visita infelizmente a experiência foi diferente. Como era inverno as parreiras estavam dormentes, ou seja, secas.

Além disso, a vinícola estava lotada e o tour foi realizado às pressas.

Neste dia, inclusive,  não passamos pela calicata, que é uma parte do percurso que eu considero super interessante e que, até hoje, só vi ser apresentada na Undurraga.

Trata-se de uma pequena escavação feita no meio do vinhedo para observação das raízes e estudo do solo. A passagem por dentro do museu mapuche também foi vapt-vupt. Ruim para quem curte história e cultura, ótimo para quem estava ansioso pro momento da degustação.

Enfim, não sei dizer se demos azar nesta segunda visita ou se a padronização do tour não é o forte por lá.

Terceira visita à Undurraga

De qualquer forma, na nossa terceira visita, voltamos a nos encantar pela Undurraga e por seu tour tranquilo e atencioso.

Se você viaja sem crianças aqui tem texto da Undurraga para você .

O que você precisa saber antes de visitar a vinícola Undurraga com os pequenos

  • Crianças até 14 anos não pagam desde que estejam acompanhadas de adultos pagantes.
  • A degustação acontece ao final do tour Sibaris, em uma varanda, com todos os participantes em pé. O local é muito agradável, mesmo no inverno, e as crianças podem brincar no jardim enquanto os adultos tomam vinho.
  • Há ainda a possibilidade de comprar uma taça de plástico para a sua criança brindar também. Você vai encontrá-la na seção de lembrancinhas, na loja da vinícola. Eu sugiro que a compra seja feita antes do tour começar e você confira a disponibilidade de servirem água ou suco.

Para evitar perrengues com os pequenos, já tenha em mente que a vinícola não conta com restaurantes. O máximo que você vai conseguir por lá será um café expresso, um picolé e um muffin, que ficam ao lado do caixa, na loja.

Portanto, lembre-se  de levar um lanchinho ou, se tiver ido por conta própria, considere fazer uma refeição no agradável restaurante Munich Malloco que fica a 3 minutinhos dali.

Bom passeio!

Texto e fotos de Mel Villas Boas que é graduada em língua e literatura estrangeira pela USP e por muitos anos se dedicou à carreira de professora e gestora escolar. Mas após a maternidade, muita coisa mudou!

A Mel é apaixonada por organização e decoração de eventos, é amante da boa gastronomia e entusiasta de tudo que envolve o universo infantil. Ela já morou em São Paulo, em Minnesota e hoje vive em Santiago.

Vai viajar para o Chile com crianças? Leia também:

Buin Zoo – imperdível para os pequenos

Museu Interativo Mirador – ciência que encanta todas as idades

O que fazer em Santiago com crianças

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade